Seguindo os melhores
Semana de Família • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsA decisão de Josué de consagrar sua família para Deus deve nos inspirar a fazer o mesmo.
Notes
Transcript
Vivemos em um contexto no qual a família está sendo desvalorizada
Vivemos em um contexto no qual a familia está sendo atacada
Vivemos em um contexto de crise nas famílias
PRECISAMOS SEGUIR BONS EXEMPLOS
Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
* Um texto que deve nos levar a uma profunda reflexão.
* Qual o contexto dessa decisão tão firme?
Depois, reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais; e eles se apresentaram diante de Deus.
Siquém era um lugar muito apropriado para realizar esta reunião.
- Ali foi feita a primeira aliança com Abraão (Gn 12:6, 7);
- Parece ter sido perto dali que Jacó renovou aquela aliança (Gn 33:19, 20)
- sob um carvalho perto de Siquém ele escondeu os “deuses estrangeiros” de sua família (Gn 35:2-4), que Josué lembre-se agora dos israelitas (Josué 24:23).
- Aqui também a aliança foi renovada após a queda de Ai (Josué 8:30-35).
* Não poderia haver lugar mais adequado do que Siquém, onde Josué pudesse pronunciar as suas palavras de despedida e onde a aliança de Israel com Deus pudesse ser renovada.
Siquém era um lugar de fazer aliança e renovar aliança
Para renovar a aliança, Josué relembrou o povo como Deus já tinha os abençoado muito.
Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque. A Isaque dei Jacó e Esaú e a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então, enviei Moisés e Arão e feri o Egito com o que fiz no meio dele; e, depois, vos tirei de lá. Tirando eu vossos pais do Egito, viestes ao mar; os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e com cavaleiros, até ao mar Vermelho. E, clamando vossos pais, o Senhor pôs escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre estes, e o mar os cobriu; e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito. Então, habitastes no deserto por muito tempo. Daí eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam dalém do Jordão, os quais pelejaram contra vós outros; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra; e os destruí diante de vós. Levantou-se, também, o rei de Moabe, Balaque, filho de Zipor, e pelejou contra Israel; mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. Porém eu não quis ouvir Balaão; e ele teve de vos abençoar; e, assim, vos livrei da sua mão. Passando vós o Jordão e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós outros e também os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos. Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco. Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.
Josué faz uma retrospectiva das bençãos de Deus para o povo desde os primórdios da sua história
Ele começa com Terá (pai de abraão), relembrando o chamado para sair de Ur, passa pelo Egito, pela abertura do mar vermelho, pelo cuidado de Deus durante a paregrinação no deserto, relembra a conquista de Canaã.
Olhar para o passado e perceber o que Deus já fez por nós deve nos motivar a continuarmos fieis a Ele
Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.
Olhar para as o quanto Deus fez pelo povo deveria motivá-los a fazer coisas por Deus.
Primeiro Deus faz por nós, depois Ele pede de nós.
Deus nunca pede de nós algo que não nos tenha oferecido antes
QUAIS FORAM OS PEDIDOS DE DEUS PARA O POVO?
Temei ao Senhor
Servi-o com integridade
Servi-o com fidelidade
Abandonem a idolatria
O POVO RECONHECE QUE DEVEM SEGUIR A DEUS
Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o Senhor para servirmos a outros deuses; porque o Senhor é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. O Senhor expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra; portanto, nós também serviremos ao Senhor, pois ele é o nosso Deus.
JOSUÉ FAZ UMA ADVERTÊNCIA
Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem.
É como se Josué estivesse dizendo: “do jeito que vocês estão, não dá".
ESSA DECISÃO ESTAVA COMPROMETIDA POR DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Havia idolatria entre o povo
Auto-confiança do povo
O POVO CONFIRMA A DECISÃO
Então, disse o povo a Josué: Não; antes, serviremos ao Senhor.
JOSUÉ ESTABELECE OS TERMOS DA ALIANÇA
Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para o servir. E disseram: Nós o somos. Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel. Disse o povo a Josué: Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz.
JOSUÉ ESTABELECE UM MEMORIAL
Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus; tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava em lugar santo do Senhor. Disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será testemunha, pois ouviu todas as palavras que o Senhor nos tem dito; portanto, será testemunha contra vós outros para que não mintais a vosso Deus.
As palavras gravadas na pedra representavam a perpetuidade da aliança feita com Deus.
O QUE ESSE TEXTO NOS ENSINA?
O contexto externo não pode abalar o propósito de termos uma família consagrada a Deus
EM UM CONTEXTO DE TANTOS DESAFIOS PARA A FAMÍLIA, PRECISAMOS SEGUIR OS MELHORES EXEMPLOS
Aqueles que estão a caminho do céu devem estar dispostos, apesar de toda oposição, a fazer o que os melhores fazem, e não o que a maioria faz. (CBA)
2. Todo tipo de Idolatria precisa ser retirada dos nossos lares
Idolatrias individuais
Idolatrias coletivas
3. Precisamos entender que por nossas forças nunca conseguiremos
É pela graça de Cristo
É para a Glória de Deus
Somente em comunhão com Ele, conseguiremos ter uma família consagrada
4. É preciso que em cada família exista um “memorial” da submissão a Deus
O memorial pode ser um lugar
O memorial deve ser o culto familiar diário
O memorial deve ser a vida dos pais
APELO: Quem quer dizer: “NÃO IMPORTA O QUE ESTE MUNDO DIZ, NÃO IMPORTA A QUEM ESTE MUNDO SERVE, EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR"