ESSA LUTA VAI PASSAR
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
ESSA LUTA VAI PASSAR
Jó 42.10–17 (BSAS21)
E depois que Jó intercedeu pelos seus amigos, o Senhor o livrou e lhe deu o dobro do que possuía antes.
Então todos os seus irmãos, todas as suas irmãs e todos os que antes o conheciam foram visitá-lo e comeram com ele uma refeição em sua casa. Eles se compadeceram dele e o consolaram de toda a desgraça que o Senhor lhe tinha enviado. Cada um deles lhe deu uma quantia em dinheiro e um pendente de ouro.
Assim, o Senhor abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Também teve sete filhos e três filhas.
E à primeira filha chamou Jemima, à segunda, Quézia, e à terceira, Quéren-Hapuque.
Em toda a terra não se achavam mulheres tão belas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
Depois disso, Jó viveu cento e quarenta anos e viu seus filhos e descendentes até a quarta geração.
Então Jó morreu, velho e de idade avançada.
Neste noite vamos falar um pouquinho sobre o sofrimento de Jó, para que você possa entender um pouco sobre sofrimento, até porque aqui ninguém ainda sofreu na sua caminhada terrena, então você não sabe o que é sofrimento.
ESSA PROVA VAI PASSAR. Você crer que tudo passa?
Você está com problema no casamento? Vai passar
Você está jovem e bonito? Vai passar
Se a sua conta esta negativa. Vai passar
Se as coisas lá no seu trabalho não vão bem. Vai passar
Se você está enfrentando lutas na saúde. Vai passar
Tudo vai passar.
Existem várias coisas que nós perdemos ao longo da vida. Até porque a vida é feita mais de perdas, do que ganhos. A gente mais perde, do que ganha, isso em todos os sentidos.
Quando você faz aniversário é: Vamos agradecer por mais um ano de vida, isso significa que cada dia que passa os seus dias nessa terra estão se abreviando.
A gente trabalha muito para ganhar dinheiro, porém perdemos a nossa saúde.
Porém precisamos entender que as perdas em nossas vidas são importantes porque elas são pedagógicas, elas nos ensinam. As perdas, elas nos fazem crescer, amadurecer.
Existem algumas pessoas que não conseguem sobreviver a algumas perdas, porque tem perdas que são como um machucado leve, são como uma arranhões, e existem perdas que são como fraturas, e existem perdas que nos fazem perder com elas, é como se nós tivesse morrido junto.
Talvez eu esteja falando hoje para pessoas que estão aqui nesta noite, vivo, mais em algum dia lá atrás a sua alma morreu quando você perdeu alguma coisa. Ou até mesmo estão aqui nesta noite vivos, porém o sentimento é de morte, porque você perdeu alguma coisa ou algo na sua vida está desgovernado e o único sentimento é de que as perdas são tantas que você não vai aguentar.
Uma quebra financeira.
Um ministério fracassado.
Um casamento que diluiu.
Uma família que foi dinamitada, e os seus alicerces estremeceram, por causa de um ataque ferrenho do inferno e até hoje você não conseguiu se levantar das perdas.
NAS PERDAS NÓS PODEMOS SAIR COM LIÇÕES OU PRISÕES.
Já parou para pensar que muita das vezes nós ficamos anos sofrendo por determinada coisa que nos aconteceu, seja no âmbito pessoal, familiar ou ministerial. Alguma decepção que tivemos, com alguém ou com coisas e nós ficamos sofrendo a vida toda por conta disso. A gente não pode nem ouvir falar sobre que o Espírito de morte agita a nossa vida? VAI FICAR APRISIONADO ATÉ QUANDO. ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR MATANDO O SEU ESPÍRITO?
LIÇÕES OU PRISÕES?
Existem pessoas que vivem mais no passado, do que no presente. Gente que não consegue olhar para frente e ver uma nova perspectiva, porque elas estão muito mais focadas no retrovisor, do que no parabrisa que está lhe mostrando um caminho todo pela frente. TEM PERDAS QUE NÃO TEM RESPOSTAS.
