O CHAMADO DE JESUS (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
# O capitulo 1 de Marcos registra os primeiros anuncios da chegada do reino de Deus. João foi interrompido, Jesus entra em cena, mas será interrompido, por isso ele convoca discipulos para darem continuidade a esse anuncio do evangelho do reino.
#vocês ja foi chamado para muitas coisas
# Jesus chama cooperadores para sua obra. Autosuficienente e condencedente
# No contexto Jesus fala sobre a presença do Reino de Deus entre na terra. Mas o reino de Deus não é vazio. Ele existe através de pessoas de carne e osso. Servos e trabalhadores que avançam esse reino
# Por isso Jesus prossegue falando sobre os recrutas e soldados desse reino.
# O Reino de Deus está sendo estabelecido e Jesus está recrutando trabalhadores. Os que são chamados à salvação são também convocados para um treinamento a fim de alcançar outros.
# não é um mero convite, é uma convocação
# Duas duplas de irmãos
# O contexto indica um Jesus preocupado com a sequencia do trabalho no reino. João foi preso. Então Jesus começa a pregar. Jesus sabe que um dia vai ter que voltar o pai. Então ele chama pessoas vão continuar o trabalho depois das sua partida fisica desse mundo.
I. QUEM JESUS CHAMA
1. JESUS CHAMA PESSOAS SIMPLES “eram pescadores”
# Doz doze que Jesus chamou, 7 eram pescadores
# Humanamente falando, não havia nada atrativo naqueles homens: ricos? famosos? estudiosos? familia nobre? influentes/poderosos? sacertotes experientes?
# A obra de Deus não depende dessas coisas. Não depende de brilhantismo ou de estrelismo. Não depende de … (zc 4.6)
# Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios (1Co 1.26,27).
# Mais tarde vemos na Bíblia que esses homens estão colocando o mundo de cabeça para baixo.
# William Barclay diz que ninguém como Jesus creu no homem comum.
2. JESUS CHAMA PESSOAS OCUPADAS “lançavam a rede ao mar"
# Pedro e andre estavam pescando. Tiago e João estavam concertando as redes. Ambos ocupados
# O trabalho de Deus exige energia e disposição.
# Moisés estava ocupado com as ovelhas. Gideão estava peneirando o trigo. Eliseu estava cortando terra. Amós estava cuidando do gado. Davi estava protejendo um rebanho. Do mesmo modo acontece aqui.
# AP: OCUPADOS DEMAIS? OCUPACÕES SÃO OBSTÁCULOS?
# Jesus chama pessoas que são responsáveis, não vagabundos.
3. JESUS CHAMA PESSOAS PRIVILEGIADAS “Jesus disse: Venham”
# William Barclay, citando o historiador Josefo, diz que nesse tempo havia muitos pescadores e podia-se ver no mar da Galileia cerca de 330 barcos de pesca.137 A pescaria era a principal indústria para cerca de trinta cidades ao redor do mar da Galileia durante os dias de Jesus.138 Dentre esses pescadores, Jesus chamou esses quatro homens para uma missão especial.
II. PARA QUÊ JESUS CHAMA
1. JESUS NÃO CHAMA PARA A PROSPERIDADE
# Venham e vocês ficarão ricos? Venham e seus sonhos serão realizados?
# O chamado de Cristo é direto, imperativo e soberano. Jesus não deu explicações nem ofereceu vantagens; simplesmente os chamou e os chamou soberanamente
2. JESUS CHAMA PARA O RELACIONAMENTO “Venham comigo”
# Nenhum rabino judeu falava desse jeito. Jesus cria e exige obediência irrestrita, como Deus. O reinado de Deus se aproximava e varria da mesa toda outra pretensão de reinado, até mesmo o direito sobre si mesmo (8:34)
# A expressão “segue-me” é o principal termo para descrever o chamado para o discipulado no Evangelho de Marcos (2.14; 8.34; 10.21)
# Jesus chama Simão e André para virem depois dele; o uso da palavra ‘depois’ (ὁπίσω) indica que ele os chama de discípulos, não de iguais. O chamado de Jesus ao discipulado às vezes é comparado ao de um rabino convocando alunos, mas muito mais está envolvido em seguir Jesus do que aprender uma forma particular de ensino
# Um chamado de natureza pessoal
# AP: NÃO SE TRATA SÓ DE FAZER COISAS POR JESUS, SE TRATA DE ESTAR/ANDAR COM JESUS.
# Jesus está mais interessado em quem nós somos do que no que fazemos
# A vida com Cristo precede o trabalho para Cristo.
# Santidade pessoal precede ministério cristão. Primeiro damos ao Senhor o nosso coração, depois consagramos a ele tudo o que temos. Inverter essa ordem é o mesmo que trocar a raiz pelo fruto, a causa pelo efeito.146
3. JESUS CHAMA PARA A TRANSFORMAÇÃO “eu os farei”
# Veja o tempo futuro: ainda se trata de um anúncio. Seguir a Cristo ainda não é ser enviado; isto vem depois. Seja como for, o discipulado já foi direcionado com o envio anunciado
# Para alguns dele, a transformação vai acontecer até no nome - simão para Pedro
#Jesus os chama para a obra, mas antes os prepara para a obra. É Jesus quem os faz pescadores de homens. Ele é quem os ensina, os equipa, os prepara e os capacita para o trabalho.
