O Evangelho do Reino
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
O que é o Evangelho?
O que é o Evangelho?
A palavra evangelho vem do grego “euangelion” que são boas novas.
O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16)
Poder é dynamis ou seja, é a força de Deus operando no ser humano afim de arrancá-lo de uma vida conformada pela escravidão do pecado, para transportá-lo para uma nova vida conformada na justiça de Cristo. É a força atuante de Deus Pai para transformar através do convencimento do Espírito.
Colossenses 1.13 “13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,”
Este poder só opera naquele que crê, ou seja, é aquele que é convencido que o Evangelho é a verdade, e que ele está errado e assim passa a ser um seguidor de Jesus.
Talvez alguém possa pensar que crer é simplesmente acreditar, mas crer é mais do que acreditar, é viver a vida em prol daquilo que se acredita (Gl 2.20).
Viver pela fé em Cristo é viver como um discípulo constantemente aprendendo de Cristo e o buscando constantemente de todo coração. É impossível um discípulo de alguém não saber o que seu mestre ensina e é complicado um discípulo de alguém ouvir os ensinamentos de seu mestre e não por em prática.
Esta salvação veio primeiramente para os judeus, “ele veio para o seu povo, mas o seu povo não o quis receber, mas todos quantos o recebem, Deus concede PODER (a capacidade de se tornarem) filhos de Deus, a saber os que CREEM no seu nome. Estes recebem um novo nascimento que não é nada comparado a um nascimento humano, ou por meio da vontade humana, mas através de ação poderosa de Deus (Jo 1.11-13 cf. 1Co 15.50)
1Coríntios 15.50 “50 Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.”
Boas novas de quê?
Boas novas de quê?
Do Reino (Mt 4.23; 9.35; 24.14)
Mateus 4.23 “23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.”
Mateus 9.35 “35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.”
Mateus 24.14 “14 E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.”
Que Reino é este?
Que Reino é este?
O Reino dos céus (Mt 3.2; 4.17)
Mateus 3.2 “2 Ele dizia: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.”
Mateus 4.17 “17 Daí em diante Jesus começou a pregar e a dizer: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.”
O Reino onde a vontade de Deus é Feita
Mateus 6.10 “10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
Mateus 7.21 “21 — Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
O Reino de Deus não consiste em regras sobre comida ou bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17)
O Reino de Deus não consiste em palavra humana, mas em poder (1Co 4.20)
A que se assemelha o Reino dos Céus?
A que se assemelha o Reino dos Céus?
É comparado por Jesus “a um homem que semeou boa semente no seu campo” (Mt 13.24)
É semelhante ao grão de mostarda (Mt 13.31)
É semelhante a um fermento de uma mulher que pegou e misturou em três medidas de farinha (Mt 13.33)
É semelhante a um tesouro escondido no campo (Mt 13.44)
É semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas (Mt 13.45)
É semelhante a uma rede que foi lançada no mar e apanho pexes de toda espécie (Mt 13.47)
É semelhante a um Rei que resolveu ajustar contas com seus servos (Mt 18.23)
É por esse motivo, que Jesus disse, que todo escriba instruído (que se torna um discípulo) no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas (Mt 13.52)
É semelhante a um homem, dono de terras, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha (Mt 20.1)
O que este Reino traz de bom?
O que este Reino traz de bom?
Cura a todo tipo de doenças e enfermidades (Mt 4.23; 9.35)
Mateus 4.23 “23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.”
Mateus 9.35 “35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.”
O Reino de Satanás é expulso
Mateus 12.28 “28 Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.”
A boa notícia que todos podem ser salvos por meio de Jesus Cristo mediante a fé e que isto não depende de nós, mas é um dom gratuito de Deus.
Atos dos Apóstolos 20.24 “24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.”
Efésios 2.8 “8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;”
Lucas 2.10–11 “10 O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: 11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
A quem pertence este reino?
A quem pertence este reino?
Aos pobres de espírito (Mt 5.3)
Mateus 5.3 “3 — Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
Aqueles que são perseguidos por causa da justiça (Mt 5.10)
Mateus 5.10 “10 — Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”
Aqueles que ovem a palavra do Reino e a compreendem
Mateus 13.19 “19 A todos os que ouvem a palavra do Reino e não a compreendem, vem o Maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.”
Quem pode entrar nesse reino?
Quem pode entrar nesse reino?
Aqueles cuja justiça excede em muito a dos escribas e fariseus (Mt 5.20)
Como era justiça dos escribas e fariseus?
Ele não obedeciam os mandamentos e ainda ensinavam que não obedecessem (Mt 5.19; Mt 23.23; Mc 7.9-13)
Aqueles que se arrependem e creem no evangelho (Mc 1.15)
Marcos 1.15 “15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.”
Aqueles que se tornam como crianças (Mt 18.3 cf. Mt 19.14)
Mateus 18.3 “3 e disse: — Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.”
Aqueles que não são apegados as riquezas
Mateus 19.23–24 “23 Então Jesus disse aos seus discípulos: — Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24 E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.”
Aqueles que nascerem de novo
João 3.3 “3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.”
Isto é, da água e do Espírito, ou seja, da água que é a Palavra de Deus e do Espírito que convence a respeito da Palavra operando assim a regeneração.
João 3.5 “5 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”
Quem não pode entrar no Reino de Deus?
Quem não pode entrar no Reino de Deus?
1Coríntios 6.9–10 “9 Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.”
Gálatas 5.19–21 “19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Efésios 5.5 “5 Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus.”
O que deve ser pregado acerca do Evangelho?
O que deve ser pregado acerca do Evangelho?
O reino de Deus e sobre Jesus Cristo
O reino de Deus e sobre Jesus Cristo
Atos dos Apóstolos 8.12 “12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, tanto homens como mulheres.”
Atos dos Apóstolos 19.8 “8 Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, discutindo e persuadindo a respeito do Reino de Deus.”
Atos dos Apóstolos 28.23 “23 Tendo eles marcado um dia, foram em grande número ao encontro de Paulo no lugar onde ele residia. Então, desde a manhã até a tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do Reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela Lei de Moisés como pelos Profetas.”
Atos dos Apóstolos 28.31 “31 Pregava o Reino de Deus, e, com toda a ousadia, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.”
Onde o evangelho deve ser pregado?
Onde o evangelho deve ser pregado?
Em todo o mundo (Mt 26.13: Mc 16.15)
Mateus 26.13 “13 Em verdade lhes digo que, onde for pregado em todo o mundo este evangelho, também será contado o que ela fez, para memória dela.”
Marcos 16.15 “15 E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.”
A todas as nações (Mc 13.10)
Marcos 13.10 “10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.”