Jó 18

Exposições em Jó  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Tema:
Texto:Jó 18
Introdução:
Parece que está rogando uma Praga aqui sobre Jó, então todas essas palavras de apagará. Escurecerá, apagará estreitarão, derribará, devorados, miséria secarão, Murcharão, lançarão, não terá filho, posteridade nem sobrevivente espantarão. Todas essas palavras, tem um centro comum. Depois, cada conjunto dessas palavras que parece uma Praga, você vai organizando em blocos porque elas dizem coisas diferentes, os terrores eles são porque é um lugar escuro, porque é ameaçador, porque é impróprio, porque é esquecido, então tem algumas subdivisões. Tem também os termos de palavras, todas as palavras de Terra, Rocha, tenda, habitação é uma repetição. Tenda e Habitação repetem 9 vezes.
Nós somos pessoas muito interessantes. Nós tiramos conclusões teológicas o tempo todo, o tempo inteiro. Agora, esta e outras igrejas, ou seja, perceberam, não estão lotadas de gente desejosa de adorar a Deus. E sabe por quê? Porque tem um bocado de gente com problemas com Ele. E nós podemos, ter problemas com Deus, mesmo vindo aqui. Você e eu, nós temos uma noção pessoal de justiça. O que nos faz não poucas vezes dizer para Deus assim: Caramba Deus, Eu tenho feito tudo tão certinho. Afinal de contas, nós oramos. Todos os dias fazemos jejum, treinamos. Decoramos textos bíblicos, Nós vamos à igreja, Nós tentamos fazer tudo certinho. E os Montes não param de desmoronar sobre a cabeça. Nossa imaginação sobre a vida. É bem descrita com a figura que Bildade utiliza.
A Terra e as rochas serão movidas nos seus lugares, ou seja, a estabilidade moral do mundo é como os fundamentos da Terra. E a impassível Montanha rochosa? Você acha que Deus vai mexer nisso só por causa de você? Porque você acha que ele não está trabalhando, certo? Você acha que ele ia parar a obra dele? Para olhar para os seus lamentos.
Hoje, nós veremos em duas partes como Bildade reage à reafirmação de Jó de ser integro.
I. Conhecer a Deus nos ajuda a viver em paz no mundo;
No inicio do capitulo, Bildade de aproxima de Jó para questiona-lo, trazendo palavras como maldição;
“Até quando você andará à caça de palavras? Considere bem, e então falaremos. Por que somos considerados como animais e passamos por tolos aos seus olhos?
Parafraseando esses dois versos: Só porque alguém sofre ou teve perdas, está todo mundo errado e só você está certo?A reputação de Jó é conhecida, mas a reputação não é tudo.
Que mania que as pessoas que sofrem têm de gravitar ao redor delas mesmas, de ficarem remoendo os seus problemas.
Você, que se despedaça em sua ira, pensa que a terra será abandonada por sua causa? Você pensa que as rochas devem ser tiradas do seu lugar?”
Não é Deus quem está rasgando você, Jó. É você mesmo? Vocês acham que Deus vai mudar o tempo de rotação da Terra de translação ao redor do Sol vai mudar a gravidade e realocar os astros dos céus que revela a sua Glória apenas por nossa causa.
Nós cometemos pecado. Deve ter acontecido algum deslize que justifique Deus nos castigar por alguma inconsistência na vida espiritual? Deus é o senhor do céu e da Terra.
Você perdeu tudo? Seus bens, seus filhos e sua saúde. É porque no fundo você errou em alguma coisa, pecou e Deus está lhe punindo.
Essa era a ideia de bildade. E talvez seja de muitos cristãos que supersticiosamente estão sempre associando algo a Deus. Se tropecei, Hein? É Deus me punindo, porque eu estava falando mal de alguém.Essa é clássica, não é? Você começa a falar mal de alguém com dar um tropicão, você fala assim e não tem bíblia, não tem Deus, não tem nada, é só uma associação livre.
A aparente estabilidade física do mundo para a Bildade e para muitas pessoas era o equivalente à estabilidade de bem-estar na vida do justo.
Mas nós sabemos que o salário do pecado é a morte, e não um tropeção ou batida de carro, um carro roubado ou a frágil saúde de algum membro da família ou sequer uma doença crônica. Deus não se diverte com essas coisas?
Porque Ele pune com a morte. Nós sabemos mais. Sabemos que o único sacrifício que agrada a Deus e que poderia aplacar a sua ira Santa e justa seria uma oferta perfeita.
Quem é que teria uma oferta perfeita? Nenhum de Nós. Nessas densas trevas? Poderia oferecer alguma coisa perfeita? Bildade está parcialmente certo. É importante, adequado perceber que este mundo criado, ele é bem estruturado e organizado.
