AS MARCAS DE UMA FAMÍLIA CONSAGRADA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
# Um discurso que Jousé dirige para uma multidão de famílias isralitas que estacam reunidas em assembleia diante dele.
# Josué relembrou a história do povo de Deus, começando com Tera e prosseguindo com Abraão, Isaque e Jacó. Chamou a atenção dos israelitas para a libertação do Egito, a peregrinação no deserto e a vitória sobre os moabitas a leste do Jordão. Depois, relatou a entrada na terra prometida, a vitória em Jericó e a destruição dos reis de Canaã (v. 2–13).
# À luz de sua história milagrosa (Josué 24:1-13), os israelitas devem decidir se devem se comprometer novamente a seguir a Yahweh.
# A assembléia reuniu-se de maneira religiosa solene. Josué falou com eles em nome de Deus e dele. Seu sermão consiste em doutrina e aplicação. A parte doutrinária é uma história das grandes coisas que Deus fez por seu povo e por seus pais antes deles. A aplicação desta história da misericórdia de Deus a eles é uma exortação a temer e servir a Deus, em gratidão por seu favor, e para que possa continuar.
# Um discurso que Jousé dirige para as famílias reunidas.
# Depois de ter enumerado tantos motivos para gratidão nacional, Josué os convida a declarar, de maneira pública e solene, se serão fiéis e obedientes ao Deus de Israel.
# DEPOIS de fazer toda recapitulação Josúe conclui sua fala com uma EXORTAÇÃO PARA que aquelas familias sejam consagradas
# AP: DIANTE DE TODO QUE DEUS FEZ POR NOSSAS FAMÍLIAS, O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER É CONSAGRAR NOSSA FAMÍLA A ELE.
# Podemos fazer a mesma coisa que aquelas familias fizeram. Olhar no retrovisor. Lembre do que Deus fez pela sua família
# A reposta mais logica que podemos dar para a graça de Deus na historia da nsosa familia é a consagração.
I. UMA FAMÍLIA QUE VIVE COM DEUS (v. 14)
1. UMA FAMÍLIA QUE ANDA NA PRESENÇA DE DEUS “temam o Senhor”
# Israel deve temer ao Senhor. O temor do Senhor é a essência da atitude religiosa que se espera do crente do AT. O termo ocorre com frequência em Deuteronômio (4.10; 6.2, 13, 24).
# O temor do Senhor é a atitude de respeito e de reverência filial cabível ao filho de Deus diante do seu Criador e Redentor. Esse temor é desejado e aprovado por Deus (Dt 4.10).
# Não é inconsistente com a experiência do perdão, antes decorre dela (Sl 130.4).
#
2. UMA FAMÍLIA QUE AMA OS PRINCÍPIOS DE DEUS “sirvam com integridade”
# Por um lado, se trata da capcidade deles viverem os principios de Deus. 10 mandamentos
# Se submeter aos mandamentos do Senhor.
# Por outro lado, se trata da capacidade deles fazerem isso com sinceridade.
# em sinceridade e fidelidade Refere-se a servir com todo o “coração e alma”
# Esse temor deve ser prestado com sinceridade1051
1051 Hebraico: tām’m, sugerindo “plenitude”, “completude”, “integridade”. Essa palavra expressa a harmonia que deveria existir entre as qualidades exteriores e interiores do homem.
# Deve ser sem hipocrisia, mas expresso com simplicidade e coração verdadeiro.
# AP: UMA FAMÍLIA DUPLA?
# Os perigos da hipocrisia na familia: ; filhos que dizem uma coisa na frente dos pais e fazem outras nas costas; maridos que fingem amar suas esposas, quanto cobiçam outras mulheres nas redes sociais da vida; esposas que sao uma benção na iggreja mas são briguentas dentro de casa…. ›”
# Esse temor deve ser prestado com e fidelidade.1052
1052 Hebraico: ’emeṯ, outra palavra teologicamente frutífera. Em 2.12, é usada para um sinal no qual Raabe pode confiar. Cf. A. Jepsen, “’āman”, TDOT I, p. 292–323.
# 622 אֱמֶת (ʾěměṯ): n.fem.; ≡ Str 571; DOIS 116k—1. LN 31.82–31.101 fidelidade, confiabilidade, confiabilidade, isto é, um estado ou condição de ser confiável e leal a uma pessoa ou padrão (Gn 24:27); 2. LN 72.1–72.11 verdadeiro, certo, certo, ou seja, aquilo que está de acordo com a realidade, e é tão certo que não é falso (Dt 13,15), ver também domínio LN 70; 3. LN 88.39–88.45 honestidade, integridade, isto é, estar em estado ou condição de dizer a verdade e viver de acordo com um padrão moral (Ne 7:2); 4. Unidade LN 33.35–33.68: כְּתָב אֱמֶת (keṯāḇ ʾěměṯ) um livro confiável, formalmente, Livro da Verdade, ou seja, um escrito em um pergaminho celestial dando detalhes de coisas futuras, com foco tanto na certeza quanto na confiabilidade (Da 10: 21+); 5. LN 67,78–67,117 duradouro, duradouro, ou seja, uma duração de tempo, sem referência a outros pontos de tempo (Jr 14:13)
A unica forma de fazer isso seria abadonadno os idolos.
