UM NOVO CORAÇÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
A PROMESSA DE UMA NOVA ALIANÇA
A PROMESSA DE UMA NOVA ALIANÇA
Ezequiel 36.24–28 (BSAS21)
Pois vos tirarei dentre as nações e vos reunirei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.
Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; eu vos purificarei de todas as vossas impurezas e de todos os vossos ídolos.
Também vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
Também porei o meu Espírito dentro de vós e farei com que andeis nos meus estatutos; e obedecereis aos meus mandamentos e os praticareis.
Então habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Hoje mergulharemos juntos em parte desse capítulo de Ezequiel 36, onde encontramos uma das mais belas e poderosas promessas de Deus para o seu povo. A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL.
Neste texto, somos levados a contemplar a magnífica obra da nova aliança que o Senhor deseja pra o Seu povo. É uma aliança de perdão, restauração e renovação, na qual Deus se compromete a agir em nossas vidas de maneira extraordinária.
Aqui está a promessa de Deus em restaurar a nação de Israel. Eu não sei se você conhece o contexto da profecia de Ezequiel. Então eu quero pegar na sua mão, trazer você para o cenário, para esse pano de fundo, para esse contexto e depois vou fazer dois destaques, porque eu tenho certeza de que Deus deseja nos dar um novo coração nesta noite.
Neste texto, Deus promete uma nova aliança com o povo de Israel, na qual ele promete purificar, perdoar e renovar o coração do seu povo.
Aqui está o profeta Ezequiel, e a bíblia diz após Ezequiel descrever os pecados que havia sido praticado pelo povo, agora o profeta Ezequiel é usado pelo Espírito do Senhor para anunciar o desejo de Deus em transformar o coração do povo de Israel. É interessante, segundo o texto profético, o povo de Israel contaminou o coração praticando a idolatria, o povo de Israel contaminou o coração profanando o santo nome de Deus, e a bíblia diz que por conta de toda essa idolatria, por conta da profanação, agora o Senhor prometeu dar ao povo um novo coração. Deus disse: Eu arrancarei de vocês o coração que vocês tem, o coração de pedra, eu darei a vocês o coração novo, eu darei a vocês o coração de carne.
Algo digno de nota, é que segundo o comentário bíblico: “CORAÇÃO, NA LITERATURA HEBRAICA, TEM IMPLICAÇÕES VOLITIVAS E NÃO APENAS CONOTAÇÕES EMOCIONAIS, COMO OCORRE EM NOSSA LÍNGUA”. Champlim
O que esse comentarista está dizendo? Ele está dizendo que Deus ao afirmar que daria um novo coração ao povo, Deus estava prometendo dar ao povo, novos apetites, Deus estava prometendo entregar ao povo uma vontade renovada de se tornarem obedientes. O povo que até então era desobediente e na sua desobediência praticava idolatria, se unia a práticas pagãs. Agora Deus está prometendo pavimentar o caminho em que o coração do povo agora se tornasse um coração obediente. A promessa de Deus era arrancar um coração de pedra e no lugar do coração de pedra colocar um coração de carne.
A história testemunha que o povo de Israel sofreu terríveis consequências devido a dureza do seu coração. É exatamente neste contexto, contexto de consequências ruins por conta de tomadas de decisões erradas, é nesse contexto que agora o profeta Ezequiel ele vislumbrou o tempo em que Deus iria dar a esse povo um novo coração.
Quando Deus diz que vai dar um novo coração para aquele povo, receber um novo coração significava presenciar Deus cortando da vida tudo aquilo que não produzia glória para o nome dele. Na verdade, receber um novo coração estava atrelado a se despir do orgulho, a se esvaziar da auto-suficiência, a ter coragem de sepultar qualquer tipo de vaidade. Receber um novo coração da parte de Deus significava agora manifestar dependência, manifestar uma confiança inabalável “RECEBER UM NOVO CORAÇÃO SIGNIFICA VIVER DOMINADO NÃO PELO QUE SENTE, MAS PELA DECISÃO QUE SE TOMA”.
