Preparando-se Para o Céu

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro."

Notes
Transcript
Introdução
Filipenses 1
Quero falar com vocês hoje sobre esse assunto: "Preparando-se Para o Céu”. Sabe, o homem é a única criatura que sabe que vai morrer - e ele tenta desesperadamente esquecer isso. Essa é a razão pela qual quando um homem chega a uma certa idade, ele compra um carro esportivo. Essa é a razão pela qual algumas mulheres exageram nos cosméticos. Essa é a razão pela qual alguns mergulham nos esportes, nos negócios, em outras coisas - porque não querem olhar a morte de frente. Hoje em dia, as pessoas não gostam de ir a funerais. Elas só vão se sentirem que precisam ir. E nós pegamos nossos cemitérios e tentamos fazê-los parecer parques, porque estamos tentando camuflar o fato da morte. Não gostamos de pensar na morte. E se você mencionar a morte, as pessoas mudam de assunto como se estivessem trocando de canal na televisão. Por que isso acontece? Porque temos medo da morte.
De fato, o medo da morte mantém as pessoas em cativeiro. A Bíblia deixa isso bem claro. Hebreus 2:14-15 coloca isso da seguinte forma:
Hebrews 2:14–15 NVI
14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Qualquer homem que teme a morte viverá sua vida como escravo. Somente ao superar o medo de morrer, estará verdadeiramente pronto para viver.
Por isso, quero conversar com você hoje sobre como se preparar para o céu; afastar a "sombra" e eliminar o medo e o pavor desse processo.
Filipenses 1 e versículo 21. O título da mensagem é "Preparando-se para o Céu".
O céu é um lugar preparado, e é um lugar preparado para as pessoas que estão preparadas para ir.
E eu quero que você se prepare para o céu.
Sabe, A Bíblia diz - Colossians 3:2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” -
A Bíblia diz que devemos colocar nossa afeição nas coisas do alto.
A carta aos Filipenses foi escrita da prisão.
Paulo estava na prisão quando escreveu essa passagem das Escrituras, ele não sabia se seria executado ou se seria libertado. Portanto, ele estava pensando nas alternativas: poderia viver ou poderia morrer.
Philippians 1:21 NVI
21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Então, no versículo 21, ele diz: "Porque para mim o viver é Cristo", ou seja, Cristo viverá em mim, e eu viverei para Ele, e Ele será glorificado.
Se eu continuar a viver, então pregarei, proclamarei, amarei, adorarei e servirei a Ele se continuar a viver - "e se eu morrer é lucro". (Filipenses 1:21)
“Posso viver. Posso morrer.”
Mas ele continua dizendo no versículo 22:
Philippians 1:22 (NVI)
22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
Philippians 1:23 NVI
23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
Ele disse: "Oh, se eu pudesse escolher - se eu pudesse fazer o que quisesse - então eu gostaria de partir agora mesmo e estar com Cristo, o que é muito melhor".
E os estudiosos gregos nos dizem que isso significa "muito, muito, muito melhor", porque ele está usando um superlativo sobre o outro quando diz: "que é muito melhor".
Você foi feito para o céu, e o céu foi feito para você.
Agora percebo que, quando falo sobre o céu hoje, sou limitado. Sou limitado intelectualmente; meu vocabulário é limitado.
E também somos limitados pela revelação. Há muitas coisas que Deus decidiu não nos contar sobre o céu.
Há alguns segredos sagrados. O apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios, capítulo 12 e versículo 4, que "foi arrebatado ao paraíso" - ao céu - em uma visão. (2 Coríntios 12:4)
Se ele estava em seu corpo ou fora dele, ele realmente não sabia. Mas ele disse que ouviu palavras que eram ilegais para um ser humano pronunciar. Deus revelou a Paulo alguns segredos sagrados.
Você sabe, há certas coisas sobre o céu que Deus guardou para Si mesmo.
O Apóstolo João, pensando em nosso corpo de ressurreição no céu, disse em 1 João, capítulo 3 e versículo 2: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser..." - não sabemos realmente.
... quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é". (1 João 3:2)
Há algumas coisas sobre as quais não podemos ser dogmáticos, e há algumas coisas sobre as quais podemos ser dogmáticos.
Vamos ser como o Senhor Jesus é. E essa é a razão pela qual o salmista disse: Psalm 17:15 “15 Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.”
Mas o próprio Apóstolo Paulo disse em 1 Corinthians 13:12“12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.”
Que dia será esse!
Mas estou dizendo isso para dizer o seguinte: qualquer coisa que dissermos sobre o céu será limitado por nosso vocabulário, nossa revelação e nosso conhecimento.
Mas há algumas coisas que sabemos, e sabemos o seguinte: se você é salvo, se conhece o Senhor Jesus Cristo, se puder dizer como o apóstolo Paulo em Filipenses 1, versículo 21: "Porque para mim o viver é Cristo" - então você pode dizer, gritar, cantar ou orar - "e o morrer é lucro" - mas somente, somente, se você puder dizer: "Para mim o viver é Cristo". (Filipenses 1:21)
Quem consegue dizer: "Para mim, viver é Cristo", então deve dizer: "Para mim, morrer é falência". É uma perda total. É uma perda total se você não conhecer o Senhor Jesus Cristo.
Agora, por que é um ganho? Quero dizer, por que a morte é um ganho para o filho de Deus?
Quero lhe dizer por quê. E depois quero pedir que você responda a uma pergunta.
Quero lhe dar algumas razões pelas quais a morte é um ganho para o filho de Deus.
Em Primeiro lugar, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa da

