Estudo Bíblico: A Inerrância da Bíblia.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Estudo Bíblico: A Inerrância da Bíblia.

2Tm 3.16, 2Pe 1.20,21
Durante toda a história da igreja, a opinião tradicional tem sido a de que a Bíblia é infalível e inerrante. Porém entre os séculos XVIII, XIX e XX, surgem novos pensamentos, a razão e a ciência entram em ação e questionam um dos pilares da fé cristã: Eles negam a inerrânia das escrituras.
Inerrância Bíblica: A inerrância bíblica é a doutrina na qual, em sua forma original, a Bíblia está totalmente livre de contradições, incluindo suas partes históricas e científicas. A inerrância significa simplesmente que a Bíblia é livre de erro.
Sabemos que cada livro das escrituras foram escritos por um autor humano, inspirado pelo Espirito Santo, esses escritos originais são chamados de autógrafos, por isso é preciso entender que a inerrância não significa que cada cópia ou tradução que existe atualmente é inerrante. É importante reconhecer que a doutrina da inerrância se refere somente aos manuscritos originais.
“A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens, Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.”
Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasil.
A Sagrada Escritura é a única, suficiente, correta e infalível regra de todo conhecimento, fé e obediência salvíficos.
A Confissão de Fé Batista de 1689: Um Catecismo Puritano Compilado por C.H. Spurgeon
Há algumas linhas atualmente muito perigosas que negam a inerrância da Bíblia, e isso se encontra no meio cristão e teológico, de diversos pensamentos que atualmente alegam que a Biblia contem erros e contradições, duas são mais conhecidos no meio teológico:
1. Posição liberal. Os teólogos liberais, não reconhecem a Bíblia como a Palavra de Deus, dizem que ela apenas a contém. Infelizmente, muitos desses homens estão infiltrados nos seminários e dentro das Igrejas, de modo que conseguem tanto nos seminários quanto nas Igrejas, desviar pessoas com seus ensinamentos.
2. Posição neo-ortodoxa. Ensinam que a Bíblia torna-se a Palavra de Deus à medida que alguém a lê, ou seja, Você lê a Bíblia e tem um encontro experimental com o Senhor. Mesmo parecendo mais inofensivo, esse posicionamento é contrário a nossa fé.
Então temos pessoas que olham para a Bíblia como um livro sobre Deus, e outras pessoas olham para a Bíblia como um livro de Deus.
Se a Bíblia é a Palavra de Deus e se Deus é o Deus que fala a verdade, então, a Bíblia tem de ser inerrante – não apenas em algumas de suas partes, como alguns teólogos modernos dizem, mas totalmente, como a igreja, em sua maioria, tem dito através dos séculos de sua história.
R. C. Sproul
“A Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual nem se deixou de colocar coisa alguma necessária e útil de se conhecer, tampouco se ensina mais do que é preciso saber”.
João Calvino
Lutero disse que “A Bíblia é o seu próprio interprete
Meus irmãos, iremos ver que não é possivel crer na Bíblia sem crer que ela seja inerrante (Sem erros), acreditar que ela pode conter erros é dizer que as escrituras são indignas de confiança, temas como Salvação, Cristologia, Céu e Inferno … não teria credibilidade, por falta da certeza de que a Bíblia estaria correta com relação a esses assuntos. Ou seja, não importa qual “erro” se encontre na Bíblia, se houver apenas um, ela se torna totalmente inconfiável.
Por isso nós iremos ver esta noite, 4 razões biblicas do porque a Bíblia é a Inerrante palavra de Deus!
1. As escrituras é de autoria divina.
Salmo 119.160 “160 A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas.”
João 17.17 “17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
2Timóteo 3.16 “16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,”
O termo “Escritura” se refere principalmente ao AT, porém, há evidências de que naquela época, os escritos que se tornaram o NT ja eram considerados escrituras inspiradas.
A palavra “inspirada” no original Grego, significa “respirar ou soprar”, ou seja, “o texto bíblico foi soprado por Deus”. Toda a Escritura, portanto, é respirada por Deus; é a própria vida e Palavra de Deus.
E para nós hoje, as escrituras são o AT e o NT, respirada por Deus, soprada por Deus, inspirado por Deus, é a mensagem de Deus para a humanidade, mensagem inerrante e infálivel.