Quando eu olho para esse texto e reflito em todo o contexto em que a profecia ela se dá. Eu entendo que semelhantemente hoje aqui neste ambiente Deus deseja nos conduzir ao centro cirúrgico a fim de fazer em nós um transplante de coração. Não mais um coração empedernido, não mais um coração petrificado, não mais um coração rígido, não mais um coração inflexível. Mais Deus deseja com mão forte, colocar a mão em nós e arrancar de nós esse coração de pedra, a fim de que seja gerado em nós um coração maleável, um coração tratável, um coração ensinável, um coração completamente dependente do movimento de Deus.
Eu quero fazer dois destaques, o primeiro destaque que eu faço é exatamente esse. Olhara para a profecia de Ezequiel e encontrar Deus condenando a prática pagã, refutando ou reprovando a prática da idolatria, declarando que o seu altar, que o seu nome estava sendo profanado, e dizendo para o povo que ele iria pavimentar a estrada para que agora por meio da obediência o povo se tornasse aceitável. Encontrar o profeta sendo usado por Deus para dizer para o povo, eu darei a vocês um novo coração, porque esse coração que vocês têm, não é o coração que eu desejo receber, é aprender que:
1. DEUS ESTÁ MAIS INTERESSADO NA NOSSA CONDIÇÃO INTERNA E ESPIRITUAL DO QUE EM QUALQUER MARCA EXTERIOR QUE POSSAMOS APRESENTAR.
1. DEUS ESTÁ MAIS INTERESSADO NA NOSSA CONDIÇÃO INTERNA E ESPIRITUAL DO QUE EM QUALQUER MARCA EXTERIOR QUE POSSAMOS APRESENTAR.
Se existe uma verdade que percorre os tempos, é a verdade de que Deus deseja trabalhar primeiro em nós, antes que comece a trabalhar através de nós.
“É A OBRA INVISÍVEL DE DEUS DENTRO DE NÓS QUE NOS PREPARARÁ PARA A REALIZAÇÃO DE OBRAS VISÍVEIS ATRAVÉS DE NÓS”.
“É A OBRA INVISÍVEL DE DEUS DENTRO DE NÓS QUE NOS PREPARARÁ PARA A REALIZAÇÃO DE OBRAS VISÍVEIS ATRAVÉS DE NÓS”.
Sempre haverá uma permuta. O que eu estou tentando, me esforçando para que no poder do Espírito Santo ministrar sobre você, é que nós precisamos aprender que a transformação do coração vale mais do que meras mudanças de comportamento. Nós precisamos aprender que o transplante de coração, ter um coração novo vale mais do que qualquer mudança de atitude externa. Até porque, o que eu sou por dentro irá se revelar através dos meus comportamentos e atitudes. O próprio Jesus disse: “A boca fala do que o coração está cheio”. Porque? Porque nós não conseguimos dar para os outros aquilo que nós não somos, ou aquilo que nós não temos.
Olhar para o texto e perceber Deus dizendo: “Eu quero dar a vocês um novo coração”, eu quero arrancar esse coração petrificado, duro, enrijecido, e quero dar a vocês um coração ensinável, um coração maleável, um coração que adora”, é perceber nos lábios do profeta que Deus sempre estará mais interessado na minha condição interior do que na minha aparência externa.
