Pregação do Salmo 17 As marcas da vida debaixo do sol e uma fé perseverante
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Esboço do Sermão – salmo 17
1. O salmo é uma oração. Apesar de boa parte do salmo tem a característica de um homem falar a Deus, nos salmos podemos ler cânticos, gratidão, mas aqui é uma oração por justiça, um lamento por vindicação.
2. Estrutura do salmo :
1.v1-2: Apelo ao Senhor (Atenção Senhor) o motivo que leva Davi a orar é que Deus ver com equidade (justiça, integridade)
2.v.3-5 Declaração de fidelidade a Deus diante da provação.
3. V.6-9: Apelo ao Senhor (atenção e ação já que o povo é menina dos olhos). Tal apelo é fruto da ação dos adversários de Davi.
4.V.10-12: Declaração da ação dos adversários envolve lábios e ação.
5V.13-15: Apelo por Ação – a característica de uma oração de lamento é a confiança na ação do Senhor. Na seção 1. Os versos 1-2: três imperativos e termina, 13-15 com três imperativos, contudo é uma oração imprecatória.
3. Qual é a ideia do Salmo? Davi apela(ora) pela justiça divina diante das lutas terrenas.
INTRODUÇÃO
Vocês já ouviram falar do Ironman? O Ironman é sinônimo de resistência. O desafio Ironman é uma prova muito importante no meio esportivo, pois reúne três grandes modalidades de peso, natação, ciclismo e corrida e é o ápice do desafio físico e mental. A média da distância de uma prova de ironman são: natação 3.8km, ciclismo 180km e pra fechar com chave de ouro, uma corrida de 42km,195m ou seja, uma maratona. A perseverança mesmo diante da dor é uma característica desses atletas e tem que terminar tudo isso em menos de 17horas. E nesse, como em qualquer outro esporte tem histórias belíssima de superação.
O “Projeto Iron Brothers” nasceu há mais de 5 anos atrás aproximadamente, quando Pedro, que sofre de paralisia cerebral, ouviu falar de uma corrida Ironman pela primeira vez. Juntamente com o seu irmão, Miguel, começaram o desafio. Treino e mais, treino e mais treino.
“A história destes dois irmãos destaca não apenas a força física necessária para completar o Iron Man, mas também a importância da inclusão e da aceitação. Miguel não vê a paralisia cerebral do seu irmão como um obstáculo, mas sim como uma oportunidade para desafiar percepções e inspirar mudanças.”
Você teria coragem de fazer uma prova de ironman? Talvez a pergunta, melhor seria: Você teria perseverança para treinar para uma prova de Ironman?
O que Ironman tem a ver com a vida cristã? Mateus 24.12 diz: “Àqueles, porém que perseverar até o fim, será salvo.” Apocalipse 2.10: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” A principal marca de uma fé genuína é a perseverança. As provações debaixo do sol para aqueles que temem a Deus são diversas (Tg 1.2), e por causa dessa realidade é necessária uma fé perseverante.
O Salmo 17, Davi a clama por ajuda. Por pelo menos três vezes, o salmista diz: ouve Senhor v.1, Eu te invoco, ò Deus v.6 e levanta-te, Senhor.v.13 Davi está sendo acusado injustamente, e por isso ele clama a Deus, ele persevera na oração e pede intervenção divina. Davi ora sem cessa. Hoje o salmo 17 nos ensina:
Ideia central: Que a vida debaixo do sol é marcada por provações perseverantes e requer uma fé perseverante, olhando sempre para Cristo o autor e consumador da nossa fé.
I. As marcas das provações perseverantes
II. As marcas de uma fé perseverantes
I. As marcas de uma vida debaixo do sol. V10-12, v4.
A) A realidade da dor debaixo do Sol. Davi ao longo do salmo 17 mostra a realidade da dor. No verso 2 nos revela o julgamento que Davi estava passando. No verso 10-12 Davi faz um declaração dos seus inimigos, primeiro ele fez uma declaração da sua integridade a luz da provação(v.3-5) E agora ele está descrevendo a ação dos seus inimigos. Mas antes de ver os inimigos debaixo do sol. Veja que Davi, nesse salmo mostra a realidade da dor debaixo do sol.
A mentalidade de muitos que não conhece a fé bíblica é que a vida com Deus é só vitória, e também, não podemos pensar que é só derrota, mas a certeza bíblica é que o mundo é marcado pecado há PROVAÇÕES.
Tiago 1.2 diz: 2Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,
João 16.32–33. 33Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
E nós estamos vendo, não só nesse salmo, mas ao longo dos salmos você ver a dor do salmista.
