DUAS CASAS: MATEUS 7.24-28
Pr. Max Ferreira
Mateus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Se você estivesse em uma praia com a sua família e de repente caísse uma tempestade, ao olhar você visse duas casas igualzinhas, uma bem na areia da praia e outra um pouquinho mais longe, mas bem em cima de uma rocha… onde vocês se abrigariam? Por quê?
É sobre isso que iremos tratar hoje. E para isso quero te convidar a abrir a sua Bíblia e o seu coração.
Texto Base:
24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. 28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,
O CONTEXTO:
Nos versos anteriores:
[1-6] Jesus estava ensinando sobre a hipocrisia daquele que julga o outro, sem julgar a sí próprio;
[7-12] Ele ensinava sobre “O desejo de Deus x papel da oração na vida daquele que deseja ser bem-sucedido";
[13-14] Jesus fala sobre AS DUAS PORTAS (ou vida facil que leva à PERDIÇÃO e a vida mais difícil, no entanto que conduz a SALVAÇÃO)
[15-23] JESUS fala sobre OS FALSOS PROFETAS VESTIDOS EM PELE DE CORDEIRO e ENSINA-NOS A “OLHARMOS MAIS PARA OS FRUTOS DE SUAS VIDAS DO QUE PARA AQUILO QUE ELES DIZEM”.
Ele termina aquele trecho chegando a dizer que “nem todo o que diz Senhor Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas apenas aqueles que fazem a vontade de DEUS pai” (ainda que sejam ‘cheios de sinais proféticos, milagres, etc'.
Finalmente chegamos ao texto base lido hoje em Mateus 7.24-28.
E o que podemos aprender com este texto prático para as nossas vidas HOJE?
Tópicos:
JESUS ESTÁ NOS CONVIDANDO A DEIXARMOS DE SER APENAS UM OUVINTE DA PALAVRA E PASSARMOS A PRATICÁ-LA.
ELE CHAMA ISSO DE PRUDÊNCIA!
Mateus 7.24: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha".
2. JESUS ESTÁ NOS ENSINANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA NOSSA BASE (ou alicerce)
Perceba que ele terminou o verso 24 citando como PRUDENTE “aquele que construiu uma casa sobre a ROCHA”
3. APÓS, JESUS PASSA A COMPARAR OS EFEITOS PARA A VIDA DAQUELE QUE CONSTRÓI UMA CASA SOBRE A AREIA E O QUE CONTRÓI SOBRE A ROCHA.
24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
Aqui, JESUS está nos ensinando uma grande lição: “DEVEMOS CONSTRUIR UM ABRIGO SEGURO, ALICERÇADO EM SUA PALAVRA”.
NA PRÁTICA:
Olhamos de um lado para o outro e muitas vezes nos ILUDIMOS! OLHANDO PARA O EXTERIOR PODEMOS ATÉ ACHAR QUE TODAS AS CASAS SÃO IGUAIS. (Apesar de algumas serem mais ou menos bonitas que outras)
JESUS estava nos advertindo que NOS DIAS DE TEMPESTADE é que poderemos ver QUE CASA PODERÁ RESISTIR e que CASA IRÁ RUIR.
No AT, o Salmista assim proclamou:
6 Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! 7 A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. 8 Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.
Já no NT, o Apóstolo Pedro, ao falar sobre JESUS e sua importancia e impacto sobre a narrativa de nossas vidas, assim descreveu:
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — 5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. 7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”. 8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
O contexto trazido nos versos finais aqui é, CRISTO COMO UMA “PEDRA ANGULAR” se você não sabe o que era isso, vou te mostrar.
E de fato, assim como Jesus nos mostrou no texto base de hoje que O ALICERCE CERTO É QUE DÁ SUPORTE A CASA QUE PERMANECERÁ DE PÉ - que é a SUA PALAVRA.
Da mesmo forma, o Apóstolo Pedro nos diz que devemos escolher bem QUE PEDRA ESTAMOS APOIANDO AS NOSSAS CONSTRUÇÕES DA VIDA !
Conclusão:
“CRISTO, MEDIANTE A SUA PALAVRA, ESTÁ NOS CONVIDANDO A REALINHARMOS OS FUNDAMENTOS DE NOSSAS VIDAS E DECIDIR EM QUE TERRENO ESTAMOS CONSTRUINDO AS NOSSAS ‘CASAS’ E QUE PEDRA ANGULAR ESTAMOS APOIANDO A NOSSA ALMA”
Oração: