Paulo faz seu discurso
Notes
Transcript
Apologética de Paulo
Apologética de Paulo
Atos.21.37-40; Atos 22.1-29 .
Atos. 21.37-40.
As coisas não estão boas para Paulo!!
Ao pedir permissão para falar o comandante admira o fato de Paulo falar o grego polido!! (v.37)
O compara a um rebelde Egípcio!! (v.38)
Paulo se dirigi ao povo na língua hebraica ( ele esta sendo ameaçado de profanar o templo mau dizer a Lei e ensinar contrario os ensinos de Moises v. 39,40)
Atos. 22. 1-3. Como pode ter cabimento eu ser um desordeiro no nível que estou sendo acusado visto que desde de minha infância sou criado instruído e treinado em todos os costumes judaicos nasceu Judeu foi criado como Judeu e estudou como Judeu, na frase: (mas criei-me nesta cidade no grego original deveria ser traduzida assim fui trazido pequeno para estuar tudo sobre a Lei os costumes e a fé do nosso povo desde criança)
Atos 22. 4,5. Nesse trecho Paulo apresenta sua rigorosa fidelidade ao Judaísmo e acrescenta coisas que muitos não sabiam a seu respeito exemplo: em Atos. 26.10. outros Cristão foram presos e posteriormente soltos e temos essa informação em 1 Corintios. 15. 9, Gálatas 1. 13 , Filipenses 3. 5-7. e posso provar pois tenho no sumo sacerdote da época e nos anciões o conluio para o que fiz.
Atos 22. 6-11. Aqui temos uma descrição feita por Paulo em suas próprias palavras o detalhe do meio dia é importante pois uma luz com fulgor maior do que o brilho do sol ao meio dia não era algo natural Lucas faz questão de frisar isso.
v.7 e 8 essa descrição talvez seja o estopim para os Judeus pois na ressurreição de Cristo o que fora divulgado na cidade e isso por muitos anos foi que os discípulos do SENHOR roubaram o corpo o próprio Paulo ouviu isso e acreditou nessa historia. por isso Paulo o define aqui como o Nazareno relato diferente de Atos 9. 4,5.
Atos. 22.12-15. Nessa parte do relato Paulo inclui um personagem ( Ananias) homem Judeu piedoso a palavra piedoso não tem muito valor para nós, mas para o Judeu!!!
A confirmação de que Ananias fora enviado por Deus para socorrer Paulo veio assim que Ananias colocou as mãos e Paulo recobrou a visão em seguida Ananias fala v. 14 Paulo fora designado por Deus para participar ativamente como apostolo de Cristo e essa escolha foi realizada de antemão ( eleição antes da fundação do mundo).
Atos 22. 16-21. v. 19 Paulo continua dizendo agora que de modo algum o judeu ira recusar o seu testemunho eles bem sabe que eu persegui matei e os fiz negarem o nome de Cristo, agora sou um deles certamente me ouvirão!! Paulo estava enganado.
Atos 22. 22-24. O ato de jogar o povo por sobre a cabeça e sacudir-se depois tem um representação de maior desprezo pelo povo judeu além de ser um ato dentre os fanáticos que os romanos conheciam bem por isso o comandante ficou intrigado e mandou que Paulo fosse algemado e recolhido a fortaleza para responder sob torturas as perguntas que lhe fariam novamente.
Atos 22. 25-30. Por grande soma em dinheiro qualquer um pode tornar-se romano o comandante esta desprezando Paulo pois ele mesmo por meio de suborno conseguiu a cidadania naqueles tempos a ninguém era dado o direito de ser ou tornar-se cidadão romano os meios comuns eram por fraude como no caso do comandante ou por nascimento.
Aplicação do texto para nossa Igreja:
1- As convicções de nosso chamado e missão são irrevogáveis uma vez que sabemos o que Deus tem para sua Igreja não podemos ficar esperando é nosso dever testemunhar mesmo em meio as oposições.
2- O testemunho que faz toda diferença é a mensagem do evangelho Paulo indica o erros dos seus oponentes e em nada eles fizeram menção de que Paulo estava errado, mas quando Paulo disse que Cristo o chamou para ir aos gentios eles enlouqueceram, o evangelho não esta preso as denominações o que esta preso as denominações é o que elas gostam de ouvir e isso não é evangelho.
3- Certifique-se de que você esta fazendo tudo o que é correto e que exalta o Sano Nome de Deus e saiba que terás muitos inimigos.