Jesus venceu o mal, nós também podemos! (Completo)

Connect Way  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 297 views

Aprendendo a vencer o mal com nosso Senhor Jesus

Notes
Transcript

Abertura

Boa noite galera, graça e paz do nosso Senhor Jesus! Espero que vocês estejam bem e também espero qeu possamos meditar juntos na palavra de Deus hoje.
Hoje tivemos uma novidade, a separação das ministrações. Enquanto o You está lá com o pastor Esmael, eu estarei aqui com vocês, responsável por trazer a ministração dessa noite.
Confesso que faço isso muito temor no coração. Não é uma responsabilidade fácil apresentar e ensinar as Escrituras.
Como estudante tenho aprendido a cada dia que a Bíblica não é formada de inúmeras coisas que achamos, que interpretamos do nosso jeito mas sim de verdades a respeito de Deus direcionado ao seu povo escolhido.
A Bíblia tem uma intenção e essa intenção é o que Deus quer dizer e não o que achamos conforme nossa opinião.
Além disso, pra quem me conhece sabe como eu insisto muito com todos os meus irmãos sobre a importância de estuda diligentemente a palavra.
Sei na própria pele como nossa vida pode ser transformada quando nos dedicamos a estudar dia após dia tudo sobre o nosso Deus, sua vontade, suas características, seus atributos!
Mas antes de começarmos, eu gostaria de orar com vocês e pedir a Deus que possa nos acompanhar e nos guiar na ministração dessa noite.

Introdução

Irmãos, uma das maiores alegrias quando nos tornamos filhos de Deus, a partir do momento que aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente salvador, é que não existe mais nenhuma condenação para nós, não existe mais condenação para aqueles que são do nosso Senhor.
Nossa velha natureza morre e nascemos de novo com Cristo.
Festejamos dia após dia pois começamos a usufruir do Reino de Deus, ainda que não na sua plenitude, mas já podemos experimentar uma porção dessa nova vida.
Na carta aos Efésios capítulo dois o apóstolo Paulo vai dizer que Cristo está assentado nas regiões celestiais e nós, por sermos dEle, através do Espírito Santo que nos sela como garantia da nossa herança, somos guardados até a redenção e retorno do nosso Senhor.
Eu sei que pode ser algo difícil de compreender e muitas vezes até se questionar pois não vivemos ainda a plenitude do Reino, uma vez que ainda estamos sujeitos as aflições desse mundo, todavia o que quero reforçar aqui é que uma das coisas que já podemos experimentar é que não existe mais condenação, nós temos vida em Jesus.
O diabo, o príncipe do poder do mal, que tinha poder sobre nossa vida antes de aceitarmos a Cristo, algo que acontecia quando estávamos perdidos no mundo, algo que ainda acontece com todos aqueles que estão perdidos sem Jesus, já não tem mais domínio sobre nós.
Isso por si só já algo para louvarmos e glorificarmos nosso Deus.
Assim como aprendemos com Jesus, nós teremos aflições, mas essas aflições servem para nos aperfeiçoar, para nos amadurecer, para nos ajudar a conhecer nosso Deus, para aumentar a nossa fé, e não para nos derrotar.
É como o maravilhoso testemunho de Jó, que passou por momentos difíceis mas sempre debaixo da soberania de Deus, ou seja, o inimigo não pode fazer nada além do que Deus permitia na vida dele.
Desta forma, uma vez que nós aceitamos Jesus como nosso senhor e salvador, o diabo já não tem mais poder sobre a nossa vida.
Contudo, quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor, nossa nova vida deve passar a contar com uma busca diária onde respondemos a Jesus através de um caminho de santidade, escolhendo sempre fazer a vontade de Deus, escolhendo fazer o bem.
Se dizemos que conhecemos e que somos de Cristo, algumas atitudes precisam testemunhar essas afirmações.
Vejamos o que o apóstolo João vai dizer em 1João 2.3–6
“3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.”

