ANDANDO RÁPIDO E SEM SAIR DO CANTO

O Contentamento no Ordinário   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

O que seria encontrar Deus? Onde podemos ter aquele momento de epifania, ter a certeza de sua presença? Provavelmente diríamos que isso só seria possível em um momento extraordinário e descartaríamos as coisas mais simples da vida. Nesta série vamos seguir em busca de uma presença de Deus que se conecte com toda a nossa vida e experiência.

Notes
Transcript

Introdução

O que você considera como prática espiritual? O que melhor você define por intimidade com Deus?
Se você responder que são as disciplinas espirituais como, oração, meditação, leitura da Bíblia, culto e coisas dessa natureza, então existe a probabilidade de você ser um dualista ou até mesmo um gnóstico.
Ao longo da história da igreja foi se convencionando que existem aquelas coisas espirituais e as coisas do mundo e rapidamente fomos encaixando dentro de cada um desses pólos as nossas preferências.
Desta mameira fomos nos distanciando das coisas mais comuns da vida e legando elas aquilo que costumamos chamar de secular.
Por isso eu creio que seja necessário uma série sobre a ordinariedade da vida como espaço para a presença de Deus em um relacionamento contínuo com seu povo.
Poder encontrar Deus, onde socialmente não nos damos o direito de encontrar outras pessoas. No livro Liturgia do Ordinário, Tish Warren nos dá pistas de como podemos elevar nosso relacionamento com Deus para além da formalidade da vida.
Na verdade ela nos lembra que nossa verdadeira identidade não está em todo o aparato que utilizamos para as atividades do dia, mas naquele emaranhando de cabelos, no mau hálito de quando acordamos, no bom humor ou mau humor ao despertarmos. Estes somos nós de verdade e é aí exatamente aí que podemos perceber a presença de Deus.
O que de fato precisamos é trazer para a prática do cotidiano toda aquela experiência de transcendência.
E pra começar gostaria de falar sobre o tempo, como simplesmente fazemos do tempo mau utilizado o nosso maior desafio por um relacionamento de maior intimidade com Deus. Vamos a Efésio 5.15-17
Efésios 5.15–17 (NVI)
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Perdemos o Contato com o Ordinário Porque Não Utilizamos o Tempo com Sabedoria

É interessante a preocupação de Paulo com a maneira como vivemos. Geralmente associamos isso única e exclusivamente a questões espirituais.
Penso que temos aqui mais que uma parte da nossa vida, temos aqui a nossa vida por inteiro.
O primeiro passo para uma vida plena de Deus é sabendo lidar com a vida e como podemos estar atentos a melhor maneira de vivê-la.
Vivam como sábios e não como insensatos. Ao perdermos o contato com Deus nas questões mais simples da vida passamos a correr como quem corre em uma esteira, não conseguimos sair do canto.
O segundo aspecto que Paulo aponta é que devemos cuidar bem do tempo. Tempo aqui é Kairos, oportunidade.
Este tempo deve ser bem aproveitado porque os dias são maus.

Cuidar da Vida e do Tempo é Saber a Vontade do Senhor

Deus se revela nas práticas mais simples da vida. Desta forma podemos perceber sua vontade.
Temos uma vida tão agitada que nos esquecemos de aproveitar o melhor da vida nas coisas mais corriqueiras.
Desfrute da presença de Deus antes mesmo de iniciar a sua jornada diária cheio de atividades pra dar conta.
Busque a Deus no seu formato original, aí você poderá encontrar a vontade boa, perfeita e agradável do Senhor.
Não apenas na formalidade do culto mas na simplicidade da vida, nas conversas despretensiosas, na arte, ou em qualquer outro lugar que possamos vislumbrar a presença do Pai.

Conclusão

Este é apenas o primeiro passo em uma mês que iremos refletir sobre a presença de Deus na vida ordinária.
Para começo, vimos que o tempo pode ser um fator importante nessa jornada, saber lidar com o tempo e com a vida pode ser uma oportunidade impar conhecermos a vontade do Senhor.
Agora eu lhe pergunto, qual foi a última vez que você pode desfrutar dessa presença rica de Deus na estrada comum da vida?
Você tem esperado somente pelo culto? Que tal experimentar a presença de Deus em todo o tempo?
Related Media
See more
Related Sermons
See more