Vida integral

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Colossenses 3.15–17 (BS:NVT)
Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos.
Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido.
E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.
Colossos era um antigo e decadente centro comercial do primeiro século. Acredita-se que Paulo tenha passado por lá a caminho de Éfeso. Epáfras era o pastor desta comunidade. Existia neste contexto uma heresia conhecida posteriormente como Gnosticismo, que atingia não apenas a fé cristã, mas também o judaísmo. Algumas características: dualismo metafísico (duas realidades distintas: material = física / imaterial = espiritual), que trazia a ideia de que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que a vida terrena era apenas uma forma maléfica de aprisionar o espírito humano e que o bem só seria alcançado na esfera espiritual; a ideia de que o homem estava preso em um mundo de matéria má e que só encontraria proximidade com Deus através de seres angelicais mediadores. Com a suposta ajuda desses poderes e através de interpretações alegóricas e místicas das escrituras, haveria uma pseudo redenção do mundo e do pecado, ou seja, anulavam a Cristo e o seu sacrifício na cruz. Em outras palavras, o gnosticismo minimizava a Cristo e a sua natureza divina, que nos redime.
Aquela igreja de Colossos lutava contra este tipo de ensino, que impregnava muitas mentes. De forma bem sucinta, Paulo alertou àqueles primeiros crentes e a nós, por extensão, sobre a importância da consciência. Que a paz de Cristo governe os nossos corações.
Na atualidade, muitas coisas tentarão tomar lugar em nossas mentes e corações. O mal tentará instituir tronos no seu coração, com ideias falsas, impressões e tendências. Como isso chega até você? No terreno mais fértil dos nossos dias, nas redes sociais, nas relações humanas.
Parece que o natural, hoje em dia, é a confusão. Todos brigam, todos discordam, todos querem ter lugar de fala. Todo mundo quer dar a palavra final. Somos chamados para a paz e quem defende a paz precisa ter um coração humilde para entender que nem sempre terá razão, que nem sempre terá a palavra final. O problema é quando há brigas e desentendimentos, inclusive, no meio da igreja.
Li certa vez uma frase de autoria desconhecida que dizia “Por causa das disputas, das discussões e brigas que nunca deveriam existir em nosso meio, um irmão bem vivido já dizia: ‘certamente, o diabo também vai à igreja’”.
Quando nos deixamos ser levados pelas tendências e dar vazão à nossa vontade, nos permitimos ser usados pelo inimigo.
Paulo nos lembra: sejamos agradecidos. Agradecidos pelo quê? Porque temos Cristo. É por isso que ele diz: “Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido”
Vocês têm Cristo, aquele que é plenamente homem e plenamente Deus, que se entregou em um grande gesto de amor por vocês. Que esta mensagem de entrega, de amor, de sacrifício, preencha a vida de vocês a ponto de vocês ignorarem qualquer investida ou qualquer tendência do mundo. Que Cristo seja suficiente na vida de vocês. Não há necessidade de intermediadores. Vocês não precisam de líderes espirituais que cuidem de vocês como se fossem tutores. Cristo basta. Esta é a mensagem inovadora para a época e continua a provocar escândalo em muitos corações até hoje.
É por isso que devemos ensinar e aconselhar uns aos outros com sabedoria, sabendo onde pisamos, onde estamos. Cuidado com o que postamos, nas redes em que estamos, nos grupos que frequentamos, com algumas amizades que achamos ter. Peça a Deus sabedoria para que você seja capacitado a viver como um filho de Deus.
A sua vida tem refletido o evangelho que você escuta domingo após domingo? Se ele não é verdade, você está se enganando, se magoando. Cuidado porque você poderá acabar frustrado e perdido. Deus não quer isso. Deus quer que a sua vida seja para louvor e glória dele, por isso Paulo conclui este versículo com a orientação: Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido.
O elemento principal da fé cristã é a gratidão. Gratidão porque Deus nos tirou da condenação interna que estava reservada a nós. Devemos ser gratos porque o grande amor nos alcançou. A nossa vida, por consequência desta percepção, deve ser de louvor constante. É uma adoração permanente.
E ele finaliza: E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.
A sua relação com os seus pais, familiares, amigos, professores, irmãos da igreja e até o seu contato com os desconhecidos representam oportunidades de manifestação da sua adoração a Deus. Tudo o que fizer no dia a dia, não apenas no domingo, mas todo dia, deve ser feito com louvor a Deus, em nome de Jesus.
A Palavra é simples e direta, mas sabe qual o problema? É que ela nos confronta porque sabemos que é muito difícil ter uma vida integral de adoração a Deus. A gente falha em vários aspectos.
Talvez seja no mau humor pela manhã que nos faz andar de cara fechada pelas ruas, no atravessar a rua para não falar com algum conhecido, na resposta mais atravessada e ríspida a quem tem mais intimidade conosco, como algum familiar.
É, sem dúvida, um grande desafio a ser superado. A boa notícia é que nada depende de você. Nem de mim. É em Jesus que somos capacitados a viver uma vida de adoração.
Não encare como uma maratona, um super alvo a ser atingido. Comece com alvos possíveis.
Você tem uma rotina devocional diária?
Como está a leitura da Bíblia?
Você compartilha sobre Jesus com alguém?
Você ora a Deus?
A sua chegada em algum ambiente provoca uma boa ou uma má sensação?
Se a sua resposta foi não para algumas ou todas essas perguntas, é o momento de refletir.
Ore ao Senhor e peça: Deus, o Senhor me resgatou para me dar uma vida repleta de graça e de novidade de vida em Cristo. O Senhor conhece o meu coração. Ajude-me a encontrar forças para ter uma vida verdadeiramente que louve e glorifique a ti. Que na integralidade dos meus dias, eu possa te adorar em espírito e em verdade.
Tão importante quanto orar, com sinceridade, meus queridos, é buscar a mudança. Assuma compromissos de fazer coisas que glorifiquem a Deus. No começo, pode ser que seja difícil, seja aos trancos e barrancos, mas depois, você entenderá o quão precioso isso é.
Related Media
See more
Related Sermons
See more