Escatologia - Escola Dominical
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
O que sabem acerca do futuro?
Grade tribulação?
Milénio?
144 mil?
Arrebatamento?
…
1 - Contexto actual:
1 - Contexto actual:
Estamos na dispensação da graça, Deus sempre lidou directamente com o povo de Israel deixando Portugal, espanha, etc. como nações gentias de fora, quem queria ser salvo devia tornar-se judeu!… A igreja aparece como um mistério oculto nos tempos mas revelado no dia de Pentecostes:
Colossenses 1.24–27 (ARA)
24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
Ou seja, nesta dispensação da graça, não precisamos de nos tornar judeus para ser salvos, tanto judeus como gentios somos salvos por Jesus Cristo.
Deus, neste tempo lida com a igreja, quer sejamos judeus ou gentios:
Efésios 2.11–16 (ARA)
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
Portanto, este é o tempo que estamos a viver, o tempo em que Jesus fez dos dois povos um só, somos igreja, reconciliados com Deus pela cruz de Cristo!
E a seguir, o que virá?
2 - Arrebatamento
2 - Arrebatamento
Descrição
1Tessalonicenses 4.15–18 (ARA)
15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Ou seja, o arrebatamento é um evento onde Jesus vem mas não desce á terra, Ele vem até ás nuvens onde chamará os seus, que seus são estes?
Os crentes da igreja que já morreram (desde o Pentecostes);
Os crentes da igreja ainda vivos.
1Coríntios 15.51–52 (ARA)
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Depois de arrebatados o que os estudiosos dizem é que estaremos com Jesus no tribunal de Cristo e nas Bodas do Cordeiro:
Tribunal de Cristo:
2Coríntios 5.10 (ARA)
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
Bodas do Cordeiro
Apocalipse 19.6–9 (ARA)
6 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.
7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,
8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
9 Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
2 - Tribulação
2 - Tribulação
Esta visão que diz que a igreja vai ser arrebatada distingue Israel da Igreja, ou seja, Daniel descreve de forma profética as 70 semanas (semana não literal mas “sete”) onde 69 semanas descrevem aquilo que Deus já fez com Israel, no entanto, falta uma semana e essa semana refere-se a um tempo no futuro em que Deus vai voltar a lidar com Israel.
Depois do arrebatamento, o mundo verá o início da grande tribulação, o que é isso?
a. Descrição:
Será uma fase de sofrimento mundial nunca antes vista - LER SÓ NEGRITO
Mateus 24.15–22 (ARA)
15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),
16 então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes;
17 quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa;
18 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa.
19 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado;
21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.
22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.
Será uma época de manifestações espetaculares tanto por parte de Deus como do diabo;
Mateus 24.23–24 (ARA)
23 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis;
24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.
Será o tempo de aparecimento do anticristo
2Tessalonicenses 2.3–4 (ARA)
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
- O anticristo é um homem que está para surgir e que ninguém sabe quem é. Vai ser alguém que vai aparecer como reconciliador para que vai querer ser tratado como Deus como diz o versiculo 4
- O anticristo terá poderes satânicos e irá operar grandes milagres e vai ganhar a paz mundial:
2Tessalonicenses 2.7–10 (ARA)
7 Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,
10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
-O anticristo vai ser ajudado por outra pessoa chamado falso profeta o qual vai liderar a parte religiosa influenciando toda a gente a adorar o anticristo - Ap.9:20
Durará sete anos e será dividida em duas partes
Daniel 9.24–27 (ARA)
24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.
25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.
27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
- No versiculo 25 vemos que Daniel escreve que desde a ordem para restaurar Jerusalém até á morte de Jesus há 69 semanas, ou seja 69 setes. 69x7=483 que é precisamente o numero de anos que hove desde o decreto para cronstruir Jerusalém até a morte de Jesus
- Se essas 69 semanas aconteceram até a morte de Jesus, falta ainda uma semana, essa é a semana da tribulação que durará sete anos. Vejamos porque é que a duração da tribulação será 7 anos:
Apocalipse 13.5–6 (ARA)
5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;
6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.
- 42 meses equivale a 3,5 anos
- Ou seja, o que acabámos de ler acontecerá durante 42 meses, como Daniel 9:27 diz que isso acontecerá a meio da semana, isso significa que o total da tribulação são 7 anos, ou seja, a última semana de Daniel que ainda não se cumpriu.
