Sem título Sermão (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Estudo em Atos 13
Estudo em Atos 13
Os versículos 1 a 3 faz parte da Igreja em Transição.
Os versículos 4-52 Narra a respeito da Primeira Viagem Missionária
1) Um de seus primeiros ministérios foi enviar auxílio aos crentes atingidos pela fome em Jerusalém (11.27–30)
2) Em seguida, Antioquia adquiriu proeminência quando a igreja enviou missionários ao mundo gentio, inicialmente a Chipre e Ásia Menor e, mais tarde, a Macedônia e Grécia. Lucas menciona Antioquia 14 vezes.
À medida que a igreja se desenvolve, Lucas chama a atenção para Antioquia em vez de Jerusalém como o centro de atividade.
Façamos as seguintes observações:
a. Igreja – Nos 12 primeiros capítulos de Atos, a palavra igreja refere-se, consistentemente, ao ajuntamento de cristãos em Jerusalém. Mas quando os crentes em Antioquia receberam instruções de Barnabé e Paulo, Lucas se refere a eles como uma igreja (11.26).
Os cristãos em Antioquia se tornaram igreja quando passaram a ouvir o evangelho regularmente pregado, receberam instruções na fé, nomearam líderes da igreja e implementaram sua visão de missões para o mundo.
Todavia, sabemos que a igreja é um corpo mesmo se seus membros se reúnam em diferentes lugares e países. Os crentes em Antioquia, portanto, pertenciam à mesma igreja dos que se encontravam em Jerusalém.
b. Ofício – A igreja em Antioquia tinha vários profetas e mestres. Pelo grego, não podemos discernir se as palavras profetas e mestres significam dois ofícios separados ou se uma pessoa pode ser tanto profeta como mestre. Paulo, por exemplo, fala de “pastores e mestres” (Ef 4.11); do ponto de vista dele, a pessoa preenche um ofício que tem uma função dupla. Ademais, ele coloca os profetas numa categoria em separado, a qual é relacionada depois da do apostolado. Devemos concluir que o Novo Testamento revela uma diferença entre profetas e mestres. “Enquanto os mestres explanam a Escritura, tratam da tradição acerca de Jesus e explicam os fundamentos do catecismo, os profetas, sem serem tolhidos pela Escritura ou tradição, falam à congregação com base nas revelações” (veja 1Co 14.29–32).2 Lucas descreve tanto Barnabé como Paulo como mestres na igreja em Antioquia (11.26), mas na lista de cinco nomes (13.1) ele não especifica quem é mestre e quem é profeta, deixando assim a questão em aberto.
c. Nomes – Dos cinco líderes da igreja, Barnabé é citado primeiro. Isso é compreensível porque a igreja de Jerusalém o comissionara para ministrar às necessidades espirituais dos crentes em Antioquia (11.22).
A pessoa seguinte da relação é Simeão, chamado Níger. Presumimos que outros tinham o nome Simeão, de modo que se tornou necessária uma identificação adicional. A palavra niger (do latim: negro), indubitavelmente se refere à cor da pele e descendência de Simeão. Devido ao fato de Lucas colocá-lo na lista junto com Lúcio de Cirene, não é remota a possibilidade de que Simeão também fosse natural da África do Norte. Não podemos determinar se Simeão é o mesmo Simão de Cirene, que carregou a cruz de Jesus (Mt 27.32), nem se Lúcio é aquele a quem Paulo enviou saudações em Roma (Rm 16.21).3 Ambos provavelmente se encontravam entre os refugiados que, tendo fugido de Jerusalém por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram até a Antioquia e eram originários de Chipre e Cirene (11.19,20).
Manaém é o próximo. Seu nome é uma forma grega da palavra hebraica Menaḥem, que quer dizer “consolador”. Lucas o descreve como um homem “que havia sido criado com Herodes, o tetrarca”. Essa descrição indica que Manaém era irmão de criação de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia e Pereia (4.27; Mt 14.1–12; Mc 6.14–29; Lc 3.1). Manaém, uma pessoa influente de ascendência real e cristão em Antioquia, forneceu a Lucas informações sobre Herodes Antipas e possivelmente sobre outros membros da família herodiana.4
A última pessoa é Paulo, mencionado aqui com seu nome hebraico Saulo. A convite de Barnabé, ele tinha ido à igreja de Antioquia como mestre, quando o trabalho se tornou muito pesado para Barnabé (11.25,26). “Entre os veteranos em Antioquia, com admirável modéstia, ele estava contente com o lugar mais inferior.”