9ª Parábola da Ovelha Perdida
Parábolas de Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Texto
Texto
10 — Fiquem atentos, para não desprezarem nenhum destes pequeninos! Porque eu afirmo a vocês que os anjos deles, lá nos céus, veem incessantemente a face de meu Pai celeste. 11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.
12 — O que vocês acham? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se desgarrou? 13 E, se consegue encontrá-la, em verdade lhes digo que ficará mais alegre por causa desta do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14 Assim, não é da vontade do Pai de vocês, que está nos céus, que se perca um só destes pequeninos.
Esta passagem acontece em um discurso de nosso Salvador contra o desprezo dos pequeninos que creem nele diante dos tropeços. Ele prediz um juízo terrível para aqueles que, em desdém pelos pequeninos, leva esses pequeninos a tropeçar. E Ele proíbe esse menosprezo por meio de fortíssimos e variados argumentos e vamos nos debruçar sobre isso:
Se olharmos para os dias de hoje vemos uma tendência de menosprezar a importância da conversão individual o acompanhamento pessoal com pessoas que estão recebendo do alimento do evangelho pela primeira vez, infelizmente há uma negligência em relação à obra do Espírito Santo em cada pessoa e a busca por soluções rápidas e coletivas, ignorando a salvação pessoal. posso dizer que a impaciência de alguns líderes religiosos em relação ao processo lento de conduzir indivíduos à fé, preferindo resultados em massa, em vez da atenção às necessidades e importância das almas individuais.
Buscar a regeneração em massa sem a pessoal é sonhar em erguer uma casa sem os tijolos individuais. Vamos colocar uma coisa na nossa mente: não podemos fazer melhor do que obedecer ao exemplo de nosso Senhor Jesus que nos foi dado nesse texto e ir atrás daquela única ovelha que se desviou.
Nosso texto nos alerta de que não devemos desprezar uma pessoa, mesmo que seja por causa de mau caráter. A primeira tentação é de desprezar porque é apenas um. A próxima é desprezar porque um é tão pouco. A seguinte, e talvez a mais perigosa forma de tentação, é desdenhar essa uma porque ela se desviou. O indivíduo não está no caminho certo, não está obedecendo à lei, ou trazendo crédito sobre a igreja, mas fazendo aquilo que envergonha o espiritual e ofende o santo. No entanto, não devemos desprezá-lo. Leia: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido” (Mt 18:11). No grego, a palavra “perdido” é muito forte — podemos traduzi-la como “aquele que está destruído”. Não significa “aquele que não existe”, mas aquele que está destruído a ponto de ficar inútil ao pastor, quanto a trazer a alegria a si próprio, quanto a cumprir o propósito a que foi criado. Significa qualquer um que o pecado tenha destruído tão efetivamente de forma que sua existência é uma calamidade maior do que sua inexistência. Porém, mesmo que esteja agora morto em pecados e transgressões, e seja ofensivo em caráter — não devemos desprezá-lo. O Filho do Homem não o menosprezou, pois, “veio buscar e salvar o perdido”. O Senhor Jesus salvou por Seu gracioso poder muitas almas que estavam tão destruídas a ponto de estarem perdidas para si mesmas, perdidas para Deus, perdidas para seu povo, perdidas para qualquer coisa semelhante à esperança e santidade. Ele valoriza cada uma delas. Essa é a lição dessa noite.
Que o Espírito Santo também nos ensine.
Ao considerar as palavras de nosso Senhor que estão agora diante de nós, peço-lhes que observem, inicialmente, que o Senhor Jesus aqui demonstra interesse particular em uma alma perdida. Depois, Ele deixa claro o especial empenho no resgate desta. E, em terceiro, Ele demonstra regozijo especial quando esta ovelha perdida é restaurada. Quando tivermos meditado sobre tudo isso, observaremos, na sequência, que Ele estabelece um exemplo muito impressionante — desta forma nos ensinando a nos importarmos com cada alma destruída pelo pecado.
.
1. Primeiramente, então, nas palavras diante de nós, NOSSO SENHOR DEMONSTRA INTERESSE ESPECIAL EM UMA ÚNICA ALMA PERDIDA.
Percebam no começo, que, por amor àqueles que estão perdidos, nosso Senhor assume um caráter especial. O verso11 diz assim: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido”. Não poderia ser o pastor dos homens sem se tornar como eles, portanto a Palavra - o verbo eterno condescendeu em se tornou carne. Contemplem o estupendo milagre da encarnação!
Emanuel, Deus conosco! então meus irmãos ao ouvirem “Em nome de Jesus” o nome de Jesus é invocado em seus ouvidos! Ele é Deus, mas é homem, e como Deus e homem Ele salva Seu povo de seus pecados.
