A SOCIEDADE DO CANSAÇO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados e Eu darei descanso a vocês. Mateus 11.28
Após a pandemia de Covid-19, o mundo ficou mais polarizado, intolerante; um mundo em que aquilo que consideramos real tem se confundido cada vez mais com o virtual. As pessoas ficaram mais isoladas, esgotadas e deprimidas. Essa realidade fez com que o filósofo sulcoreano Byung-Chul Han definisse a atual comunidade global como “a sociedade do cansaço”.
Para Han, as pessoas estão cada vez mais ansiosas em busca das “não coisa”. A internet prometeu maior integração, mas os indivíduos estão mais obcecados consigo mesmos. A vida se tornou um grande jogo, uma competição que não dá trégua. Nas redes sociais proliferam o narcisismo e o exibicionismo, enquanto o outro se tornou objeto de consumo.
Ainda de acordo com Han, o celular deixou de ser utilidade e passou a ser artigo de culto. Tudo se tornou acelerado e se desfaz facilmente, pois a única finalidade é estimular o campo perceptivo. A internet é o espelho do que se tornou a nossa vida, e o mundo passou a ser um reflexo da própria pessoa.
Um excelente conselho encontramos no livro Mensagens aos Jovens: “jovens amigos, {...}o motivo pelo qual {vocês} estão inquietos é que não buscam a única Fonte verdadeira de felicidade. Vocês estão sempre tentando encontrar fora de Cristo a satisfação que se encontra unicamente Nele. {..} Os jovens precisam precisam exatamente daquilo que lhes falta; isto é: religião.”
Não é pecado participar de uma rede social e muito menos ter um celular. O problema é se essas coisas estiverem aprisionando você. Quanto tempo por dia você passa vendo as novidades na internet? Reveja suas prioridades. Deus precisa ser o primeiro em seu coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more