UM CHAMADO A CONVERSÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
almoço - Zé Carlos
Café - Rose
UM CHAMADO A CONVERSÃO
CONVERSÃO OU ADESÃO. QUAL A SUA DECISÃO?
Nesta noite eu quero ser bem intencional com você. Quero poder chegar ao final dessa palavra dando a você a oportunidade de tomar a sua decisão. Adesão ou conversão. Qual é o propósito de Deus para a sua vida.
Lucas 19.1–10 (BSAS21)
Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era rico e chefe de publicanos.
Ele tentava ver quem era Jesus e não conseguia, por causa da multidão e porque era de pequena estatura.
Correndo na frente, subiu num sicômoro a fim de vê-lo, pois Jesus tinha de passar por ali.
Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje tenho de ficar em tua casa.
Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Ao verem isso, todos criticavam, dizendo: Ele foi ser hóspede de um homem pecador.
Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Vê, Senhor, darei aos pobres metade dos meus bens, e, se prejudiquei alguém em alguma coisa, eu lhe restituirei quatro vezes mais.
Disse-lhe Jesus: Hoje a salvação chegou a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
“Jesus veio para buscar aquele que “estava”. Que coisa extraordinária, “estava”. “Pois o Filho do homem veio buscar o que estava perdido”. Bastou um encontro com Jesus, uma confissão, um arrependimento e a situação mudou. Quem estava perdido, deixou de estar, foi encontrado porque estava, não está mais, porque a graça de Deus o salvou.
Aqui está uma história, uma história muito ensinada quando o assunto é arrependimento. Eu me recordo de quando ainda criança, essa história era muito contada, essa história era muito compartilhada. O texto bíblico está identificando Zaqueu como um homem rico. A bíblia descreve Zaqueu como sendo elevado a posição como chefe dos publicanos. Ou seja, Zaqueu era chefe dos coletores de impostos. Eu preciso lembrar você, que entre as pessoas na Palestina naquela época, os cobradores de impostos, ou os publicanos eram as pessoas mais odiadas, eram as pessoas mais detestadas, porque? Porque os cobradores de impostos eram Judeus que estavam a serviço do governo Romano, ou seja, usurparam os seus compatriotas em favor de Roma, uma nação inimiga, opressora, e por isso os cobradores de impostos, ou publicanos, eram considerados como traidores da sua pátria.
Interessante, a história diz que naquele tempo, não tão diferente dos nossos tempos, havia imposto para todos os tipos de coisas. Naquele tempo por exemplo havia o imposto do recenseamento, o imposto do recenseamento obrigava todo homem entre 14 e 65 anos e toda a mulher entre 12 e 65 a pagar pelo simples privilégio de existir. Havia imposto de tudo naquela época. Por exemplo o Strong no seu comentário bíblico, ele afirma que naquela época se pagava para todo tipo de tarefa. Exemplo: Se você se utilizasse pelo caminho principal, você tinha que pagar imposto. Na verdade, você pagava imposto para utilizar o portos, pagava imposto para acessar os mercados, você pagava imposto por causa de um carro, o interessante é que você pagava imposto sobre cada roda que o carro tinha, você pagava imposto pelo animal que puxava a carroça, existiam impostos nos mercados nas vendas de mercadoria, nas vendas de artigos, existiam impostos sobre o direito de importação e exportação. Você está pensando: Mudou nada para os dias de hoje.
O cobrador de impostos por exemplo podia inclusive interpelar ou deter alguém que estivesse no caminho e obrigado a desempacotar a sua mercadoria cobrando o imposto que quisesse. “Muito abuso”. O interessante é que se a pessoa abordada não tivesse dinheiro para pagar o imposto estipulado pelo cobrador de impostos, pelo publicano, o próprio cobrador oferecia o empréstimo em dinheiro com interesses exorbitantes. O cobrador de impostos eram classificados pela mentalidade judaica no nível de ladrões, pessoas assassinas corruptas. Eram pessoas detestadas. Na verdade, para um bom Judeu esse tipo de serviço, cobrar impostos em favor de Roma era considerado um traição nacional, era inadmissível aceitar a ideia de que um Judeu recolhesse as receitas estatais em favor da odiada Roma, aquela que dominava o império, aquela que oprimia a nação de Israel. Para um bom Judeu esse tipo de serviço era uma traição nacional, porque? Porque além de favorecer Roma, o cobrador de impostos ele se enriquecia, ele amontoava uma fortuna às custas de extorsão, ele provocava sofrimento aos seus compatriotas.
Quando Jesus está passando ou atravessando a cidade de Jericó, a bíblia diz que um cobrador de impostos, chefe dos publicanos, chamado Zaqueu, ele foi tentar encontrar Jesus, ele queria ver quem era Jesus, Jesus ia passar. E o interessante é que o homem que foi encontrar Jesus, tinha todo esse currículo que eu acabei de descrever para você.
