A QUÍMICA PERFEITA ENTRE A COMUNHÃO E A UNIDADE.
COMUNHÃO, UNIDADE • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
A COMUNHÃO FAZ COM QUE AMEMOS NOSSO IRMÃO E A UNIDADE FAZ COM QUE SEMPRE AVANCEMOS NA MESMA DIREÇÃO.
A COMUNHÃO FAZ COM QUE AMEMOS NOSSO IRMÃO E A UNIDADE FAZ COM QUE SEMPRE AVANCEMOS NA MESMA DIREÇÃO.
1 Como é bom e agradável
quando os irmãos convivem em união!
2 É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça,
que desce pela barba, a barba de Arão,
até a gola das suas vestes.
3 É como o orvalho do Hermom
quando desce sobre os montes de Sião.
Ali o Senhor concede a bênção
da vida para sempre.
Se uma pessoa está em Cristo, ela é chamada a participar da koinonia – a comunhão com outros cristãos e a adoração a Deus de acordo com os preceitos de Cristo. Se uma pessoa sabe de todas essas coisas e, de vontade própria, com persistência, recusa-se a unir-se a elas, isso não levantaria sérias dúvidas sobre a realidade da conversão daquela pessoa?
bio.rcsproul
A Igreja forma uma unidade espiritual da qual Cristo é o Chefe divino. É animada por um Espírito, o Espírito de Cristo; professa uma fé, compartilha uma esperança e serve a um só Rei. É a cidadela da verdade e a agência de Deus para comunicar aos crentes todas as bênçãos espirituais.
Louis Berkhof (Teólogo calvinista norte-americano)
TEXTO BASE:
TEXTO BASE:
1Coríntios 12.12–27 (NVI)
12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos.
15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!”
22 Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
Sem a comunhão, tenhamos consciência disso ou não, seremos e permaneceremos crentes fracos. Essa é uma das leis da vida espiritual. Já citamos a sábia e veraz declaração de Wesley, que nada é mais anticristão do que um crente solitário.
Sem a comunhão, tenhamos consciência disso ou não, seremos e permaneceremos crentes fracos. Essa é uma das leis da vida espiritual. Já citamos a sábia e veraz declaração de Wesley, que nada é mais anticristão do que um crente solitário.
1º OBSTÁCULO: AUTOSSUFICIÊNCIA
1º OBSTÁCULO: AUTOSSUFICIÊNCIA
Não pode haver comunhão enquanto as pessoas não percebem que dependem umas das outras para receberem ajuda espiritual.
Uma atitude de autossuficiência espiritual pode refletir o estado de morte espiritual do não-convertido, para quem todas as coisas espirituais parecem irreais; ou pode refletir a miopia espiritual de crentes indolentes (cf. Hb 5.12ss.; Rm 12.1–3) - os quais podem ser até mesmo velhos na fé. Esta atitude também pode ser a racionalização de alguém que, pelo orgulho, pelo senso de culpa ou pela hipocrisia consciente, ou mesmo por todos esses três defeitos, não está disposto a compartilhar as suas necessidades espirituais e a pedir ajuda de outros. Porém, qualquer que seja a causa, a autossuficiência exclui a comunhão desde o seu início.
2º OBSTÁCULO: FORMALISMO
2º OBSTÁCULO: FORMALISMO
Alguns compreendem que a comunhão cristã se resume em envolver-se na adoração pública com uma postura correta, sobretudo na ocasião da Ceia do Senhor, e evitam qualquer comunhão mais íntima.
Uma vívida adoração litúrgica certamente é comunhão cristã, mas esta não se limita à adoração litúrgica.
3º OBSTÁCULO: AMARGURA
3º OBSTÁCULO: AMARGURA
Que se expressa por constantes atitudes de hostilidade. Hebreus 12.15 nos adverte sobre a perturbação que uma raiz de amargura pode causar.
A amargura parece derivar-se mais frequentemente do orgulho ferido e da malícia defensiva, de algum senso de injustiça, de maus-tratos ou de traição, ou então da inveja que se ressente em face dos dons, da posição ou do sucesso de outrem.
A inveja, em particular, torna-se uma raiz oculta de amargura, exprimindo-se em controvérsias, em frieza pessoal, em maledicência (que alguém definiu como a arte de confessar os pecados alheios), em protesto ou em divisionismo.
Na comunhão autêntica, cujo alvo é tornar a outra pessoa mais hábil para Deus, há um lugar próprio para a crítica construtiva. A crítica pode ser exigida pelo amor, como os pais o sabem, mas ela precisa ser construtiva, e não destrutiva, oferecida com gentileza e restrição, por alguém que esteja consciente de ser ele mesmo um pecador e que reconhece que todos nós aceitamos bem pouco qualquer crítica. Entretanto, quando o motivo por detrás da crítica é a amargura, ela acontecerá de modo arrogante e desenfreado, que nega a comunhão, ao invés de promovê-la.
4º OBSTÁCULO: ELITISMO
4º OBSTÁCULO: ELITISMO
Uma atitude de superioridade que produz “panelinhas” alicerçadas sobre o exclusivismo. Trata-se de uma imitação satânica da verdadeira comunhão, da qual nada é excluído, exceto a incredulidade. Quando grupos superentusiasmados se reúnem para formar associações baseadas em pequenas peculiaridades doutrinárias ou na atração magnética de um líder, o orgulho sobressai e a comunhão definha.
CONCLUSÃO:
HÁ PODER NA COMUNHÃO E NA UNIDADE”
CONCLUSÃO:
HÁ PODER NA COMUNHÃO E NA UNIDADE”
20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.
Efésios 4.15–16 (NVI)
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
CEIA DO SENHOR
CEIA DO SENHOR
28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.