# Nunca devemos duvidar da capacitação de Jesus. O problema nunca vai estar do lado de Jesus, mas do nosso lado e nossa negligencia.
# Toda caminhada diária de Jesus com eles seria essa transformação.
# Ele pega Pedro, um cara bruto e impulsivo e faz dele um pastor amável. Ele pega João, um cara temperamental e iracundo, e faz dele o apostolo do amor.
# Ser treinados por Jesus
4. JESUS CHAMA PARA A MISSÃO “pescadores de gente”
# Marcos, no entanto, traz à tona o fato de que os irmãos são chamados desde o início a compartilhar da própria tarefa de Jesus: para eles, pelo menos, o chamado ao discipulado significa também um chamado ao ministério / serviço (cf. 3:14).
# O antigo uso da metáfora para capturar homens era geralmente aplicado para prendê-los ou prendê-los para julgamento (por exemplo, Jr 16:16; Hc 1:15–17). Aqui (como em Lucas 5:10), o chamado ao discipulado é unido a um convite para ajudar Jesus na tarefa de capturar homens dos poderes do mal e do julgamento para que eles também possam se alegrar no novo domínio de Deus sobre suas vidas.
# Pescar homens é arrebatá-los do fogo. É tirá-los das trevas para a luz, da casa do valente para a liberdade, do reino das trevas para o reino da luz, da potestade de Satanás para Deus.
# Ele não se esgota em uma relação dual exclusiva entre Jesus e o discípulo, quiçá às custas de terceiros. Nós iríamos gostar disto. Por natureza somos voltados para nós mesmos e temos a tendência de usar até a Cristo em prol disto. Ele, porém, nos abre para o restante da criação. Nossa vida nova, como a vida de Jesus, pertence a todos os seus seres humanos. Chamados bíblicos estabelecem sempre freqüentemente uma relação triangular. Temos o Senhor, seu servo escolhido, e temos pessoas que deverão ter proveito desta escolha.
# DEUS USA NOSSAS HABILIDADES NATURAIS PARA O REINO DELE
# Seja qual for seu temperamento/dom/talento pessoal, observe o Senhor usá-lo em seu próprio ministério.
# Jesus utiliza uma ponte, um gancho entre o trabalho deles e a nova vocação. Agora, a missão deles não era mais pescar peixes, mas homens; não era ganhar dinheiro, mas almas. O Senhor aproveita as experiências do passado como fatores pedagógicos em nosso trabalho para ele.
# Semelhança entre pesca e evangelismo: exige paciencia, habilidade, discernimento para onde pescar, que isca usar, que horas pescar, perseverança, tranquilidade.
III. O QUE FAZER QUANDO JESUS CHAMA
1. OBEDECER “o seguiram”
# Já tinham se encontrado com Jesus. john 1.40-41
# Não pediram um tempo, não questionaram, não pediram mais explicação e detalhes, não duvidaram, não rejeitaram o chamdo de Jesus.
2. OBEDECER PRONTAMENTE “eles deixaram imediantmanete as redes”
# A reação de Simão e André é imediata; eles largam as ferramentas imediatamente e seguem.
# Imagine um taxista que deixa seu carro no meio da rua, um pedreiro que deixa sua bitoneira ao ar livre e sai, um bancário que deixa o malote de dinheiro na calçada e vai embora, um empresário que deixa sua loja aberta e vai embora. essa é atitude aqui do texto
# Reconheceram a urgencia da obra
3. OBEDECER RADICALMENTE “deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados”
# os próprios filhos de Zebedeu, cuja lealdade natural é para com seu pai, imediatamente abandonam essa lealdade e a transferem para Jesus.
# Para os filhos deixarem os negócios de seu pai apenas com servos contratados aponta tanto para a urgência do chamado de Jesus quanto para o compromisso radical exigido dos discípulos.
# Os empregados indicam a condição financeira da familia de Tiago e João. Uma familia relativamente rica,
# Tiago e João tinham um futuro brilhante na pesca, poderiam levar ainda mais além aquela “empresa de pesca” Eles deixaram a segunraça economica de lado.
# Eles não podiam fazer nada pois encontrarm um trabalho de valor maior. De valor eterno.
# A caminhada com Deus e o trabalho com Deus sempre vai exigir renuncia.
# obediencia sacrificial
# vs obediencia confortavel
# Jesus ainda chama para abandonar tudo luke 14.33
# Nada deve impedir nossa obediencia
4. SEM HERÓISMO
# O REAL SACRIFICIO: JESUS