Conteúdo

A vida de um Cristão, que significa alguém ser de Cristo, que significa alguém que anda como Cristo andou, deve refletir esse titulo com atitudes além de palavras.
O que o Apóstolo João está dizendo é que ninguém pode alegar, por exemplo, ser Cristão e ignorar os mandamentos do seu Senhor, ou seja, as Escrituras, o novo e o velho testamento, a Bíblia.
A Palavra de Deus precisa ser o direcionamento diário do Cristão!
Dessa forma, precisamos buscar esse entendimento dos mandamentos de Cristo diariamente através da sua palavra, estudando a palavra, para andarmos como Ele andou.
Vamos ler juntos a famosa passagens da tentação no deserto. Abram suas bíblias em Mateus 4.1–11.
“1 A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” 5 Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” 7 Jesus respondeu: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” 8 O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. 10 Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” 11 Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram.”
Logo no começo do ministério de Jesus, nos deparamos com esse evento onde o Espírito Santo leva Jesus ao deserto, para ser testado.
No Capítulo anterior temos o relato onde Jesus é batizado nas águas, depois o Espírito Santo desce sobre Ele, e vemos o próprio Deus falando em Mateus 3.17 “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”
O filho de Deus é levado então ao deserto e ao chegar lá Ele jejuou por 40 dias e 40 noites.
Após isso a bíblia diz que ele teve fome, ou seja, como ser humano, Jesus estava vulnerável e é nesse exato momento que o diabo se apresenta a Jesus, um momento de total vulnerabilidade.
Eu quero propor que a gente hoje aprenda com Jesus a vencer o mal que se apresenta em nossas vidas dia após dia, quando estamos vulneráveis, para que, assim, tenhamos forças para lutar, a exemplo do nosso mestre.

A primeira tentativa

A primeira tentativa do diabo acontece exatamente na vulnerabilidade de Jesus.
O inimigo pede que Jesus transforme pedra em pão, algo que de fato Jesus conseguiria, Ele é Deus, seria muito simples para ele fazer isso tanto quanto os muitos outros milagres que ele realizou, como transformar água em vinho no casamento.
Um fato importante para nos lembrarmos é o quanto essencial é para Jesus a necessidade por comida e nutrição. Na própria oração do Pai Nosso ele nos ensina a pedir pelo pão de cada dia.
Além disso o próprio Deus prometeu que nunca deixará faltar o alimento para aqueles que são seus filhos.
Porém a resposta de Jesus é poderosa. Em Mateus 4.4 “ Ele diz: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”.
Meus irmãos, A Palavra de Deus é poderosa, ela nos transforma, ela nos dá vida e com ela aprendemos mais sobre o nosso Deus.
Aprendemos como vencer o mal dia após dia! Se conhecermos a Bíblia, não cairemos na tentação.
É conhecendo a palavra de Deus inclusive que entendemos que não devemos nos preocupar com o alimento.
Jesus nos ensina em Mateus 6.31–33 “… não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32 (…). O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33 Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.”.
Nosso Pai celestial cuida daqueles que reconhecem Jesus como seu Senhor, seus filhos, basta você escolher Ele e sua vontade.
Por isso não devemos ceder as tentações que são oferecidas em troca da nossa vida com Deus.
Além disso vemos aqui um paralelo com a queda de Adão e Eva.
Da mesma forma que Satanás tentou confundir Jesus, ele também fez isso com Eva, quando questionou se Deus realmente havia dito que ela morreria ao comer o fruto, colocando a dúvida a respeito da palavra de Deus.
Jesus demonstrou que ao conhecer e guardar plenamente as escrituras, venceremos o inimigo na tentação, nos dias maus.
Dia após dia estaremos vulneráveis e o inimigo tentará nos confundir. “Será que isso realmente é pecado?”.
Isso pode acontecer conosco de várias formas, através de videos impróprios, através de mentirinhas "inofensivas”, através de um namoro que as vezes passa dos limites.
Conhecer bem a palavra não só nos mostrará o correto, como também nos dará forças para vencer o mal no dia da vulnerabilidade.

A segunda tentativa

Na segunda tentação o diabo pede para Jesus provar Deus, testar seu amor, testar seu cuidado. Ele diz, “jogue-se daqui e Deus dará ordens a seus anjos a seu respeito”.
Porém Jesus responde que não devemos provar a Deus. Em Mateus 4.7 “7 Jesus diz: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.””
Veja, se sabemos que Deus não mente, se sabemos que a palavra é infalível e inerrante, se sabemos que a palavra diz que Deus nos ama pois deu seu único filho por nós na cruz, não precisamos provar ou realizar testes para ver se Deus nos ama e cuida de nós, precisamos apenas confiar porque sua palavra diz que ele é Amor, que Ele não muda e que Ele cuida de nós.
É um passo de Fé, precisamos crer, confiar, exatamente como Jesus fez, Ele usa a própria palavra.
Além disso percebemos que uma vida de comunhão, uma vida diária caminhando com Deus, entendemos que não há necessidade de testar nosso Pai, pois já experimentamos um cuidado de Deus diariamente.
Deus cuida de cada pequeno detalhe dos nossos dias e, quando andamos com Ele em comunhão, já iremos ver e experimentar isso com facilidade, dessa forma no momento da vulnerabilidade, não precisamos nos preocupar se Deus está conosco, pois já sabemos que Ele está mesmo antes de entrarmos na prova..
Mas para isso, meus irmãos, se faz necessário uma vida de comunhão, de oração, de leitura da palavra, de jejum, de entrega. Somente assim experimentaremos uma verdadeira comunhão.
Outra coisa muito importante e muito comum é que o desconhecimento da palavra faz com que nessas horas fiquemos confusos.
As vezes perguntamos pra Deus coisas que já estão descritas na bíblia, então nesses casos não precisamos perguntar, pedir permissão, porque já está escrito na palavra!
Quer um exemplo? Você as vezes pergunta pra Deus se um namoro é do agrado dele, mas o pretendente não é cristão, ou as vezes ele diz ser cristão mas quando você analisa suas atitudes, seus frutos, não são atitudes de um cristão.
As vezes pedimos pra Deus uma porta de emprego, mas o emprego envolve você fazer coisas que não parecem corretas pela palavra, as vezes esse emprego até afasta a pessoa da fé, afasta da igreja e comunhão dos irmãos, afasta do ministério.
Meus irmãos, vocês precisam analisar e ponderar. Isso faz parte de uma vida madura de comunhão com Deus, cada vez mais vocês irão compreender a vontade do Pai de vocês andando com Ele e conhecendo sua palavra!

