Uma Igreja Irresistível

Uma Igreja Irresistível   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Como construir uma comunidade Irresistível?

Texto base: Atos 2.42-47
Atos dos Apóstolos 2.42–47 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
INTRODUÇÃO:
Boa noite,
Graça e paz!
O tema dessa mensagem realmente é provocativo! O que nos torna uma comunidade irresistível? Somos uma igreja com mais de 30 anos de organização e ao longo desses anos passamos por muitas construções, desconstruções e reconstruções. Sou grato a Deus, pois o nosso solo, foi o teto de grandes homens e mulheres que ao longo desses anos se comprometeram com o avanço do Evangelho de Cristo em nossa comunidade local.
Confesso que diariamente me curvo diante da grandeza de Cristo e o pergunto: "Senhor, quais são os teus anseios para a tua igreja?”. O que estamos vivendo apenas Deus poderia proporcionar. Na última semana, durante um aconselhamento, eu perguntava a um jovem como ele veio parar aqui na igreja e ele simplesmente me disse que um dia veio e não conseguiu mais parar de vir. Apesar de ser católico e de toda sua família ser de origem católica, ele sente que pertence a esse lugar. E assim, muitos e muitos outros estão semana após semana entrando nesse lugar, sendo salvos, batizados, servindo e isso tudo é sobre Cristo.
Essa é uma mensagem sobre a nossa visão! Estamos prestes a completar um ano de ministério e entenda, querido, não é sobre nós, não é sobre os outros pastores, não é sobre métodos, não é um novo jeito de se fazer igreja. São princípios bíblicos que devem ser aplicados à igreja de Cristo para que ela se torne de fato um ambiente irresistível. Nessa noite eu quero provocar você com uma pergunta: “- Qual é o seu papel em tudo isso que Deus está fazendo e ainda deseja fazer?”. Quando eu assumi o ministério eu nutri anseios e expectativas em meu coração, e em oração, busquei a Deus para que nenhum desses anseios fossem carnais Orei para que em nenhum momento eu fosse tomado pela vaidade e buscasse atender aos meus desejos. Foi um período de redirecionamento do meu coração ao que Deus tem como expectativa para essa igreja.
Acredito que nós precisamos parar de demonizar o crescimento numérico da igreja como se o crescimento esponencial sempre apresentasse falhas ou fosse antibíblico. Nós estamos sendo chamados para assumir o nosos lugar em Deus e cumprir o nosso papel não apenas em nossa igreja, mas no mundo. E eu gostaria de mostrar a você nessa noite qual é o seu lugar, o seu papel, a sua responsabilidade.
Mas antes de mais nada, quero mostrar a você o que significa ser uma igreja irresistível. Vamos voltar alguns séculos atrás e olhar para a Igreja Primitiva e entender como aquela comunidade era irresistível. O texto em apreciação fala sobre a primeira igreja, a igreja de Jerusalém. Pouco antes desse momento em que lemos a descrição dessa igreja, temos no mesmo capítulo, o relato da pregação de Pedro. O Apóstolo prega em praça pública e o texto diz que cerca de três mil pessoas se convertem e são batizados naquele mesmo dia. Não seria esse um crescimento esponencial? Não seria essa, uma pregação irresistível? Alguns estudiosos acreditam que esse número era ainda maior, uma vez que naquele tempo, se contava apenas os homens, estamos falando de um posicionamento entre seis a dez mil pessoas, uma vez que cada homem desse eram representantes de uma família. Essa é uma igreja que começou grande e Deus começou fazer grandes coisas entre o povo.
O texto que lemos diz que, as pessoas tinhham um profundo temor, havia um profundo amor por Deus, um coração incendiado. A igreja estava vivendo nesse ambiente de amor, de dedicação a Deus e o texto encerra dizendo que: “a cada dia o Senhor ia acrescentando aqueles que iam sendo salvos”. Ou seja, a igreja continuava a crescer diariamente. Crescimento e transformação foi o que essa igreja experimentou e é o que cada igreja pode experimentar pelo poder de Deus, pelo poder do sangue de Jesus e pelo poder do Evangelho. Não sou eu, não é a liderança, nem mesmo a igreja, é o poder de Deus que age. É o Senhor quem faz!