Salmo 13.1-2 1 Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?
Salmo 12.1: SOCORRO, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.
Dor é uma realidade que passamos debaixo do sol.
Aplicação: Pra onde corremos diante da dor? Pra onde corremos quando queremos resolver os nossos problemas? Sua corrida em busca de refúgio, mostra onde está o seu coração. Famosa frase de Agostinho é “ Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansa em Ti”
Então precisamos saber que a Bíblia nos ensina que mesmo diante da dor quando coloco a mim mesmo, os meus desejos, minha capacidade de me salvar, ou qualquer outra coisa que não é Deus o centro da minha confiança e de meu amor, é exatamente neste lugar que vivo, é o meu deserto.
Jeremias 2.13 nos diz: “Porque o meu povo cometeu dois males: abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rachadas, que não retêm as águas.”
B) As ações dos inimigos debaixo do Sol.v10-12 Nesses versos Davi descreve os seus inimigos como perversos e arrogantes, mostrando as ações deles de duas formas: primeiro com os lábios. A expressão insolentes significa um fala orgulho, uma fúria que se exalta para destruir a outra pessoa.
A segunda característica é ação: o texto diz que eles andam cercando, eles fixam os olhos, versos 12 eles fazem emboscadas. E Davi usa uma imagem que eles são como o leão. O que significa isso? Os nossos inimigos, ou inimigos do reino de Deus são como Leão.
1 Pedro 5.8-9: 8Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês
Aplicação: Ações do filho das trevas, impulsionado por satanás sempre tem o intuito de destruir os filhos da luz.
Ilustração a batalha por fazer você não entender a verdade. Marcos 10 Parábola do Semeador – Há uma semente que cai a beira do caminho. E a explicação. v15 “ São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem satanás e tira a palavra semeada neles.”
II. As marcas de uma fé perseverante.
Davi mostra que a provação e tentação são marcas desse mundo caído, sendo assim, é necessária uma fé perseverante. Traga mais uma vez em sua memória a parábola do semeador. Há três solos o rochoso, espinhoso e o solo bom
E estes são os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo de pouca duração. Quando chega a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.( não ter confiança/ seduzido pelo pecado) 18Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19mas as preocupações(ansiedade) deste mundo, a fascinação(engano/falsidade) da riqueza e outras ambições(desejos/ sentar sobre algo) aparecem e sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Os solos rochoso e espinhoso não perseveraram apesar de terem recebido a boa semente que é a Palavra. O Problema não está na semente, mas sim, no solo.
Davi persevera, ele descansa na justiça de Deus, diante disso ele nos mostra as marcas de uma fé perseverante:
A) Orar perseverante no Deus que ouvi. V.1-2/v.6-9 Orar sem cessar essa é ordem de Paulo em 1 Tessalonicenses 5.17. Veja mais uma vez essa realidade: oração de Petição, vs. 1-2 “Ouvi”; depois Defesa da integridade, vs. 3-5; oração de Petição, vs. 6-9 “Eu te invoco, ó Deus”; Descrição dos inimigos, vs. 10-12; Oração Petição, vs. 13-14; “Levanta-te, Senhor”; Demonstração de confiança, v. 15.
Sendo assim, Davi nos dar dicas de como orar sem cessar:
1.Avaliando o sem coração. v. 3 “sonda-me o coração”, Por quê? Porque o nosso coração é enganoso, principalmente quando as coisas não estão do nosso jeito. Mas também, João, o apóstolo, compreendeu assim o maior problema do ser humano: autoimagem.
1Jo 2.15-16 | 15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.
Amamos o mundo pelo que ele nos dá (glória) ou pode nos tornar (gloriosos). Nossa imagem é para nós algo de infinito valor. A auto-glorificação está na essência do pecado e a oração é o antídoto contra esta enfermidade. Ore sem cessar fazendo autoavaliação.
A oração é um relacionamento que gera intimidade com Deus. Leva-nos à presença de Deus (presença = face). Diante dele nós ficamos expostos, pois sabe quem somos; ele nos conhece por dentro e por fora. Ouvimos e somos ouvidos.
2. Ore sem cessar suplicando por proteção. Davi se vê como o povo sob as pragas no Egito.
v.6-7 Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; INCLINA-ME os ouvidos e ACODE às minhas palavras. 7 Mostra as MARAVILHAS da tua bondade, ó Salvador dos que à tua destra buscam refúgio dos que se levantam contra eles.
