Episódio 1 - Criação e Queda

Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Séria para apresentar Jesus. No primeiro episódio falaremos da queda e reconciliação.

Notes
Transcript
Eu preparei pra vocês hoje uma conversa muito legal para que vocês tenham um maior entendimento da fé de vocês e possam entender porque é necessário uma decisão.
Sempre falamos de Jesus Cristo. Falamos que Ele veio para nos resgatar, nos salvar, que Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Mas vocês muitas vezes podem não entender exatamente o que isso significa. Nosso objetivo é tornar esse entendimento mais fácil pra vocês. Por exemplo: porque as pessoas normalmente e naturalmente acabam fazendo coisas erradas? Muitas vezes nós nem percebemos mas o mal se tornou algo comum no mundo. O mundo sem Deus, o mundo sem Jesus e sua salvação, está caminhando dia após dia para o inferno e somente Jesus pode nos trazer a salvação.
Vejamos o que Paulo escreveu em sua carta aos Romanos 1.18–27 “Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus.19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso.20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão (....) 23 Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. 24 Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros.25 Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre.
Vejam que na passagem acima Deus nos revela que o ser humano é indesculpável, porque Deus se revelou ao mundo mas o mundo escolheu ignorá-lo, o mundo escolheu as coisas más e não quer Deus.
E quando essa maldade entrou na terra e o homem começou e se distanciar de Deus? O próprio Paulo fala na mesma passagem. Desde a criação do mundo. Vamos relembrar o que aconteceu quando Deus criou o homem?
“1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”
No primeiro dia, Deus criou a Luz,
No segundo dia, Deus criou os firmamentos
No terceiro dia, Deus criou a terra e a vegetação
No quarto dia, Deus criou o Sol para governar o dia e a Lua para governar a noite.
No quinto dia, Deus criou todos os animais.
E no sexto, Deus criou o homem e a mulher (Adão e Eva), a sua imagem e semelhança para governar a terra.
E no sétimo dia Deus descansou de todo seu maravilhoso trabalho e abençoou toda sua criação.
Neste momento, na criação de todas as coisas, Deus criou o homem para ter todo o relacionamento com Deus e viver em comunhão, em amor, desfrutando a presença de Deus no jardim. Existia somente uma regra. “Deus disse: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”
Infelizmente o homem não seguiu essa regra e aconteceu algo que chamamos de “A Queda”. O homem caiu no pecado e se afastou de Deus, o homem escolheu o conhecimento do bem e do mal ao invés de obedecer a Deus. Vamos ver como isso aconteceu.
“1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” 2 Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, 3 mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ”. 4 Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! 5 Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”. 6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter o conhecimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. 7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.”
Neste momento o homem se distancia de Deus. Podendo escolher Deus, podendo escolher o bem, podendo viver com o Senhor no jardim, o homem desobedeceu a Deus e sua única regra, o homem desejou ter o conhecimento do bem e do mal ao invés de Deus. Essa desobediência, como Deus já havia prometido, tiveram consequências, tiveram penalizações! Quais consequências então seriam essas e suficientes para alguém que vira as costas para o único e verdadeiro Deus, criador, santo, soberano, que é totalmente amor mas também totalmente justiça?
Na continuidade da passagem que se encontra Gênesis 3 tomamos conhecimento dessas consequências. São 3 os envolvidos na ocorrência, correto? O homem, a mulher e a serpente que é satanás. Cada um deles terá suas punições.
Gênesis 3.14–19 “14 Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. 15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. 16 À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. 17 E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. 18 Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. 19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”.”
O versículo 15 na punição que Deus deu é particularmente importante pra gente hoje, no que estamos falando aqui. Vejam 15 Porei inimizade entre você (serpente) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; (a descendência da mulher) ferirá a cabeça da serpente, e a serpente ferirá o calcanhar da descendência da mulher”.
Você conseguiu entender essa parte? Quem é a descendência da mulher que irá ter o calcanhar ferido pela serpente mas que por fim irá pisar na cabeça da serpente? Aqui, a serpente é satanás, que irá levar a descendência da mulher a morte, uma morte de cruz. Quem foi crucificado? Jesus foi, porém Jesus ressuscitou e venceu a morte e com isso feriu a cabeça de satanás para sempre!
É sobre ele que queremos que vocês conheçam cada vez mais. Ele é o nosso Senhor, o nosso Deus. Ele se fez carne, se fez homem, Ele é o único que pode ligar novamente a humanidade à Deus, depois do que o homem fez no jardim, comendo o fruto do conhecimento do bem do mal, desobedecendo a Deus (Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, se não por Ele). Através da sua morte na cruz, pelo seu sangue derramado, Jesus possibilitou uma forma do homem voltar a total comunhão com Deus ao invés de ir para o inferno.
Por que Deus ama vocês, Ele deu o seu filho Jesus para morrer na cruz pelos nossos pecados. Mas depois de sua morte, Jesus ressuscitou, assim como todo aquele que nEle crer também vencerá a morte. Deus ama vocês, meus irmãos, Deus quer que vocês tenham vida plena. Deus quer ter comunhão com vocês. Deus quer ser o pai de vocês. Deus quer cuidar de todos os seus dias. Deus quer resgatar a comunhão que foi perdida pela desobediência e o único caminho é Jesus. Creiam em Jesus, digam sim para Jesus.
Eu quero orar por vocês, para que vocês dia após dia escolham a Deus. Coloquem-se de pé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more