Há algumas dicas que apontam que este tempo terá como alvo Israel e não a igreja.
As setenta semanas de que fala Daniel 9 são descritas como relativas a Israel - Daniel 9:24
Daniel fala de um tempo de angústia sem precedentes sobrevindo a Israel - (Daniel 2:1)
A grande tribulação é descrita como o “tempos de angústia para Jacó” que resultará na sua conversão (Jeremias 30:7-9)
Durante a grande tribulação, Deus separará israelitas para o seu serviço (Ap. 7:3-8)
3 - 2ª vinda de Jesus
3 - 2ª vinda de Jesus
Depois de sete anos, com o anticristo e o falso profeta a perseguirem os eleitos de Deus, então nós que estivémos durante os sete anos com Jesus no céu, voltaremos com Cristo e acontecerão três coisas interessantes:
Apocalipse 19.19–21 (ARA)
19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.
21 Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.
Jesus voltará á terra e nós junto com Ele.
O mundo juntar-se-á no vale de Armagedão para guerrear contra Jesus e a sua igreja (19) mas Jesus vencerá e muita gente morrerá (21) ;
O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre (20)
4 - Milénio
4 - Milénio
Apocalipse 20.1–3 (ARA)
1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;
3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
O diabo vai ser preso por 1000 anos
Jesus terá um reino neste mundo a partir de Israel;
Nós seremos reis e sacerdotes com Jesus, sobre as nações;
Apocalipse 20.4 (ARA)
4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Aqueles que se recusaram a adorar o anticristo também reinarão,
Outro dado interessante é a qualidade de vida que as pessoas terão durante esses mil anos:
Isaías 65.20–22 (ARA)
20 Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.
21 Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos.
Isaías 65.25 (ARA)
25 O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Precisamos de lembrar aqui que, haverá muito menos pecado mas ainda haverá pecado pois, estamos a falar das pessoas que passaram a tribulação e ficaram vivas a viver na terra no milénio. Nós já teremos corpos semelhantes ao de Jesus quando ressuscitou.
Haverá ainda morte e inclinação ao pecado, embora em menor escala porque Jesus será o rei !
5 - Novos céus e nova terra
5 - Novos céus e nova terra
O fim do milénio acontecerá quando Satanás for solto por um pouco de tempo e enganá a muitos.
Apocalipse 20.7–9 (ARA)
7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.
9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.
O diabo conduzirá um novo exército mundial contra Jesus mas será vencido com fogo que cairá do céu e finalmente, o diabo será lançado também no lago de fogo.
Apocalipse 20.10 (ARA)
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Depois, finalmente haverá uma grande mudança
Apocalipse 20.11–15 (ARA)
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Agora vai ser colocado o trono de Deus;
Haverá a 2ª ressurreição, ou seja serão os mortos de todos os tempos ressuscitação para serem julgados, quem não tiver o seu nome escrito no livro da vida será enviado para o lago de fogo e enxofre, é o caso dos que se revoltaram com o diabo, mas também, os incrédulos de outras eras!
Haverá no entanto julgamento de vivos, ou seja, daqueles que obedeceram a Cristo durante o milénio e terão os seus nomes escritos no livro da vida.
A morte e o inferno serão lançados também no lago de fogo, acabou a morte. (14) este é o último inimigo a ser vencido! ( 1coríntios 15:26 )
Por fim, viveremos para sempre com Deus, não haverá mais pecado, nem morte, nem choro, mas viveremos para sempre com o Senhor em novos céus e nova terra.
1Coríntios 15.24–28 (ARA)
24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.
26 O último inimigo a ser destruído é a morte.
27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.
28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Veremos então cumprido plenamente a promessa de Jesus:
João 10.28 (ARA)
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Quatro pontos essenciais do dispensacionalismo:
Quatro pontos essenciais do dispensacionalismo:
Entendimento de que Deus, ao longo da história, lida com o homem sob diferentes formas de administração (oikonomia);
Adopção de uma hermeneutica histórico-gramatical, inclusivé no campo das profecias;
A inauguração de um Reino Messiânico concreto e terrenos como alvo de Deus para o mundo (há um futuro para Israel / a salvação escatológica é espiritual, mas também política, social e económica)
Distinção entre Isael e a igreja.