Uma das coisas que marca muito a minha alma em algumas perdas que eu tive, não foram muitas, mais algumas foram significativas, é que no momento da perda geralmente Deus se cala. Não há justificativa lógica, explicação plausível, ou quem sabe satisfatória quando tem alguma perda, quando alguma coisa vai embora.
O sofrimento é pedagógico, a gente só aprende com a dor. Sabe porque nós éramos mais resilientes no passado? Porque a gente apanhava. Geração de 40 anos para baixo, quem nunca apanhou de vara? Quem é da época do Merthiolate de verdade? Como ardia o Merthiolate. A gente passava soprando. Os homens ruins de bola como eu: Quem nunca arrancou a tampa do dedão? Mais ao longo do tempo nós fomos ganhando resiliência, força, estrutura.
Parece que a geração atual é blindada das dores, dos sofrimentos. (até porque tem mãe que não deixa o filho colocar mais o pé no chão sem calçado). No meu tempo a gente não tinha, era calçado e o que tinha era para ver Deus (ir na igreja).
NOSSOS PIORES DIAS, NOS PREPARAM PARA NOSSOS MELHORES MOMENTOS.
O livro de Jó, não é uma ficção científica, não uma história de carochinha, não é um conto, não é uma ilustração. A bíblia nos prova. O livro de Jó é o primeiro livro a ser escrito, é o mais antigo, e Ezequiel 14.14 vai citar 3 homens que são personagens de verdade, literais, que são pilares da salvação: Noé, Daniel e Jó.
O sofrimento de Jó tem muitas lições a nos ensinar. Quando nós olhamos para a história de Jó, o que eu acho interessante é que nós lemos e sabemos o seu início, meio e fim. Nós conhecemos o seu final, e achamos lindo né (olha Jó foi restituído). Porém Jó sabia? Claro que não. Jó foi vivendo o processo pedagógico, ele foi vivendo as etapas. Do nada Jó esta em casa e começa as tragédias em sua vida (ele começa a viver o processo).
A primeira grande verdade que eu aprendi nesse livro é que:
A PROVAÇÃO DE JÓ, ME EXPLICA QUE TODA PROVAÇÃO É INEXPLICÁVEL.
SEGUNDO:
A PROVAÇÃO DE JÓ ME ENSINA QUE NEM TODO O SOFRIMENTO É SINAL DE PUNIÇÃO.
Por isso nós precisamos parar de julgar pessoas que estão enfrentando dias difíceis. Por isso precisamos parar de apontar o dedo para alguém que sobre uma dívida financeira, um endividamento, uma quebra, talvez uma separação, um problema de saúde. Eu não posso apontar e procurar erros ou falhas, porque nem sempre as provações revelam punição. Que culpa Jó tem? Nenhuma.
Existem provações que você está vivendo hoje por conta de decisões erradas, decisões precipitadas? Sim.
Quem sabe você viveu uma vida de adultério, até perder a família.
Bebeu incontrolavelmente até adoecer o fígado.
Só trabalhou, não descansou.
Fez investimentos errados.
Emprestou dinheiro para quem não devia.
TEM COISAS QUE SURGIRAM POR SUA CULPA. E aí vieram as perdas. Porém a maioria das perdas e provações que temos, às vezes não tem haver conosco.
Que culpa a gente teve por conta da pandemia? E todos nós sofremos e padecemos do mesmo processo.
Não há pecado na vida de Jó, na alma desse homem, não há pecado, não há erro, não há culpa. Ele simplesmente é inserido num campo de batalha - DEUS PERMITE.
Preste atenção: Esse homem perdeu tudo. Sabe qual a diferença dele para nós? É que na primeira luta que vem a gente joga o pano branco e a gente já canta: "na verdade é que eu não sou tão forte quanto eu pensava".
