A misteriosa mensagem

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript
A versão da Bíblia usada é a Nova Versão Internacional (NVI)* e o sinal “(+)” ao longo do texto é uma marca que uso para indicar a mudança de slide.

Introdução

(+) Algumas histórias são tão misteriosas que parecem até inacreditáveis. Esses dias li sobre um sequestro de avião que aconteceu em nov de 1971 nos EUA, com um (+) Boing 727 da Northwest Airlines, de (+) Portland a Seattle. Uma viagem que feita de carro, seria de 280 km.
A viagem seguia tranquila, até que o sequestrador anunciou que tinha uma bomba, queria quatro para-quedas, 200 mil dólares e que o avião fosse reabastecido no pouso. (+) A partir daí o sequestro seguiu como planejado, com as exigências atendidas. O mistério desta história é que, em determinado momento do vôo, o piloto percebeu que a (+) porta traseira tinha sido aberta e depois de um tempo, a tripulação percebeu que o sequestrador que ficou conhecido como D. B. Cooper.
(+) Este é o único caso na história da aviação de um sequestro que ficou sem solução! [1]
O tema de hoje é sobre missão e o título, A MISTERIOSA MENSAGEM.

1. O apóstolo, a prisão e a missão

Efésios 3.1 NVI
1 Por essa razão, eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —
Quando observamos o texto, percebemos que Paulo estava fazendo a introdução a oração que ele só começa no v. 14, [2] mas entre os vv. 1 e 14, ele faz a exposição do mistério. Observe:
A NVI termina o v. 1 com um travessão e a NVT com reticências: (+) “Quando penso em tudo isso, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus para o bem de vocês, gentios…” Veja como faz sentido (o texto grego também termina com um travessão):
(+) NA28 Τούτου χάριν ἐγὼ Παῦλος ὁ δέσμιος τοῦ Χριστοῦ [Ἰησοῦ] ὑπὲρ ὑμῶν τῶν ἐθνῶν – 14 Τούτου χάριν...”
(+) NVI “1 Por essa razão, eu, Paulo… 14 Por essa razão, ajoelho‑me diante do Pai...”
(+) ARA “1Por esta causa eu, Paulo… 14Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai...”
(+) NTLH “1 Por essa razão eu oro a Deus, eu, Paulo… 14 Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai...”

Paulo, o apóstolo - breve cronologia [3]

Conversão | 3ª viagem | Éfeso | 1ª prisão | Ep. da prisão
At 9:1-19 | At 18:23 | At 19:1ss | At 27:1ss | Ef 3:1
35 | 53-57 | 53-55 | 59-61/62 | 60-62
1.1. Paulo, no início da carta, se intitula como “apóstolo”. Esta palavra é usada para “um delegado; espec. um embaixador do Evangelho; oficialmente um comissário de Cristo (poderes milagrosos): mensageiro, aquele que é enviado.” [4]
1.1.1. Todas as vezes que leio o nome “Paulo”, eu penso nessas características que o definiam. Ele faz questão de dizer que é essa ocupação que o levou a condição de prisioneiro.

Onde Paulo estava preso?

1.2. Efésios faz parte de um grupo de cartas paulinas chamadas de epístolas da prisão (Colossenses, Filemon, Efésios, Filipenses) e foi escrita entre 60-62, quando Paulo estava preso em Roma.
1.2.1. Mesmo nesta circunstância, Paulo não se considerava prisioneiro de Roma, mas de Cristo.
1.2.2. As razões que o mantinham na prisão poderiam ser facilmente contornadas não fossem sua determinação e fé, que o mantinham fiel ao chamado missionário.