I. A Pessoa Para a Qual Ela nos Leva

Em primeiro lugar, por causa da Pessoa para a qual ela nos leva. Agora, observe aqui no versículo 23 que Paulo diz:
Philippians 1:23 NVI
23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
"Porque estou em um dilema"
O que torna o céu o céu? É Jesus, que está lá. O céu é estar com o Senhor Jesus Cristo.
Não são os portões de pérola, as ruas de ouro e as paredes de jaspe que fazem do céu o céu. Jesus é a glória do céu. Jesus é a luz do céu. Jesus é a música do céu. Jesus é o poder do céu - estar com o Senhor Jesus Cristo.
Ele disse em John 14:2-3
John 14:2–3 NVI
2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
O céu é onde Jesus está.
Você consegue se imaginar vendo Jesus? Você consegue imaginar estar face a face com Cristo, "a quem, não tendo visto, amamos, e (...) exultamos com alegria indizível e cheia de glória"? (1 Pedro 1:8)
Mas, um dia, nós O veremos.
Eu gosto muito da musica “I can Only imagine”
I can only imagine
What it will be like
When I walk by Your side
I can only imagine
What my eyes would see
When Your face is before me
I can only imagine
Yeah
Surrounded by Your glory
What will my heart feel?
Will I dance for You Jesus
Or in awe of You be still?
Will I stand in Your presence
Or to my knees, will I fall?
Will I sing hallelujah?
Will I be able to speak at all?
I can only imagine
I can only imagine
I can only imagine
When that day comes
And I find myself
Standing in the Son
I can only imagine
When all I will do
Is forever, forever worship You
I can only imagine, yeah
I can only imagine
I can only imagine
When all I will do
Is forever, forever worship You
I can only imagine
Songwriters: Bart Millard
canção maravilhosa: …
Você consegue se imaginar olhando para Jesus? Consegue imaginar o nascer do sol de Seu sorriso? Pense no son da Sua voz e na glória de Sua aparência. Nós veremos Jesus. E se você tiver entes queridos no céu, eles estarão face a face com Jesus Cristo. Essa é a primeira razão pela qual morrer é lucro. Paulo disse: "Tenho o desejo de partir e estar com Cristo". (Filipenses 1:23)
Segundo lugar, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa do

