A VIDEIRA O AGRICULTOR E OS RAMOS

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript
Texto base:
John 15:1–3 ARA
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
Contexto
Elementos
A videira
O agricultor
Os ramos
Os frutos
Características dos ramos
Nenhum fruto - V.2
Fruto - V.2
Mais fruto - V.2
Muito fruto- V.8
Perguntas
Será que os ramos obtêm unidade na videira?
Será que a videira os sustém?
Eles devem sua capacidade de dar fruto à videira?

1 . O AGRICULTOR A VIDEIRA

1.1 - Justificação, a primeira grande limpeza

João 15.1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.”
O Pai assume a parte principal
O Pai que deu o Filho (3.16) a fim de que o fundamento forense para toda a obra de limpeza pudesse ser estabelecido.
João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O Pai que, em resposta à solicitação do Filho, envia o Espírito Santo (14.16).
João 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,”
O Pai que é preeminente naqueles acontecimentos providenciais da vida pelos quais, quando são aplicados ao coração pelo Espírito, o crente é progressivamente purificado.
Romanos 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
Romanos 8.15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”
- Não estamos dizendo que Jesus tinha tudo (ou apenas) isso em mente quando disse: “e meu Pai é o viticultor.” Estamos meramente querendo dizer que havia mais do que razão suficiente pela qual ele chama o Pai de viticultor
O filho assuma o papel de suficiência
- Jesus diante desta metáfora relata a intima ligação de seus discípulos com ele, ou seja, a união mística com Cristo, ilustrada pela união entre o pastor e as ovelhas, a cabeça e o corpo, o noivo e a noiva, o fundamento e o edifício, recebe agora uma nova imagem, a videira e os ramos. Trata-se de uma união orgânica, vital, profunda.

2. OS RAMOS E SEUS FRUTOS

2.1 - A continua limpeza

João 15.2 “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”

2.1.1 - Dá fruto

João 15.2 “... e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”
- Aqueles que dão bons frutos são limpos mais e mais. Tendo sido justificados, eles agora recebem a graça da renovação diária, até que finalmente (o último estágio é o mais incisivo de todos), completamente santificados, alcançam o limiar dos céus. O propósito dessa limpeza diária na vida dos filhos de Deus é torná-los progressivamente mais frutíferos
Realidade dos frutos esperados
Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,”
- Esses frutos são os bons motivos, desejos, atitudes, disposições (virtudes espirituais), palavras, obras – tudo isso tendo origem na fé, em harmonia com a lei de Deus e feito para sua glória.
Frutos do Espirito
Amor
Alegria
Paz
Longanimidade
Benignidade
Bondade
Fidelidade

