O papel bíblcico dos filhos
Familia • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsOs filhos devem obedecer e honrar os seus pais, pois é um mandamento do Senhor
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Os filhos que não sabem escrever vão desenhar e os que já sabem escrever irão anotar as frases que eu disser para que eles escrevam...
Pais, ajudem seus filhos nessa tarefa. Depois vou querer ver esses desenhos!
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
Falamos sobre o papel biblíco do homem e da mulher, também falamos como os pais devem cuidar de seus filhos e hoje nós iremos refletir o papel bíblico dos filhos! Como os filhos devem agir? O que Deus quer que nós filhos façamos aos nossos pais?
Obedeçam:
Obedeçam:
Desenhar você arrumando seu quarto e o papai e mamãe feliz
Os filhos são ordenados a obedecerem aos seus pais, um imperativo, uma ordem: Filhos, obedeçam.
Porquê obedecer? (Anotem essas frases)
1º É uma ordem do próprio Deus.
2º Os pais são autoridade sobre os filhos.
3º Obediência é um ato de amor.
4º Desobediência é um ato de rebeldia
1Samuel 15.23 “Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar.”
Pr Hernandes diz: “A rebeldia é uma afronta a Deus. É igual ao pecado da feitiçaria. Aqueles que se rebelam contra Deus e contra seus princípios desafiam a Deus e se tornam como feiticeiros. A desobediência deliberada é a uma afronta à bondade de Deus, é um desacato à autoridade de Deus, é um atentado ao amor de Deus.”
No Senhor/como ao Senhor: A verdadeira obediência está fundamentada no Senhor. O motivo pelo qual obedecemos não se baseia nos méritos de nossos pais. Mesmo que pai e mãe possam falhar, não cumprindo adequadamente suas responsabilidades ou não cuidando de nós como gostaríamos, temos um Deus perfeito. Ele faz tudo de maneira correta, é bom, e cuida de nós com amor. É por Ele que devemos viver em obediência aos nossos pais. Nossa submissão é um ato de amor e reverência a Deus, amor e reverência aos nossos pais.
5º Porque é justo:
O Senhor declara que a obediência aos pais é um ato de justiça em outras palavras, é o que é correto a se fazer. NVT: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer.”
Obediência é o melhor caminho, por que é o caminho que Deus preparou para que andassemos.
Não quer dizer ser o caminho mais fácil, obediência requer: renúncia, amor a Deus e ao próximo. Mesmo assim obediência é o melhor caminho.
Inversão: Os papeis se inverteram não somente entre marido e mulher, mas entre pais e filhos. Vemos hoje pais frouxos e filhos que dominam, o filho é quem manda em casa, o filho é quem manda o que vão comer, quando vão dormir, que atividades vão fazer… Temos pais reféns de seus próprios filhos. Veja que tremenda inversão de valores! Não pode ser assim, não foi o que Deus planejou para a família!
Filhos, olhem para Jesus o filho de Deus! (Desenhar você e Jesus)
João 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
Filipenses 2.5–8“Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”
Jesus veio e viveu uma vida de obediência completa ao Pai, nós somos chamados a ser imitadores de Cristo Jesus! Portanto obedeça pai e mãe! Tenhamos essa mesma atitude de obediencia ao nosso pai celestial, pois, se nascemos de novo, somos agora seus filhos.
6º Porque é agradável diante de Deus! Colossenses 3.20 “Filhos, em tudo obedeçam a seus pais, pois fazer isso é agradável diante do Senhor.”
Sabe como você pode agrada a Deus? Sendo um filho obediente! 1Samuel 15.22“Porém Samuel disse: — Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.”
Essa é uma verdade que permanece! Deus se agrada muito mais de nossa obediência do que qualquer outra coisa que possamos oferecer a Ele.
Pais ensinem essas verdades aos seus filhos, filhos ouça, reflita e prátique as verdades aprendidas nessa noite.
Honre:
Honre:
Honre seu pai e sua mãe! De onde vem essa ordem? Dos 10 mandamentos!
Êxodo 20.12“— Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.”
Deuteronômio 5.16“— “Honre o seu pai e a sua mãe, como o Senhor, seu Deus, lhe ordenou, para que você tenha uma longa vida e para que tudo vá bem com você na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.””
