Disciplina Da Celebração
Deus Nos Chamou para que O Celebremos, e Nele Sejamos Felizes!
04210 מזמור mizmowr
procedente de 2167; DITAT - 558c; n m
1) melodia, salmo
חָדָשׁ (ḥādāš), ADJ. novo; fresco.
2. novo (não visto) — original e de uma maneira não vista antes.
Spurgeon ainda se expressa: “O tema do louvor (98:1–3), a maneira do louvor (98:4–6) e a extensão universal do louvor (98:7–9).
Música profundamente calma fez as estrelas cintilarem com seus gentis e delicados olhos preparados para a Sua primeira vinda em Belém, mas Seu segundo advento pede trombetas, pois Ele é um juiz; pede as aclamações da Terra, pois Ele se vestiu de esplendor real. O governo de Cristo é a alegria da natureza. Todas as coisas bendizem Seu trono, sim, e a própria vinda deste trono.
Como a alvorada deixa a Terra chorosa de alegria ao nascer do sol até que as gotas de orvalho caiam de seus olhos, assim a aproximação do reino universal de Jesus deveria alegrar toda a criação.
Julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade. Se houvesse algo em que se alegrar nesta pobre e laboriosa Terra, deveria ser a vinda de tal Libertador, a ascensão ao trono universal de tal Governante. Todos saúdam Jesus! Todos saúdam! Nossa alma desfalece com deleite ao som de Suas carruagens se aproximando e podem apenas clamar: “Vem sem demora. Vem sem demora Senhor Jesus!” —C. H. SPURGEON
1ª Razão: Porque o SENHOR Tem Feito Maravilhas, Ele Mesmo Alcançou Vitória
Derek Kidner é oportuno quando escreve:
Esta salvação/vitória é totalmente sobrenatural, uma proeza realizada exclusivamente pelo Senhor. O aspecto sobrenatural se expressa no termo “maravilhas”, que é mais do que um superlativo, um termo-padrão para as intervenções milagrosas de Deus, tais como aquelas no Êxodo (106:7), para salvar seu povo.
2ª Razão: Porque Nós Vimos a Salvação do Nosso Deus, Jesus
3. salvação (estado) — o estado de ser salvo ou preservados do mal.
03444 ישועה y ̂eshuw ̀ah
particípio passivo de 3467; DITAT - 929b; n f
1) salvação, libertação
1a) bem-estar, prosperidade
1b) libertação
1c) salvação (por Deus)
1d) vitória
Ele abriu Sua grandiosidade e bondade na obra da redenção. Ó, que maravilhas Cristo realizou! 1. Foi concebido pelo Espírito Santo. 2. Nasceu de uma virgem. 3. Curou todos os tipos de doenças. 4. Alimentou milhares com poucos pães e peixes. 5. Ressuscitou mortos. 6. E o que foi mais maravilhoso: Ele mesmo morreu. 7. Ressuscitou por Seu próprio poder. 8. Ascendeu ao Céu. 9. Enviou o Espírito Santo. 10. Fez de Seus apóstolos e seus testemunhos instrumentos de esclarecimento e, em última instância, de conversão do mundo. —ADAM CLARKE
3ª Razão: Porque Faz Notória a Salvação e Manifesta a Justiça do SENHOR, Jesus
Spurgeon diz que as maravilhas de Deus são eloquentes: Ele criou o universo maravilhoso; estabeleceu um governo maravilhoso; concedeu um dom maravilhoso; ofereceu uma redenção maravilhosa; inspirou um livro maravilhoso; e efetuou uma transformação maravilhosa.