Olha o que diz Jó 1.13-22
Certo dia, quando os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho,
um mensageiro foi até Jó e lhe disse: Os bois estavam lavrando e as jumentas pastavam perto deles;
então os sabeus os atacaram e os levaram. Eles ainda mataram os servos ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te essa notícia.
Enquanto o mensageiro ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, queimou as ovelhas e os servos e os consumiu; só eu escapei para trazer-te essa notícia.
Enquanto ele ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus dividiram-se em três grupos, atacaram os camelos e os levaram, e ainda mataram os servos ao fio da espada; só eu escapei para trazer-te essa notícia.
Enquanto ele ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho;
veio um forte vento do deserto, atingiu os quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e eles morreram. Só eu escapei para trazer-te essa notícia.
Então Jó se levantou, rasgou o manto, rapou a cabeça, prostrou-se no chão, adorou
e orou: Eu saí nu do ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá. O Senhor o deu, e o Senhor o tirou; bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isso Jó não pecou, nem culpou a Deus por coisa alguma.
Pensa tudo isso num dia só.
Entenda uma coisa: DEUS NÃO FALA PARA QUEM ESTÁ AUSENTE
Se Deus colocou essa palavra no meu coração, é porque tem pessoas aqui vivendo dias de aflição, dias difíceis, dias de provas. E não tem como nós ficarmos sem elas. Só que tem gente que não está suportando mais.
Quando lemos o texto de Jó, Deus está mostrando uma situação grande, exacerbada, exagerada, completamente extrema.
QUEM ERA JÓ?
A bíblia diz que ele era íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal. E esse testemunho não sou eu que estou dizendo e não é o escritor é o próprio Deus quem disse. Deus olhou para o diabo e disse, esse cara crente, íntegro, reto, ele me teme, ele se desvia do mal. Esse é o ser de Jó.
A bíblia diz que ele tem esposa, filhos, posses "rico". Tinha ovelhas, camelos, bois, jumentas, servas. Era o mais rico do oriente.
Entenda uma coisa: Primeiro a bíblia fala de quem ele era. Só depois ela fala do que ele tinha. O PROBLEMA NÃO É TER. O PROBLEMA É QUE TEM GENTE QUE NÃO É. E quando tem se perde.
Jó era. Ele consegue conciliar riqueza, com piedade, com integridade. Dinheiro com fidelidade. Ele consegue conciliar poder com princípio. Ai eu olho para a vida de Jó, ele é: Rico, poderoso e crente "temente a Deus".
A Bíblia diz que um dia os filhos de Deus vieram se apresentar diante dele. Abre um parêntese "Tem gente que acha que o diabo sai fazendo o que quer. NÃO" NÃO TEM BRIGA ENTRE O DIABO E DEUS. O que tem briga é em mim "carne e espírito". O diabo não tem capacidade de lutar contra Deus "quem é ele?". E tem gente aqui que tem medo de galinha (pastor que saí na porta da minha casa, tinha vela, farofa e uma galinha). Tem crente que não sai de casa sem olhar o horóscopo. No instagram: Cristão. Signo: de câncer.
Entenda uma coisa: Nós não somos guiados pelos astros, mais pelo CRIADOR DO UNIVERSO.
Bíblia. Capítulo primeiro de Jó. Quando o diabo chega na presença de Deus, olha o que ele diz: "Viu o meu servo Jó? Crente, íntegro, temente, reto. Você sabe o que Deus está dizendo? Eu sei de onde você veio, eu sei que você viu Jó e eu sei a intenção do seu coração. DEUS PERMITE, e diz: NÃO TOQUE NELE.
Diabo vai e acaba com tudo, mata os filhos e não mata a sua esposa. Porque? O texto não diz isso, porém segundo alguns teólogos é porque o Senhor disse para que ele não tocasse nele - E ELE E SUA MULHER SÃO UMA SÓ? CARNE! Jó permaneceu fiel > Estou vivo, trabalho e adquiro tudo de novo.