Na sequencia Jesus valoriza uma alma perdida, “O Filho do Homem veio”. Ele sempre fora conhecido como “Aquele que virá”. Então ficamos felizes regozijamo-nos que, para a salvação, nosso Salvador já é chegado. Deixando a assembleia dos perfeitos, veio para cá como amigo de publicanos e pecadores. De ser o Senhor dos anjos, Ele se inclinou para se tornar “homem de dores e que sabe o que é padecer”. O Bom Pastor realizou tudo o que é necessário para a salvação do rebanho que Seu Pai entregou em Suas mãos. Amados, tenhamos coragem. Por mais perdidos que sejamos, Cristo veio para nos salvar.
Percebam que Ele o faz por aqueles que ainda permanecem perambulando. No grego, que está escrito: “Ele busca o que vagueia”. O pastor procura a ovelha enquanto esta vagueia — vai atrás dela porque ela vagueia e necessita ser procurada. Muitos dos redimidos do Senhor estão, agora mesmo, vagueando e o pastor está indo atrás delas. O Salvador busca aqueles que estão, neste momento, pecando. Posso entender que Ele tenha amor por aqueles que se arrependem. Mas que se preocupe com aqueles que estão deliberadamente vagueando é ainda mais fruto da graça. Jesus busca aqueles que têm suas costas voltadas a Ele, que estão indo para mais e mais longe do aprisco. Aqui a graça divina é mais gratuita, mas plena e mais cheia da graça. Embora você se endureça contra o Senhor; embora recuse-se a voltar depois de Sua exortação, ainda assim, se você for Seu redimido, ovelha do aprisco, Seus olhos de amor o percebem. Em todas as suas perambulações, Ele vai te seguir!
Spurgeon vai dizer assim: Ó, que vocês se rendam, por Sua graça, e descubram que Ele os salva! Ó, vocês que agora estão no rebanho, pensem no amor de Cristo por vocês enquanto estavam fora do redil. Quando não tinham desejo de voltar; quando, ao verem-no procurando por vocês, ainda se apressaram a correr para escapar a Seu poderoso amor!
Se olharmos atentamente para parábola - esse homem tinha 100 ovelhas próprias e, quando contou, percebeu que faltava uma. O mercenário, a quem as ovelhas não pertencem, teria dito: “Temos aproximadamente cem. Não se preocupe com aquela lá não”. Contudo, essas 100 ovelhas pertenciam ao próprio pastor. Eram suas por escolha, por herança, por dádiva divina, por gloriosa conquista e por preço bem alto. Ele não aceitaria 99 como se fosse 100. “Nenhum deles se perdeu”,
Não pensem que uma pequena congregação de 40 ou 50 é muito pouco para merecer seus melhores esforços. Se sua turma da escola bíblica, por causa de várias circunstâncias, diminuir até ter poucos alunos, não desista! Não, não! Valorize uma alma mais do que qualquer riqueza do mundo! A companhia total dos redimidos está longe de estar completa, - parafraseando o Senhor - uma vez que há muita gente desta cidade que ainda não foi trazida aos pés do Senhor. Portanto, nunca sonhem em cessar seus trabalhos. Não descansem até que venha a hora
Um 2ª ponto aqui - o Grande Pastor se descreve como deixando as 99, Seu rebanho escolhido — as ovelhas que tinham comunhão com Ele e Ele com elas. Sim! Ele deixa aquelas em quem tem prazer a fim de buscar aquela que lhe causou sofrimento.
.Quando Cristo morreu, ele deu sua vida em resgate daqueles que o Pai lhe deu. Ele veio buscar e salvar o perdido — grande ou pequeno, rico ou pobre, homem ou mulher.
Spurgeon novamente deixa uma palavra fantástica em seu sermão:
.Quando meu Senhor vem na majestade de Sua graça soberana para salvar uma alma, Ele cumpre Seu propósito, apesar do pecado, da morte e do inferno! O lobo pode ranger os dentes, mas o pastor é o Mestre do lobo. A própria ovelha pode, por um longo tempo, ter vagado e, no final, lutar contra o Pastor, mas Ele lhe agarra os pés, coloca a criatura sobre Seus ombros e a carrega para casa, pois está determinado a salvá-la. A ovelha se alegra por ser carregada dessa forma, pois, com um toque, o Pastor molda a vontade dela de acordo com a Sua mais perfeita vontade. Sua graça é a energia triunfante pela qual o perdido é restaurado.
.Quando penso na energia que é empregada pelo Senhor para salvar uma única alma, sinto-me emocionado em meu coração e desejo que seu coração também o seja — que empenhemos toda nossa força para ir e encontremos os perdidos do Senhor. Que cooperemos com Ele em Seu grande labor de buscar o que se perdeu.
