Tribulação x Glória

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

2co 4.16-18

Persistindo na Esperança

2Coríntios 4.16-18

Neste trecho, Paulo encoraja os crentes a perseverarem em meio às dificuldades presentes, mantendo seu foco na glória eterna que os aguarda.
Esta passagem pode ajudar os cristãos a manterem a fé e a esperança, mesmo quando enfrentam provações e aflições nesta vida. Ela nos lembra que Deus está trabalhando em nós, que as tribulações são passageiras e que a recompensa eterna supera qualquer sofrimento temporário.
O sermão ensinará a importância de não desistir diante das aflições, a necessidade de manter os olhos fixos em Deus e no Seu propósito eterno, e como a perspectiva da eternidade nos ajuda a superar as dificuldades presentes.
Cristo é o exemplo supremo de perseverança em meio ao sofrimento e Ele nos chama a segui-Lo nesta jornada terrena, confiando na Sua promessa de estar conosco todos os dias até o fim dos tempos.
Permanecer firmes na fé e na esperança em Cristo, mesmo diante das circunstâncias adversas, nos leva a uma visão mais ampla da realidade eterna e nos capacita a suportar as tribulações com alegria e confiança.
Um estudo mais aprofundado das palavras gregas usadas por Paulo para 'aflição' e 'glória' em 2Coríntios 4:17 pode oferecer insights valiosos sobre como podemos entender e lidar com o sofrimento à luz da eternidade. Consulte o Logos para uma análise detalhada desses termos e sua relevância na exegese do texto.

1. Renovação Diária Determinada

2Coríntios 4.16
Você poderia explorar como a renovação diária do nosso ser interior é um presente de Deus que nos capacita a não perdermos o ânimo diante das adversidades. Esse ponto enfatiza a necessidade de alimentar a nossa fé diariamente para encararmos as tribulações com uma perspectiva eterna, seguindo o exemplo de Cristo.
explicação: o homem exterior é o nosso corpo físico que acada dia vai se deteriorando ou seja se acabando com o passar do tempo
o homem interior é aquilo que nós somos diante de Deus ele se renova doto dia

2. Recompensa Eterna Deslumbrante

2Coríntios 4.17
Talvez enfatizar que as aflições leves e momentâneas estão preparando uma glória eterna que supera tudo. Isso pode ajudar os crentes a entenderem que, embora o sofrimento seja passageiro, a glória que nos aguarda é incomensurável e certa, graças ao sacrifício e à vitória de Cristo.
explicação: tribulação leve e momentânea cinco lista dos sofrimentos de paulo
1Coríntios 4.11–13“11 Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; 13 quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.”
2Coríntios 1.8–10 “8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. 9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; 10 o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos,”
2Coríntios 4.8–9 “8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;”
2Coríntios 6.4–10 “4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; 8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.”
2Coríntios 11.23–27“23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.”
2Coríntios 12.10 “10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
a Glória pesada: a glória que nós espera ele é rica e profunda não dar para compara com as tribulações que passamos aqui.

3. Realidade Eterna Descoberta

2Coríntios 4.18
Você poderia explicar a importância de manter o foco não nas coisas visíveis, mas nas invisíveis, pois as visíveis são temporárias, enquanto as invisíveis são eternas. Isso enfoca a perspectiva cristã de viver com os olhos na eternidade, confiando nas promessas de Deus manifestadas por meio de Cristo.
explicação: coisas que se vê faz parte desde mundo que vai terminar
coisas que não se vê as coisa que não se ver estas vão permanecer para sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more