1 Timóteo 1.12-17
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
A TRAGETÓRIA DO CRISTÃO
A TRAGETÓRIA DO CRISTÃO
Penso que a maioria já foi num funeral. Não é um lugar que queremos ir, mas que é necessário. Em um dos momentos da cerimônia, é mencionado sobre a tragetória daquela pessoa, de quando era criança, quando se casou, ou com os filhos e netos. O que falariam no seu funeral?
E hoje temos a oportunidade hoje de pensar como está a nossa tragetória, pois ainda não é o fim. Podemos mudar, melhorar, fazer aquilo que fomos criados para fazer. Nós não caímos de paraquedas no mundo, somos feituras de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas obras, e Deus preparou antes para que andássemos nelas.
E qual é a sua tragetória? Deus tem poder para transformar a sua vida. Vamos ver nesses próximos versículos como foi a tragetória de Paulo.
I- Paulo Antes de Cristo
I- Paulo Antes de Cristo
Você lembra quem era você sem Cristo? Talvez se eu perguntar para cada um, teremos várias respostas. Vamos perceber estilos diferentes nas pessoas, vários problemas, medos, inseguranças. Porém, algo que nós vamos perceber é que Deus transformou a vida de cada um, em diferentes idades e momentos da vida.
O passado de Paulo nos ensina que não há pecador que Deus não possa alcançar e usar para a sua obra.
Paulo Antes de Cristo.
O seu nome judeu era Saulo e nasceu em Tarso na Cilícia. Ao mesmo tempo que era um cidadão romano (por isso o nome de Paulo), ele também era um judeu, da tribo de benjamim. Ele estudou aos pés de nomes renomados na época, como Gamaliel. Tinha muito conhecimento e lutava por suas crenças judaicas.
A sua convicção era tamanha que começou a perseguir os cristãos. A Bíblia fala que ele parecia uma fera indomável. Ele foi favorável a morte de Estêvão.
Paulo se intitulou por três características. (v.13) Blasfemo, perseguidor e insolente. Ele sabia quem era. Nós cristãos, devemos saber quem nós éramos. Não é que éramos bons e Jesus nos ajudou a chegar no céu, o Evangelho é somente sobre Jesus.
O passado de Paulo o condeva eternamente. Porém, não é só o dele, de todos nós. Romanos 3.23 “pois todos pecaram e carecem (necessitamos) da glória de Deus,”
Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom (presente) gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Só iremos morar eternamente com Deus se Jesus for nosso salvador. Somente ele é capaz de nos dar um novo sentido. Sem Jesus estávamos perdidos, estávamos num lamaçal, estavámos morto nos nossos pecados. Porém, a Bíblia diz que Efésios 2.4–5 “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos —”
Paulo disse que era o principal dos pecadores, mas eu preciso entender que eu sim, sou o principal pecador. Eu conheço o meu coração, as minhas atitudes, as minhas intenções. Isso é suficiente para entender que sou sim, o principal pecador!
Transição: Essa foi a vida de Paulo antes de Cristo. E como foi ou como tem sido, a sua vida antes
II- Paulo depois de Cristo
II- Paulo depois de Cristo
Que milagre é a conversão. Deus nos dá a vida eterna e muito mais, temos um sentido para viver. Vivemos para o criador! Assim foi com Paulo.
Paulo se converteu e entendeu que serviria para sempre a Deus e isso foi uma alegria. Paulo diz que é grato a Jesus que o fortaleceu e o considerou fiel, colocando-o no ministério. O nosso passado não é um bloqueio para impedir o agir de Deus em nossas vidas. Paulo diz no versículo 14 que a graça de Jesus transbordou com a fé e o amor.
Em Atos dos Apóstolos 9.15–16 “Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel. Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome.”
Paulo faz um comparativo no versículo 16 - mostra a misericórdia de Deus VS grande pecador. E que a misericórdia de Deus foi tão grande, com paciência, que pode usar a sua vida em prol do reino.
Ele usa um termo muito importante “servir de modelo”. Precisamos entender que nós, cristãos, devemos ser modelos para os demais. É muito triste quando vemos mal testemunhos daqueles que conhecem a verdade, mas tem caminhado nas trevas. Somos chamados para sermos modelos! Parecidos com Cristo. Ele nos comprou com o seu próprio sangue. Ele entregou a sua vida por nós, precisamos no mínimo, entregar e dedicar a nossa vida para o nosso Deus.
Como está a sua vida com Cristo? Você realmente entendeu o que Jesus fez por você? Você vê diferença de quando estava sem Jesus e agora? Se os nossos pensamentos, se as nossas atitudes e motivações continuam as mesmas de quando estávamos sem Cristo, precisamos refletir sobre o que JEsus fez por nós na Cruz!
A nossa vida depois de Cristo deve ser de gratidão, amor, obediência e serviço. Você deve buscar para ser sempre o melhor cristão, o melhor cônjuge, o melhor pai e mãe, o melhor filho, o melhor empregado. Pregando com as palavras e com a sua vida.
Paulo termina a sua vida dizendo 2Timóteo 4.7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Eu quero muito poder dizer isso no fim da minha vida.
Precisamos de louvar mais a Deus pelo o que Ele fez em nossas vidas.
E é isso que Paulo faz no último versículo 17
III- Paulo em louvor a Deus
III- Paulo em louvor a Deus
Receber elogio não é ruim. Quando você se esforça e alguém reconhece, muitas vezes nos deixa feliz. É claro que isso não pode ser um motivo para fazer. Paulo diz palavras de gratidão e de louvor a Deus. chamados de Doxologia 頌栄, mas o que é doxologia? é como uma música ou uma poesia especial que a gente canta ou fala para dizer o quanto a gente ama ou admira algo ou alguém. Um jeito bonito de dizer “eu te amo”. Mas em japonês é mais curioso, formado por 2 kanjis (elogio かたち e o outro さかえる de glória e esplendor). Nosso Deus merece todo louvor, toda glória para sempre.
Paulo traz alguns atributos de Deus:
Rei eterno e imortal - um Deus que nunca terá fim e que sempre existiu,
Deus invisível na sua essência
Único Deus, somente Ele é o caminho para a vida eterna.
Ele é digno de receber toda a nossa adoração, os nossos elogios, a nossa gratidão.
Um coração grato é um coração sem murmuração e que sabe que precisa louvar a Deus