GERANDO UMA VISÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
ALIMENTANDO UMA VISÃO
Apocalipse 7.9–10 (BSAS21)
Depois dessas coisas, vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e na presença do Cordeiro, todos vestidos com túnicas brancas e segurando palmas nas mãos;
e clamavam em alta voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
Desde que eu iniciei propriamente dito a minha jornada com vocês, e para mim essa jornada refere-se a todo o processo desde o primeiro contato que tive com a irmã Selma para entrar na sucessão pastoral, a minha oração a Deus foi a seguinte. “Deus se for para lá que o Senhor deseja me enviar, que essa Comunidade possa ser uma Comunidade viva, que ela se torne uma Igreja relevante, uma comunidade influenciadora, que ela seja uma igreja apaixonada por Jesus.
Até porque irmão desde que eu iniciei a minha jornada enquanto pastor eu alimento dentro de mim o desejo, de liderar um movimento, de liderar a igreja que seja completamente frutífera, uma igreja que consiga destravar o potencial escondido em cada em cada membro, levando a colocarem em atividade os dons espirituais que possuem, a fim de que pessoas sejam edificadas, tocadas, e também o nome do Senhor da igreja seja glorificado”.
Desde que eu tenho tido o privilégio da parte de Deus de exercer o ministério pastoral, eu tenho me dedicado a liderar uma igreja que trata o pecado de forma muito séria, uma igreja que não negocia princípios, uma igreja que dá glória somente para o nome de Jesus, uma igreja cuja a personalidade principal é o próprio Senhor da igreja, uma Igreja Bíblica, uma Igreja verdadeira, uma igreja contextualizada, uma igreja dinâmica, uma igreja que desfruta de uma comunhão intensa, uma igreja que traga uma adoração contagiante, uma igreja que traga uma evangelização eficiente e eficaz, uma igreja cujo os encontros, as celebrações são festivas, são alegres, são verdadeiros cenários onde existam manifestação profunda e intensa da presença do Espírito Santo.
É bem verdade que o quadro pintado pela igreja evangélica nos últimos anos não tem sido um quadro muito bom. Falei no domingo passado e repito: Nunca a igreja evangélica cresceu tanto como tem crescido nos últimos anos, mais nunca também a igreja esteve tão distante de uma saúde espiritual (cresce em Quilômetros na sua largura, mais cresce poucos centímetros em sua profundidade.
Embora vemos esse crescimento (igrejas abarrotadas de pessoas), mais de conversões muito rasas, não existe mudança de caráter, não existe transformação de postura, muitos dos que se apresentam e se identificam como discípulos de Jesus nos dias de hoje, estão vivendo da mesma maneira, ou podemos dizer que até pior do que aqueles que se auto declaram como descrentes.
Sabe irmãos, a liderança da igreja evangélica hoje parece viver em prol dos seus próprios interesses. E se eu posso destacar algo para você neste novo ciclo é que meu desejo é que nossa igreja possa ter uma visão única de reino, que nesse novo ciclo nós enquanto igreja possamos ter o desejo de cumprir a visão que Deus vai nos derramar. A visão é algo que nos move, a visão é algo que nos motiva a trabalhar, é a visão que nos faz planejar, é a visão que nos faz sonhar, é a visão inclusive que nos faz suportar os sofrimentos. VISÃO É O RETRATO DO FUTURO E PROVOCA PAIXÃO NO PRESENTE. Ou seja, eu ainda não cheguei no meu futuro,mais pela capacidade que Deus me dá é de poder visualizar onde eu posso chegar, isso desperta paixão no meu coração no tempo presente.
Ao longo dos séculos a história tem contado a respeito de pessoas, pessoas que assim como eu. Pessoas que têm sido alimentadas por uma visão, por exemplo quem não conhece a história de Martin Luther King Jr, que viveu em função de ver uma sociedade norte americana sem qualquer discriminação racial. O homem que por causa da visão que se dedicou pela sua vida, foi assassinado, o seu discurso mais famoso que ficou conhecido na história tem como título: “eu tenho um sonho”. Qual era o sonho desse homem? Ele dizia: eu tenho de que os meus filhos viverão numa sociedade norte-americana onde não serão julgados pela cor da pele, mais pela essência do caráter.
