O Deus-pastor (Gn 48.15).

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
No mundo do Antigo Oriente, era comum o uso da figura do deus-pastor (na Mesopotamia e no Egito - cerca de 3000 a.C): Na Mesopotamia - 1º os soberanos e depois a divindade e; no Egito - deu-se o inverso, entretanto, a divindade só era pastor do faraó. Quanto a Israel, a concepção é diferente - sua originalidade é baseada na vivência (experiência, relacionamento) com o seu Deus, Iahweh (El-Rohi). Vejamos:

1 - O Deus-pastor no AT.

a) A distinção da cultura - No Egito só o faraó era ovelha de seu deus e só fazia de seu rebanho após a morte (era a crença antiga dos egipcios), para Israel, o Deus-pastor está PRESENTE com eles o tempo todo (veja o v.15 [Jacó]: “o Deus que tem sido o meu pastor durante a minha vida até este dia” - [José] Gn 49.22-24 - [Davi] Sl 23.1-6 - [Asafe] Sl 80.1-2.
b) As ações (atividades, feitos) do deus-pastor - Citamos as 4 vezes (apenas) em que no AT, deus é diretamente chamado pastor - Mas, o emprego do verbo apascentar e seus sinônimos é recorrente em toda a Sagrada Escritura, destacando as ações de amor do bom pastor. Vejamos: o BOM PASTOR...
Apascenta (ra’ah);
Conduzi (nahag);
Guia (nahal);
Dirige (nahah);
Procura (baqash);
Cuida (darash);
Reune (qabas);
Guarda (shamar);
Visita (paqad);
Inspeciona (baqar);
Liberta (nasal);
Faz sair de (iasa’);
Faz subir (alah);
Faz entrar, fazer vir (bw’);
Faz retornar (shwb);
Faz aliança (Karat berit)
Salvar (iasha’s);
Cura, alimanta, protege e provê descanso.

2 - O Deus-pastor no NT.

É destaque que no NT os escritores, inspirados pelo Espírito Santo, tiram o enfoque pastoral do Pai, e o projetam para o Filho de Deus, a pessoa bendita de Jesus.
a) Se no AT, apenas 4 vezes Deus, o Pai é chamado diretamente de pastor, no NT, o Senhor Jesus Cristo é chamado também 4 vezes (dentre estas, a AUTODECLARAÇÃO DE JESUS:
O escritor aos Hebreus: “o Grande Pastor das ovelhas” (Hb 13.20);
O Apóstolo Pedro (a quem Jesus disse 3 vezes: “apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21.15-17): “o Pastor e Bispo de nossas almas” (1Pe 2.25)
Ainda Pedro: “o Sumo[Supremo] Pastor” (1Pe 5.4)
Na AUTODECLARAÇÃO DE JESUS: “Eu sou o bom pastor...” (Jo 10.11, 14)
Related Media
See more
Related Sermons
See more