. Um 3º ponto aqui é olharmos para o Senhor que tem Alegria do especial com a recupeação da ovelha perdida.
Que não haja um erro aqui em pensarmos que o pastor ama mais aquela ovelha desgarrada do que as 99 que ficaram no redil, na verdade ele pensou 99 vezes antes de ir atrás daquela perdida. e Também não ama menos.
ontem fomos ao hospital levar o Giovanni e a Karina, A laura ficou em casa, eu a amo menos??
.Neste momento, você pensa mais nele do que nos demais. Ele se recupera, e assim este é o filho mais querido de todo o conjunto. Agora ele é muito mais valorizado do que seus irmãos e irmãs, mas o fato de que ele estava tão doente e era provável que morresse foi o que lhe trouxe mais à memória e lhe causou mais ansiedade. Portanto, você tem mais alegria nele por causa de sua recuperação.
Dessa forma deve ser a igreja louvo o Senhor quando Ele guarda os pés de Seus santos. Bendigo-o diariamente por sua graça que tem nos preservado. Mas, quando uma triste andarilha é restaurada, nós o bendizemos muito mais. Que obra e que milagre.
Como é maravilhoso irmãos se achegando a comunidade, não sabemos suaas histórias mas pela palavra dee Deus que as alimenta se achegam, pois têm suas vidas restauradas, luz que estava ofuscada se acendeu, viram aqui uma oportunidade de serem amadas e exercer aquilo a que foram por propósito colocadas aqui, a amar e compartilhar suas vidas e amor ao próximo. E por isso celebraremos no dia 23.
E 4º ponto e último - assim como o Grande Pastor sai atrás de uma ovelha, não pensem que se diminuirão ao buscar um pobre homem, ou mulher, ou criança. Mas faça-o agora
Sejam Amigos, famíliares, colegas que se perderam, atualmente temos que evangelizar os de dentro da igreja, pois são tantas falácias e outro evangelho que as ovelhas estão mau nutridas e perdidas dentro das próprias igrejas.
Spurgeon mais uma vez contribui dizendo:
.Oro para que possa se sentir chamado a cuidar de alguém gravemente depravado, ou de alguma criança totalmente negligenciada. Cuide de sua classe de 99, se conseguir, mas vá atrás daquela uma a qualquer preço. Faça um esforço incomum — saia de seu próprio caminho. Que o serviço cotidiano seja colocado em segundo plano, por enquanto. Será uma mudança saudável para você e, talvez, um grande alívio. Quem sabe você voltará e fará melhor às 99 depois de ter se afastado por pouco tempo em favor da desviada. Você está ficando um tanto mofado e um tanto cansado da monotonia de seu trabalho. Bem, corte toda essa preocupação por um pouco e vá atrás daquela única ovelha que se desviou.
Meus irmãos, esse texto é o grande mandado missionário para toda a Igreja do Senhor. Devemos ir, como o Salvador foi, buscar e salvar o que estava perdido. E não devemos fazê-lo motivados pela quantidade dos pecadores, mas por um único deles - é um a um, não se importem com a quantidade — salvem a menor das tribos. Atentem para os menores dos bairros. Importem-se com os indivíduos. Seu Senhor o fez, e aqui está seu mandamento para que faça o mesmo.
O pastor procurou a ovelha perdida e, quando a encontrou, ela não representou um grande despojo para ele, pois estava tão desgastada até o ponto de não ser nada além de uma ovelha destruída. No entanto, Ele foi atrás daquele pobre animal.
Pecadores são humanos. Isso basta!
A motivação para missão jamais deve ser a excelência do caráter do indivíduo. O pastor não foi atrás da ovelha porque ela nunca se desviara antes, nem porque ela fosse dócil, mas porque ela realmente se afastou e não era dócil! Os pecados dos homens são sua alegação sobre a Igreja de Cristo; quanto mais pecado, mais razões para a graça divina.
Ore para que o Senhor o capacite e coloque diante daqueles que devem ouvir ou seja todos! Que como igreja tenhamos esse discernimento e desapego do eu, para levarmos Cristo onde há espaço para a fé, e a fé preenche o espaço, Deus envia bênçãos!
Infelizmenet não somos todos que podemos ir para fora pregar, ha missionários que o podem e são capacitados pelo senhor, que possamos contribuir para essa ampliar do reino. Temos alguns missionarios e já enfatizamos isso, mas continuemos com firmes no rpopósito de sustento e sejamos nós que estaremos na espaço para que a fé brote no coração daqueles a quem podemos compartilhar da palavra do Senhor.
Que o Senhor os abençoe! Amém!
C. H. Spurgeon, Sermões de Spurgeon sobre as Parábolas, trans. Dayse Fontoura, 1.a edição., Série de Sermões—C. H. Spurgeon (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2020), 196.