Quando eu olho para a bíblia eu encontro um homem chamado Neemias, um homem que soube da destruição de Jerusalém, e agora ele teve a visão de parte em direção a sua cidade e de reconstruir os muros da sua pátria. Naquela época, diz o livro de Neemias, Jerusalém estava em ruínas, era um monturo de pedras, o povo estava vivendo debaixo de uma humilhação, debaixo do peso da derrota. Mais a bíblia diz que Neemias, por causa de uma visão, cheio do espírito de Deus mobilizou aquele povo, despertando aquele pode de sua sonolência, de seu letargia, despertando aquele povo de qualquer tipo de desânimo, e incendiando aquele povo com a certeza de que a cidade de Jerusalém poderia ser reconstruída.
O apóstolo Paulo foi um homem visionário, na verdade quando esteve diante do rei Agripa, Paulo disse: “Ó rei agripa, eu não fui desobediente à visão celestial que recebi”. Quando Paulo foi advertido que não deveria entrar em Jerusalém porque se não ele iria ser preso e possivelmente morto, Paulo disse o seguinte: “Em nada eu tenho a minha vida por algo precioso para mim mesmo. A única coisa que me importa é cumprir bem o ministério que recebi de proclamar o evangelho da graça.”
O texto que eu li com vocês, fala a cerca de uma visão, João está tendo uma visão. João diz que viu uma grande multidão, gente que não podia ser contada, gente de todas tribos, povos, línguas e nações, todos estavam em pé diante do trono e em adoração ao cordeiro.
A pergunta que eu faço. Por qual visão você tem sido alimentado? Qual visão tem impulsionado você? Qual visão tem feito você realizar o que você tem realizado em favor do reino de Deus? Qual visão tem dado a você a certeza de que você deve prosseguir? Qual visão tem feito você sobreviver em meio aos desafios?
ALIMENTANDO UM VISÃO
ALIMENTANDO UM VISÃO
Irmãos eu trabalho com temas anuais. Eu construo, eu peço direcionamento do Espírito Santo para conduzir a Igreja anualmente debaixo desse tema.
Tema: ANO DO CUIDADO
1 Timóteo 4
Se a gente quer cuidar de gente, primeiro a gente precisa cuidar da gente.
Baseado em 1Timóteo 4.16“Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nessas coisas. Dessa forma, salvarás tanto a ti mesmo como os que te ouvem.”
Podemos entender que: "Cuidar de si mesmo e dos outros: a essência do amor cristão".
NOSSA VISÃO!
NOSSA VISÃO!
Nosso propósito enquanto igreja é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido em nossa cidade, no poder do Espírito Santo.
NOSSA MISSÃO!
NOSSA MISSÃO!
Fazer discípulo, servindo ao próximo.
Eu quero conversar com você um pouquinho sobre a visão, como nós enquanto igreja, ou Primeira Igreja em Mantenópolis, vamos olhar para nós mesmos e para a sua missão.
Buscando em Deus o entendimento para esse tempo, eu entendi que a nossa missão para esse tempo é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido em nossa cidade, no poder do Espírito Santo.
Toda vez que a gente escreve uma visão, ou pensa numa visão a gente tenta compactar o máximo onde a gente quer chegar. EU PERGUNTO: ONDE NÓS QUEREMOS CHEGAR? QUEM SEREMOS DAQUI A 5 ANOS?
Ao olhar para essa visão podemos encontrar Espiritualidade, serviço e vamos ver a missão. E isso será mais ou menos como a alma da nossa igreja. Mas para entender essa visão, nós precisamos entender os valores que estão por trás. E existe na minha maneira de pensar alguns valores preponderantes.
A visão da nossa igreja está pautada em sentimentos que Deus foi colocando ao longo do tempo no coração de sua liderança. Queremos ser uma igreja que cresce em direção a Deus, num compromisso sério com Ele, buscando conhecê-Lo na Sua intimidade, poder, Graça e em Sua força. E por isso todo ministério está pautado na Palavra de Deus, na exposição bíblica, numa visão de mobilização de todo povo de Deus, à intercessão e ao discipulado.
Os valores que norteiam a igreja precisam ser: Crescer para o ALTO, para FORA, para DENTRO, e para FRENTE.
Vamos lá então.
Primeiro:
1. CRESCER PARA O ALTO.
1. CRESCER PARA O ALTO.
Crescer para o alto é uma busca consciente em:
Crescer em adoração viva e contagiante. > ou seja, todos os nossos cultos tem um objetivo, conduzir as pessoas a uma íntima e profunda comunhão em Deus e a desejarem a crescer nesta comunhão com Deus. E dessa maneira a adoração vai se tornar viva para contagiar as pessoas.