A questão dos gentios e a missão do apóstolo

1.3. A palavra “gentios” aparece 86x NT. Destas, 45 nas cartas de Paulo. Em Efésios são 5x. A primeira vez que Paulo trata do assunto na carta que estamos lendo é em Ef 2:11-22. Ele faz uma exposição mais ampla da razão de seu ministério aos gentios e de como o Messias uniu a todos em um só corpo ((+) tenho um sermão só sobre este assunto e você pode ler a transcrição dele seguindo o QR code na tela).
1.3.1. A palavra gentio na língua do AT é גּוֹי e na do NT, ἐθνικός (plur. גּוֹיִם, goyim; ἔθνος, ethnos) e significa “nação”, “povo” [5]. Em 383, quando o Papa Dâmaso incumbiu Jerônimo de revisar a tradução latina da Bíblia, que ficou conhecida como Vulgata Latina, a palavra usada para גּוֹיִם e ἔθνος foi gentilis, em latim, que vem da palavra gens (“clã”, “tribo”). É daí, do latim gentilis, que vem “gentio”, em português [6].
1.3.2. Havia duas meirasas de um gentio ser recebido na religião judaica. [7]
A. Convertidos residentes - “aceitavam somente a profissão de fé monoteísta e a observância de uma parte das leis cerimoniais, sem se converterem totalmente ao judaísmo. Legalmente, eram considerados pagãos.” Sem circuncisão ou banho ritual (Cornélio, centurião de Lc 7).
B. Prosélitos de justiça - “pagãos convertidos ao judaísmo, submetendo-se à circuncisão, ao banho ritual e à oferta de sacrifício.”
C. Como houve a polêmica sobre a circuncisão, discutida em At 15 e ficou decidido que não precisavam dela para serem aceitos como seguidores de Jesus, os gentios evangelizados por Paulo, principalemnte, se enquadravam no primeiro grupo e não eram bem vistos pelos judeus mais conservadores.
1.3.3. “Os cristãos gentios ainda são éthne em Rm 11.13; Ef 3.1” [8], mas considerando que Paulo apresenta que não há nenhuma perda no Reino de Deus por esta razão, não há a necessidade de “judaizar” para receber as bênçãos de uma nova vida.
1.4.

2. O mistério

Efésios 3.2–7 NVI
2 Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, 3 isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras. 4 Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. 5 Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, 6 significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. 7 Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.
2.1. (+) “Tudo cuja causa é oculta, desconhecida, incompreensível, inexplicável; enigma. O que a ninguém deve ser dito; confidência, segredo. Na religião cristã, dogma, verdade de fé inacessível à razão: o mistério da Trindade.” [9]
2.2. “Depois de se ocupar com as origens do gnosticismo, o Colóquio de Messina convencionou empregar a palavra gnose para indicar o ‘conhecimento dos mistérios divinos reservados a uma elite'.” [10]
2.2.1. “Originalmente, a palavra grega se referia a uma verdade em que alguém havia sido iniciado. Mas no cristianismo não há mistérios esotéricos reservados para uma elite espiritual. Pelo contrário, os mistérios cristãos são verdades que, embora fujam à descoberta humana, foram reveladas por Deus e pertencem abertamente a toda a igreja.” [11]
2.2.2. “Deus as havia escondido, com a intenção de revelá-las apenas à geração atual na vinda de Jesus, o Messias, como também foi dito em Romanos 16.25,26: “a revelação do mistério escondido durante longos séculos, mas agora revelado e tornado conhecido” (também Cl 1.26). [12]
2.3. A visão exclusivista do judaísmo vem de uma interpretação equivocada da revelação do mistério (Êx 34.10; Lv 18.24,25; Dt 15.6).
2.3.1. Os israelitas continuam sendo o povo de Deus, mas agora o Senhor tem os enxertados na videira. Paulo expõe isso em Rm 11:1-36.

3. A igreja e as muitas formas de Deus

Efésios 3.8–12 NVI
8 Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo 9 e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas. 10 A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, 11 de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, 12 por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.
3.1.

