UM CHAMADO AO EVANGELISMO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
EVANGELISMO OU PROSELITISMO?
O que Deus tem para nos falar nesta manhã é extremamente espiritual e necessário para nossa Comunidade, e posso dizer que até mesmo para nosso início de caminhada diante nesse novo ciclo que viveremos.
Então eu peço que você fique comigo, se desconecte por alguns minutos das suas preocupações externas e volte a sua atenção nesse momento para mim e para o que o Espírito Santo vai ministrar aos nossos corações.
Quem está disponível para receber? Se apresente agora diante de Deus. (oração).
Vamos ao texto
Romanos 15.17–21 (BSAS21)
Portanto, tenho motivo para me gloriar em Cristo Jesus, nas coisas pertinentes a Deus;
porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo tem feito por meu intermédio, para obediência dos gentios, em palavra e ação,
pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, tenho proclamado plenamente o evangelho de Cristo.
Desse modo, esforcei-me por anunciar o evangelho não onde Cristo já havia sido proclamado, para não edificar sobre fundamento alheio;
pelo contrário, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não ouviram, entenderão.
UM CHAMADO AO EVANGELISMO
UM CHAMADO AO EVANGELISMO
Considerar esses escritos do apóstolo Paulo, ou de forma muito específica considerar essa orientação, orientação que está entre os versículos 17 e 21, é ser nutrido por uma convicção. Eu consigo perceber na carta que Paulo está escrevendo, a ambição de Paulo de apresentar as verdades do evangelho para aqueles que nunca tinham ouvido falar a respeito da vida de Jesus.
Paulo está convicto, ele está focado, Paulo tem na sua mente uma missão muito bem clarificada, ou definida, que o seu chamado é proclamar o Cristo ressurreto para aqueles que ainda não conhecem a respeito do evangelho da graça.
Observem mais uma vez os dois últimos versículos que nós lemos. Paulo diz o seguinte: Versos 20 e 21
Quando eu leio essa afirmação do apóstolo Paulo, eu começo a refletir sobre a nossa verdadeira missão. PARA O QUE NÓS ESTAMOS AQUI? Nós somos o povo que pratica o evangelismo ou nós somos o povo que pratica proselitismo? Na verdade, olhar para esse texto bíblico é encontrar o apóstolo Paulo refutando ou até mesmo reprovando qualquer tendência prática de proselitismo, a prática de influenciar pessoas a aderirem uma determinada comunidade, ou aderirem qualquer movimento, um vocabulário mais coloquial "a prática de pescar no aquário dos outros".
Olhar para o apóstolo Paulo é perceber alguém dotado de uma sensibilidade espiritual, condenando a prática do proselitismo. Paulo está reprovando qualquer tendência dessa prática carnal, ambiciosa do pesca no aquário alheio.
Eu fui nos bons dicionários bíblicos pesquisar e tentar encontrar uma definição e trazer para você, sobre o que significa proselitismo, e eu encontrei uma definição extraordinária. Champlin diz o seguinte: "PROSELITISMO É O INTENTO OU EMPENHO ATIVISTA DE CONVERTER UMA OU VÁRIAS PESSOAS A UMA DETERMINADA IDEIA OU CRENÇA RELIGIOSA".
Interessante é que nos dias de Jesus os prosélitos eram o não Judeu que recebiam a permissão para viver numa comunidade judaica. O prosélito era alguém que não tinha nascido entre o povo judeu e que agora estava altorizado a conviver com os judeus, proque? Porque ele se submetia a prática de alguns rituais da religião judaica, como por exemplo a circuncisão e o batismo. E o interessante, diz a própria história que além de outras coisas, sabe o que o proselitismo precisava fazer? Ele precisava reunir três vizinhos e esses três vizinhos eles serviriam de testemunhas, esses três vizinhos testemunhariam a decisão, a decisão do prosélito de abraçar os costumes judaicos e obedecer as leis, as tradições do judaísmo. Na perspectiva de Jesus, Jesus vai falar sobre os prosélitos ou da prática do proselitismo, Jesus deixa claro que essa decisão era puramente mecânica, não tinha nada de espiritual, era uma decisão tomada por conveniência, era uma decisão provocada pelo medo, pela persuasão, não representava uma motivação nobre, uma motivação correta, vinda de um coração incendiado por uma atitude de fé.
Uma outra observação preciosa: É que todas as vezes que a palavra prosélito aparece nos textos neotestamentários ou no Novo Testamento, essa palavra nunca foi usada para descrever pessoas que haviam experimentado um novo nascimento através da fé em Cristo. Todas as vezes que a palavra prosélito aparece nas páginas do Novo Testamento, nunca significaram mudança, transformação radical de vida provocada pela experiência ou milagre do novo nascimento.