Marcos 7.10“Pois Moisés disse: “Honre o seu pai e a sua mãe.” E: “Quem maldisser o seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.””
Os 10 mandamentos são divididos em dois. A primeira parte trata sobre o nosso relacionamento com Deus:
1. Não terá outros deuses além de mim.
2. não fará para ti imagem de escutura.
3. Não tomar o nome de Deus em vão.
4. Lembrar do sábado, o descanso.
A segunda parte trata dos nossos relacionamentos com as pessoas, e o primeiro mandamento dessa secção é justamente o de: Honrar pai e mãe!
Honrar pai e mãe é a primeira e a principal responsábilidade das crianças, adolescentes e jovens.
O que é honrar? É Respeitar, cuidar da honra, mostrar apreço e reverenciar.
“Os judeus do primeiro século entendiam que não se podia pressupor que essa obediência e honra surgiria naturalmente; antes, ela devia ser inculcada desde a infância. Em ultima análise, o que estava em jogo era a posição e honra da família.” Um filho desobediente e tolo traz vergonha e tristeza para a casa!
Deus leva esse assunto muito a sério! No antigo testamento aquele que desonrasse pai e mãe, tratando-os com desprezo era condenado a pena de morte!
Êxodo 21.17 “— Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.”
Levítico 20.9“— Se um homem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe, será morto. Amaldiçoou o seu pai ou a sua mãe; é responsável pela própria morte.”
Deuteronômio 21.18–21“— Se alguém tiver um filho teimoso e rebelde, que não obedece à voz de seu pai nem à voz de sua mãe e, mesmo quando castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade, junto ao portão daquele lugar, e dirão: “Este nosso filho é rebelde e teimoso, não dá ouvidos à nossa voz, é comilão e beberrão.” Então todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Assim vocês eliminarão o mal do meio de vocês; todo o Israel ouvirá e temerá.”
A desobediência dos filhos, a falta de respeito dos filhos com seus pais é algo muito sério, Deus não trata isso como apenas um deslize ou como algo banal! E hoje em dia isso parece ser tão comum, até mesmo no nosso meio, filhos que vivem desobedecendo e desprezando seus pais, são rebeldes e acham que são donos do próprio nariz! Mas veja o que a Palavra de Deus diz:
2Timóteo 3.1–2 “Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,” “Desobediência aos pais é um fenômeno característico do fim dos tempos.”
Se Deus dá tanta importância ao fato de os filhos honrarem seus pais, nós também não podemos desprezar, nem mesmo ignorar essa virtude. Pais, ensinem seus filhos sobre essa responsabilidade. Filhos, obedeçam ao Senhor!
Isso vale para todas a idades! Criança muito cuidado! Adolescente muito cuidado! Jovem muito cuidado! Nos somos chamados para obedecer e honrar aos nossos pais por amor a Deus e também por amor a Eles, e só conseguiremos obedecer esse mandamento sendo cheio do Espirito Santo de Deus (Ef 5.18) Um filho obediente e que honra seu pai e mãe é um filho que obedece e honra ao próprio Deus!
Um mandamento com promessa! Que fantástico! Desenhar toda a família junta e feliz!
Paulo é profundo conhecedor das Escrituras e nota esse detalhe magnifico no quinto mandamento: Ele vem acompanhado de uma promessa de Deus! Que promessa? Uma vida longa e prospera!
Quem aqui quer viver bem muitão? Você quer que tudo te vá bem? Honre pai e mãe! Veja que promessa maravilhosa! Honra pai e mãe só traz vantagens:
Traz alegria aos pais (Pv 10.1)
Agrada a Deus (Cl 3.20)
Traz honra para a família (Ef 6.1-2)
Terá uma vida longa (Ef6.2)
Terá uma vida de bem estar (Ef 6.2)
Como honrar sendo filhos adultos?
Perdoando os erros de nossos pais, não guardar mágoa dos pais.
Falando bem e se recusar a falar mal deles
Elogie seus pais, publicamente e privadamente.
Busque a sabedoria dos pais, busque conselhos, ouça conselhos.
Mantenha contato com os pais, ligue, faça vídeo chamadas, mostre se presente, participe da vida, cuide dele.
Cuidando deles na velhice.
Só seremos filhos que obedecem e honram seus pais sendo cheios do Espirito Santo de Deus.