2.1.2 - Não dá fruto

João 15.2 “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; ...”
- Mais um item que não deve ser esquecido: é também o Pai que corta fora os ramos que não dão fruto! O que está implícito no versículo 1 é claramente expresso no versículo 2
O trabalho da limpeza
- Muitos estudiosos da Bíblia interpretam o versículo 2 desse capítulo como:
Um crente que não produz fruto não pudesse ser um cristão verdadeiro, ou seja, sua ligação com Cristo é apenas aparente
- Esses acreditam que tais pessoas estão ligadas a Cristo apenas por um ritual ou pela membresia em uma igreja, sem jamais ter nascido de novo. São pessoas que não têm a graça de Deus no coração. A união delas com Cristo é nominal, e não real. Têm o nome de que vivem, mas estão mortas. Onde não há fruto, não há vida
“Cortar” significa que, se você não der fruto, pode perder a salvação
- Mas o ponto central do versículo 2 é: está em mim. É impossível estar em Cristo sem ser cristão. É impossível estar em Cristo e perder a salvação.
João 6.37–40 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Uma limpeza para frutificar
- Alguns comentaristas argumentam que uma tradução mais clara da palavra grega “airo” não seria “cortar”, mas “tomar” ou “levantar”. Esse mesmo verbo airo aparece com significado diferente de “cortar”
Recolher
Mateus 14.20 “Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.”
Levantar ou levar
Mateus 27.32 “Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz.”
Tirar
João 1.29 “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
- Na verdade, das 24 ocorrências do verbo airo no evangelho de João, em 8 vezes, o sentido é de “tomar ou levantar.
Levantar
- Bruce Wilkinson diz que, tanto na literatura grega como nas Escrituras, airo não significa apenas “cortar”, mas também “levantar:
João 8.59 “Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.”
Marcos 16.18pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
Atos dos Apóstolos 27.13 “Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta.”
Contexto
O termo “levantar” sugere a imagem de um agricultor se abaixando para erguer um galho. É muito comum o viticultor amarrar os ramos da videira a fim de que eles não cresçam para baixo e percam sua vitalidade de produção. Os galhos novos tendem ir para baixo e a crescer perto do chão. Mas eles não produzem fruto ali. Quando os galhos crescem junto ao chão, as folhas ficam cobertas de poeira. Quando chove, ficam cheias de lama e mofam. O galho, então, adoece e fica inútil.
O que o agricultor faz com o ramo que cresce junto ao chão? Corta-o e joga-o fora? Absolutamente não! O ramo é muito valioso para ser cortado. Ele precisa ser lavado, levantado e amarrado de volta aos outros ramos, e logo começará a frutificar. Quando um cristão cai, Deus não o joga fora nem o abandona. Levanta-o, limpa-o e ajuda-o novamente a vicejar. Para o cristão, o pecado é como a sujeira que cobre as folhas da parreira. O ar e a luz não conseguem penetrar, e o fruto não se desenvolve
Hernandes dias Lopes

3. A RESTAURAÇÃO DO RAMO

3.1 - A disciplina do Senhor

Perguntas
Como o divino viticultor nos levanta do pó?
Como ele faz um galho estéril produzir fruto?
- A metáfora de Jesus traz a lume o importante propósito da disciplina na vida do cristão.
- A disciplina tem por objetivo levantar o caído a fim de que ele frutifique para a glória Deus. Embora seja um ato doloroso, é também, e sobretudo, um ato de amor. A disciplina não é agradável nem para o filho nem para o Pai, mas é a demonstração de um amor responsável. É o método de Deus para tirar o caído da esterilidade.
Deus toma a iniciativa de corrigir os filhos que se desviam, assim como o viticultor toma as medidas necessárias para corrigir um galho desviado
Hebreus 12.5–6 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
Deus não espera que você procure a disciplina. Ele quer que você saia dela
Hebreus 12.11 “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.”
Deus sempre disciplina aqueles que não produzem fruto. É aí que você troca o cesto vazio por cachos suculentos de uva
Hebreus 12.8 “Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

3.1.1 - O método no agricultor

Hebreus 12.5–6 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
A Palavra de Deus menciona três graus da disciplina divina:
A correção (Hb 12.5). A correção ou repreensão é uma advertência verbal. Deus nos adverte por meio de sua Palavra e de sua providência.
A reprovação (Hb 12.5). A reprovação é um grau mais avançado na disciplina. Quando o filho não atende à repreensão verbal, ele é reprovado.
O açoite (Hb 12.6). Quando o filho não atende à advertência nem se corrige após ser reprovado, o próximo passo é o açoite, o chicote, o castigo físico
Deus não abandona do galho
Deus não descarta seus filhos. Aqueles que tropeçam e caem não são lançados fora, como coisa imprestável. É como ocorre na casa de um ferreiro. Há três tipos de ferramentas. O primeiro tipo é a sucata. São ferramentas enferrujadas, quebradas, aparentemente imprestáveis. O segundo tipo é a ferramenta que está na bigorna. O ferreiro pega a sucata e a coloca no fogo, depois a açoita na bigorna, moldando-a e afiando-a para tornar-se valorosa e útil. O terceiro tipo de ferramenta é a que está afiada e pronta para ser usada. Deus não desiste de seus discípulos, como o ferreiro não desiste da sicuta nem o viticultor desiste do ramo que caiu
Hernandes Dias Lopes
Related Media
See more
Related Sermons
See more