(Rm 9:1-5) Um Chamado ao Lamento
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Romanos 9.1 “Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:”
Digo a verdade. Depois de um brado longo de alegria, exaltando a obra de Deus pelos eleitos, Paulo passa rapidamente para uma profunda expressão de angústia e lamento pelos seus irmãos judeus.
Apesar da batalha que Paulo travava contra o erro dos judeus em não compreender o AT e rejeitar o Messias, Jesus, Paulo deixa claro como ele os amava. Como amava os judeus. Ele faz questão de enfatizar sua sinceridade.
Verdade em Cristo. Aqui ele não está fazendo um juramento “por Jesus”, mas está afirmando que tudo que diz é em união com Cristo, que ele pode falar a verdade porque ele fala no poder e na influência de Cristo Jesus, através do seu Espírito Santo. E a consciência não o acusa.
Romanos 9.2 “tenho grande tristeza e incessante dor no coração;”
Grande tristeza. É interessante como Paulo compreendia que a perdição dos judeus não fugia da justa vontade e providência de Deus como vimos até agora, no texto anterior. Paulo entendia isso melhor que ninguém, escreveu sobre isso, louvava a Deus por isso, mas isso não o impedia de sentir sincera tristeza pela condição dos que se perdem. Calvino diz: “a obediência que prestamos à providência divina não nos impede de sentirmos tristezas pela perdição de indivíduos dissolutos, ainda que saibamos que são condenados à ruína [eterna] pelo justo juízo de Deus”.
O crente assim pode sentir essas duas emoções ao mesmo tempo: Ao olha pra Deus, podemos nos satisfaer e na sua vontade em destruir aqueles que determinou condenar na ruína eterna. Louvado seja Deus por sua justa e soberana vontade. Ao mesmo tempo em que podemos olhar pra os homens e lamentar profunda pela miséria deles, e se condoer e se compadecer. Na verdade, é de tal forma que isso é uma obrigação nossa. Jesus se condoeu. E o próprio Deus não tem prazer na morte do ímpio.
O cristianismo não ensina indiferença, nem mesmo para com aqueles que deliberadamente rejeitam o odeiam o evangelho. Devemos lamentar por essas pessoas. E isso é ainda mais doloroso. Ver pessoas que antes viveram na igrejam, conviveram coma igreja, e se afundaram no pecado. Você deve lamentar profundamente.
Não devemos confundir, como alguns irmãos às vezes entencionados confundem, não devemos esse lamento amoroso com conivência, tolerar o pecado, não! Mas devemos lamentar, devemos.
Atos dos Apóstolos 20.31 “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.”
Filipenses 3.18 “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.”
Romanos 9.3 “porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.”
Anátema. O amor de Paulo é tão grande por aquelas pessoas que ele faz uma afirmação que parece exagerada. Ele desejava ser amaldiçoado por Deus. Ele trocaria, se fosse possível, a salvação dele pela dos seus compatriotas judeus. Calvino explica que o amor doído de Paulo pelos judeus era tão grande, que mesmo depois de considerar tanto a eleição divina, pela deixa isso de fora de suas cogitações por um momento, e manifesta o seu grande desejo pela salvação dos judeus.
Judá: Gênesis 44.33 “Agora, pois, fique teu servo em lugar do moço por servo de meu senhor, e o moço que suba com seus irmãos.”
Moisés: Êxodo 32.32 “Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste.”
Davi: 2Samuel 18.33 “Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!”
Mas esse desejo de Paulo, apesar de estranho, exagerado e impossível, é o que de fato foi feito cruz por nós. Cristo foi anátema em nosso lugar.
Gálatas 3.13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”
Essa foi a medida do amor de Deus por nós. Paulo estava apenas o imitando. Apesar de ele ter acabado de ensinar que nada podia separá-lo do amor de Deus, ele estava disposto a isso pra salvar outras pessoas.