Pais, não provoque a ira dos filhos v.4
Pais, não provoque a ira dos filhos v.4
Colossenses 3.21 “Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.”
O que é esse provocar a ira?
Andreas J. Kostenberger em seu livro: Deus, casamento e família diz: Provocar a ira são “atitudes, palavras ou ações que tenham o efeito de provocar a ira dos filhos, inclusive “a disciplina excessivamente severa, exigências desarrazoadas (sem sentido) abuso de autoridade, arbitrariedade, injustiça, importunação e condenação contínuas, humilhações e todas as formas de insesibilidade absoluta às necessidades e sentimentos do filho.”
(Ler exemplos)
Consequências de provocar a ira nos filhos:
A ira prologada é dar lugar ao Diabo (Ef 4.26) Satanás certamente tentará explorar isso para causar discórdia e divisão na família!
Um filho que é constantemente provocado a ira, fica desanimado pois não recebe uma criação correta de seus pais.
O que os pais devem fazer?
Pais não devem provocar a ira de seus filhos, mas devem cria-los na disciplina e admoestação do Senhor. Esses dois elementos que devem estar sempre presente na criação de nossos filhos!
Disciplina: traz o sentido de dar aos filhos no sentido de uma instrução geral: “toda formação e educação dos filhos, isso inclui mandamentos, admoestações, reprovações e punições.” Sentido de treinamento!
Nós devemos ensinar o que é correto, alerta-los sobre os perigos e o que não devem fazer, quando falharem no sentido de desobediência, devem ser repreendidos e também punir fisicamente.
Pastor eu não acho certo bater no meu filho, não sou a favor. Você pode até não concordar, mas você está indo contra a Palavra de Deus, sua visão sobre disciplina e criação de filhos está completamente mundanizada. “Pastor eu vi que o especialista tal disse que se eu bater a criança vai ficar traumatizada” Boa parte desses “Especialistas” são mundanos e vão ter uma visão mundana, diabólica sobre a criação de filhos! Devemos lembrar que o mundo é contra Deus, contra o evangelho! Mesmo que todos os psicólogos, terapeutas, especialistas, pedagogos se juntem para dizer o contrário, o que me importa é a Palavra de Deus! Nós temos inumeras passagens bíblicas que incentivam o uso da vara da disciplina para corrigir os filhos. É um dos recursos pedagógicos que Deus nos dar par a criação biblica dos nossos filhos.
Provérbios 13.24“O que retém a vara odeia o seu filho; quem o ama, este o disciplina desde cedo.” Aquilo que aparentemente é amor pelo filho “eu amo tanto meu filho que não consigo bater” na verdade é um ódio por ele, você está deixando a criança entregue a si mesma! O pai que ama, irá disciplinar com vara. Provérbios 29.15“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”
Provérbios 22.15“A tolice está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.”
A disciplina deve ser feita com sabedoria e equilibrio e graça. Disciplina bíblica é demonstração de amor, não deixe que nada nem ninguém diga o contrário.
Vou colocar no grupo da igreja uma mensagem bíblica de uma irmã chamada Simone Quaresma e os pais devem assistir depois.
Admoestação: É o conselho preventivo sobre algo, é alertar o filho sobre os perigos da desobediência! É dizer para ele o que não deve fazer, e quais são as consequência do fazer o que é errado!
"A expressão “do Senhor” indica que os pais devem ser discipulos cristãos para que possam educar os filhos e aplicar a disciplina de forma verdadeira e inteiramente cristã” Se somos cristãos, obdeçamos a palavra de Deus com relação a criação de filhos!
Só poderemos obedecer, viver sem irritar os nossos filhos e também cria-los na disciplina e admoestação sendo cheios do Espirito Santo de Deus!
Oração:
Nessa noite, convido você a clamar para que o Espirito Santo encha a sua vida! Você que é filho clame, peça com fevor para que seja cheio do Espirito para que possa obedecer aos seus pais e honra-los em todas as coisas.
Pais, orem clamando para que sejam enchidos da plenitude do Espirito para que possam criar os seus filhos no caminho certo!
Estejam constantemente orando por isso! E busquemos ser cheios do Espirito Santo de Deus! O fruto do espirito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Clame ao Senhor, eu quero ter essas coisas em minha casa ó Deus!
Clame para que você tenha mais fome e sede de Deus! Clame para que Deus transforme você por dentro.