Hoje, nos dias em que nós estamos vivendo, a palavra proselitismo é frequentemente utilizada no sentido depreciativo. Porque o proselitismo hoje é identificar práticas, atitudes, daqueles que traçam estratégias para converter pessoas aos seus guetos ministeriais. Proselitismo é prática recorrente. Recebam essa palavra no poder do Espírito Santo, se existe alguém que precisa ministrar essa palavra aqui, essa pessoa sou eu mesmo e eu estou na brecha. Proselitismo é prática recorrente de pastores ou liderados despidos de qualquer princípio ético, pessoas e liderados que tentam atrair ovelhas que já estão estabelecidas em outras comunidades cristãs. Proselitismo é prática carnal, diabólica, de pastores e liderados que tentam persuadir pessoas que estão conectadas em outras igrejas, a saírem de onde estão e se juntarem aos seus grandes movimentos. Geralmente a isca utilizada pelos proselitistas, pelos pastores e líderes não éticos, geralmente a isca utilizada para fisgar os peixes no aquário alheio, na maioria das vezes são promessas de cargos, na maioria das vezes é promessas de funções, é na maioria da vezes conceder espaços na igreja, que ele não encontrava na igreja de origem. A isca utilizada em muitos lugares é um discurso inflamado de superioridade, é um discurso disfarçado, manifestando aparente cuidado, mais tem por trás interesses escusos, ou seja, NÃO CAIAM NAS LÁBIAS DOS PROSELITISTAS.
Os proselitistas fazem isso porque eles têm senso de posse. Eles acham que eles são os donos, eles acham que as pessoas que eles querem transformarem em prosélitas, devem algum tipo de gratidão ou favor. NÃO CAIA NA LÁBIA DOS PROSELITISTAS.
Eu fico olhando algumas pessoas inocentes, ingênuas, algumas são bobas mesmo, mais muitas são ingênuas, que ficam caindo na lábia. Proselitista só procura quem pode alguma coisa em troca. Até porque se estivesse fazendo o que o apóstolo Paulo está fazendo, estaria arranco gente da sarjeta do pecado, das garras de satanás. NÓS NÃO SOMOS E NÃO SEREMOS DO PROSELITISMO. A PIB EM MANTENÓPOLIS SERÁ A COMUNIDADE DO EVANGELISMO. Essa palavra precisa reverberar.
A verdade, ou a grande verdade é que a igreja não avança por meio do proselitismo, a igreja avança por meio do evangelismo. Proselitismo e evangelismo não são a mesma coisa.
Proselitismo na bíblia é a prática de fazer uma comunidade crescer a qualquer custo. Não importa se a prática não é ética, não importa se a prática é reprovável. Importa é que a comunidade cresça.
Evangelização não. Diferentemente de proselitismo, evangelização é o ato de pregar o evangelho para aqueles que ainda permanecem debaixo de uma manto de escuridão espiritual. Evangelização é algo nobre, evangelização é algo mais profundo. Evangelização não é arrancar crente de outra comunidade, evangelização é conduzir um não crente ao encontro do evangelho de Jesus, a fim de que se torne um discípulo de Cristo. Igrejas proselitistas, ou nas igrejas proselitistas, pessoas são convencidas, mais nunca convertidas. Irmãos, igreja não é formada por pessoas convencidas, e sim por pessoas convertidas.
A Igreja formada por pessoas convencidas é um perigo, do jeito que incha, desincha. Mais uma igreja formada por pessoas convertidas, se torna uma grande agência para propagação do evangelho de Cristo, gerando novos discípulos, e uma igreja formada por discípulos é uma igreja que não fica preocupada com os pormenores (não é uma igreja formadas por pessoas que anseiam uma assembleia administrativa para causar), mais é uma igreja formado por pessoas sedentas, com fome de ganhar gente para Cristo. Formada de gente que abraça a visão dada por Deus para a igreja se torne um ambiente para a manifestação da graça de Cristo - ESTAMOS PERDENDO TEMPO DEMAIS COM COISAS, (DISCUTINDO, BRIGANDO, PARA ALIMENTAR A NOSSA PRÓPRIA VONTADE. SENDO QUE SOMOS CHAMADOS POR CAUSA DE GENTE E NÃO DE COISAS). NÓS ESTAMOS PERDENDO PARA NÓS MESMO.
É CHEGADO O TEMPO DE COISAS NOVAS. MAIS PARA QUE O NOVO DE DEUS ACONTEÇA, PRECISAMOS NOS DESPRENDER DO QUE PASSOU. "Eis que as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo".