DEUS DESEJA NOS DAR UM NOVO CORAÇÃO. Até porque a mudança que acontecerá através de nós sempre será resultado da mudança que ocorreu dentro de nós. É necessário um novo coração, até porque antes que Deus comece a cumprir suas promessas sobre a nossa vida, ele vai nos desnudar de tudo aquilo que nos impede de nos dedicarmos somente para ele. É justamente isso que ele esta fazendo aqui com esse povo; VOCÊS ESTÃO ADORANDO OUTROS DEUSES, VOCÊS ESTÃO PRATICANDO A IDOLATRIA. VOCÊS ESTÃO PROFANANDO O MEU NOME. E é interessante, porque o contexto no hebraíco, quando Deus disse: Estão profanando o meu nome. Não significa amaldiçoando, mais significa não obedecendo a minha vontade. É NECESSÁRIO TER UM NOVO CORAÇÃO.
Por causa do propósito que Deus tem para a sua vida, pode ser que seja necessário Deus arrancar o seu coração de pedra. Pode ser que seja necessário Deus cortar alguns dos seus sonhos mais egocêntricos para abrir espaço para os sonhos maiores e melhores que ele tem para você.
Talvez os seus sonhos estejam cheios de ambições de status, mais vazios de ambições por Jesus.
PODE SER QUE DEUS NESTA NOITE DECIDA ARRANCAR DO SEU PEITO ESSE SE CORAÇÃO DE PEDRA E DAR A VOCÊ UM CORAÇÃO DE CARNE. Deus deseja nos dar um novo coração.
ACREDITE: DEUS TEM OS SEUS MÉTODOS DE ABRIR ESPAÇO EM NÓS PARA RECEBERMOS DA PARTE DELE COISAS MAIORES.
É interessante que aqui no texto, Deus diz através do profeta Ezequiel: “Eu porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que vocês andem nos meus estatutos a fim de obedecerem aos meus mandamentos e praticar os mandamentos que eu entrego”.
Sabe qual é a segunda e última lição que eu aprendo nesse texto?
2. É QUE O NÍVEL DA NOSSA OBEDIÊNCIA E CONSAGRAÇÃO DETERMINARÁ O NÍVEL DA NOSSA RELEVÂNCIA.
2. É QUE O NÍVEL DA NOSSA OBEDIÊNCIA E CONSAGRAÇÃO DETERMINARÁ O NÍVEL DA NOSSA RELEVÂNCIA.
Assim como Deus não se impressiona pelas manifestações externas, até porque ele conhece a nossa condição interna. Assim como Deus está mais interessado na minha condição espiritual, na minha condição interior, do que em qualquer manifestação de adoração exterior. Assim também eu observo no texto Deus orientando o povo pelos lábios do profeta que o nível da obediência, o nível da consagração determina também o nível da relevância.
Se existe um axioma que merece destaque nesta hora é esse daqui. “NO REINO DE DEUS, A SALVAÇÃO É GRATUITA, MAS A OBEDIÊNCIA CONTINUA CUSTANDO MUITO CARO”.
Irmãos, obedecer dói. E como dói. “Estou vivendo, ou estamos vivendo isso como família”. Obedecer a vontade de Deus machuca. Na verdade, obedecer a vontade de Deus violenta a nós mesmos.
Agora algo que nós precisamos aprender nessa noite: Inevitavelmente nós sempre pagaremos um tremendo preço se DESEJAMOS FRUIR NUMA UNÇÃO PODEROSA.
Eu tenho dito para mim mesmo nos últimos dias, que aquilo que não tem sofrimento, ou que não tem custo, ou que não tenho qualquer tipo de desgaste - NÃO PODE TAMBÉM TER QUALQUER TIPO DE VALOR. O reino de Deus não foi constituído entre nós simplesmente por meio de palavras. O reino de Deus, o evangelho, ele chegou até nós através também de rastros de sangue. Nós conhecemos a história, nós sabemos como o evangelho, o evangelho proclamado por Jesus, o evangelho que agora se espalhou, saiu de Jerusalém e ganhou outras regiões. Nós sabemos que esse evangelho não apenas chegou até o nosso tempo somente em palavras. Nós conhecemos a história, nós sabemos dos martírios que aconteceram. E TUDO ISSO FOI RESULTADO DE OBEDIÊNCIA. O nível da nossa consagração, o nível da nossa obediência também determina o nível da nossa relevância.
