DESCENDO ÀS PROFUNDEZAS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Seu nome significa Pomba.
Jonas foi o mais estranho de todos os profetas. Sua mensagem produziu efeitos até naqueles que não o ouviram diretamente. No entanto, nenhum pregador foi tão bem-sucedido. Nem mesmo Jesus, pois muitos se opuseram à sua pregação. No hebraico, o sermão de Jonas se compunha de apenas cinco palavras, nada mais. Contudo, o sermão produzia muito impacto. E que impacto!
Todavia, o peixe não é a personagem principal do livro, nem mesmo Jonas. A personagem principal é Deus. Deus é o Senhor não apenas de Israel, mas da natureza, da História e de todas as nações. Sua vontade se cumpre, sempre, no final. Os homens não podem criar-Lhe obstáculos nem frustrá-Lo. Sua graça é para todo o mundo. O peixe só é citado duas vezes no livro enquanto Deus é quem ordena a Jonas ir a Nínive. Deus é quem envia uma tempestade atrás de Jonas. Deus é quem envia o peixe para engolir Jonas e depois vomitá-lo. Deus é quem novamente comissiona Jonas a pregar em Nínive. Deus é quem perdoa os habitantes de Nínive e exorta o profeta emburrado.
A Bíblia relata que Jonas era profeta, filho de Amitai (1.1) e morava na cidade de Gate-Hefer, na tribo de Zebulom, no norte de Israel, a sete quilômetros de Nazaré (2Rs 14.25). Jonas era galileu e contemporâneo dos profetas Amós e Oséias.
É bem provável que Jonas nesse período tenha se tornado um profeta ideologizado. Ele tinha consciência, por exemplo, de que nos seus dias a grande ameaça para Israel era a Assíria, cuja capital era Nínive (2Rs 15.19). Esse é o pano de fundo que revela o sentimento de Jonas e as suas motivações para fugir da missão divina em vez de cumpri-la. LER JN 4:1-2
Há várias lições que podemos aprender no livro de Jonas, como um todo:
Para Agostinho, Lutero, e muitos escritores contemporâneos, a narrativa de Jonas ressalta o interesse missionário de Deus, cujo amor e misericórdia não se limitavam aos judeus. Por intermédio de Jonas, Deus não apenas repreende os que desejam limitar Sua graça salvadora ao povo judeu, mas demonstra eficazmente Seu real interesse na salvação de pagãos ignorantes e pecadores.
A PACIÊNCIA DE DEUS É LIMITADA V.2
QUANDO FUGIMOS DA PRESENÇA DO SENHOR v.3
nós descemos
v.3 - Preferiu o risco de cruzar um mar, do que a segurança de ir a pé onde Deus o enviou
v.5 - O sono e a falta de preocupação nos alcaçam
v.17 - Leva a morte (Se não fosse a misericórida de Deus, que ressuscitou Cristo, Jonas teria morrido)
Mateus 12 “Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Os planos de Deus não podem ser frustrados v.4
Jonas se mostrou o pior dos profetas
Com o pior dos corações
Com a pior vontade de pregar: Jn 3:4
Os planos de Deus vão acontecer, independente de você.
Quando você se afasta de Deus, a vida de outras pessoas são impactadas v.5
Jonas, que queria fugir da presença de Deus, cai em uma sala de oração
Sua vida, pode impactar outras vidas:
Negativamente: v.5 Grandes prejuízos
Positivamente: v.16
NÃO ESPERA DESCER À MAIS PROFUDENZAS PARA VER A MISERICÓRIDA DE DEUS
A graça e misericórdia de Deus 2:10
Jonas, depois de toda tribulação, obedece a Deus 3:1-3
Related Media
See more
Related Sermons
See more