A expressão Maravilhas (hebraico: prodígios que dar ideia de separação por usa ação sobrenatural) que Davi usou essa expressão do versos 7 foi usado por duas vezes na narrativa do Êxodo para mostra ação de Deus em favor do seu povo no deserto. .
Êx 3.20. 20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir
Êx 34.10 10 Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Davi se vê no meio de um ataque e, sem ter para onde correr, busca refúgio e proteção no Senhor e pede que os prodígios e as maravilhas divinas o salve como salvou o povo no deserto. A linguagem expressa uma criança indefesa perdida no meio de uma multidão de malfeitores.
8 Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, […]
Que imagem é de uma Ave. Que ave é essa que nos protege, nos faz percebe as MARAVILHAS DA BONDADE DE DEUS. – Será que é uma galinha?
Mateus 23.37: 37— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!
Pode ser, contudo quero que você perceba uma outra imagem. A imagem de parecido coo pomba, sim uma pomba.
No batismo de Jesus, algo desce sobre Jesus, em cima de Jesus. Qual foi? Algo como um POMPA. E era o que? ESPÍRITO SANTO. Romanos 8 – Esse Espírito conhecido como ESPÍRITO DA ADOÇÃO. confirmando que somos filhos de Deus. Mas ainda, Romanos 8. 26 diz:
26Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Esse Espírito que nos protege, principalmente de que? Não só do mal físico, mais principalmente da nossa identidade me Cristo.
Aplicação: Ore sem cessar: Por um auto avaliação e proteção do Senhor. Matthew Henry diz:
“Não permitais que o eu, o eu carnal seja a fonte e o centro de vossas orações, mas Deus; que o olho da alma esteja fixado nele como vosso objetivo supremo em todas as vossas súplicas a ele; que a atitude habitual de vossa alma seja esta: trazer renome e louvor para o vosso Deus; e que vosso propósito em todos os vossos desejos seja este: que Deus seja glorificado e, por causa disso, que todos eles sejam dirigidos, determinados, santificados e quando necessário, que Deus prevaleça sobre eles.”
Amém.
B) Santifique perseverante no Deus que ver. V3-5: O andar reto de Davi, e mostra onde está a base da sua justiça? Na Palavra é que esquadrinha o seu coração, sendo assim, é ela que nos impulsiona a continuar caminhado na verdade. Cristo nos afirma
João 17.17 17Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
A santificação não é um processo que nós fazemos para ser salvo, o fundamento da santificação é a justificação. CMW nos ajuda a entender sobre essas duas verdades:
77. Em que difere a justificação da santificação?
Ainda que a santificação seja inseparavelmente unida com a justificação, contudo elas diferem nisto: na justificação Deus imputa a justiça de Cristo, e na santificação o seu Espírito infunde a graça e dá forças para a exercer. Na justificação o pecado é perdoado, na santificação ele é subjugado; aquela liberta a todos os crentes igualmente da ira vingadora de Deus, e isto perfeitamente nesta vida, de modo que eles nunca mais caem na condenação; esta não é igual em todos os crentes e nesta vida não é perfeita em crente algum, mas vai crescendo para a perfeição.
Davi busca a santificação em seu lábios. v.3b
Davi busca santificação no seu andar. v.5
Não ele não é perfeito, mas como sua vida está daquele que viria a saber em Cristo pela fé, ele não teme os seus adversários.
Aplicação: Por que você é aceito por Deus? Você acha que você é aceito por causa da sua justiça? Por causa da sua vida te integridade e de padrão moral? Como vc lida com os seus pecados? E contra o pecado dos seus irmãos. Lou Priolo, Ele fala sobre três coisa fundamentais nos relacionamentos, e veja se não é assim com você?
1. Nunca julgue uma pessoa com algo que tenha cometido algo, onde a Bíblia não defini que aquele ato é pecado. “ Não esqueça pecado é a transgressão da lei ou qualquer falta de conformidade com a lei”
2. Nunca julgue coisas que você não tem provas suficientes que aquilo que uma pessoa está cometendo.
3. Nunca julgue coisas que você está tentando descobrir a motivação do coração.
Não é assim que vivemos como Cristão, moralistas, achado que é o nosso comportamento que nos faz aceito diante de Deus.
Lembre-se você é aceito por Deus por causa da justiça de Cristo. Você sabe o que é justificação pela fé? Lutero diz:
“A morte de Cristo é a morte do pecado e sua ressurreição é a vida do justo, pois, por meio da morte, ele fez satisfação pelo pecado e por meio de sua ressureição ele nos concedeu justiça. Assim, sua morte não significa apenas a remissão dos pecados, ela também conquista a satisfação completa suficiente. Sua ressureição não é apenas o sacramento de nossa justificação, ela efetua essa justiça em nós se vivemos nela. A ressureição é a causa dela.