II. UMA FAMÍLIA QUE ADORA SOMENTE A DEUS (v. 14b)
1. O QUE SÃO OS ÍDOLOS “deuses do outro lado do Eufrates e no Egito”
# remover os deuses Uma referência ao seu ancestral remoto Terá (v. 2) e a quaisquer deuses que eles adotaram enquanto estavam no Egito. O incidente do bezerro de ouro no Sinai refletiu a tentação deles de servir aos deuses egípcios
# “a colocarem de lado os deuses estranhos que havia entre eles” - uma exigência que parece implicar que alguns eram suspeitos de uma forte ansiando ou praticando ocultamente a idolatria, seja na forma do zabaísmo, na adoração do fogo de seus ancestrais caldeus ou nas superstições mais grosseiras dos cananeus.
2. DE ONDE VEM OS ÍDOLOS “os pais de vocês”
3. O QUE FAZER COM OS ÍDOLOS “Joguem fora”
# Linguagem metaforica ou literal
# O que é jogar fora? É se livrar. Essa natureza antitética do relacionamento de Israel com o Senhor deve também ser lembrada ao serem lidas as leis do Pentateuco. Era proibido tudo aquilo que se assemelhasse a alguma aliança que não fosse a aliança com o Senhor, fosse na maneira de vestir, nas práticas sacrificiais, nos costumes comuns, e coisas parecidas. Algumas coisas proibidas pela lei não eram necessariamente imorais em si mesmas, mas a sua ligação com o culto de deuses estrangeiros tornava-as inúteis para Israel. Hoje, a aplicação literal dessas leis seria uma grave injustiça contra elas.
# mesma exigência é feita em outros pontos da história de Israel (Gn 35.2 2Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: — Joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês, purifiquem-se e troquem de roupa.
# Eles precisam ter lealdade exclusiva a Javé
# 7Então eu lhes disse: ‘Cada um de vocês deve jogar fora as abominações de que se agradam os seus olhos. Não se contaminem com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor, seu Deus, Ez 20.7.
#
III. UMA FAMÍLIA QUE TEM COMPROMISSO COM DEUS (v 15)
1. UM COMPROMISSO VOLUNTÁRIO
# o perigo das segundas intenções
# Familias interessieras. só na hora das lutas. na hora da boncança esquece de Deus.
2. UM COMPROMISSO DE SERVIR.
# Servir: adorar, obedecer, trabalhar… Tudo aquilo que devemos fazer em relação a Deus. Esse é o compromisso
# Uma crise de compromissos.
# 6268 עָבַד (ʿā·ḇǎḏ): v.; ≡Estr 5647; DOIS 1553-1. LN 42.7–42.28 (qal) trabalhar, laborar, fazer, ou seja, gastar considerável energia e intensidade em uma tarefa ou função (Gên 2:5; Êx 5:18), observe: este é um termo altamente genérico para quase qualquer atividade; (pual) ser trabalhado
3. UM COMPROMISSO PESSOAL “Eu…”
# Ele deu o exemplo. Josué foi um líder que não terceirizou sua responsabilidade. Ele não abdicou de sua liderança espiritual na família. Assumiu seu papel e legou-nos um exemplo. Hoje, muitos maridos e pais abandonaram a trincheira da liderança espiritual da família. Precisamos de homens de verdade, de honra, líderes que tenham coragem de liderar sua própria casa.
4. UM COMPROMISSO PARENTAL “E a minha casa…”
# A solidariedade na prática do mal, entre um homem e sua casa, foi salientada no cap. 7. Aqui, essa mesma solidariedade é expressa com sentido favorável. A escolha de Josué afeta os seus descendentes (cf. os batismos de Lídia e do carcereiro de Filipos juntamente com as suas “casas” em At 16.15, 31–34).
# Sirva ao Senhor com toda a sua família. Josué desalojou os povos que viviam em Canaã e tomou posse dela, mas o povo não se livrou da sedução de deuses falsos. Agora, Josué conclama o povo a abandonar os falsos deuses para servir unicamente ao Senhor. Ele não faz uma pesquisa dentro de sua casa para identificar a tendência de cada um, para depois tomar uma decisão. Ele não negocia princípios. Não coloca sua fé no balcão das negociações. Ele assume a responsabilidade como sacerdote do seu lar e decide servir a Deus com toda a sua casa. Precisamos de homens de honra, que lideram sua família no serviço a Deus, que não delegam a outrem a sua missão singular. Hoje, muitos pais estão confusos, e sua família à deriva, porque deixaram de assumir a liderança espiritual de sua casa. Que Deus levante homens piedosos que tenham coragem de conduzir seus filhos pelos caminhos de Deus, mesmo num tempo de frieza espiritual e apostasia.
5. UM COMPROMISSO RADICAL “Se vocês não quiserem…”
# Ele resolve fazer isso, independentemente do que os outros fizeram. Aqueles que estão destinados ao céu devem estar dispostos a nadar contra a corrente. Eles não devem fazer o que a maioria faz, mas sim o que os melhores fazem
# Se servir ao Senhor não parece bem a vocês (lit., “é mau aos olhos de vocês”), então o caminho estava aberto para aquela outra escolha
Related Media
See more
Related Sermons
See more