O crescimento dos eleitos (Parte 1)

1 Pedro  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views

O Apóstolo Pedro continua trazendo as implicações da salvação que há em Cristo na vida dos seus leitores. Pedro nos versículos anteriores demonstra a necessidade de refletir o caráter de Deus.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

1Pedro 2.1–10 (ARA)
1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. 4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está na Escritura:
Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes,
A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
8 e:
Pedra de tropeço e rocha de ofensa.
São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
Fazer breve exposição dos versiculos anteriores:
1 - Versiculo 1 - Pedro faz a saudação e chama os leitoras da carta de “forasteiros (peregrinos)” (O contexto era de perseguição e Pedro consola os seu leitores lembrando que essa vida de sofrimento é por enquanto, pois eles são meros pregrinos destinados a uma feliz salação.
2- Versiculos 1-3 - Os leitores são chamados de eleitos e reconhecidos como objeto da salvação de Deus. (Pedro usa o tema da Salvação como uma forma consolar os leitores diante das perseguições)
3- Versículo 3-12 - Os eleitos possuem um posição privilegiada, pois desfrutam de uma viva esperança (que o sofrimento não pode apagar)
4 - Versículos 10-12 - A salvação anunciada por Pedro era objeto de refleção dos Profetas do Antigo Testamento e desejo por descobrir em relação aos anjos.
5- Versículos 13-17 - Refletir o caráter Santo de Deus por meio da obediência.
6- Versículos 18-21 - Refletir o caráter de Deus em reverência ao que foi feito por mim na cruz.
7- Versículos 22-25 - Refletir o caráter de Deus em amor fraternal uns para com os outros.
1- O crescimento dos eleitos envolve o afastar do pecado e o desejo pela Palavra de Deus (Versículos 1-3)
2.1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
Despojando-vos - (colocar de lado; remover) - Parar de estar em um estado ou condição; concebido como despir-se de uma peça de roupa.
Retirar o pecado da vida é a grande transformação operada no coração dos eleitos do Senhor. O pecado precisa ir embora!
Maldade - Indica um desejo de prejudicar ou ferir. A maldade envolve um desejo do coração, um desejop intencional de ferir ou machucar outra pessoa. De um ponto de vista espiritual, Pedro está diz que devemos tirar as roupas da maldade da nossa alma e joga-las fora.
Dolo (engano) - indica um espirito traiçoeiro que não hesita em usar meios questionáveis para sobressai-se ou obter vantagens.
William Barclay aponta que dolos é mostrar duas caras. É o vício do homem cujos motivos são sempre adulterados, nunca puros.
Hernandes Dias Lopes - Poderíamos afirmar que maldade é a atitude intencional de fazer o mal contra o próximo, e dolo é a intenção de fazer o mal, ocultando isso nas palavras e nos gestos.
Gênesis 3.1–5 “1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”
Hipocrisias - Falta de sinceridade em virtude do fingimento de ter qualidades ou crenças que você realmente não tem.
Sproul - Devemos nos despojar também de toda hipocrisia. Muitas vezes Jesus descreveu os fariseus como hipócritas, o que, na antiguidade, envolvia algum tipo de encenação ou fingimento. Um hipócrita tenta enganar as pessoas em relação ao seu estado espiritual. Ele finge ser mais justo do que realmente é. Então, juntamente com a maldade e o dolo, a hipocrisia também precisa desaparecer.
Hernandes Dias Lopes - Hipocrisia é fingimento, ou seja, é colocar uma máscara e vestir um capuz para ocultar a verdadeira identidade. É fazer da vida um palco para representar um papel, buscando aplausos. O hipócrita finge ser aquilo que não é.
Inveja - É um sentimento mesquinho de querer ocupar o lugar de outro.
Hernandes Dias Lopes - Enquanto o ego permanecer ativo dentro do coração humano, haverá inveja. Inveja corresponde ao desejo de ser quem o outro é, de ter o que outro tem. A inveja se expressa no desejo de possuir algo que pertence a outro. Uma pessoa invejosa é dominada por uma incurável ingratidão.
Maledicências - Significa falar mal, quase sempre como fruto da in veja instalada no coração e normalmente quando a vítima não está para se defender.
Hernandes Dias Lopes - Maledicência traz a ideia de um falatório maldoso a respeito da vida alheia. É fazer da língua uma espada afiada para ferir, um fogo mortífero para destruir e um veneno letal para matar. Maledicência não é apenas sentir e desejar o mal contra o próximo, mas afligi-lo e atormentá-lo com o azorrague da língua