Romanos 9.4 “São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;”
Pertence-lhes. A tristeteza de Paulo aumenta ainda mais, não só porque os judeus eram incrédulos, mas também porque eram incrédulos mesmo com tantos privilégios e dons: adoção, descendência, glória, lei, culto e promessas.
adoção. se refere à eleição nacional. Foram escolhidos como canal de Deus pra o mundo. E descendentes de Abraão, de Jacó.
glória. siginificava a presença de Deus, suas manifestações, que foram vistas por tanto tempo no meio do povo de Israel. Lemos o AT e todas as maravilhas que Deus fez, e foi no meio daquele povo.
alianças. A revelação progressiva de Deus, que foi aumentando e se tornando mais clara, especialmente nas alianças de Abraão, Moisés e Davi.
legislação. A lei que operou e guiou o povo até ali, e que representava a intimidade e sabedoria de Deus ao seu povo. Foram dos judeus.
culto. Ninguém mais sabia como se achegar a Deus, apenas os hebreus tiveram a grande revelação de como se aproximar de Deus e se relacionar corretmanete com ele no culto público. Revelação que nos conduz agora hoje, o verdadeiro Israel de Deus espalhado por toda terra.
promessas. As promessas especialmente dos Messias.
Romanos 9.5 “deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”
Descende o Cristo. E o maior privilégio de todas, é que deles descendeu o Messias, Jesus. Jesus era judeu. Eles tiveram a grande honra de ter em seu meio o Deus encarnado, que veio na forma de judeu… mas eles o rejeitaram.
Deus bendito. O texto aqui é claríssimo, e uma das maiorias evidência da divindade de Jesus. Além de ser um louvor a Jesus, o Deus encarnado, é um lamento… quando rejeitaram Jesus segunda a carne, rejeitaram o próprio Deus.
APLICAÇÃO
Ame os perdidos. Nunca esqueci um texto que li de Spurgeon num livro sobre chamado pastoral. Em que Spurgeon falava sobre o amor aos perdidos. Ele dizia: “Se os pecadores serão condenados, que pelo menos pulem para o inferno passando por cima de nossos corpos. Se perecerem, que pereçam com nossos braços e mãos tocando os seus joelhos, implorando que fiquem. Se o inferno tiver de ser cheio, pelo menos que seja cheio apesar de nossos esforços, e que ninguém entre ali sem estar avisado e sem que se tenha intercedido por essa pessoa”. Em outro lugar ele diz: “Oh! Que a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo”! Devemos sentir tristeza profunda pela perdição dos ímpios. Lamentar, não odiar pecaminosamente, porque estão cegos. Que angústia é saber que hoje aqui há pessoas cujos ouvidos está fechados, coração endurecido, que tem olhos mas não veem, ouvidos mas não ouvem. A condição mais triste em que um ser humano pode se encontrar.
Não confie nos seus privilégios. Os vários dons e privilégios dos judeus não os salvaram, apenas aumentou a culpa deles. Se você se sente seguro porque está aqui hoje, dentro de uma igreja, esse é o maior engano que você pode comenter. Algumas pessoas acham que, apesar de viver no pecado é melhor estar, pelo menos, dentro da igreja. Já ouvi isso de um pastor “pelo menos fulano de tal está na igreja”. E sei que é o pensamento de muita gente. Aqui você precisa saber que a igreja não, e que viver no pecado sem arrependimento enquanto desfruta de privilégio não é melhor, é pior e aumenta a culpa. O apóstolo Paulo em outro lugar diz que essa é a pior condição do ser humano, e com esses nem devemos assntar, os que se dizem crentes, mas vivem como ímpios. Aí talvez, então é melhor sair da igreja. Pode ser. Pode ser uma alternativa. Mas me deixe dar uma alternativa ainda melhor. Ao invés de abandonar a igreja por causa do pecado, abandone o pecado por causa da igreja. Se arrependa, abandone o adultério, a fornicação, a mentira, o roubo, a bebedice, o homossexualismo, a hipocrisia, e se firme ainda mais. Não confie nos seus privilégios, confie em Cristo Jesus, que morreu na cruz, o Deus encarnado que se fez homem e levou sobre si as nossas dores, enfermidades e culpa, creia nele e viva pra ele. Eu não posso dizer se você é um eleito, mas eu posso dizer, arrependa-se, creia no Senhor Jesus e seja salvo! Amém!