Aí o diabo volta em Deus e diz - é porque o Senhor não permitiu tocar nele. Aí o Senhor tudo bem pode tocar. A bíblia diz que o corpo dele explodiram úlceras, uma lepra tão estranha que o hálito dele começou a feder. E o corpo dele começou a apodrecer.
DOENTE, MORRENDO, RESSECANDO, APODRECENDO, SENTANDO EM CINZAS > Perdeu tudooooo
Uma das coisas que o diabo disse que me chama a atenção é: "O Senhor cercou ele". A palavra cerca aqui no Hebraico é Cébi "cerca viva". Já viu cerca viva? Mais então porque o diabo está dizendo que o Senhor cercou ele com uma cerca viva? Eram os animais que ele sacrificava. A bíblia diz que ele sacrificava por ele e pelos filhos.
O diabo pediu e ele permitiu: Pode tirar a cerca. PORQUE QUANDO ELE SACRIFICA TEM DERRAMAMENTO DE SANGUE. E CASA QUE TEM SANGUE NO UMBRAL DA PORTA O DIABO NÃO ENTRA.
Quando Deus começa a restituir as coisas de Jó, a primeira coisa que Deus diz para os amigos de Jó: "Levam para ele animais para o sacrifício". PORQUE QUEM TEM SANGUE DERRAMADO O DIABO NÃO TOCA. O cordeiro foi sacrificado, o sangue foi derramado e o sangue do cordeiro nos alcançou - VOCÊ É FILHO DE DEUS, e nos filhos de Deus o diabo não toca.
Satanás quer usar a vida de Jó para provar o que ele está tentando até hoje.
Ninguém ama mais a Deus que o dinheiro.
Ninguém ama mais a Deus do que a família.
Ninguém ama mais a Deus do que a si mesmo.
MENTIRA!
Jó nos prova que é possível amar mais a Deus do que o dinheiro.
Ele nos prova que é possível amar mais a Deus que a família.
Ele nos prova que é possível amar mais a Deus que a si mesmo.
OLHA O QUE DIZ JÓ 1.20-22
Jó 1.20 e 21 "Então Jó se levantou, rasgou o manto, rapou a cabeça, prostrou-se no chão, adorou e orou: Eu saí nú do ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor o tirou, bendito seja o nome do Senhor".
Quem levantou Jó? Ele mesmo.
Jó está sozinho.
Quando tudo se desmorona na sua vida, quem fica? Ninguém!
Jó está sozinho.
Você está esperando quem para levantar? Isso chama: Auto responsabilidade. PARE DE CULPAR DEUS POR SUAS DECISÕES NÃO TOMADAS. PARE DE RECLAMAR DO QUE VOCÊ PERMITIU. Será que não está na hora de parar só de se COÇAR e LEVANTAR?
EM DEUS NÓS PODEMOS PEGAR A ÚLTIMA GOTA DE FORÇA QUE TEMOS E NOS LEVANTAR MESMO EM MEIO CAOS. "Então Jó se levantou".
"Então Jó se levantou, rasgou o manto, rapou a cabeça".
Ele arrancou o cabelo? Não! Ele rapou.
Não tem diferença. Tem!
Arrancar o cabelo tem haver com desespero, de gente que perdeu o senso, a racionalidade. Arrancar o cabelo é alguém descontrolado. RASPAR A CABEÇA TEM HAVER COM PROPÓSITO.
Ele tirou o manto, rapou a cabeça, então prostrou-se com o rosto em terra e adorou". Ele não murmurou, ele adorou.
Ninguém entendeu nada.
Olha as declarações desse homem em Jó 42.2 "Bem sei que tudo podes e que nenhum dos teus planos pode ser impedido". Olha Jó 19.25 "Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra".
Olha para cá: Você tem coragem de confessar? Quem aqui já perguntou para Deus PORQUE? Vou fazer uma pergunta mais ousada: Quem aqui já reclamou da vida para Deus?.
