O primeiro sinal: a água é transformada em vinho
Os sete sinais de João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O evangelho de João foi escrito com dois propósitos principais, o primeiro é para que as pessoas creiam que Jesus Cristo é o filho de Deus e quem nEle crer tem a vida eterna.
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
O segundo é para que os leitores pudessem ter a certeza de que herdariam a vida eterna, recebendo o dom gratuito de Deus.
Para comprovar que Jesus é o Filho de Deus, o apóstolo João apresenta sete sinais, ou seja, sete milagres que Jesus realizou. Hoje veremos o primeiro milagre.
Ideia Central
Ideia Central
O milagre realizado pelo Senhor é para que a sua glória seja manifestada e para que todos creem que Ele é o Filho de Deus.
Transição
Transição
Veremos três aspectos que o texto apresenta sobre o primeiro milagre de Jesus.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O cenário do milagre (v. 1-5)
1° O cenário do milagre (v. 1-5)
Jesus decide ir para a Galileia, ao chegar em seu destino, Jesus chama Filipe e Natanael para seguí-lo. Nessa ocasião, ocorre em Caná da Galileia uma festa de casamento. Nessa festa estava Jesus, os discípulos e a mãe de Jesus. Diante desse cenário é nítido ver três lições:
1ª Jesus deve ser o convidado (v. 1-2)
1ª Jesus deve ser o convidado (v. 1-2)
1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;
2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
No terceiro dia significa após a convocação de Filipe e Natanael. Jesus foi convidado para o casamento na cidade de Caná da Galileia, juntamente com a sua mãe e com os discípulos. Provavelmente o casamento era de algum parente próximo da família, por isso Jesus foi convidado.
Jesus estava presente no casamento, mas as pessoas não sabiam que ele era o filho de Deus, porque Jesus não tinha realizado nenhum milagre.
O casamento é estabelecido por Deus, pois Ele criou o homem e a mulher para se tornarem uma só carne. Então, a presença de Jesus deve ser desejável, é honroso ter a bênção do Senhor Jesus no casamento, ele deve ser o convidado de honra. É necessário convidá-lo por meio da oração e pedir as bênçãos dele para o casamento. Além disso, o casal precisa colocá-lo em primeiro lugar dentro do casamento.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Eu e a July fizemos questão de realizar um culto e convidar Jesus para estar presente em nosso casamento.
2ª O problema deve ser apresentado para Jesus (v. 3)
2ª O problema deve ser apresentado para Jesus (v. 3)
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
As festas de casamento em Israel durava uma semana e a responsabilidade financeira era do noivo. Então, faltar o vinho na festa de casamento era vergonhoso e os pais da noiva poderia expôr o noivo a um processo judicial.
O vinho acabou porque a quantidade de convidados foi superior ao planejado. Quando o vinho acabou Maria foi dizer para Jesus, porque ela sabia que Ele é o filho de Deus, apesar do Senhor não ter manifestado a sua glória e nem realizado nenhum milagre, ela sabia que Jesus tinha o poder para solucionar o problema e evitar que o noivo fosse exposto a uma situação constrangedora.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Maria entregou o problema para Jesus. As vezes nós compartilhamos o problema com tantas pessoas e se esquecemos de orar e colocar nas mãos de Jesus.
3ª Jesus traz a solução do problema no momento certo (v. 4-5)
3ª Jesus traz a solução do problema no momento certo (v. 4-5)
4 Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.
A reação de Jesus ao ouvir Maria relatar o problema parece grosseira. Mas, a questão é que Maria tinha entrado em algo que pertencia exclusivamente a divindade de Jesus, ou seja, não havia chegado o momento de manifestar a sua glória e Jesus deixou claro que ainda não tinha chegado a hora.
Jesus honrava Maria como sua mãe, ele não quebrou quinto mandamento que diz: “honre seu pai e sua mãe”, mas acima de tudo o Filho estava obedecendo a vontade do Pai Celestial. Por isso Jesus diz: “A minha hora ainda não chegou”, ou seja, a hora que o Pai havia determinado.
Maria queria resolver logo o problema, mas o momento certo somente Jesus sabia. Muitas vezes ao descobrir o problema e a dificuldade, é comum as pessoas quererem resolver logo, mas Jesus como o Filho de Deus resolve na hora certa.
5 Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.