A visão que Deus nos deu é de uma igreja grande, irresistível, contemporânea, bíblica, acolhedora. O Senhor nos deu a visão de uma igreja que fosse referência no Vale do Jequitinhonha e em Minas Gerais. E sim, você pode considerar que é uma visão muito fora da caixa e que o Pastor está sonhando alto demais, mas querido, nosso coração está muito em paz com aquilo que o Senhor tem nos chamado para viver. Uma igreja saudável, naturalmente cresce. E nessa noite, quero apresentar 4 marcas de uma igreja irresistível.
CENTRALIDADE DA PALAVRA:
Atos dos Apóstolos 2.42 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
O texto diz que: “eles se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos”. Uma igreja saudável é uma igreja que está centrada na Palavra do Evangelho. A palavra utilizada para ensino aqui é Didaquê (no grego), que significava literalmente “orientação”. Os apóstolos começavam a pregar e orientar as pessoas de acordo com a Palavra de Deus, de acordo com esse novo momento que agora estava surgindo com a morte e ressurreição de Jesus. O que os apóstolos estavam fazendo era, interpretar os ensinos do Antigo Testamento à luz da obra de Cristo (morte e ressurreição) de Cristo Jesus, pois o Novo Testamento ainda não tinha sido escrito pelos Apóstolos (em sua maioria).
Nós somos a Igreja de Cristo Jesus e Deus nos deixou uma fonte de sabedoria que é a sua Palavra. A igreja tem como fundamento a Palavra de Deus. Por isso, cremos que um direcionamento de Deus não apenas para essa agência, mas para toda sua igreja, é a centralidade no Evangelho de Cristo. Não abrimos mão da biblicidade.
A Palavra de Deus é a verdade - Em um mundo de verdades relativizadas ou até mesmo meias verdades nós somos portadores da verdade absoluta. A era pluralista acredita naquilo que quer, naquilo que agrada a si mesmo, por isso o jargão da nossa sociedade é de que não existe certo ou errado, mas sim, o que é bom para você. No entanto, nós cremos que existe o que é certo e errado e a Palavra de Deus nos apresenta esse conceito! Não podemos nos render aos modismos ou achismos do nosso tempo, mas precisamos renovar a nossa mente de acordo com a Palavra de Deus. Estamos vivendo um tempo em que as pessoas odeiam a Bíblia porque ela contém a verdade e essa verdade fere. Não devemos nos render a um evangelho açucarado que adoça pessoas, mas precisamos ser fiéis à Palavra. A igreja não eixste para massagear o seu ego ou tornar a sua caminhada cristã em algo confortável, ela existe para confrontar o seu pecado e nós decidimos ser uma igreja que prega a verdade. Não somos uma igreja politicamente correta, mas biblicamente precisa.
2Timóteo 4.2 NVI
2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pregue a palavra a tempo e fora de tempo. O tempo que estamos vivendo não é adequado para se pregar o Evangelho, pois fere o sistema. Mas devemos ainda assim pregar a Palavra, ainda que sejamos perseguifos soframos retalhações ou sejamos presos, devemos pregar a Palavra. Esse é o nosso chamado!
2Timóteo 4.3 NVI
3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.
As pessoas não vão escutar. Por isso as pessoas estão procurando pastores e líderes que digama quilo que elas querem ouvir. A Bíblia nos ofende! Meu papel como Pastor é ofender as pesoas com a Palavra de Deus, mas mostrar também a elas que a graça nos acolhe, se vivemos essa arrependimento genuíno.
Thom S. Rainer:
“Suavizar ou relativizar a Bíblia não é a resposta para alcançar uma geração mais jovem para Cristo. Eles não querem ser poupados das duas verdades espirituais” - Doses açucaradas de Cristianismo vão destruir a sua vida.
