Bem aventurado dos pacificadores
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Bem aventurado dos pacificadores
Bem aventurado dos pacificadores
EXPLICAÇÃO
Pacificador siginifca estar em paz com Deus.
A pacificação é uma obra divina, pois paz significa reconciliação, e Deus é o autor da paz e da reconciliação. Na verdade, exatamente o mesmo verbo que foi usado nesta bem-aventurança o apóstolo Paulo aplicou ao que Deus fez através de Cristo. Através de Cristo, Deus se agradou em "reconciliar consigo mesmo todas as cousas", "havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz". E o propósito de Cristo foi "que dos dois (sc. judeu e gentio) criasse em si mesmo novo homem, fazendo a paz"
2. Pacificador significa ser um promotor da justiça
Em primeiro lugar, não é paz de cemitério. Algumas pessoas definem paz como ausência de conflito. Não existe conflito em um cemitério. Mas paz é muito mais do que a ausência de conflito. É a presença da justiça que produz relacionamentos verdadeiros. A paz não é apenas a suspensão da guerra; é a criação da justiça que reúne inimigos em amor.87
3. Pacificador sinifica confrontar o problema (mateus 18)
A pacificalçao não é trégua. Há grande diferença entre trégua e paz. Uma trégua quer dizer que você apenas deixa de atirar por um tempo. A paz vem quando a verdade é conhecida, o problema é resolvido e as partes se abraçam. A paz não é algo passageiro e superficial. A paz derruba o muro da inimizade e constrói, sobre o abismo do ódio, a ponte da reconciliação
4. Pacificador significa valorzar a verdade e não sacrificá-la
A pacificação não é sacrificio da verdade. Muitos hoje querem a paz e a união de todos, mas à custa da verdade. Nesse sentido, Jesus veio trazer não a paz, mas a espada (Mt 10.34). Não há unidade fora da verdade. A paz com todos e a santificação precisam andar juntas (Hb 12.14). Por essa razão, o ecumenismo é uma falácia.
Quem são ospacificadores?
Mateus, Volumes 1 e 2 (A Sétima Beatitude)
(1) Pacificadores são todos aqueles cujo Líder é o Deus de paz (1Co 14.33; Ef 6.15; 1Ts 5.23),
(2) Todos aaquels que aspiram viver em paz com todos os homens (Rm 12.18; Hb 12.14),
(3) proclamam o evangelho da paz (Ef 6.15) e
(4) modelam suas vidas em harmonia com o Príncipe da Paz (Lc 19.10; Jo 13.12–15; cf. Mt 10.8).
A recompensa do pacificador : Ser fiho de Deus
Portanto, quase não nos surpreende que a bênção particularmente associada aos pacificadores é que eles "serão chamados filhos de Deus", pois estão procurando fazer o que seu Pai fez, amando as pessoas com o amor dele, como Jesus logo tornaria explícito. O diabo é que é agitador; Deus ama a reconciliação e, através dos seus filhos, tal como fez antes através do seu Filho unigênito, está inclinado a fazer a paz.
APLICAÇÃO
1. Devemos nos consolar os nossos corações com a verdade de que somos filhos de Deus.
2. Não devemos negociar a verdade a fim de não atrair problemas
3. Devemos tomar cuidado para não sermos justiceiros. Muitas vezes tentamos resolver nosso probelmas falando a verdade doa em quem doer, “estou falando a verade mesmo”
4. Devemos evitar o pertubador da paz:
a) Semear contendas – A Bíblia diz: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo” (Lv 19:16). Este é o pecado que mais a alma de Deus aborrece, semear contendas entre os irmãos (Pv 6:16-19)
O mexeriqueiro é o correio do diabo por quem ele envia as suas cartas, disse Thomas Watson. Ele é um mexeriqueiro. Ele sopra as brasas da contenda.
Se a Bíblia diz que o pacificador é abençoado, bem-aventurado, então, aquele que quebra a paz é maldito. O diabo foi o primeiro a quebrar a paz, separando o homem de Deus.