2Pedro 1.20–21 “20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” - Vimos que em 2Tm 3.16 a natureza divina na inspiração da Bíblia e aqui em 2Pedro nos mostra qual o método utilizado: Pedro diz que nada que foi escrito foi da vontade humana do pensamento humano, inclusive ele esta dizendo isso, inspirado pelo Espirito Santo. O texto diz que as profecias se originaram de Deus, vários autores humanos escreveram suas próprias palavras, mas foram palavras que Deus desejou que eles usassem (falam da parte de Deus, impulsionados pelo Espirito Santo)
1.1. Os escritores do Antigo Testamento não buscavam a autoria dos seus escritos.
No Antigo Testamento, a frase “Assim diz o Senhor” aparece mais de 400 vezes, “Deus disse” aparece 42 vezes, “Deus falou” aparece 9 vezes.
Jeremias 1.9 “9 O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.” - Deus falou para Jeremias no início de seu ministério que ele devia anunciar as palavras que Deus iria falar para ele, ou seja os livros que Jeremias escreveu, na verdade não foi ele e sim o Senhor.
2Samuel 23.2 “2 “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.” - Davi confirma que quem falou por ele foi o Senhor.
Isaías 24.3 “3 A terra será completamente arrasada e totalmente saqueada. Quem falou esta palavra foi o Senhor.” - O Profeta Isaias, diz que os castigos que viriam para Israel, seriam cumpridos e quem estava dizendo aquilo, não era ele, mas era o Senhor.
2Macabeus 15.37–38 “37 Assim se desenrolaram os acontecimentos relativos a Nicanor, e já que a partir dessa época Jerusalém permaneceu em poder dos hebreus, finalizarei aqui minha narração. 38 Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo. Se ela está imperfeita e medíocre, é porque não pude fazer melhor.”
Nesses poucos exemplo, vimos Jeremias, Davi e Isaias .... colocando todo o crédito das suas palavras ditas e posteriormente escritas ao Senhor.
1. As escrituras é de autoria divina.
1.1. Os escritores do Antigo Testamento não buscavam a autoria dos seus escritos.
2. O Novo Testamento atesta que as palavras ditas são de Deus e que elas não podem ter erros.
Atos dos Apóstolos 4.25 “25 Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: “ ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?” - Pedro e João acreditavam que as palavras de Davi, no Salmos 2 não era um pensamento de Davi, mas sim a voz do próprio Deus.
Atos dos Apóstolos 28.25 “25 Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:” - Paulo citando Isaias 6.9-10 reconhece que as palavras não eram do profeta, mas Deus falando aos homens.
Mateus 4.4 “4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.” - Jesus atesta, que as escrituras procedem da boca de Deus, ou seja elas são o próprio Deus falando.
Apocalipse 1.1–2 “1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.” - João afirma que o livro de apocalipse, não foi escrito por ele, mas tudo foi revelado por Jesus.
Apocalipse 22.18–19 “18 Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. 19 Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.” - É o que consta no final da Bíblia, a Palavra de Deus é suficiente. Não devemos acrescentar ou excluir nada dela.
Em Mateus 5.18, o próprio Jesus afirma que nem um jota nem um til passara da lei sem que tudo se cumpra”, trazendo uma interpretação que até as letras eram inspiradas .Em João 10.35 diz ...a Escritura não pode falhar.” Isso ensina de forma evidente a autoridade dos escritos da Bíblia, pois Jesus diz que o céu e a terra passarão, mas a lei haveria e se cumprir.
Tudo o que estava escrito sobre o Filho de Deus haveria de se cumprir , desde a sua forma de nascimento, vida e morte bem como sua ressurreição e ascenção.
1. As escrituras é de autoria divina.
1.1. Os escritores do Antigo Testamento não buscavam a autoria dos seus escritos.
2. O Novo Testamento atesta que as palavras ditas são de Deus e que elas não podem ter erros.
3. As profecias sobre o Messias se cumpriram.
Se há algo nas escrituras que não se pode negar, é que a Bíblia contem muitas profecias que no decorrer da história foram cumpridas, principalmente com o povo de Israel e sobre o Messias.
Gênesis 3.15 “15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.” - Jesus seria o descendente da mulher.
2Samuel 7.16 “16 Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim ; o seu trono será estabelecido para sempre”.” - Diz que ele seria descente de Davi.
Isaías 7.14 “14 Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel .” - Nasceria de uma virgem e que esse menino seria o “Deus conosco”.
Isaías 53.7 “7 Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.” - Diz que ele ficaria em silêncio diante os seus acusadores.
Salmo 16.10 “10 porque tu não me abandonarás no sepulcro , nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.” - Fala sobre sua ressurreição.