A Palavra de Deus é poderosa e Tansformadora - Ela é viva e poderosa. Ela por si mesma é quem opera a transformação e produz seus efeitos. O meu papel como Pastor não é trazer um sermão incrível todo domingo, e eu sei que muitas vezes vocês veem aqui com essa expectativa, de ouvir um sermão que o faça arrepiar, chorar, se emocionar e esse não é o papel do Pastor. Nem sempre o sermão vai ser tão incrível assim, e eu também precisei aprender isso. Se o expositor não for tão incrível assim, a própria Palavra cumprirá o seu papel em sua vida, pois o foco é transformação e não arrepios. A Igreja não existe para criar arrepios, mas para gerar transformação. Não ha problema em se emocionar, pois diversas vezes, lendo a Palavra, eu me deparei em lágrimas, por ser profundamente tocado pela Palavra, mas o meu choro era uma evidência de arrependimento e quebrantamento genuíno. Você está crescendo na sua fé? Você tem colocado em prática tudo o que tem apredido aqui? Se não, você ainda não entendeu o papel da Palavra de Deus em sua vida.
Mais uma vez tomando o texto de 2Timóteo como base Paulo vai nos orientar a corrijir, repreender e encorajar com “bom ensino”. Pois existe o ensino que não é bom, o ensino que não respeita o contexto bíblico. Existem muitos profissionais da fala hoje em dia que estão mentindo e manipulando pessoas com um ensino que tem destruído vidas.
Há uma liderança qualificada para ensinar - O líder precisa ser apto, saber manusear bem a Palavra de Deus. Caso contrário, ele pode usar essa Palavra para praticar o mal. Mas se temos uma liderança que não tem contato com as Escrituras, que não tem uma vida devocional, que não se debruça sobre os livros e transforma esse conhecimento em algo deglutível aos seus ouvintes, temos então uma liderança deficiente. Ás vezes, recebo indiação de pessoas que nós poderíamos trazer para pregar em nossa Igreja e somos muito criteriosos com isso, não porque me coloco em uma posição acima dessas pessoas, mas porque entendemos a seriedade que é entregar o púlpito a alguem que não está apto para ensinar.
Ensino bíblico de forma criativa e contemporânea - A essência é imutável, mas a forma como pregamos precisa ser contemporânea para que as pessoas do nosso tempo consigam entender. Nós somos uma igreja multigeracional e isso torna o nosso papel em algo ainda mais desafiador. A PIB não é uma igreja para jovens, ela é um aingreja contemporânea que comunica a mensagem de forma compreensível às pessoas do seu tempo e promove pontes entre essas gerações: (Baby Boomer 1945-1964; Geração X 1965-1979; Geração Y 1980-1994; Geração Z 1995-2020; Geração C 2021).
John Stott:
“A igreja de cada geração deve procurar traduzir a fé para o idioma contemporâneo, a fim de relacionar a mensagem imutável com o mundo em mudanças. Mas a tradução é uma interpretação da mesma mensagem numa outro linguagem; não se trata de uma nova composição”.
2. RELACIONAMENTOS SIGNIFICATIVOS:
O texto de Atos 2, verso 42 destaca também a comunhão como uma marca daquela igreja. A Palavra no original (grego) aqui é Koinonia, que significa “ter tudo em comum”. Essa é uma grande família. Quando nascemos de novo em Cristo Jesus nos tornamos membros de uma grande família, nos tornamos irmãos em Cristo Jesus. Somos desafiados a viver em comunidade e suportar uns aos outros, carregar as cargas uns dos outros. O plano de Deus não é um plano para a sua vida, mas para a sua Igreja. Jesus quando morreu, não morreu apenas por você mas pela sua Igreja. Ele deu a vida pelo seu povo, por isso esse projeto de Cristo Jesus contempla uma comunidade e não um povo. Agora não sou mais eu, mas somos nós.
Quando olhamos na perspectiva do Reino, entendemos que agora o “Pai é nosso”, o “pão é nosso”. Deus tem um plano para as nossas vidas e se você não está vivendo a Igreja, você está fora dos planos de Deus e ponto.
Pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas - Não existe vida com Deus sem vida com a Igreja. Pessoas que acreditam estar bem com Deus mas não estão bem com a igreja não é a Deus que elas tem adorado. Esse é o ídolo do coração que se adequa com as suas cosmovisões.
