Fruto do Espírito - Gl 5.16-26

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Fruto do Espírito - Gl 5.16-26

Gálatas 5.16–26 NVI
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Introdução o assunto

Todos temos de lidar com nossas tentações.
Não é fácil agir sempre da melhor maneira.
Mas também não é fácil ter que lidar com o arrependimento.
Depois que acontece, a vontade é de voltar no tempo. Mas isso não é possível.
A apresentação do conflito:
Romanos 7.18–20 NVI
18 Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. 19 Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. 20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Contextualização

Carne: natureza pecaminosa herdada
Espírito: habita naquele que crê

O conflito

Gálatas 5.16–18 NVI
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.
Viva pelo Espírito.
Espírito x Carne.
Nossa vontade? Não existe desejo idependente.

As obras da carne

Gálatas 5.19–21 NVI
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
a. Todos sabem o que é obra da carne.
Pecados sexuais - imoralidade sexual - impureza - libertinagem
Manifestações pagãs - idolatria - feitiçaria
Relacionamentos distorcidos - ódio - discórdia - ciúmes - ira - egoísmo - dissensões - facções - inveja
Coletividade tóxica - embriaguez - orgias
Não herdarão o Reino de Deus

O fruto do Espírito

Gálatas 5.22–26 NVI
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
O fruto do Espírito - Amor - Alegria - Paz - Paciência - Amabilidade - Bondade - Fidelidade - Mansidão - Domínio Próprio
Não há lei contra nada disso
A cruz que liberta do pecado (nossa única chance)
Ele nos deu vida. Vivamos essa vida.
Manifestemos isso: relacionamento ou em qualquer outra área.

Conclusão

Quer dizer que é impossível o não-crente fazer o bem? - A lei está no coração, por isso eles praticam - A lei está no coração, por isso a consciência acusa
Quer dizer que é impossível o cristão fazer o mal? - Ainda não fomos transformados, por isso pecamos - Ainda não fomos transformados, por isso lutamos (não queremos vitória, queremos deixar de lutar)
Consequências no cotidiano
Consequências na eternidade
Dependamos do Espírito
Sejamos disciplinados
Related Media
See more
Related Sermons
See more