Mais também é:
Crescer em conhecer a benção e o poder da oração. > Porque se a gente só tem um evento, que seria o culto, perderia o significado. Então nesta comunhão com Deus e através da oração, a gente conhece a benção de Deus, o poder de Deus.
Terceiro movimento para crescer para o alto é:
Crescer em conhecer a Deus através da sua palavra. > Se eu tenho uma adoração viva e contagiante e tenho oração, eu poderia ser alguém que iria viver um misticismo desconectado da palavra. Então quem vai nortear o estilo de culto, o vai nortear como nós oramos e vivemos aqui dentro é a palavra de Deus.
Mais há outras direções para o crescimento ou valores que norteiam o crescimento integral.
2. CRESCIMENTO PARA FORA.
2. CRESCIMENTO PARA FORA.
O segundo aspecto desta visão é um crescimento para fora, no sentido de ser uma igreja contextualizada, que faz diferença na comunidade e que penetra em todos os campos da sociedade, deixando a marca do sal e da luz do Senhor Jesus.
Crescer na ação missionária para o cumprimento da grande comissão tanto em Jerusalém, como em Judéia, Samaria e nos confins.
Crescer em relevância para a comunidade em que estamos inseridos, sendo sal e luz.
EXISTE UM OUTRO ASPECTO NESSE CRESCER PARA FORA QUE É MARCAR POSIÇÃO. É dizer o que nós cremos, o que nós valorizamos como coisas que permeiam a sociedade. O que seria a melhor maneira de viver em meio a uma sociedade em que nós estamos inseridos. E quando nós fazemos isso, somos sal (preservamos), mais também somos luz (apontamos para um foco).
Crescer em ser o fermento para a cidade de Mantenópolis. A ideia do fermento na bíblia é maravilhosa, porque você põe um pouquinho de fermento, ele se mistura na massa, você não sabe mais o que é farinha, o que é fermento, e de repente a massa se torna algo grande. E a ideia é que cada membro dessa igreja seja uma pitadinha desse fermento (no seu trabalho, na sua família, onde você estiver, é lá você vai fazer a diferença e levar pessoas a transformação).
Por isso queremos fazer Jesus conhecido de todos nesta cidade, de todas as pessoas e queremos servir ao nosso semelhante demonstrando o poder e o amor do Senhor Jesus de modo prático.
Se a gente vive esses valores da fé e se Jesus está vivo e é algo contagiante, podemos ter a certeza de que a palavra de Deus vai gerar impacto na vida de outras pessoas.
Outros valores que norteiam o crescimento integral
3. CRESCENDO PARA DENTRO
3. CRESCENDO PARA DENTRO
Seria pensar numa árvore. Ela vai crescendo, vai amadurecendo, ela vai ficando forte e o seu tronco vai ficando forte, e assim ela consegue enfrentar as várias intempéries que estejam ao seu redor.
Com isso podemos observar alguns valores, para sermos uma igreja forte.
Crescer em ser uma igreja acolhedora. (permitindo a cada pessoa possa conhecer o sabor da comunhão. A IDEIA É QUE AS PESSOAS VALEM MAIS QUE AS COISAS. Então, à medida que alguém chegue aqui nesta comunidade, ela poderá se sentir amada, querida, acolhida, honrada, respeitada, cuidada. Porque nós somos povo de Deus.
Crescer em ser uma igreja de todos. (unidos no amor de Cristo, podemos ser um, sem barreiras, sem faixas etárias, níveis sociais, culturas e raças). A ideia é que a sociedade é totalmente segmentada e no seu segmento, a gente cria grupos homogêneos, e esses grupos homogêneos são mais confortáveis. Você tem o universitário, você tem o adolescente, você tem o jovem, os adultos, os anciões.
Então a igreja precisa entender que nós somos diversos e precisamos ter lugar para toda essa gente (pois estamos todos juntos). Isso é algo que precisamos trabalhar o tempo todo (tem que ter lugar para cada um) mais ao mesmo tempo temos que ter essa liberdade de alma para que todo mundo possa abrir mão de alguma coisa para viver juntos e em comunhão.
Então terceiro aspecto desta visão é quando nós olhamos pra dentro, e ao mesmo tempo que queremos ser essa igreja que tem uma intensa busca espiritual e uma missão muito forte dentro do coração de cada membro, desejamos ser também uma igreja comunidade, uma igreja família, uma igreja que olha uns para os outros, e que se relaciona com intensidade e amor.
