Lição 17 - Oração em harmonia com Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
João 11.41–42 “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.”
Salmo 2.7–8 “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.”
-é da vontade de Deus que O amemos e O sirvamos não somente com todo o coração, mas também com todo nosso entendimento; e que também cresçamos com um discernimento da sabedoria e beleza divinas em todos os seus caminhos, palavras e obras. Só assim o crente será plenamente capaz de compreender e adorar perfeitamente a glória da graça de Deus
-Uma das dificuldades secretas a respeito da oração, aquela que, embora não expressa, muitas vezes realmente obstrui a oração, deriva da perfeição de Deus, em Sua absoluta independência de tudo o que está fora d’Ele. Não é Ele o Ser Infinito, que deve o que é a Si mesmo, que decide por Si mesmo e cuja sábia e santa vontade determinou que tudo viesse a existir? Como pode a oração influenciá-lO, ou como Ele pode ser movido pela oração a fazer o que, de outro modo, não seria feito?
-Ao buscarmos uma resposta a tais perguntas encontramos a chave no próprio ser de Deus, no mistério da Santa Trindade. Se Deus fosse somente uma Pessoa, encerrada em Si mesma, não poderia haver nenhuma ideia de aproximação a Ele ou influência sobre Ele. Entretanto, em Deus há três Pessoas. Em Deus temos o Pai e o Filho, que têm no Espírito Santo o elo vivo de unidade e comunhão.
-Esta perfeita harmonia e união entre a Soberania Divina e a liberdade humana é para nós um mistério impenetrável, porque Deus, como o Eterno, transcende todos os nossos pensamentos. Mas deixemos que o nosso conforto e nossa força se assegurem de que o poder da oração tem sua origem e segurança na comunhão eterna do Pai e do Filho e de que por meio de nossa união com o Filho nossa oração é acolhida e pode influenciar a vida íntima da Bendita Trindade.
-É na aurora desses pensamentos que a doutrina da Trindade Bendita não é mais uma especulação abstrata, mas sim a manifestação viva do modo pelo qual foi possível ao homem ser levado à comunhão com Deus, bem como foi possível que sua oração se tornasse um fator real no domínio de Deus sobre este mundo. Podemos, como que à distância, captar os lampejos da luz que, vinda do mundo eterno, brilha sobre palavras como estas: “Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.18).
Related Media
See more
Related Sermons
See more