“Você, que se despedaça em sua ira, pensa que a terra será abandonada por sua causa? Você pensa que as rochas devem ser tiradas do seu lugar?”
Esse mundo criado, ele é bem estruturado e organizado? Mas ele está errado ao considerar o mundo criado como juiz para os males que nos afligem.
Isso o impede de se perceber pecador. Igualmente andar nas trevas, como seu amigo Jó. E que ele somente pode enxergar alguma coisa. Por causa da bondade de Deus.
Isaías 9.2 (NAA) “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
É aqui que nós vivemos. Agora, Jó considerar algo do seu sofrimento como injusto. Significa desafiar o mundo bem ordenado de Deus.
Eu estou pensando como Bildade agora, qual o problema em achar que a vida deveria ser previsível como uma agenda?
É que se a gente achasse que a vida fosse tão previsível quanto à estrutura do universo criado.Nós desconsideraríamos que há pecado no mundo e de que a Terra vive em trevas.
E que o único momento de luz que pode ser desfrutado, É somente em Cristo, Jesus. Lembrem, se ninguém nessa Terra está na luz, mesmo que organize toda a sua vida, tire toda a poeira, limpe todos os cantos e ajude todos os pobres. Isso não significa que essas coisas não sejam desejáveis e boas.
Significa apenas que nós não somos parâmetro de comparação sequer com o mundo quebrado de Deus. Mesmo a criação gemendo e suportando dores até agora. Ela ainda se mostra tão impressionante.
A existência de um Everest nos faz lembrar que nós não estamos à altura. A resistência dos mares nos lembra que nós não somos profundos. O percurso dos astros nos céus mostram que nós não somos regulares e estáveis. Até olhar para essas coisas, mesmo não funcionando como convém, nos constrange. Deus é quem faz as águas e os ventos ficarem comportados.
E é bom deixar espaço para o incompreensível. Como o caso de Jó. O justo sofre. O ímpio se dá bem. Onde é que está a justiça? Deus não está vendo? Deus não está vendo. Se você escolher duvidar da palavra de Deus e de seu cuidado amoroso.
Você começa a perceber somente a instabilidade do mundo e a viver como quem não o conhecesse. Creio que seja esse tipo de vida que alguns cristão estão vivendo. Porque eles têm duvidado de Deus? A pessoa se sente frustrada. A culpa é de Deus. As coisas não acontecem conforme você esperava. A Culpa é de Deus por você procurar o caminho da integridade e agora apodrece no esquecimento. Tem um pouco disso em Jó? E tem bastante disso em vários cristãos hoje. De fato, quem conhece a Deus, vive num mundo em paz, mesmo quando ele está bagunçado e quebrado. Sabendo que Deus continua trabalhando. E é por isso que confiar em Deus estabiliza a alma mais perturbada.
II. Não conhecer a Deus nos leva ao desespero;
Bildade depois de acusar Jó de autocomiseração. Ele começa a mostrar que o mundo permanece o mesmo. Não importando o quanto o Jó gritasse e reclamasse da ordem das coisas.Fala assim, não está tudo certo. Para a Bildade, não há mudança. E consequentemente, ele não esperava a mudança. Por isso, ele e seus amigos já sabiam o que estava acontecendo. E Bildade volta a temática da retribuição, porque parece que Jó não estava entendendo.
Eles falam de todo esse sofrimento, mas não tem perspectiva sobre a Futura retribuição sobre o depois. Não tem o dia do julgamento final ou sobre o equilíbrio da balança da justiça depois da morte. Você fica com aquela impressão de que morreu, acabou.
O Salmo 73, tão conhecido nosso. O salmista luta como Jó. Por que que eu tive inveja dos arrogantes? Quando eu vi a prosperidade dos ímpios? E, por meio da revelação de Deus, o salmista vai entender o destino final. É quando ele vai adorar a Deus e ele fala Ah, foi ai que eu atinei com o fim deles. Alguns questionam se o salmista se refere a esta vida ou a próxima, mas o triunfo da fé deste salmista do Salmo 73 soa como uma Esperança que transcendem a própria vida, mas também dá para entender isso quando o sofrimento é muito grande como o de Jó leva um tempo até você entender seu próprio sofrimento. E conseguir transcender isso para alguma outra coisa. A preocupação de Bildade, no entanto. Era estabelecer na mente de Jó a certeza absoluta de que todo homem perverso é pago integralmente nesta vida. Ou seja, Aqui se faz. Aqui se paga.
E bildade, nada, disse também de um julgamento final, mas ele tinha certeza de que a lâmpada do iníquos vai se apagar, a medida do senhor passo vai enfraquecer. E ele será preso e devorado pelos seus próprios planos. Terrores vão assustá-los de todos os lados E perseguir cada passo seu.
A morte é parte da punição, e não uma linha divisória após a qual a punição vem. A única retribuição pós morte para bildade. Foi ter a sua memória ao seu nome, cortado sem descendentes ou sobreviventes.
A morte, ela é personificada. Nos versos 13 e 14. Este rei dos terrores, ou seja. A morte. Ou para alguns povos que viviam perto de Israel, o Deus mot, o Deus morte. Era o rei dos terrores?
O Deus morte tinha uma garganta cuja largura ia da Terra ao céu. Só para dizer que nada escapa. Nada escapa. E é interessante, porque no antigo testamento, você vai encontrar o profeta Isaías, invertendo essa figura.
Vendo que o senhor Deus, ele engole a morte para sempre. E é interessante que ele tenha dito engolir a morte para sempre. Porque era isso que eles acreditavam que a morte engolia todas as coisas. Passo a passo, eu não vou fazer essa parte que é muito horrorosa, mas só para ter uma ideia.
Devoradores se alimentam de vidas. Ou da Alegria, ou do que for. O inferno é lugar de terror insaciável.
Os versos 15 a 16 Vão nos mostrar que o lugar dos mortos é impróprio para habitação, sem forma e vazio.
E é bom lembrar de bildade que está aconselhando Jó, né? Confortando Jó. É bom lembrar que fogo do céu caiu sobre ovelhas e servo de Jó. E que ouvir isso traria? A que dureza.
Bildade, nem está errado. De lembrar essas coisas? A descrição que ele faz do inferno é muito interessante.
Versos 17 a 20 é sepultura é lugar de esquecimento e vazio. Memória, nome, posteridade.
Tudo isso que nós aprendemos em outros lugares da bíblia. Que Deus faz até por causa da benção dada a Abraão. Um nome.
Então, exatamente no que que bildade fala de errado aqui?Bom.
Para nós como ouvintes, leitores de Jó, é fácil saber que bildade está errado de saída. A gente já sabe disso. E nessa hora eu tenho que me lembrar assim muito claramente, lembre-se que Deus quer que os seus leitores saibam de ante mão, que Jó é um homem íntegro e reto que teme a Deus e se desvia do mal.
Jó é um crente que está passando por grandes tormentas. Ele quer que nós saibamos disso. Então eu já sei que bildade está errado. Não é nem que eu preciso pensar agora. Ele faz descrições certas.
Da estabilidade da Terra? E faz descrições muito adequadas, com sobre o inferno? Mas quando ele resolve pontuar e dizer: Você. Vai para o inferno. Porque isso que está acontecendo com você não acontece com um justo. Nisso ele errou. Porque acontece com o justo. É exatamente isso que, no sistema de bildade não se encaixa.
Ele não está preparado para viver num mundo no qual os ímpios. Muitas vezes prosperam, e os cristão várias vezes sofrem tristezas imerecidas. Ele não está preparado para viver num mundo assim.
E se você, crente, está com dificuldade com Deus e não está preparado para viver no mundo assim, é melhor dar uma repassada no evangelho. O evangelho é Glória, mas não sem Cruz. Eterna Alegria, mas não sem lágrimas, sofrimento.
Se não, a gente não terá entendido o que Deus disse sobre o que é o pecado. Agora ler o livro de Jó é constrangedor mesmo. Se constrange apenas ler sobre um homem íntegro. Pecador.
Mas sofrer indevidamente. O que dirá quando você começa a ler sobre o homem Deus perfeito. Sofrendo indevidamente. Quando Jesus foi condenado ao inferno por nossa causa, a Terra foi colocada em trevas sobrenaturais.
Jesus, ele é moído pelas nossas transgressões. Ele é arrastado para julgamento. E recebe a punição reservada a pecadores. Ele sentiu na pele o terror insaciável. O que faz um homem lamentar e clamar em alta voz a seu pai? Um sofrimento que está muito além do que simplesmente apanhar ou ter uma coroa de espinhos na cabeça, ou sofrer ou sangrar.
Era dissolução de um vínculo eterno de relacionamento. Pai, pai, porque me abandonaste? Eu não entendo isso, mas eu sei que houve a dissolução naquele momento de um vínculo eterno de relacionamento, e Jesus faz isso para redimir pecadores como você e eu.
Ele foi condenado ao inferno para que o seu destino e o meu fossem diferentes. A vida e o sofrimento de Jó e de todos os pecadores sofredores não faz o menor sentido sem a Cruz de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.