INSTRUÇÕES PARA UM VIVER CRISTÃO
Evangelho Segundo Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsPaulo encoraja os cristãos a viverem não devendo nada a ninguém mas serem reconhecidos pelo amor que tem uns pelos outros e como vivem em santidade
Notes
Transcript
ELUCIDAÇÃO:
ELUCIDAÇÃO:
Contexto:
Estamos em uma série de exposições na carta de Paulo aos Romanos com tema: Evangelho Segundo Deus.
Após Paulo falar sobre como deveria ser nossa atitude enquanto Cristãos com o Estado, com a Lei, com as autoridades e com Impostos, Paulo puxa um gancho para falar sobre como deve ser nosso relacionamento com a sociedade de modo geral.
DIVISÕES
DIVISÕES
(ORIENTADO AO PRÓXIMO)
Romanos 13.8–10 (NVI)
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.
Após Paulo falar do nosso compromisso enquanto Cristãos de pagar os impostos e não dever nada a ninguém, Paulo submerge mais um pouco nos nossos deveres enquanto Cristãos.
Para Paulo, não basta ser alguém que paga devidamente impostos e respeita as autoridades. Para Paulo, o relacionamentos sociais importam tanto quanto.
No verso 8 Paulo diz“Não devam nada a ninguém” e ele está falando, de fato, em não estar em débito com ninguém. Não somente com as autoridades constituídas mas com todos que estão ao seu redor.
Paulo usa disso para dar seguimento ao seu pensamento: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros”. Ou seja, viver como cristãos não implica somente em quitar compromissos financeiros, legais e morais mas também implica em estar em débito no amor pelo que está ao seu redor.
O Novo Testamento, mais especificamente, não demanda de nós um amor que não se baseia em diversos motivos. Pelo contrário o nosso amor uns pelos outros é fundamentado no amor de Deus como, de fato, uma dívida. 1João 4.11 “11 Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros.”
“pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.” Paulo termina o versículo 8 dizendo que a prática da Lei, do decálogo, dos 10 mandamentos, é sintetizada no amor.
9 Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.
Em Paulo e também em Jesus não há brechas para compreender que a vontade de Deus está à parte da Lei de Deus e dos profetas no Antigo TEstamento. A vontade de Deus para Seu povo é revelada na Lei de Deus.
Portanto, Paulo está dizendo aqui que o amor, apesar de ser um novo mandamento, não finaliza a Lei e os profetas mas cumpre a Lei e os profetas.
A Lei foi feita para proteger. Paulo está explicando como a ligação entre o amor e a Lei é estreito. A seleção do versículo 9 demonstra isso:
“Não adulterarás” x Traição
“Não matarás” x Assassinato
“Não furtarás” x Roubo
“Não cobiçarás” x Inveja
Portanto, o que Paulo explica no versículo 10 é que o amor não faz mal, pelo contrário, como a Lei de Deus, ele protege.
Ilust.:
(ORIENTADO AO PRÓXIMO)
(ORIENTADO AO FUTURO)
Romanos 13.11–14 (NVI)
11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.
11a. “Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos.” - Fazer o que e compreendendo que tempo? R.: Paulo chama o povo a ter sobriedade sobre as circunstâncias que ocorrem ao redor. Paulo, aqui, está dizendo que devemos nos atentar para o que, de fato, importa. No fim das contas, o que de fato importa, é o amor.
11b. “Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.” A filosofia grega que é a influência do academicismo ocidental (e em especial a teologia brasileira) até prega, em determinadas particularidades, que Deus é bom, justo e verdadeiro. Mas essa também prega que Deus é um Deus imóvel. A Biblia contradiz totalmente essa realidade ao dizer: “Eu sou o que sou e o que há de vir” Isaías 13.6 “6 Lamentem, pois o Dia do Senhor está perto; ele vem como destruição da parte do Todo-Poderoso.”
Em Mateus 26:36-46 nos dá uma noção em relação a despertar do sono. O Senhor Jesus exorta os que estavam dormindo por causa de um evento marcante. Mateus 26.36–46 “36 Em seguida, Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E disse aos discípulos: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar. 37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. 38 Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo. 39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro: — Então nem uma hora vocês puderam vigiar comigo? 41 Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 Retirando-se pela segunda vez, orou de novo, dizendo: — Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. 43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os olhos deles estavam pesados. 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45 Então voltou para os discípulos e lhes disse: — Vocês ainda estão dormindo e descansando! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantem-se, vamos embora! Eis que o traidor se aproxima.“
“porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos” - É como se Paulo tivesse dizendo: acordem, Jesus está voltando. A nossa plena salvação está batendo as portas.
12 A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz. 13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. 14 Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
Perceba que Paulo está trazendo uma ilustração da vida cotidiana das pessoas.
Acorde do sono profundo (11)
A noite está acabando e está amanhecendo (12a)
Revistamo-nos da armadura da luz.
Isso tudo para ficar fácil a compreensão sobre como nós devemos viver sabendo que um novo dia vai raiar.
Paulo diz no versículo 12: “abandonem as obras das trevas e vistam-se da armadura da luz”. - é como se Paulo estivesse dizendo aos seus leitores para abandonarem as atitudes orgulhosas e prepotentes que tinham enquanto não cristãos da mesma forma que alguém tem uma camisa velha, suja e rasgada e precisa da fim, jogar no lixo.
Paulo lista tais atitudes como:
indecência
bebedeiras
indecência
orgias
inveja
depravação
desavença
moralidade sexual
Paulo também diz no versículo 14b: “e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” - ou seja, não dê lugar a pulsões e aspirações pecaminosas que você sabe que vai cair. Esse não deve ser mais você.
Mas, na parte “a” do versículo 14 ele diz: “Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo” Ou seja, existe algo que entra para substituir todos os prazeres mundanos: Cristo Jesus.
Por isso ele diz no versículo 12 ao fim: “vistam-se da armadura da luz” a perspectiva aqui é ser identificado e estar preparado. Porém, ele acrescenta mais uma roupa:
“revistam-se do Senhor Jesus Cristo” Ou seja, neste mundo, seja reconhecido por alguém que está cheio de Jesus.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Título: INSTRUÇÕES PARA UM VIVER CRISTÃO
Título: INSTRUÇÕES PARA UM VIVER CRISTÃO
(ORIENTADO AO PRÓXIMO)
(ORIENTADO AO FUTURO)
APL.:
Não se deixe vencer pelo corriqueiro no ordinário. Cristo está a porta.
Abandone o orgulho. Nós não amamos o nosso próximo porque não entendemos nem mensuramos o amor de Deus por nós.
Ame o próximo como você se ama.
Tenha a perspectiva da volta de Cristo.
Busque uma vida de santidade.
Confesse Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.