II.O Lugar Para o Qual Ela nos Leva

A pessoa a quem ela nos leva. E o lugar para o qual ela nos leva: Estamos indo para o céu. Veja, se quiser, o versículo 23.
Philippians 1:23 (NVI)
23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
Ele diz "partir". Observem a palavra partir. Está vendo a palavra partir? Na verdade, ela significa "soltar, desamarrar, deixar".
Era uma palavra usada quando um prisioneiro era libertado da cadeia.
Era uma palavra usada quando um navio era desamarrado e partia. Se você já viu um navio - se já esteve em um porto e observou um navio zarpando no horizonte - ele é desamarrado e começa a sair. E você o observa enquanto ele desaparece devido à curvatura da Terra. E de um lado, em uma margem, as pessoas estão de pé e dizem: "Lá vai ele". Mas em outra margem, as pessoas estão de pé e dizem: "Lá vem ela". Essa é a palavra que é usada aqui: é uma partida.
O céu é um lugar com pessoas que conhecem o Senhor Jesus.
Elas morreram e foram para um lugar. (Hebreus 11:10) diz que Abraão "
Hebrews 11:10 NVI
10 Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
O céu é um lugar mais real do que Washington, DC. "As coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas." (2 Coríntios 4:18)
Jesus disse: "Eu vou preparar um lugar para vocês". (João 14:2) Jesus está lá em um corpo ressuscitado.
E não pense que, de alguma forma, nossos entes queridos que morreram foram absorvidos em algum tipo de nada gasoso, em alguma existência efêmera. Não, o céu é um céu sólido, um céu real. Jesus está lá em um corpo ressuscitado.
É isso, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa da Pessoa para a qual ela nos leva, e também o lugar para o qual ela nos traz. O céu é um lugar real.
Ouça estas escrituras. Colossenses 3:1:
Colossians 3:1 NVI
1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Hebreus 9:24:
Hebrews 9:24 NVI
24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;
Ele está lá no céu, se apresentando na presença de Deus e intercedendo por nós. Marcos 16, versículo 19:
Mark 16:19 NVI
19 Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus.
E 1 Pedro, capítulo 3 e versículo 22, fala de Jesus,
1 Peter 3:22 NVI
22 que subiu aos céus e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.
Que lugar maravilhoso é o céu! É um lugar real!
Se Você perguntar: "Pastor, da para descrever o céu?". Bem, a Bíblia usa muitas figuras de linguagem, muitas metáforas e muitas analogias. Você pergunta: "Haverá literalmente ruas de ouro, portões de pérola?" Não sei, seja qual for o material de construção do céu. Eu vou ficar satisfeito.
Vou lhe dizer uma coisa: o céu é tudo o que o coração amoroso de Deus desejaria. O céu é tu do o que a mente onipotente de Deus pode conceber. E o céu é tudo o que a mente onisciente de Deus pode conceber, e o poder onipotente de Deus, a mão de Deus, pode realizar. E quando você tem o coração, a mente e a mão de Deus trabalhando juntos para preparar o céu, é isso que o céu será. Amigo, vou lhe prometer uma coisa: Você vai gostar do céu.
Amigo, é assim que o céu será. Deus examinou os dicionários da Terra e retirou os símbolos e os emblemas - portões de pérolas, ruas de ouro, muros de jaspe - mas eles são apenas profecias das glórias indescritíveis do céu.
1 Corinthians 2:9 (NVI)
9 Todavia, como está escrito:
“Olho nenhum viu,
ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou
o que Deus preparou
para aqueles que o amam”;
Em terceiro lugar, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa da

III. A perfeição em que ela nos transforma

Agora, aqui está uma terceira razão pela qual morrer é um ganho: é a perfeição com a qual ela nos transforma. Quando formos para o céu, seremos feitos como o Senhor Jesus é.
Essa é a razão pela qual ele diz no versículo 23 que é muito melhor.
O apóstolo Paulo estava lá na prisão, com o corpo fraco, doente e desgastado. Ele havia sido espancado, apedrejado e ficou no mar no Mediterrâneo. Mas você se lembra da escritura que a Bíblia diz:
1 John 3:2 NVI
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
Voce esta vendo isso? Veja bem, é muito melhor, porque seremos semelhantes ao Senhor Jesus Cristo.
Sabe porque o céu é um lugar de felicidade plena? Porque teremos a santidade plena.
Nunca mais haverá um pensamento egoísta; nunca mais o medo; nunca mais o orgulho; nunca mais a arrogância. Oh, seremos como o Senhor Jesus é. Essa propensão ao pecado será eliminada para sempre, e em seu lugar teremos a semelhança do Senhor Jesus Cristo!
Não é de se admirar que o velho apóstolo Paulo diz: é muito, muito, muito melhor."
Amigo, se você pudesse ver seus entes queridos no céu agora mesmo, não os desejaria de volta por nada.
Não poderíamos trazê-los de volta se quiséssemos; e não o faríamos se pudéssemos.
Oh, eles foram feitos como o Senhor Jesus. Toda dor, todo sofrimento, todo gemido, toda angústia, toda tristeza e toda lágrima - tudo se foi!
E essa é a razão pela qual a morte é ganho por causa da perfeição com a qual ela nos transforma.
Quarto lugar, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa da

IV. A Provisão que ela nos Oferece

No versículo 22, Paulo fala de seu trabalho, e todo trabalho para Jesus será recompensado.
Philippians 1:22 NVI
22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
Pessoal, Jesus vai nos pagar por tudo o que fizermos.
Mas veja o que é surpreendente: quando somos salvos pela Sua graça, Ele nos paga pelo nosso serviço. Você sabia disso?
A Bíblia diz: "Acumulem para vocês tesouros no céu". (Mateus 6:20)
Isso não faz sentido a menos que alguns tenham mais do que outros lá.
Ele diz:
Revelation 22:12 NVI
12 “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
Para alguns, Ele dirá: "Grande é o teu galardão".
E, por outro lado, até mesmo um copo de água fria dado em nome de um discípulo, disse Jesus, de modo algum perderá sua recompensa. (Mateus 10:42)
Matthew 10:42 NVI
42 E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.
Uma de minhas escrituras favoritas sobre o céu é Apocalipse 14, versículo 13, que diz:
Revelation 14:13 NVI
13 Então ouvi uma voz dos céus dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.
As obras nunca nos levam ao céu; as obras nos seguem até o céu.
Receberemos uma coroa se tivermos servido ao Senhor Jesus Cristo.
A Bíblia fala da coroa da vida; a Bíblia fala de uma coroa de glória; a Bíblia fala de uma coroa de justiça; e a Bíblia fala de uma coroa incorruptível.
Você diz: "Bem, para que eu quero usar uma coroa no céu?"
Bíblia diz que eles vão pegar as coroas e colocá-las aos pés de Jesus. E eu quero uma: Quero uma coroa de vida; quero uma coroa de glória; quero uma coroa de justiça; e quero uma coroa incorruptível para colocar aos pés dAquele que deu Sua vida por mim.
Quinto lugar, a morte é um ganho para o filho de Deus por causa da