Talvez você tenha entrado nesta celebração e uma voz tenha dito para você que o jeito que você está ou que o que você já fez impede você de ir ao encontro de Jesus. Se Zaqueu com todo esse currículo foi ao encontro de Jesus, porque você nesta noite não se atreveria a fazer o mesmo.
Jesus identificou Zaqueu naquela árvore, Jesus o chamou pelo nome, Jesus ordenou que Zaqueu descesse, Jesus disse: Zaqueu que quero ir para a sua casa. Jesus caminhou em direção a casa de Zaqueu. E é interessante, que na casa de Zaqueu provocou uma profunda reflexão em Zaqueu sobre as suas atitudes. O que Jesus faz com Zaqueu é: VAI CONTINUAR NA ADESÃO OU VAI VIM PARA O TERRENO DA CONVERSÃO. Vai ficar buscando meio de me ver de longe, ou vai desfrutar do privilégio de me ter em sua casa? Zaqueu o que é melhor: Continuar me buscando de cima de uma árvore ou ter contado, experiência, relacionamento, intimidade comigo? Você prefere continuar servindo a Roma (adesão), ou se tornar meu discípulo? (conversão).
A presença de Jesus na casa de Zaqueu provocou uma mudança extraordinária. Quando a gente ler o texto bíblico fica claro, que Zaqueu se sentindo confrontado pelo que fazia ou praticava, e se sentindo agora constrangido a mudar de vida, Zaqueu tomou decisões importantes e de forma imediata, decisões para mostrar não apenas para Jesus, como também para toda a comunidade que ele havia sido transformado. Observem novamente a confissão que Zaqueu faz. Zaqueu diz: “Vê, Senhor, darei aos pobres metade dos meus bens, e, se prejudiquei alguém em alguma coisa, eu lhe restituirei quatro vezes mais”. De acordo com texto de Levítico 5.16 a lei dizia que em caso de fraude de extorsão, a restituição se acontecesse espontaneamente, a devolução da quantia extorquida deveria ser acrescida de um quinto. Agora eu compliquei você com a matemática, né? A lei dizia que se eu extorquir e voluntariamente ou espontaneamente desejasse reparar, eu deveria segundo a lei acrescer um quinto. Ou seja, se eu extorquir 1.000,00 agora eu vou devolver 1.200,00.
O interessante é que a própria lei, agora não mais em Levítico, mais em Êxodo 22.1 a própria lei dizia também que quando o bem que foi fraudado, quando esse bem ainda existia e fosse devolvido, ele deveria ser devolvido com o dobro, ou seja, se eu fraudei 1.000,00, agora eu vou devolver 2.000,00. Em Êxodo 22.3 diz que a mesma lei defendia e quando o bem fraudado não mais existia (extorquir, gastei, não tem mais bem para devolver), essa devolução por não ser mais espontânea, essa multiplicação deveria ser por 4. Ou seja, extorquir 1.000,00, vou devolver 4.000,00.
A bíblia diz que Zaqueu aplicou a regra da devolução espontânea que ele faria, na regra estabelecida pela restituição no caso mais grave. Zaqueu não ficou no limite da lei. Quem faz só o que a lei determina, é legalista. Zaqueu propõe devolver conforme a régua mais alta, ou ao tratamento mais grave. Ou seja, Zaqueu estava decidido a fazer mais do que a lei pedia. Zaqueu estava decidido a não apenas aderir às normativas da lei, Zaqueu estava decidido a ir além, ou seja, revelar transformações de atitudes profundas. Zaqueu e demonstrou com o seu comportamento, com a sua atitude, que ele tinha sido transformado.
Quando eu considero a história de Zaqueu, a minha mente traz a seguinte afirmação: “UM TESTEMUNHO NÃO TEM NENHUM VALOR A NÃO SER QUE ESTEJA RESPALDADO POR OBRAS QUE GARANTAM SUA SINCERIDADE”. Confissão de arrependimento que não é materializada em comportamento e atitude de nada adianta. Quando eu olho para a atitude de Zaqueu, eu percebo que palavra sem ação não tem validade. Confissão de conversão que não é materializada em comportamento e ação, não passa de uma simples adesão.
Por isso que fazer nesta noite algumas afirmações, e a primeira é:
1. CONVERSÃO NÃO É ADESÃO
1. CONVERSÃO NÃO É ADESÃO
O que é adesão?
“COMPREENDE-SE COMO ADESÃO QUALQUER FORMA DE PARTICIPAÇÃO EM UM MOVIMENTO RELIGIOSO, SEM QUE HAJA ALTERAÇÃO SISTEMÁTICA NO ESTILO DE VIDA. EM CONTRAPARTIDA, ENTENDE-SE COMO CONVERSÃO UMA SINCERA MUDANÇA NO SISTEMA DE VALORES E VISÃO DE MUNDO, UMA GENUÍNA E PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NA AFEIÇÃO DA MENTE”.
