Amor e humildade sinal do Espírito

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Fp 2.1-4
Introdução
1. Deus se revelou a um povo corrompido na sua vontade. Quando a teologia reformada afirma a depravação total, não quer dizer que ele não consiga fazer algo bom. Mas, esse algo bom tem um problema também - ele faz com intenções de receber troca. Mesmo que essa troca seja sua satisfação, que preenche o EGO.
2. A Bíblia diz que o evangelho é simples. Jesus ensinou isso quando trouxe uma criança e disse - é delas o reino dos céus, e ensinou os discípulos a serem como crianças.
3. Mas, se o evangelho é simples, não deveria ser fácil de viver essa boa notícia?
4. Porque é necessário aprender a viver esse evangelho simples? Porque embora seja simples, que até uma criança vive. Ele não é fácil. Porque? porque nossas faculdades mentais, nosso coração (centro dos desejos) vão sendo corrompidos pelos desejos depravados.
I - Exortação ao amor (v.1,2).
5. Onde começa o evangelho? No amor de Deus para salvar inimigos. Porque somos exortados a viver em amor? O mundo fala de amor. Mas, porque ele fala de amor, mas o que prepondera é o egoísmo, a violência, as ofensas, as reações mentirosas? Conseguimos amar como Jesus nos ensina?
6. Amor que a Bíblia revela é o amor de Deus. Deus é amor (1Jo 4.8). Os deuses que os gregos imaginavam eram imperfeitos como eles mesmos, mas de forma sobre humana. A configuração desses deuses era humana com padrões maiores. Imaginavam deuses vingativos. Mas, Cristo revelou o Pai de forma totalmente diferente. Deus é um Deus de amor. E esse amor é manifestado em Deus ter criado tudo perfeito e organizado.
7. É a principal virtude de um salvo. O AMOR é o que construiu uma nova sociedade, o povo do NT. É o amor a base do NT. Foi o amor de Deus refletido nos crentes que criou a igreja. É o amor que constrói e fortalece uma igreja local.
8. É impossível alguém ser salvo e não refletir o amor de Deus. Por que? Porque essa é a essência do caráter de Deus. Portanto, se alguém diz que é convertido é porque foi transformado pelo AMOR de Deus. E reflete esse amor.
9. Agora - O que é amor? Basta conhecer a igreja de Corinto, suas contendas, a aceitação de pecados, os partidos que criaram divisões que mostrava a infantilidade de uma igreja que tinha muitos dons, mas mostrava em seus relacionamentos bem pouco do AMOR. Eles se importavam com os dons, enquanto a de Filipo se importava em compartilhar recursos para o ministério de Paulo (1.5; 4.15).
10. Agora, Paulo está fazendo petições. E como ele pede? Não com arrogância nem exigência. Ele pede como um servo. Embora pudesse exigir, por ter direito sobre a igreja que ele fundou, mas não exige. Mas exorta a irmãos com amor profundo.
11. Veja, é necessário apontar o erro, porém é o amor que cria profunda raiz de afeto. Em contrapartida até a justiça que Deus aplica, o seu juízo é com base no seu amor.
12. Paulo sabe que só o amor cria unidade na igreja. Por isso sua petição se baseia no amor, nos afetos de misericórdia. Que nada mais é que o compartilhamento dos dons e dos recursos, os quais são lembrados com o coração grato do apóstolo.
II - O amor é a prova do Espírito Santo (Gl 5.22)
13. Agora eu preciso dar uma notícia que é mais importante que tudo - O dom de onde brotam todas as outras virtudes do Espírito Santo, inclusive a fé e a esperança é o amor. A esteira de todos os outros dons como estes AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
14. O Espírito Santo habita em você, mas a prova dessa habitação é o amor divino.
15. A notícia que trago é perigosa - caso você seja salvo, o amor é a prova. Mas pode ser que vc tenha frequentado a igreja por anos, e não tenha ouvido isto - se o amor que vc tem procura somente seus interesses, você ainda está perdido. Eu preciso dizer isso porque o amor é a prova do novo nascimento. Se alguém tem o Espírito Santo, ama. Ama amar.
16. Agora a pergunta é - o que prova que você tem o ES? O amor de Deus refletido em você. E como esse amor se reflete? Em exercer ações que forma implantadas no coração.
17. Preste atenção no verbo “consolação” é o mesmo que define espírito (Paracletos). Não no sentido do Espírito Santo, o que está enunciando é a ação, o exercício do amor em forma de compartilhar a necessidade. Aqui do Apóstolo que se encontrava na prisão.
III - Partidarismo na igreja (v.3,4).
18. Infelizmente não é tão fácil uma igreja que seja totalmente unida, sempre haverá diferenças, mas somos chamados para ser um povo sábio, que sabe levar os discordantes a se dobrarem a obediência à Palavra através do crescimento do amor de Deus
19. E a outra virtude imprescindível na igreja é a HUMILDADE. A humildade é o despojamento do nosso egoísmo. As palavras de Jesus para aqueles que queriam segui-lo era - se vc quer ser meu discípulo, deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz.
20. Nada de partidos na igreja - o Ego de muitos que estavam pregando o evangelho mostrava a falta de humildade - (1.15), e o intuito era fazer Paulo sofrer. Talvez por combater diretamente o trabalho de Paulo. Porém, mesmo assim Paulo se alegra por ver o evangelho sendo anunciado, mesmo com ideal errado. Porque Deus usa até os perversos para fazer seleção na igreja. Não significa que eles deveriam estar como pastores.
21. Qual a receita de Paulo para os que criam facções e usam o púlpito para destaque? A humildade. Deus não deu dons a pastores e mestres para estimarem a si mesmos. Eles foram chamados para serem servos.
22. Por isso Paulo antes de começar a descrever o servo sofredor, Cristo - termina descrevendo o caráter do amor e da humildade - no v.4 - ame o seu próximo com a ti mesmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more