Eu digo com propriedade: UM ALTO CHAMADO COBRA UM PREÇO ELEVADO, MAIS EU GARANTO ELE SEMPRE TRARÁ UM RESULTADO ASTRONÔMICO POR MEIO DE DEUS.
Não existe pagamento melhor, mais valioso, mais nobre, do que você dedicar a sua vida a Cristo, se tornar obediente ao mandamento de Deus e por causa da sua obediência, Deus agir através de você e outras pessoas começarem a ter o caráter de Cristo forjado, ter o seu caráter lapidado, conformado ao caráter de Jesus. VALE A PENA OBEDECER.
QUANDO DEUS DECIDIR IR AO SEU ENCONTRO, NÃO SE ASSUSTE, NÃO FIQUE COM MEDO, ELE APENAS DESEJA TRANSFORMAR O SEU CORAÇÃO DE PEDRA EM CORAÇÃO DE CARNE, PARA QUE OS SEUS DESEJOS AGORA SEJAM ALINHADOS AO DESEJO QUE ELE TEM, A FIM DE QUE ELE POSSA REALIZAR COISAS INIMAGINÁVEIS EM VOCÊ E ATRAVÉS DE VOCÊ.
ENTENDA UMA COISA: “SACRIFÍCIO ALGUM É GRANDE DEMAIS POR AMOR AO CHAMADO DE DEUS, NA VERDADE E DE VERDADE, DEUS É ALGUÉM POR QUEM VALE A PENA CORRER RISCOS. VOCÊ JAMAIS CONSEGUIRÁ PARTICIPAR DE UM ALTO E SIGNIFICATIVO CHAMADO SEM PAGAR UM ALTO E SIGNIFICATIVO PREÇO”.
Uma canção antiga, porém muito bela diz: “Eu sei que foi pago um alto preço, para que contigo eu fosse um meu irmão. Quando Jesus derramou sua vida, ele pensava em mim, ele pensava em ti, pensava é nós”
ATÉ A NOSSA UNIDADE, ATÉ A NOSSA COMUNHÃO, exigiu um alto preço.
ACREDITE: Deus usa cada adversidade em nossa vida para nos posicionar para uma grande e significativa conquista espiritual.
“QUEM NÃO SE PROPÕE A CRER NO IMPOSSÍVEL, JAMAIS COLOCARÁ OS PÉS NO EXTRAORDINÁRIO”.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
“QUANDO O SEU CORAÇÃO DESEJAR O QUE DEUS DESEJA, PELAS RAZÕES QUE DEUS DESEJA, NADA SERÁ CAPAZ DE PARAR VOCÊ’.
“QUANDO O SEU CORAÇÃO DESEJAR O QUE DEUS DESEJA, PELAS RAZÕES QUE DEUS DESEJA, NADA SERÁ CAPAZ DE PARAR VOCÊ’.
Tempestade não para.
Sofrimento não para.
Enfermidade não para.
Falta de dinheiro não para.
NADA PARA AQUELES QUE DECIDIRAM TER UM CORAÇÃO TRANSFORMADO PELAS MÃOS DO ETERNO.
Deus deseja arrancar esse coração incrédulo, fechado, esse coração que olha para as circunstâncias, e ele quer ajudar você, a transformar esse coração, num coração de carne.
A pergunta é: você continuará com esse coração de pedra. Ou você se permitirá ser transformado nesta noite para receber um novo coração?
DEIXA DEUS MUDAR O SEU CORAÇÃO. NUNCA É TARDE PARA VIVER O EXTRAORDINÁRIO DE DEUS.
“DEIXA DEUS MUDAR O SEU CORAÇÃO. PORQUE SE DEUS MUDAR O SEU CORAÇÃO, DEUS VAI MUDAR A SUA HISTÓRIA”.
RENOVA-ME