Hoje, num período mais lindo de colheita espiritual do Brasil, eu tenho certeza que as igrejas do Brasil estão florescendo. No entanto, eu tenho considerado também como um dos tempos mais sensíveis e um dos tempos mais perigosos espiritualmente falando, porque? Porque na última década está constatado o número dos cristãos nominais, esse número cresceu, o tamanho da igreja aumentou, os templos evangélicos expandiram, porém nem todo crescimento está marcado por conversões genuínas. Alguns crescimentos são apenas subprodutos de adesões convenientes.
Preste atenção: Adesões nos levam a ambientes que nos agradam, enquanto conversão conectam-nos a ambientes que nos transformam. É muito fácil confundirmos conversão com adesão. "JAMAIS ACEITE SER ALGUÉM QUE APENAS ADERIU À UMA RELIGIÃO OU IGREJA. ISSO JAMAIS TERÁ EFEITO TRANSFORMADOR E RESTAURADOR NA SUA VIDA". O propósito de Deus para você é mais nobre. O propósito de Deus para você é mais rico. Adesão é quando não tem compromisso algum nem com a comunidade, nem com Deus. Adesão é quando as pessoas agem com religiosidade. Adesões são para pessoas que frequentam celebrações apenas para se sentirem bem acomodadas. Adesão é quando pessoas optam por se apresentarem como evangélicas simplesmente para desejarem princípios morais. Adesão é apenas quando pessoas frequentam comunidades para se sentirem politicamente adequadas. Conversão é completamente diferente. Conversão é quando existe mudança de vida. Conversão é quando há uma vida de renúncia. Conversão é quando Jesus se torna o Senhor da nossa vida. Conversão é quando se experimenta o milagre do novo nascimento. Conversão é quando os frutos são visíveis e são chancelados pelo bom testemunho. Conversão é quando se decide morrer para si mesmo. Conversão é quando Jesus se torna o dono de tudo. Conversão é quando se vive uma vida totalmente submissa e dependente do poder de Deus. "CONVERSÃO É MUDANÇA DE SENHOR. ADESÃO É MUDANÇA DE RELIGIÃO. A CONVERSÃO É MUDANÇA DE MENTE, ENQUANTO ADESÃO É MUDANÇA DE OPINIÃO E IDEIAS TEMPORÁRIAS". Qual é a sua decisão? Conversão ou adesão?
Conversão é mudança de valores. Adesão é aceitar valores convenientes. Conversão é mudança de conceito. Adesão é aceitar conceitos que são convenientes. Conversão é mudança de atitude. Adesão é adotar comportamentos e palavras religiosas. Conversão é mudança de direção. Adesão é caminhar sem destino definido. Conversão é buscar a Deus como um servo obediente. Adesão é buscar a Deus por interesses pessoais. Conversão é negar-se a si mesmo. Adesão é continuar vivendo para si mesmo. Conversão é decidir viver para a vontade de Deus. Adesão é continuar vivendo para a sua própria vontade. Conversão mantém o foco nas coisas que são eternas. Adesão mantém o foco nas coisas que são terrenas. QUANDO HÁ CONVERSÃO, TUDO QUE É FEITO, TUDO QUE É REALIZADO, É FEITO E REALIZADO PARA A GLÓRIA DE DEUS. JÁ QUANDO EXISTE APENAS A ADESÃO O FOCO PERMANECE SENDO A GLÓRIA PESSOAL. Nunca confunda conversão com adesão.
Você é um convertido? Nasceu de novo? Lavado e remido pelo sangue carmesim? Batizado com Poder e Presença do Espírito Santo? Ou você apenas fez a sua adesão às celebrações oferecidas nos finais de semana?
PARTICIPAR DE UM AMBIENTE NÃO TORNA VOCÊ PERTENCENTE AO MOVIMENTO. Praticar, ou exercitar algumas práticas não significa que o seu nome está escrito no livro da vida. Até porque a bíblia diz que nos últimos dias, ou quando Jesus voltar, muitas se apresentarão diante dele dizendo: "Eu sou convertido, porque em teu nome eu profetizei, em teu nome eu expulsei demônios". E essas pessoas ouvirão de Jesus: "Para longe de mim vocês que praticaram a iniquidade, porque eu não conheço vocês. PORQUE NO REINO DE MEU PAI, NÃO FAZ QUEM PRATICA DISCIPLINAS RELIGIOSAS. NO REINO DO MEU PAI ENTRA, QUEM FAZ A VONTADE DE MEU PAI".
Não confundam Conversão com Adesão. Nesta noite eu quero pegar na sua mão e tirar você desse cenário de adesão e trazer você para o cenário de transformação.
Segunda verdade.
2. DEUS DESEJA A SUA CONVERSÃO E REJEITA A SUA ADESÃO.
2. DEUS DESEJA A SUA CONVERSÃO E REJEITA A SUA ADESÃO.
Eu sou do tempo antigo, de quando meu pai evangelizava e de quando em vez ele tinha que ouvir de algumas pessoas que elas eram amigas do evangelho. Ou seja, pessoas simpatizantes do evangelho.
Irmãos, pior que ser incrédulo é ser amigo do evangelho. Porque o amigo do evangelho ele acha que está no céu, mais na verdade continua indo para o inferno. Porque só existem dois caminhos: Ou o céu, ou o inferno. Então, se você não está indo em direção ao céu, automaticamente você está indo em direção ao inferno.
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim". Então para ir para o inferno, você não precisa fazer nada, a sua natureza que é inata já empurra você em direção ao inferno. Mas para você caminhar em direção ao céu só existe uma forma: JESUS.
Um hino do nosso cantor Cristão que diz: "FOI JESUS QUE ABRIU O CAMINHO PRO CÉU NÃO HÁ OUTRO MEIO DEU IR, NUNCA IREI ENTRAR NO CELESTE LAR SE O CAMINHO DA CRUZ ERRAR, PARA O CÉU POR JESUS IREI, PARA CÉU POR JESUS IREI. GRANDE É O MEU PRAZER DE CERTEZA TER PARA O CÉU POR JESUS IREI". Paulo quando escreveu a sua carta para Timóteo ele disse: "Só existe um mediador entre Deus e o homem, a saber; Jesus Cristo homem".
DEUS DESEJA TER A SUA CONVERSÃO, ELE REJEITA A SUA ADESÃO.
Conversão é mais que guardar uma série de regras. Conversão é mais que meramente obedecer algumas normas. Conversão é mais que cumprir com alguns rituais. Conversão é mais que simplesmente mudar a forma de se vestir. Na verdade, a conversão significa: "VOLTAR-SE DO PECADO PARA DEUS". Conversão significa ter a vida de Deus. Conversão significa ter o poder do Espírito Santo. Conversão gera aversão ao pecado. Conversão gera nojo, gera incômodo a prática do pecado. Conversão gera amor à pureza. Conversão gera desejo de íntima comunhão com Deus. Conversão gera coragem, gera ousadia para assumir a postura de Cristão. Conversão me leva a refutar ou denunciar com firmeza o erro. Conversão PRODUZ O CARÁTER DE JESUS EM NÓS.
A pergunta é: VOCÊ É UM CONVERTIDO OU UM CONVENCIDO?
Eu concluo:
CONCLUSÃO:
Olhar para a história de Zaqueu, ou olhar para a história do encontro de Jesus com Zaqueu, é considerar a forma como foi concluída a conversa.
O que Jesus fez na casa de Zaqueu foi realmente lançar a pergunta: O que você vai fazer da sua vida? Continuar roubando o povo, ou você vem para o meu lado e juntos vamos saquear o inferno?
A história do encontro de Jesus com Zaqueu terminou com as seguintes palavras: Disse-lhe Jesus: Hoje a salvação chegou a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido.
Eu quero ressaltar uma questão sobre essa palavra "perdido" que está no texto.
No Novo Testamento perdido não significa maldito ou condenado. Simplesmente significa algo ou alguém que está no lugar equivocado.
Algo que está perdido, é algo que saiu do lugar, algo que está perdido é posicionado no lugar indevido, ou no lugar equivocado. Da mesma forma uma pessoa que está perdida, é uma pessoa que saiu do lugar, uma pessoa perdida é uma pessoa que está no lugar equivocado. Ou seja, uma pessoa perdida é uma pessoa que decidiu se afastar de Deus. Uma pessoa encontrada é uma pessoa que voltou a ocupar um lugar correto COMO UM FILHO OBEDIENTE À VONTADE DO SEU PAI.
Pode ser que você tenha entrado nesta celebração marcado pela adesão, mais você não precisa sair daqui assim. Você tem a oportunidade de sair desta celebração CHANCELADO pelo NOVO NASCIMENTO, pela CONVERSÃO.
Pode ser que você tenha entrado aqui como alguém PERDIDO, que está no lugar errado, posicionado de forma equivocada, e Deus deseja trazer você de volta, Deus deseja encontrar você, (não no sentido de que ele não consiga ver você aqui), mas no sentido de posicionar você no LOCAL CORRETO. Você não foi criado por Deus para ser filho a ira. Você foi criado por Deus para ser alcançado por seu amor. PERDIDO NÃO É CONDENADO, PERDIDO É QUEM SAIU DO LUGAR.
Ai eu termino dizendo para você: "JESUS CRISTO NÃO PEDE UMA MUDANÇA NAS PALAVRAS, JESUS EXIGE UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA".