Não posso deixar de mencionar que esse crescer para dentro vai implicar também em sermos uma igreja multiplicadora ( criar os PGMs) “Algo que preciso alinhar ainda e isso leva tempo. Mas em Atos 5.42 “E, todos os dias, no templo, e de casa em casa, não deixavam de ensinar e anunciar que Cristo é o Senhor”.
Precisamos crescer na mobilização dos crentes. Crescer em ajudar cada crente a desenvolver-se espiritualmente (aprendendo a suprir e ser suprido no corpo de Cristo). Crescer em considerar as pessoas mais valiosas que as coisas.
Valores que norteiam o crescimento integral.
4. CRESCIMENTO PARA FRENTE
4. CRESCIMENTO PARA FRENTE
Crescer para frente é a ideia de que a igreja não pode parar no tempo e no espaço.
Crescer no treinamento de líderes. > Não existem trabalhos sem que possa caber uma pessoa nova (essa é a ideia) e o nova aqui não quer dizer em idade, e sim nova para aquele trabalho específico. É por isso que não trabalhamos só com uma equipe fixa de ministério de louvor (a gente trabalha com escala). É por isso que nós temos novos voluntários, novas pessoas se envolvendo na missão, porque é na formação de novos líderes que a gente expande o ministério. Se eu permanecer sempre com os mesmos líderes o que vai acontecer em pouco tempo é que a missão vai parar pela incapacidade que a gente tem de agregar mais coisas. Mais se eu tenho novos líderes sendo treinados a missão continua se expandindo na mesma proporção em que Deus derrama a sua graça na vida da igreja.
Crescer na intencionalidade de ganhar a próxima geração. > Acho que um dos grandes desafios que a gente tem, é reconhecer que Deus está dando um grande avivamento no Brasil. Mais a história dos avivamentos nos ensinam que as gerações seguintes se perderam, porque? Porque eles ficaram tão contentes com aquilo que estava acontecendo que se esqueceram de investirem na próxima geração. E é por isso que é tão importante para a gente o trabalho com crianças, com adolescentes, com jovens. Desde pequeno a gente está formando líderes, capacitando, dando visão, formando pregadores, formando gente capaz de entender a palavra de Deus, para quê? Para que essa palavra se propague na geração seguinte. Estou chegando, mais vou embora um dia (não é a toa que os cabelos já estão dando sinais), todos nós vamos passar. Mais irei passar o bastão para gente muito boa.
Conclusão:
Que igreja queremos ser daqui a 5 anos? Daqui a 10 anos?
Estou ainda preparando o planejamento estratégico, mais confesso aos irmãos que eu estou muito otimista.
Seremos uma igreja, viva, relevante, ousada, temente, saudável e equilibrada.
A guisa de conclusão é a seguinte: “A FORÇA DE UMA COMUNIDADE SAUDÁVEL E EQUILIBRADA, NÃO ESTÁ NA AUDIÊNCIA DA SUAS CELEBRAÇÕES. A FORÇA DE UMA COMUNIDADE SAUDÁVEL E EQUILIBRADA ESTÁ NO COMPROMETIMENTO COM A MISSÃO QUE RECEBEU.
CEIA DO SENHOR
Nós vamos participar nesta hora do memorial do Senhor.
Enquanto o corpo diaconal se aproxima, dê uma abraço de ânimo em quem está perto de você. E deseja a esse irmão ânimo. Você é um discípulo, tenha ânimo.
O Senhor Jesus estava reunido com os seus discípulos, assim como nós somos discípulos dele, e a nossa fé, ela é constituída de algumas tradições, algumas ordenanças que são muito especiais. E eu creio que esse tempo é um tempo de lembrarmos, da morte, da ressurreição de Jesus. E também é tempo de lembrar que todos nós aqui estamos nivelados pelo amor de Deus, não há nada que você possa já ter feito na vida que faça Deus te amar menos, ele escolheu te amar. Mas também não há nada de tão bom que você possa fazer nesta vida que faça Deus te amar mais. ELE ESCOLHEU TE AMAR, nem menos e nem mais.
Por isso, conscientes de que unidade não significa uniformidade, pensamos diferentes, mais em Cristo nós somos um.
Antes de nós participarmos desse memorial tenha liberdade, como da primeira vez compartilhe seu cálice com um da sua família, um irmão. Se você cometeu alguma falta com algum irmão aqui, esse é o momento, a oportunidade, de perdão, de graça. Se há alguma ponta solta esse é o tempo propício de deixarmos de lado o orgulho, e pedir perdão, liberar perdão.