É por meio de relacionamentos que nós crescemos na fé - Não crescemos na fé apenas estudando a Bíblia, mas crescemos vivendo em comunidade. A Bíblia foi escrita para nos ensinar a como nos relacionar com Deus e com os outros. Se você não está comprometido em relacionamentos significativos na comunidade de Deus, você está fora dos planos de Deus. Nossas relações hoje são marcadas pela fragilidade. A gente inclui e retira as pessoas da nossa vida com muita facilidade. Abra o coração para os relacionamentos.
Uma igreja ficada em relacionamentos e não em eventos - Eventos não transformam a vida das pessoas. Evento é vento! O que transforma a vida das pessoas são relações profundas. Temos como proposta uma agenda com menos eventos e mais momentos para nutrir relacionamentos saudáveis.
O pequeno grupo é um ambiente planejado para proximidade - Nós iniciamos um projeto e acredito que ele não está no coração da igreja com ele está no nosso. A ideia central era de pequenos grupos espalhados por toda cidade onde o foco fosse o fortalecimento de relações e crescimento espiritual da igreja. Eu ja disse, eu amo receber o PG na minha casa, mas o PG não é pra ser um culto no lar. Não é pra ser tão grande assim, isso dificulta o fortalecimento de outros laços. Os lares de crentes não estão se abrindo para esses encontros e as justificativas não me convencem. Então em entendo que se desejamos ser uma igreja irresistível, precisamos alinhar o nosso coração, não com a visão do Pastor, mas com a visão de Cristo para a sua igreja. É vida na vida! A igreja primitiva se reunia no templo, mas também nas casas.
Sirvam uns aos outros - Gálatas 5.13; Levem os fardos pesados uns dos outros - Gálatas 6.2; Aconselhem-se uns aos outros - Colossenses 3.16; Consolem-se uns aos outros - 1Tessalonicenses 4.18; Sujeitem-se uns aos outros - Efésios 5.21; Suportem-se uns aos outros - Colossenses 3.13; Exortem-se e edifiquem-se uns aos outros - 1Tessalonicenses 5.11; Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram - Romanos 12.15.
3. AMOR QUE SERVE:
“Todos se dedicavam de coração ao partir do pão”. O que é o partir do pão? O partir do pão é a ceia? E a ceia nada mais é do que a lembrança da obra de Cristo, sua morte e ressurreição e é também a manifestação tang´´ivel do amor de Cristo em nós. A ceia é o compromisso de me doar, de me entregar, de servir e amar como Cristo nos amou. Cristo foi partido na cruz por nós e agora nós manifestamos esse amor nos doando, servindo, entregando e se partindo em prol do próximo, partilhando nossa vida, nosso tempo e recursos para apoiar, abençoar e edificar uns aos outros.
John Stott:
“Amor é mais serviço do que sentimento”.
Para muitos o amor é algo subjetivo, mas o amor é tangível, é o que vemos na cruz de Cristo e o que vemos na comunidade de Cristo Jesus. O amor é compromisso, é ativo e consciente. É o amor que serve!
Atos dos Apóstolos 2.44–46 NVI
44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
Eles estavam se partindo uns pelos outros, estavam amando e servindo.
S. Truett Cathy: (Fundador da Chick-fil-A)
“Quase todos os momentos de cada diia temos oportunidade de dar algo a alguém - o nosso tempo, o nosso amor, os nossos recursos. Sempre encontrei mais alegria em dar quando não esperava nada em troca.”
4. DEPENDÊNCIA DE DEUS:
Oração - Completa dependência de Deus. É impossível ser uma igreja irresistível e meio a uma sociedade comrrompida se não dependermos do Senhor.
A igreja de Atos era uma igreja viva, vibrante e atuante porque dependia de Deus.
CONCLUSÃO:
Essas são as quatro marcas de uma Igreja Irresistível: Palavra, Relacionamento, Serviço e Dependência. O resultado disso é apresentado pelo versículo 47.
Atos dos Apóstolos 2.47 NTLH
47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.
A maior propaganda de uma igreja são vidas transformadas. Cuidado como você tem vivido sua vida! O número ia crescendo naturalmente, pois Deus fazia essa obra. Tudo isso é sobre Cristo, o ohjetivo é levar pessoas a um relacionamento com Cristo.
SOLI DEO GLORIA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more