O Evangelho do Reino

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

O que é o Evangelho?

A palavra evangelho vem do grego “euangelion” que são boas novas.
O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16)
Poder é dynamis ou seja, é a força de Deus operando no ser humano afim de arrancá-lo de uma vida conformada pela escravidão do pecado, para transportá-lo para uma nova vida conformada na justiça de Cristo. É a força atuante de Deus Pai para transformar através do convencimento do Espírito.
Colossenses 1.13 “13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,”
Este poder só opera naquele que crê, ou seja, é aquele que é convencido que o Evangelho é a verdade, e que ele está errado e assim passa a ser um seguidor de Jesus.
Talvez alguém possa pensar que crer é simplesmente acreditar, mas crer é mais do que acreditar, é viver a vida em prol daquilo que se acredita (Gl 2.20).
Viver pela fé em Cristo é viver como um discípulo constantemente aprendendo de Cristo e o buscando constantemente de todo coração. É impossível um discípulo de alguém não saber o que seu mestre ensina e é complicado um discípulo de alguém ouvir os ensinamentos de seu mestre e não por em prática.
Esta salvação veio primeiramente para os judeus, “ele veio para o seu povo, mas o seu povo não o quis receber, mas todos quantos o recebem, Deus concede PODER (a capacidade de se tornarem) filhos de Deus, a saber os que CREEM no seu nome. Estes recebem um novo nascimento que não é nada comparado a um nascimento humano, ou por meio da vontade humana, mas através de ação poderosa de Deus (Jo 1.11-13 cf. 1Co 15.50)
1Coríntios 15.50 “50 Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.”

Boas novas de quê?

Do Reino (Mt 4.23; 9.35; 24.14)
Mateus 4.23 “23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.”
Mateus 9.35 “35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.”
Mateus 24.14 “14 E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.”

Que Reino é este?

O Reino dos céus (Mt 3.2; 4.17)
Mateus 3.2 “2 Ele dizia: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.”
Mateus 4.17 “17 Daí em diante Jesus começou a pregar e a dizer: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.”
O Reino onde a vontade de Deus é Feita
Mateus 6.10 “10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
Mateus 7.21 “21 — Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
O Reino de Deus não consiste em regras sobre comida ou bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17)
O Reino de Deus não consiste em palavra humana, mas em poder (1Co 4.20)

A que se assemelha o Reino dos Céus?

É comparado por Jesus “a um homem que semeou boa semente no seu campo” (Mt 13.24)
É semelhante ao grão de mostarda (Mt 13.31)
É semelhante a um fermento de uma mulher que pegou e misturou em três medidas de farinha (Mt 13.33)
É semelhante a um tesouro escondido no campo (Mt 13.44)
É semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas (Mt 13.45)
É semelhante a uma rede que foi lançada no mar e apanho pexes de toda espécie (Mt 13.47)
É semelhante a um Rei que resolveu ajustar contas com seus servos (Mt 18.23)
É por esse motivo, que Jesus disse, que todo escriba instruído (que se torna um discípulo) no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas (Mt 13.52)
É semelhante a um homem, dono de terras, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha (Mt 20.1)

O que este Reino traz de bom?

Cura a todo tipo de doenças e enfermidades (Mt 4.23; 9.35)
Mateus 4.23 “23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.”
Mateus 9.35 “35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.”
O Reino de Satanás é expulso
Mateus 12.28 “28 Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.”
A boa notícia que todos podem ser salvos por meio de Jesus Cristo mediante a fé e que isto não depende de nós, mas é um dom gratuito de Deus.
Atos dos Apóstolos 20.24 “24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.”
Efésios 2.8 “8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;”
Lucas 2.10–11 “10 O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: 11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

A quem pertence este reino?

Aos pobres de espírito (Mt 5.3)
Mateus 5.3 “3 — Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Aqueles que são perseguidos por causa da justiça (Mt 5.10)
Mateus 5.10 “10 — Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Aqueles que ovem a palavra do Reino e a compreendem
Mateus 13.19 “19 A todos os que ouvem a palavra do Reino e não a compreendem, vem o Maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.”

Quem pode entrar nesse reino?

Aqueles cuja justiça excede em muito a dos escribas e fariseus (Mt 5.20)
Como era justiça dos escribas e fariseus?
Ele não obedeciam os mandamentos e ainda ensinavam que não obedecessem (Mt 5.19; Mt 23.23; Mc 7.9-13)
Aqueles que se arrependem e creem no evangelho (Mc 1.15)
Marcos 1.15 “15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.”
Aqueles que se tornam como crianças (Mt 18.3 cf. Mt 19.14)
Mateus 18.3 “3 e disse: — Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.”
Aqueles que não são apegados as riquezas
Mateus 19.23–24 “23 Então Jesus disse aos seus discípulos: — Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24 E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.”
Aqueles que nascerem de novo
João 3.3 “3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
Isto é, da água e do Espírito, ou seja, da água que é a Palavra de Deus e do Espírito que convence a respeito da Palavra operando assim a regeneração.
João 3.5 “5 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Quem não pode entrar no Reino de Deus?

1Coríntios 6.9–10 “9 Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.”
Gálatas 5.19–21 “19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Efésios 5.5 “5 Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus.”

O que deve ser pregado acerca do Evangelho?

O reino de Deus e sobre Jesus Cristo

Atos dos Apóstolos 8.12 “12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, tanto homens como mulheres.”
Atos dos Apóstolos 19.8 “8 Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, discutindo e persuadindo a respeito do Reino de Deus.”
Atos dos Apóstolos 28.23 “23 Tendo eles marcado um dia, foram em grande número ao encontro de Paulo no lugar onde ele residia. Então, desde a manhã até a tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do Reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela Lei de Moisés como pelos Profetas.
Atos dos Apóstolos 28.31 “31 Pregava o Reino de Deus, e, com toda a ousadia, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.”

Onde o evangelho deve ser pregado?

Em todo o mundo (Mt 26.13: Mc 16.15)
Mateus 26.13 “13 Em verdade lhes digo que, onde for pregado em todo o mundo este evangelho, também será contado o que ela fez, para memória dela.”
Marcos 16.15 “15 E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.”
A todas as nações (Mc 13.10)
Marcos 13.10 “10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more