ORAÇÃO, UM ANTIDOTO CONTRA A ANSIEDADE. FL 4.6-7.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
LUTANDO CONTRA A ANSIEDADE COM O MEIO DE GRAÇA DA ORAÇÃO.
LUTANDO CONTRA A ANSIEDADE COM O MEIO DE GRAÇA DA ORAÇÃO.
Deus está sempre pronto a nos ouvir e responder quando clamamos a ele, porém, no entanto, é aqui que está o nosso problema, nós somos muito negligentes em usar os meios de graça, nós desprezamos os auxílios que o nosso Pai nos concedeu, ele nos proporcionou os meios de graça para que pudêssemos encontrar segurança e descanso enquanto peregrinos nessa vida, mas nós desprezamos esses meios, somos faltosos nos cultos, quantas vezes ficamos meses sem participar do sacramento da ceia que é um meio de graça, negligenciamos a leitura bíblica diária e em relação a oração então.
olha o que Sproul diz no livro “A ORAÇÃO MUDA AS COISAS”. “a oração tem um lugar vital na vida do cristão. Alguém pode orar e não ser um cristão, mas alguém não pode ser um cristão e não orar. Romanos 8.15 nos diz que a adoção espiritual que nos torna filhos de Deus nos leva a clamar em expressões verbais: “Aba! Pai!” A oração é para o cristão o que a respiração é para a vida, mas nenhum outro dever cristão é tão negligenciado”
Sproul, R. C. 2012. A Oração Muda as Coisas?. Organizado por Tiago J. Santos Filho. Traduzido por Francisco Wellington Ferreira. 1a Edição. Vol. 3. Questões Cruciais. São José dos Campos, SP: Editora FIEL.
Essa negligência acontece muito porque a oração não é algo natural para nós, embora tenhamos sido criados para ter comunhão com o criador, os efeitos da queda nos deixou preguiçosos e indiferentes com algo tão importante como é a oração.
Quando somos regenerados passa a existir em nós um novo desejo de comunhão com Deus, mas a nossa natureza terrena resiste ao Espírito e com isso nós negligenciamos esse meio de graça tão importante para nós.
por causa disso nós acabamos nos entregando a preocupações sem fim, deixamos que essas preocupações nos domine e acabamos adoecendo.
isso estava acontecendo com os irmão da igreja dos Filipenses, ao que Paulo ao ter essas informações da instruções importantes a essa igreja.
Veja, PAULO LEVANTA O PROBLEMA, DÁ O ANTIDOTO, E MOSTRA O RESULTADO.
1º O PROBLEMA: “A ANSIEDADE”.
segundo especialistas a ansiedade é o mal do seculo 21.
sei que o individualismo do nosso tempo tem aumentado e muito a ansiedade, o ser humano não foi criado para viver para si mesmo, mas essa é a instrução de psicólogos em sua maioria, você tem que ser aquilo que você sente ser.
Além do individualismo, temos a falsas vidas pregadas nas redes sociais e todo mundo quer se tornar famoso através das redes sociais, mas o que se vê são famosos e influencers tirando a própria vida porque são infelizes, e porque são infelizes?
porque estão buscando na fonte errada e as preocupações aumentam.
Ansiedade é uma preocupação exacerbada que tira o meu domínio próprio, a ansiedade é uma preocupação com o futuro, a pessoa não sabe o que será daqui a alguns minutos e isso faz com que a pessoa busque uma proteção e essa proteção faz com que a pessoa não relaxe, ela não dorme, não se alimenta, quando isso aumenta passa a prejudicar a vida da pessoa e pode levar a uma depressão e a uma possível morte.
uma pesquisa feita antes do corona vírus contava que o Brasil era o país que mais sofria do mal da ansiedade, fico pensando após o corona vírus.
diante de tantas coisas que estamos vivendo, como podemos vencer esse mal que assola a sociedade brasileira, como não sofrer desse mal?
2º O ANTIDOTO QUE PAULO NOS RECEITA É “A ORAÇÃO”.
Paulo diz aos irmãos que suas preocupações deve ser apresentadas a Deus pela oração, você deve usar esse meio de graça, faça uso das ferramentas que Deus lhe deu, ore, fale com o Senhor, busque ao Senhor.
Não fique inerte, reaja, vá ao Senhor, abra seu coração a ele, conte para ele as suas preocupações, relate a ele a sua inquietude.
Não se entregue a preocupação, mas se entregue a uma piedosa confiança no Senhor, Ele está perto e está cuidando de vocês Salmo 145.18 “Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade.”
Sozinho você não consegue, porém, você não está só, clame por ele, ore, conte a ele sua dor, sua angustia, sua preocupação, veja o final do verso cinco.
a pergunta: EM QUE SITUAÇÃO DEVO ORAR? EM TUDO!
desde as pequenas até as maiores, em tudo, para qualquer decisão, preocupação, os pequenos detalhes devem ser colocados na oração.
olha a instrução de Pedro:
1Pedro 5.7 “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.”
isto deve ser feito com petição reverente, Paulo diz que é pela oração, compreende reverencia, adoração.
precisa ser não apenas reverente, mas também deve ser com humildade “suplica”, compreende esse clamor humilde. Devemos estender as mãos vazias como mendigos, como alguém que nada tem para lhe apresentar a não ser uns cacos de nosso ser.
mas essa entrega ao Senhor precisa ser reverente, humilde e cheia de gratidão, “com ações de graças”.
é alguém que reconhece os favores passados, é alguém que sabe que não chegou até aqui sozinho, é alguém que sabe que só conseguirá ir além se a misericórdia do Senhor continuar sobre si.
um comentarista diz que: “oração sem ações de graças é como um pássaro sem asas, não pode subir ao céu, tampouco pode ter aceitação de Deus”.
3º O RESULTADO “A PAZ DE DEUS QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, GUARDARÁ VOSSO CORAÇÃO E A VOSSA MENTE EM CRISTO JESUS”.
o resultado de uma confiança plena, reverente, humilde e cheia de gratidão é extraordinário, é algo que ser humano nenhum consegue explicar.
Paulo nos diz que a paz de Deus.
veja que é uma paz que tem a fonte no próprio Senhor, é uma paz que Deus possui em seu próprio ser.
e aos filhos que depositam sua ansiedade em nEle, Ele concede essa paz, e essa paz, transcende a razão humana, sobrepuja, ultrapassa a razão humano.
a razão humana não conseguirá compreender.
porque? porque o que Paulo esta nos dizendo é que o nosso coração inquieto, inseguro, titubeante, assustado, seduzido, apesar das circunstancias contrarias vai conseguir repousar na vontade soberana de Deus e vai compreender que todas as coisas contribuem para seu próprio bem e louvor do eterno Filho de Deus.
não, o problema não vai desaparecer, mas você saberá que tem um rei no comando da história.
IMPLICAÇÕES:
Aprendemos, portanto, que não devemos negligenciar os meios de graça e um deles é a oração.
a oração é o antidoto numero um para a ansiedade, não é o psicologo, não é o antipsicótico, não. é a oração o principal antidoto.
Deus pela graça bendita revelada a nós no Cristo é a fonte de toda a vida, de toda a alegria e toda a segurança.
devemos sempre ir a ele em oração e pela oração, devemos orar sempre até orar de verdade e essa paz nos cobrirá e guardará nosso coração e nossa mente.