A IGREJA PRECISA AVANÇAR. E para isso precisamos entender que:
1. PRECISAMOS EVANGELIZAR PORQUE É UMA ORDEM DE DEUS.
1. PRECISAMOS EVANGELIZAR PORQUE É UMA ORDEM DE DEUS.
Eu peguei na internet o mapa de Mantenópolis, e eu tenho orado todos os dias por essa cidade. E o meu desejo para nós enquanto igreja neste lugar de varrermos os 4 cantos desta cidade com o evangelho de Cristo.
Porque nós devemos evangelizar? Porque evangelizar é uma ordem de Jesus. Na verdade o que Jesus não nos mandou fazer é arrancar peixes do aquário do outro.
Irmãos, eu estou falando para igreja pela qual desde então, ou de agora em diante eu sou o seu pastor e lidero. Primeira Igreja, quem é Primeira Igreja? Levante a mão! Me ouça por favor: Quando um proselitista bater na sua porta para jogar conversa fora, diz para ele que você já está no aquário, manda ele buscar gente que está perdida e sendo destruída por satanás.
Nosso chamado é para evangelização > EVANGELIZAR É A ORDEM DE JESUS. "Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E ensinando-as a guardar tudo conforme eu tenho ordenado". Enquanto vocês estiverem EVANGELIZANDO, eu estarei com vocês até a consumação dos séculos.
Primeira Igreja, entenda: Vocês têm pastor, e eu jamais vou terceirizar responsabilidades que são minhas. Vocês estão numa Comunidade segura, vocês tem raiz. Essa comunidade tem história, em poucos dias marcaremos 81 anos de história. Mais entenda, a história é fundamental para o nosso presente (para quem nós nos tornamos), mais não podemos ficar morando no nosso passado, no saudosismo (há porque no tempo do pastor tal era assim). Eles contribuíram, eles deixaram seus legados. E entenda uma coisa: O LEGADO DO PASSADO PRECISA NOS PROJETAR PARA O FUTURO E NÃO NOS ESTAGNAR NO PASSADO.
O NOSSO CHAMADO É PARA GANHAR A CIDADE! Nós temos que ganhar a nossa cidade para Jesus > ESSA CIDADE SERÁ MARCADA COMO A CIDADE QUE FOI VARRIDA PELO AVIVAMENTO ESPIRITUAL. Eu creio irmãos! Mas, nós fazemos isso com evangelização.
Onde estão os próximos membros da nossa Comunidade? Você sabe onde estão, sabe onde podemos chegar, resta saber até que ponto você está disposto a realizar a obra do Senhor. NÓS SOMOS A RESPOSTA DO CÉU PARA O VAZIO DO CORAÇÃO DAS PESSOAS. Nós temos a receita para mudar a vida dessas pessoas, NÓS SOMOS A COMUNIDADE DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO.
Porque devemos evangelizar? Porque é uma ordem de Jesus.
“A REDENÇÃO ESTÁ EM JESUS, A MENSAGEM É O EVANGELHO E PROCLAMAR O EVANGELHO É CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO”.
“EVANGELIZAR NÃO É PROGRAMA ECLESIÁTICO, MAS A FORMA DE VIVER DA IGREJA”. Igreja que não evangeliza, não cumpre a missão que lhe foi dada.
Porque devemos evangelizar?
2. DEVEMOS EVANGELIZAR PORQUE TEMOS UMA CIDADE PARA CONQUISTAR.
2. DEVEMOS EVANGELIZAR PORQUE TEMOS UMA CIDADE PARA CONQUISTAR.
O livro dos Atos dos apóstolos, o Espírito Santo, ele, deu um grande destaque ao crescimento, à expansão da Igreja.
Preste atenção por favor: Impressionante é que mesmo a igreja enfrentando perseguições, dificuldades financeiras, crises políticas. O evangelho ele se espalhava a custo de suor, sacrifício, sangue. Para os primeiros cristãos o viver era Cristo, o alvo era alcançar novas pessoas, a alegria naqueles primeiros cristãos, era a adoração, a verdadeira comunhão unia todos eles, o amor se traduzia em ações, os fortes guiavam os fracos, eles enfrentavam as dificuldades em oração, a paz enchiam o coração daquele povo, todos tinha como objetivo principal ver Jesus transformando a vida das pessoas.
Diferentemente do que muitos creem e até pregam “A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO NÃO OCORREU COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA EDIFICAÇÃO DOS SALVOS, MAS COMO UM REVESTIMENTO OU EMPODERAMENTO PARA QUE A IGREJA PROCLAMASSE AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO”.
Pega isso meus irmãos. Isso é teológico. Na verdade esse é um bom ponto para ser observado quando o assunto é Pneumatologia. A descida do Espírito Santo não ocorreu como uma experiência para edificação dos salvos “Há o pentecostes chegou, eu estou cheio do Espírito Santo, Aleluia, manto”. Não! > Precisamos entender que o Espírito Santo foi dado como revestimento ou empoderamento para que a Igreja proclamasse as boas novas de salvação. Atos 8 “receberão poder, quando o Espírito Santo vier, e serão minhas testemunhas, em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra ”. O espírito santo veio para revestir você de poder para você se tornar testemunha, em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra. EU E VOCÊS FOMOS UNGIDOS PARA PROCLAMARMOS O EVANGELHO DE JESUS.