Conclusão

Efésios 3.13 NVI
13 Portanto, peço-lhes que não desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.
Paulo estava disposto a muitos sacrifícios pelo seu ministério.
Por muito tempo, o fato de obras como os aquedutos romanos permanecerem intactos milhares de anos após suas construções era um grande mistério. Ao examinar microscopicamente o concreto do sítio arqueológico de Privernum, perto de Roma, pesquisadores determinaram que o material usado pelos povos antigos era reforçado com clastos de cal.
Isso permitia ao cálcio do concreto preencher rachaduras, criando um mecanismo de "autocura". Como próximo passo das pesquisas, a ideia é conseguir replicar essa técnica para disponibilizá-la comercialmente — aumentando a qualidade das estruturas modernas.[13]
A humanidade conviveu milênios com os benefícios dos aquedutos romanos, até descobrirem o mistério da engenharia. Agora esse conhecimento será usado pela humanidade.
No início cantamos Conta-me a Velha História agora quero convidá-los a cantar Ao Mundo Vou Contar. Depois de ouvir, precisamos falar. Me preocupa ouvirmos tanto. Sermões, lição, vídeos, mensagens de texto…
Agora é contar ao mundo, a despeito dos resultados, precisamos falar!
Soli Deo Gloria
____________________
* Outras abreviaturas: ARA - Almeida Revista e Atualizada (2a ed.); NA28 - Nestle-Aland (28a ed.); NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje; NVT - Nova Versão Transformadora, 2016.
[1] Disponível em: <https://www.escribacafe.com/post/d-b-cooper-o-inexplic%C3%A1vel-sequestro-do-v%C3%B4o-305> & <https://pt.wikipedia.org/wiki/D._B._Cooper>. Acesso em: 28 jun. 2024.
[2] “Com ‘por isso’ Paulo repete a conseqüência, já introduzida em Ef 3:1, decorrente do anteriormente exposto, e entrementes completada pela inserção acerca do ministério de apóstolo em Ef 3:2–13.” HAHN, 2006:68-69;
[3] Foram analisadas cinco Bíblias de Estudo: Bíblia de Referência Thompson: com versículos em cadeia temática. São Paulo: Vida, 1993; Bíblia de Estudo NVI. São Paulo: Vida, 2003; A Bíblia em Ordem Cronológica. São Paulo: Vida, 2003; Bíblia de Estudo Andrews. Tatuí-SP: CPB, 2015; Bíblia de Estudo Thomas Nelson. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2021.
[4] STRONG, 2009:15.
[5] ἔθνος -ους, τό; (ethnos), SUBS. gentios; nações. Equivalente hebraico: גּוֹי (451), עַם (122). Equivalente aramaico: עַם (7), אֻמָּה (1). (גּוֹיִם, goyim; ἔθνος, ethnos) BRANNAN, 2020; CHAMPLIN, 2013:887.
[6] Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Gentile>. Acesso em: 03 jul. 2024. A word of Latin origin meaning, “belonging to a people.” The Hebrew and Greek words translated as Gentiles mean “people” or “nations.” Bible translations selectively use Gentiles to designate non-Jews. CHAMBERS, 2016.
[7] Joachim Jeremias, 2017:424 apud GOMES, 2021:5.
[8] KITTEL & FRIEDRICH, 2013:222.
[9] Disponível em: <https://www.dicio.com.br/misterio/>. Acesso em: 30 jun. 2024.
[10] Schmitt, 2015:171.
[11] STOTT & le PEAU, 2019:63.
[12] OSBORN, 2023:91-2.
[13] Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/125568-5-misterios-historicos-tidos-como-resolvidos.htm>. Acesso em: 28 jun. 2024.
REFERÊNCIAS: BRANNAN, Rick. Org. Léxico Lexham do Novo Testamento Grego Bellingham-WA: Lexham Press, 2020; CHAMBERS, Chad. Org. The Lexham Bible Dictionary. Bellingham-WA: Lexham Press, 2016; CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 11ª ed. Vol. 2. São Paulo: Hagnos, 2013; GOMES, Silvio C. J. P. Identidade e comunhão entre gentios e judeus, na igreja. Revista Caminhando. Vol. 26. 2021. HAHN, Eberhard. Comentário Esperança: Carta aos Efésios. Curitiba: Esperança, 2006; HARRIS, R. Laird. et al. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998; KITTEL, Gerhard & FRIEDRICH, Gerhard. Dicionário Teológico do Novo Testamento. Vol. 1. São Paulo: Cultura Cristã, 2013; OSBORNE, Grant R. Carta aos Efésios: Comentário Expositivo do Novo Testamento. São Paulo: Editora Carisma, 2023; SCHMITT, Flávio. Exclusividade e intolerância na igreja primitiva. Estudos de Religião. Vol. 29, nº 1, 2015; STOTT, John, & Andrew T. Le PEAU. Lendo Efésios com John Stott. Viçosa, MG: Ultimato, 2019; STRONG, James. A Concise Dictionary of the Words in the Greek Testament and The Hebrew Bible. Bellingham, WA: Logos Bible Software, 2009.
https://www.youtube.com/@jafechaves
https://www.instagram.com/jafechaves/
https://sermons.logos.com/profile/jafe-chaves
625, 2031, 2238
Related Media
See more
Related Sermons
See more