Pedro não instrui os seus leitores a lutarem contra esses males, mas a se livrarem deles. Precisamos livrar-nos deles como nos livramos de uma roupa suja e contaminada.
2. 2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
Pedro agora vai fazer um paralelo de contraste, demonstrando agora o que o eleito deve desejar no seu coração.
Para que o cristão cresça espiritualmente, ele precisa praticar duas ações: Largar o pecado e Se alimentar da Palavra de Deus. Sem essas duas ações é impossível ao cristão um desenvolvimento sadio da sua fé/salvação.
Desejai ardentemente - Desejar forte ou persistentemente.
O verbo está no imperativo e Pedro traz a figura do recém nascido no seu desejo por se aliemntar do leite materno.
Hernandes Dias Lopes - A palavra grega epippothein significa um desejo intenso, como o da corça que anseia pelas correntes das águas. Para o cristão, estudar a Palavra de Deus não é um trabalho, mas uma delícia, porque ele sabe que ali encontrará o alimento pelo qual sua alma anseia. Um bebê que saboreou o alimento não deseja parar mais até ficar saciado. O fato de ter degustado reforça seu desejo. A Palavra de Deus é leite, carne, mel e pão. É nosso alimento e por meio dela alcançamos crescimento saudável.
Salmo 1.1–2 “1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
A criança só para de chorar quando está complemente safisfeita.
Sproul - Pedro não está assumindo que seu público seja composto de recém-convertidos, que, portanto, seriam meros bebês em Cristo. A Bíblia fala de novos convertidos em termos de bebês em seu progresso espiritual, e há outras ocasiões em que a Bíblia repreende pessoas que já são cristãos há algum tempo e continuam a se alimentar apenas de leite, sem se interessar pela carne e pela substância das coisas mais importantes de Deus. O que Pedro está dizendo aqui é que, assim como um recém-nascido tem um forte desejo por leite, o cristão, nascido de Deus, também deveria ter sede da Palavra de Deus.
Genuíno - Essa palavra faz um trocadilho no grego com a palavra dolo (engano) (dolos x adolos). Significa sem dolo, íntegro.
A igreja só é alimentada pelo verdadeiro Evangelho!
Gálatas 1.8–9 “8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. 9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”
Hernandes Dias Lopes - A Palavra de Deus é pura. Não há crescimento espiritual onde a Palavra de Deus é sonegada ao povo. Não há saúde espiritual onde a sã doutrina não está no cardápio diário do povo. Alimentar o povo com a palha das falsas doutrinas em vez de nutri-lo com o trigo da verdade é como dar leite contaminado a um recém-nascido. Mata mais rápido que a fome. A Palavra de Deus tem a vida, dá a vida e sustenta a vida. É preciso ansiar pela Palavra de Deus como recém-nascidos famintos.
Um falso leite é veneno para o povo de Deus
Leite espiritual - A expressão grega gala logikos, traduzida por “leite espiritual”, tem um rico significado. Logikos é o adjetivo correspondente ao substantivo logos. Pedro acabara de falar sobre Palavra de Deus que vive e permanece para sempre (1.23–25). Por isso, é a Palavra de Deus que Pedro tem em mente aqui ao mencionar o genuíno “leite espiritual”.
Mateus 4.4 “4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”
2.3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.
Se você realmente nasceu do Espírito de Deus, se realmente o Espírito colocou na sua boca um gosto pelas coisas de Deus – sem isso você não pode sentir o gosto prazeroso das coisas espirituais.
O mundo à sua volta não se importa com coisas espirituais.:
1Coríntios 2.14 “14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
O leite espiritual não está no topo da lista da dieta do mundo, mas, se você sentiu seu gosto, se você sentiu o gosto do Senhor, como você pode sentir o gosto de Cristo e não querer mais?
É por isso que Jesus disse no sermão do Monte: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt 5.6).
O que o motiva a ir à igreja para ouvir a Palavra de Deus?
Muito provavelmente, sua motivação não é ser visto pelas outras pessoas. Poucos sacrificariam um domingo só para serem vistos por outros.
As pessoas que vão são as pessoas famintas, aquelas que têm um desejo pelas coisas de Deus, porque sentiram seu gosto. São tão gostosas que elas desejam mais delas. Eu nunca enjoo do gosto delas.
Eu me alimento estudando o texto quando me preparo para pregar, e o gosto é fantástico. Ele me faz querer mais.
Related Media
See more
Related Sermons
See more