Jó perguntou a Deus "porque" 16 vezes. Jó reclamou 34 vezes. Ele disse: "Eu amaldiçoo o dia em que eu nasci".
Posso fazer uma proposta para você nesta noite? Ao invés de perguntar a Deus o porquê, comece a perguntar, PARA QUÊ?
Tem gente aqui perdendo noites de sono, por coisas que já passaram.
Entenda uma coisa - A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Como assim pastor?
Vou exemplificar. Um trabalhador que teve a sua mão dilacerada pela máquina que ele trabalha. Imagina, isso dói ou não? Claro que doí. Não precisa nem a gente passar por esse processo que nós já sabemos que dói. Até porque se a gente bate o dedinho do pé no cantinho do armário a gente sai sentindo dor.
Agora imagina essa mesma pessoa depois de ter a sua mão triturada pela máquina, tive que passar pelo processo de amputação, depois veio o processo de cicatrização e um ano depois essa pessoa não sente mais dor. Aí ela encontra com um amigo na rua e vai contar que um belo dia ela chegou no trabalha, bateu o ponto e estava pronta para trabalhar até que aconteceu o acidente e ela vai contando isso detalhe por detalhe, mostra foto da mão antes, mostra foto do dia do acontece, mostra como está hoje, e murmura daqui, murmura de lá. Isso é dor? Não, isso é sofrimento. O SOFRIMENTO É OPCIONAL. A dor é necessária, o sofrimento é uma decisão. A dor tem data de validade, o sofrimento pode ser eterno. A dor tem limite, o sofrimento é permanente (quando não tratado).
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
O diabo toca em cinco áreas da vida de Jó.
Tocou nas finanças.
Tocou nos filhos.
Tocou na saúde. Ele começou a se coçar com caco. Se oferecessem a Jó, 5 ovelhas naquele dia no lugar do caco, ele continuaria preferindo o caco. Porque? Porque não é o que ele quer, é o que ele precisa. Por alguns segundos aquele caco é um alívio.
Satanás tocou a família dele. Tem muita gente que julga a mulher de Jó. Eu às vezes fico pensando. Se fosse nós no lugar dela? (são dez caixões), na mesma sala para chorar no mesmo dia. (ela é como eu e você). Ela também tem os seus limites. E Deus é tão lindo que ele restitui tudo na vida de Jó, mais a bíblia não diz que ele se casou com outra mulher. É a mesma, e Deus dá a esse casal outros 10 filhos.
O diabo também tocou nas amizades de Jó. Seus amigos começaram a acusá-lo de maneira insolente, agressiva. Eles acusaram o seu estágio. No capítulo 16.20 ele diz "meus amigos zombam de mim, meus olhos se desfazem em lágrimas".
Mais o final do livro depois que Jó é provado e aprovado, a bíblia diz que Deus deu tudo em dobro para Jó.
Os bens vão em dobro.
A saúde em dobro.
O casamento melhor do que era antes.
Os amigos voltaram.
Pastor e os filhos? Ele tinha 10 morreu, aí depois Deus deu 10, não era para ser 20? Não! Ele não perdeu 10, a gente perde quando a gente não sabe onde tá. Onde estão os filhos de Jó? No céu (até porque você conhece a história, Jó sacrifica até pelos filhos). Então, Jó tem 20 filhos, 10 estão no céu e 10 estão na terra.
Talvez você estava no seu limite e ainda hoje esta pergunta "porque". Amanhã é segunda e você está estremecido e abalado porque o que vai viver amanhã é incógnita, é uma interrogação, é algo que você nunca imaginou viver ou passar, e você não sabe o que fazer.
Eu queria que nós dessa noite fossemos como Jó, que Depois de tudo que passou, tudo que sofreu, ele disse: "EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E POR FIM ELE SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA".
Redentor é aquele que redime que COMPRA. Você tem um redentor que pagou um alto preço pela sua vida.