O seu status antes e depois de Cristo é totalmente diferente. Se você é uma nova criatura em Cristo, você vai crescer em santidade. O andar do povo de Deus é com base nessa verdade. Ou seja, em Cristo nós não somos fracassados, não somos frustrados: Em enumere os seus fracassos?
1. Pastor, eu não tenho um namorado, o meu sonho é casar;
2. Pastor, a anos tendo engravidar, mas não consigo;
3. Pastor, a anos luto com abalança;
4. Pastor, minha vida cristã, oscila demais;
5. Pastor, a anos estudo para um concurso e nada;
6. Pastor, eu não tenho nenhuma perspectiva de vida;
7. Pastor, eu acho que as pessoas dependem de mim para viver nesse mundo;
8. Pastor, eu faço as coisas porque eu quero ser aceito ou aceita;
Veja quem você é em Cristo, verso 8
Mas infelizmente não paramos para pensar sobre isso, quem nós somos em Cristo e a nossa alegria é igual a alegria do ímpio. Veja v.14
IlustraçãoPorque Davi cometeu adultério com Bate -Seba? 2 Samuel12. 7-9
Perseverar na santidade em meio a provação, vai libertar você de você mesmo.
Ceder a tentação é desprezar a Palavra de Deus. É buscar a santificação do mundo e não em Deus. É per mais prazer no pecado, do que deleite em Deus.
C) Confia perseverante no Deus que é justo. V.13-15 A minha confiança está na justiça de Deus. E a manifestação visível da justiça de Deus é Cristo.
Aplicação: As Cartas de Ruth Bryan – Tem como o centro o fortalecimento espiritual tendo Cristo como o centro – Devemos aprender nossa fraqueza
Agora, tendo examinado toda a sua declaração, não consigo encontrar nada contrário aos exercícios comuns do povo do Senhor, e acredito plenamente que você deve se preparar para “suportar com dureza”, se você é um soldado de Jesus Cristo; pois é Sua vontade que aqueles que reinam com Ele também sofram com Ele, e também que tenham muitos exercícios variados na disciplina do deserto. Devemos aprender a nossa fraqueza, bem como a Sua força; nosso vazio, bem como Sua plenitude; nossa ignorância, bem como Sua sabedoria. Devemos experimentar que nossos corações são como o terreno baldio, e também que Ele é como o orvalho para Israel; e devemos ter momentos de fechamento, para que possamos novamente dar-Lhe a glória de abrir novamente, e para que possamos continuar dizendo com sentimento: “Todas as minhas fontes estão em Ti”[...]Em suma, tudo isso é para “elevar Jesus ao alto” em nossas almas. Esta é a obra constante do Espírito Santo, para nos levar a ser experimentalmente nada , e para fazer de Jesus o nosso “tudo em todos”, ensinando-nos assim a viver pela fé Nele.
v.15 . Contemplar a face de Deus nada mais é do que ter o senso de seu favor paternal, com que agora não só nos causa alegria ante a remoção de nossas tristezas, mas também nos transporta até aos céus.
Uma ilustração de viagem atribulada, mas quando chegar pula nos braços daquele que vai lh pegar no aeroporto.
A visão beatífica, refere-se à experiência dos redimidos na presença de Deus após a morte, particularmente após a ressurreição final. É o estado de ver Deus "face a face" e conhecer a Deus de uma maneira direta e imediata. Essa visão proporciona aos santos a plenitude de alegria e satisfação na presença gloriosa de Deus.
1 Coríntios 13:12 "Agora, pois, vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face
1 João 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é o veremos
A visão beatífica é a promessa de uma eterna e perfeita comunhão com Deus, na qual os redimidos verão e conhecerão a Deus plenamente e experimentarão a mais alta bem-aventurança e satisfação.
Conclusão
O treino de um atleta para um ironman é pesado, e não esqueça boa parte dos atletas são amadores, eles não ganham dinheiro para treinar. Sendo assim, os treinos são de madrugada ou depois do expediente. Eles precisam de foco, disciplina e perseverança. Nós como atletas de Cristo precisamos perseverar, na vida debaixo do sol, as provações, as tentações são perseverantes e requer uma fé perseverante. Devemos perseverar na oração, na santificação e na confiança na justiça de Deus. Como?
Hebreus 12.1-2:Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
E para as promessas de Romanos 8
V35-38
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.