Maria ao ouvir a repreensão de Jesus diz para os serventes da festa que era para obedecerem a Jesus. Isso deixa claro que ela entendeu a fala do Senhor Jesus e que iria confiar que Ele iria fazer a coisa certa.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Jesus sabe o momento certo para as coisas, nós devemos confiar e esperar no Senhor. Infelizmente estamos em uma realidade onde as pessoas desejam que as coisas acontecem de forma rápida, mas o tempo de Deus não é o nosso tempo. Se você tem orado e colocado algo diante de Deus, confie e descanse, porque no momento certo ele ouvirá a sua oração.
2ª A realização do milagre (v. 6-10)
2ª A realização do milagre (v. 6-10)
Jesus entende que agora é o momento certo de resolver o problema e evitar uma situação complicada para o noivo que estava se casando. O texto apresenta duas verdades sobre a realização do milagre:
1ª Jesus traz a solução para o problema (v. 6-8)
1ª Jesus traz a solução para o problema (v. 6-8)
6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros.
7 Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.
8 Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”.
Eles assim fizeram,
As seis talhas eram feitas de pedras porque era um material que não contraía impurezas. Eram adequados para colocar água. Cada pote cabia cerca de 80 a 120 litros.
Jesus ordenou que os empregados enchessem os potes de água até a borda. Esses potes eram pesados demais e disse para eles levarem até o mestre sala, que era o encarregado pela festa.
2ª As pessoas reagem de forma positiva (v. 9-10)
2ª As pessoas reagem de forma positiva (v. 9-10)
9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
10 e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.
O encarregado não sabia que Jesus tinha realizado o milagre. Ao experimentar a água transformada em vinho, ficou surpreso porque o vinho era da melhor qualidade comparado com o vinho que foi servido primeiro. A reação dele foi chamar o noivo e dizer que o vinho melhor deveria ser servido primeiro, depois servir o vinho com a qualidade inferior.
Os resultados dos milagres são os melhores, porque Jesus faz de forma perfeita, ao ponto das pessoas ficarem surpresas e alegres.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Não sei como está a sua vida, não sei se você precisa de algum milagre, mas Jesus pode realizar o milagre em sua vida e solucionar qualquer tipo de problema.
3° O propósito do milagre (v. 11)
3° O propósito do milagre (v. 11)
Jesus tem poder para realizar milagres, porque Ele é o próprio Deus. Mas não realizou nenhum milagre antes da hora, mas no momento certo. E quando Jesus realiza milagres ele tem um objetivo. O texto apresenta dois propósitos de Jesus ao transformar água em vinho:
1° Manifestar a sua glória (v. 11)
1° Manifestar a sua glória (v. 11)
11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória,
Jesus realizou o primeiro milagre em Caná da Galileia, para mostrar que é o filho de Deus, para manifestar o seu poder como Deus e que ele veio nesse terra para cumprir a missão de Pai Celestial.
2° Para que os discípulos cressem nele (v. 11)
2° Para que os discípulos cressem nele (v. 11)
11 e os seus discípulos creram nele.
Jesus ao realizar o milagre e manifestar o seu poder é para que os discípulos cressem que ele é o filho de Deus e para que eles vessem a glória de Deus e começassem a seguir a Jesus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais existem muitos milagres realizados pelos falsos profetas em nome de Jesus, mas cuidado que nem todos são realizados pelo Senhor Jesus, mas são falsos milagres para atrair pessoas. Cristo alertou que nem todos são verdadeiros profetas, muitos realizam milagres, mas nunca conheceram Jesus de fato.
Conclusão
Conclusão
Os milagres realizados pelo Senhor Jesus é para que as pessoas creiam nEle e para que o seu poder seja manifestado. Mas, Jesus realiza o milagre no momento em que o Pai Celestial determinou para Ele, para cumprir a missão de Deus.
Jesus tem todo o poder em suas mãos, ele pode realizar qualquer milagre e solucionar qualquer problema ou dificuldade que você possa estar enfrentando. Mas, lembre-se que existe um propósito de Cristo ao manifestar o seu poder. As vezes você pode orar e Jesus não realizar o milagre, porque ele é soberano e sabe de todas as coisas.
Aplicação
Aplicação
Busque a presença de Jesus todos os dias e convide-o para estar presente em sua vida, na sua casa e em sua família.
Entregue os seus problemas diante do Senhor Jesus e creia que ele pode trazer a solução. Porque todo o poder está nas mãos dEle.