ESSA É A NOSSA MISSÃO ENQUANTO PIB MANTENÓPOLIS.
Talvez você esteja pensando: Esse sonho de conquistar a cidade é utopia. Pode ser para você que está pensando, para mim não. Na verdade, para mim pode ser um sonho mesmo, mais para o diabo é um pesadelo. (Há se tivéssemos crentes pentecostal aqui nesta manhã, com essa fala tinha pegado fogo. Mas, nós somos Batista, aí a gente só balança a cabeça kkk). Para nós pode ser um sonho mesmo, para o diabo já virou um pesadelo.
CONQUISTAR ESSA CIDADE PARA MIM É UM SONHO. Nem todos os sonhos se realizam, mas nada se realiza sem que antes alguém ouse sonhar.
Terceiro e último
3. DEVEMOS EVANGELIZAR PORQUE JESUS ESTÁ VOLTANDO
3. DEVEMOS EVANGELIZAR PORQUE JESUS ESTÁ VOLTANDO
Os proselitistas não estão preocupados com a volta de Cristo. Proselitista tem interesse no que você tem.
JESUS ESTÁ VOLTANDO. O que estamos fazendo?
Nós temos que evangelizar porque Jesus está voltando. Haverá um momento que a trombeta irá tocar, o céu irá se rasgar e ele irá voltar.
O nosso chamado é para evangelização. O REI ESTÁ VOLTANDO.
O mercado está vazio, seu trabalho já parou
O martelo dos obreiros, seu barulho já cessou
Os ceifeiros lá no campo terminaram seu labor
Toda terra está em suspense, é a volta do Senhor
O Rei está voltando
O Rei está voltando
A trombeta está soando, o meu nome a chamar
O Rei está voltando
O Rei está voltando
Aleluia, Ele vem me buscar
Os vagões de trens vazios, passam ruas e quarteirões
Aviões sem seus pilotos voam pra destruição
A cidade está deserta, sua agitação parou
Sai a última notícia, Jesus Cristo já voltou
O Rei está voltando
O Rei está voltando
A trombeta está soando, o meu nome a chamar
O Rei está voltando
O Rei está voltando
Aleluia, Ele vem me buscar
Vejo a multidão subindo, ouço o coro celestial
Todo o céu está se abrindo em bem-vindo sem igual
Como som de muitas águas nós ouvimos ecoar
Aleluias ao Cordeiro, nós chegamos para o lar
O Rei está voltando
O Rei está voltando
A trombeta está soando, o meu nome a chamar
O Rei está voltando
O Rei está voltando
Aleluia, Ele vem me buscar
Aleluia, Ele vem me buscar
Venha filho bom e fiel, no pouco foste fiel, no muito te colocarei “entra no gozo do seu Senhor”.
No evangelho de Mateus 24.14 diz o seguinte: “E este evangelho do reino será pregado pelo mundo inteiro, para testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Antes da volta de Cristo, nós temos uma grande missão.
CONCLUSÃO:
Nenhuma igreja, nenhuma comunidade, nenhum cristão tem autoridade para dizer Maranata ora vem Senhor Jesus, a não ser que esteja profundamente comprometido no cumprimento da grande comissão. Você não pode desejar que Jesus volte hoje só porque tem certeza da salvação, enquanto tem pessoas que Deus tem lhe dado o privilégio de fazer parte do seu ciclo de influência, amizade e relacionamento, mas ainda não foram alcançadas pelo poder da graça.
Irmãos, não estou vindo para cá para sermos uma comunidade do proselitismo, nós seremos a comunidade do evangelismo.
Palavra pastoral. A partir de hoje, quando os proselitistas tentarem se aproximar com discursos carnais, lembre para eles que a missão de todo Cristão é ganhar pessoas para Jesus.
Deus pode contar com você?
Concluo. Nós temos uma cidade para alcançar, e nós não alcançaremos o objetivo que temos sem evangelização. Precisamos fazer discípulos. VIDA NA VIDA.
Tenho muitos sonhos para esse novo tempo, mais não consigo sozinho. Eu preciso de cada um de vocês, Deus precisa de cada um de vocês.
Então o meu apelo nesse pontapé inicial. Vamos nos unir em um só propósito. Qual propósito pastor? O REINO DO SENHOR. Eu e você NA CIDADE! Vamos avançar!
Comece hoje a evangelização. Convide mais 1 para estar conosco no culto da noite.