A última tentativa

Por fim, na última tentação, o inimigo oferece a Jesus riquezas, poder, status, fama, acontece muito hoje em dia, sendo esse o principal motivo que muitas pessoas se entregam aos maus caminhos.
As pessoas querem fama e status, querem seguidores e likes!! Elas querem ser reconhecidas. Elas querem que outras pessoas as adorem.
Meninas e meninos postam coisas na internet para ganhar uma curtida, um “foguinho", ganhar atenção, mas as vezes a que preço?
Jesus, mesmo sendo Deus, que é digno de toda adoração, honra, louvor, que tem o nome que está acima de todo nome, diz em Mateus 4.10–11 “Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.”
O que aprendemos com Jesus? Que somente Deus é digno da nossa devoção, do nosso louvor, que não precisamos buscar coisas nesse mundo para nos preencher, para dar sentido a nossa vida.
Tudo que somos e fazemos é pra Ele e porque Ele nos amou, nos capacitou e nos permitiu estarmos aqui em sua presença, por isso a glória é dEle.
O status do ministério é dEle. A igreja é dEle. Nossos bens são dEle. Nosso conhecimento foi Ele quem deu! Tudo é dEle e pra Ele!
Precisamos buscar somente a Deus. É Ele quem nos supre. É Ele quem reconhece nosso trabalho. É Ele que prepara uma casa no céu pra nós.
Nós adoramos um Deus criador, poderoso, amoroso.
Mas o diabo inverteu as coisas desse mundo, ele tenta roubar dia após dia a adoração de Deus para o próprio ser humano e também para ele. E todos aqueles que não reconhecem Jesus como senhor estão debaixo da vontade do diabo.
Em 1João 2.15–16 está escrito “15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.”
Precisamos tomar muito cuidado com a cobiça e ostentação. Precisamos nos preocupar com os motivos pelo qual fazemos algo.
Infelizmente é muito comum fazermos algo benevolente e logo esperarmos reconhecimento das pessoas próximas “nossa, olha que pessoa altruísta”.
Não podemos nos esquecer que o objetivo que fomos criados é glorificar a Deus.

Conclusão

Concluindo, irmãos, falamos hoje como vencermos o mal como Jesus venceu, dia após dia.
Não estamos mais sob o domínio das trevas, nosso Senhor é Jesus e isso tem que refletir nas nossas decisões diariamente. Assim com Jesus foi tentado, nós somos tentados também, principalmente quando estamos vulneráveis, mas nossas escolhas devem refletir a quem nós servimos.
O mesmo Espírito Santo que acompanhou e auxilou Jesus no deserto está com todo aquele que confessa Jesus como seu senhor.
A palavra diz que o Espírito Santo habita em nós.
Vocês ficarão maravilhados com tudo que o Espirito Santo pode fazer na vida de vocês, através da obra de regeneração que Ele tem em nossas vidas.
Peça ajuda a Ele. Peça que Ele vos capacite para realizar a obra de Deus, para que Ele lhes dê sabedoria.
A recompensa de Jesus é algo gratificante e um grande exemplo.
Ao terminar seu teste Jesus foi abençoado por Deus com coisas melhores do que oferecidos pelo diabo.
Vocês compreendem? O diabo oferece coisas que podem parecer interessantes, mas não são, só servem para nos distrair, nos tirar dos caminhos de Jesus, tentar nos roubar do caminho que leva a vida.
Todavia se não temos conhecimento da palavra, comunhão com Deus, uma busca por santidade, podemos facilmente ser ludibriados com a tentação do inimigo.
Porém é Deus quem nos dá algo real e eterno. Desta forma fiquem firmes, meus irmãos, porque Deus sabe o que vocês estão passando e tudo faz para nos aperfeiçoar e transformar para sermos cada vez mais parecidos com Ele.
Coloquem-se de pé e vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.