Vencer o mal com o bem
Romanos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
Os deveres cristãos contra o mal
Os deveres cristãos contra o mal
Romanos 12.17–20 (ARA)
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
Provérbios 3.7 “7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal;”
Provérbios 3.27 “27 Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.”
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
Carta aos Romanos (c. Exortações a todos os membros da igreja, 12.9–21)
O início da frase seguinte, se possível, quanto depender de vós, mostra que, ao fazer as exortações, o apóstolo está absolutamente cônscio da realidade “deste século” (v. 2). Nem sempre o amor vence, nem sempre o amor é benquisto. Mas o fato de que nem sempre o amor alcança o alvo não é motivo para que este seja mudado. Permanece valendo: tende paz com todos os homens. “Manter a paz” é mais que “Sede pacíficos!” No sentido de Mt 5:9, a perspectiva é de um papel ativo que visa uma solução do conflito.
Quando ela não é alcançada e a injustiça predomina, afirma-se:
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito:
A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
(Deuteronômio 32.35 “35 A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.” )
Quem pode se colocar no lugar de juiz?
estamos destinados na presente era, a saber, de vivermos a misericórdia de Deus (Mt 5:38–48; 13:29,30).
Por isso, Paulo insiste no envio cristão:
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Provérbios 25.21–22 “21 Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, 22 porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá.”
Para usar uma expressão amena, o calor de brasas amontoadas sobre a cabeça é perceptível em todas as circunstâncias.
O nosso agir em Deus é uma ação perceptível e eficaz no meio da vingança usual e absurda!
Também quando o inimigo amado não se ajoelhar imediatamente diante de vocês em sinal de arrependimento, ele certamente foi tocado pela experiência de algo novo.
Por alguns segundos ele foi uma pessoa atingida, movida, admirada, talvez envergonhada e, em todo caso, abençoado. Em sua vida futura Deus tomará conta dele.
(cf 1Pedro 2.15“15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos;”
1Pedro 3.16“16 fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,”)
Seguindo no texto e por fim:
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Após concluir essa lição, Paulo generaliza e ao mesmo tempo aguça em termos pessoais: Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Esse mundo é um lugar de luta entre duas maneiras de viver como pessoa, isto é, viver sob o “deus deste século” ou viver sob o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Não nos tornamos vitoriosos só após sucessos terrenos do nosso agir, mas já o somos de modo oculto pela prática do bem propriamente dito.