Podemos ver no AT como muitos autores diferentes — escrevendo em diferentes épocas, lugares e culturas —conseguiram escrever uma única história, coerente e harmoniosa sobre a redenção que findou por meio de Cristo. Essa harmonia não é feita pelo homem, mas é uma evidência de que um ser divino e soberano estava no controle desde o inicio.
Todas essas palavras se cumpriram, sem erros e sem falhas … e podemos ter a certeza que muitas ainda irão se cumprir, pois as escrituras dizem que o salvador irá voltar e que teremos um julgamento onde os que aceitaram a Jesus como salvador irão para a glória eterna e quem rejeitar as palavras de Jesus descrita nas escrituras sagradas irão para o castigo eterno.
1. As escrituras é de autoria divina.
1.1. Os escritores do Antigo Testamento não buscavam a autoria dos seus escritos.
2. O Novo Testamento atesta que as palavras ditas são de Deus e que elas não podem ter erros.
3. As profecias sobre o Messias se cumpriram.
4. O plano de salvação de Deus em Jesus, tem que ser infalível e inerrante.
Meus irmãos, não podemos oferecer um evangelho que salva o pecador, se as escrituras não for infalivel e inerrante.
Spurgeon disse que : “Se ele não cresse na infalibilidade do Livro, ele preferia não possuí-lo”. Um livro falível, explicou Spurgeon, não vale à pena ser pregado. Se a Bíblia não fosse confiável, ele entendia que não haveria verdade para se pregar e que somente um livro puro conteria a mensagem perfeita da salvação.
Como falar sobre um texto Biblico com alguém, sem saber se esse texto é confiável ou não?
A mensagem cristã é que Deus se tornou homem, que ele esteve presente no mundo em forma carnal, pois estavamos distante de Deus por causa dos nossos pecados. Cristo veio ao mundo e se entregou na Cruz por nós para que pudessemos ser reconciliados com Deus, e ele ressussitou ao terceiro dia e subiu ao céu e irá voltar para buscar os que foram salvos através do seu sacrificio na cruz.
Ou seja, nós somos salvos não por crer na Bíblia, mas somos salvos por crer no Cristo que é revelado por ela.
Se essa mensagem não ocorreu ou se há alguma falha nela, como podemos ter a certeza da nossa própria salvação? Como teremos certeza que Deus pode agir na vida das pessoas, se não tivermos certeza que o que esta escrito não falha e nem esta errado, mas que tudo é divinamente inspirado por Deus para o homem, que as escrituras não contém falhas ou erros, mas ela é a palavra poderosa do Deus triuno, e foi dessa forma soberana que ele se revela especialmente aos homens.
E mais ...
Como podemos ter um Deus confiável, sendo que as escrituras registram que Deus é o autor ? se a Bíblia pode conter erros?
Se os evangelhos que contam a história do salvador, conter erros, como vamos saber quais fatos sobre Cristo é certo ou errado ? As falas de Cristo e seus ensinamentos? Se os autores podem ter cometidos erros, mesmo sendo o Espirito Santo que falou para eles, como saber qual a vontade de Jesus para nossas vidas? Estamos dependendo de um Salvador não confiável para a nossa salvação?
Meus irmãos, entre a ciência, os estudos cientificos e tantas pessoas querendo buscar erros na Bíblia, eu fico com as palavra de Jesus como ja foi citado … Mateus 5.18 “18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.”
Deus em sua soberania e misericórdia, nos deixou as escrituras sagradas sem erros e sem falhas, para vermos quem somos, pecadores e indignos e não existe outro livro que descreve a condição do homem perante Deus, (Na verdade quando lemos a Bíblia encontramos muitos erros … mas em nós) Por isso Deus também nos deixou as escrituras para vermos a sua graça e o quanto ele nos ama e nos amou em Cristo Jesus.
Este livro é a revelação especial do criador para os homens.
Este livro, diz ao que esta em pecado, venha como estas!
Este livro transforma pessoas.
Este livro restaura familias, casamentos, amizades.
Este livro trás alivio e descanso aos que estão cansados e oprimidos.
Este livro te tira das trevas e o leva para luz.
Este livro te mostra que aqui não é a sua melhor vida, na verdade ele mostra que por causa de Cristo, não somos mais deste mundo perdido!
Este livro mostra o caminho para se obter a vida eterna.
Este livro diz que a algo muito especial reservado para os que creem no filho de Deus.
Este livro meus irmãos, é a Bíblia sagrada! A inerrante e infalivel palavra de Deus!
Que o Senhor abençõe a todos … Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more