V. As pessoas com as quais ela nos une

Por que morrer é um ganho? Por causa da provisão que ela nos proporciona, caro amigo. E depois, morrer é um ganho, por causa das pessoas com as quais ela nos une. Veja bem, estaremos com Cristo. E quando estivermos com Cristo, não estaremos apenas com Ele - nosso Soberano Senhor é o cabeça da Igreja - mas estaremos com cada membro do Corpo que agora faz parte da igreja de Cristo no Céu.
Essa é a razão pela qual, se você tem um ente querido no céu.
Oh, amigo, "A morte esconde, mas não divide, eles estão do outro lado de Cristo". Cristo está com eles. Eles estarão conosco.
Quando formos arrebatados para o céu, estaremos com os santos de todas as eras.
Você fala sobre boa companhia, amigo, como será dizer: "Moisés, conte-me novamente sobre a abertura do Mar Vermelho; conte-me, Moisés, como foi quando você começou? Como você se sentiu?" E discutiremos isso por algum tempo.
Vai ser maravilhoso poder ter um momento pessoal com Davi e dizer: "Davi, vamos nos sentar aqui no canto do céu; quero que você pegue sua harpa e cante o Salmo 23 para mim, exatamente como você o cantou naqueles campos quando o escreveu pela primeira vez"? E haverá muito tempo para Davi ter comunhão com você no céu.
Depois, chamar o velho apóstolo João e dizer: "João, quero que você fazer uma conferência bíblica comigo e quero que você, João, explique o livro de Apocalipse. Você pode fazer isso?" E João explicará o livro do Apocalipse.
E depois passaremos alguns milhares de anos com Paulo no livro de Romanos, uma exposição do livro de Romanos, entendendo a maravilhosa e incrível graça de Deus e o que Deus fez por meio de nós e conosco com a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
E estou ansioso para conhecer Simão Pedro. Amigo, como será maravilhoso!
Mas lá também estaremos unidos aos nossos entes queridos, aqueles que já partiram.
Estaremos com nossos irmãos, nossas irmãs, nossos pais e nossas mães; e o Corpo de Cristo se reunirá nesse lugar chamado céu, e eles estarão lá.
Eles manterão sua individualidade. Manterão sua identidade. Sua identidade não será borrada. Sua identidade será aperfeiçoada. Eles estarão lá sem as rugas, as manchas, as falhas que nos foram impostas pela maldição do pecado, e em seu lugar estará estampada a semelhança do Senhor Jesus Cristo.
Eles serão reconhecíveis em sua plenitude. (1 Coríntios 13:12)
1 Corinthians 13:12 NVI
12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
E teremos um tempo de alegria no céu.
Amigo, estou ansioso para ver amigos e entes queridos no céu. Você pode chamar isso de sentimentalismo, se quiser, mas, amigo, o céu é real.
Agora, quero que você dê uma olhada no versículo 21 - olhe para ele. O apóstolo Paulo disse:
Philippians 1:21 NVI
21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Conclusão
Eu lhe dei algumas razões, e apenas algumas das muitas razões que poderiam ser dadas, pelas quais para você morrer será um ganho.
Mas quero que você aprenda o seguinte: você só pode dizer: "Para mim, morrer é ganho", se puder dizer: "Para mim, viver é Cristo".
Por que você quer ser lembrado?
Quero dizer, o que você vai dizer?
Para mim, viver foi o quê? Foi o negócio? "Para mim, viver foi dinheiro". Então, morrer é perda - porque você deixará tudo. A Bíblia diz: "Nada trouxemos para este mundo, e é certo que nada podemos levar dele." (1 Timóteo 6:7) "
Para mim, viver é prazer." Não há diversão e jogos em um túmulo sem Cristo. Então, morrer é perda.
"Para mim, viver é família." Isso parece nobre. Sem Jesus, você se despedirá de todos eles, para nunca mais se reunirem no céu.
Se você colocar qualquer outra coisa, exceto "Para mim, viver é Cristo", então você terá que colocar também "Morrer é perda".
Related Media
See more
Related Sermons
See more