RESTAURAÇÃO: MOLDADOS PELA MÃO DE DEUS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
RESTAURAÇÃO: MOLDADOS PELA MÃO DE DEUS
Jeremias 18.1–6 (BSAS21)
Palavra do Senhor que veio a Jeremias:
Levanta-te e desce à oficina do oleiro. Lá te farei ouvir as minhas palavras.
Desci à oficina do oleiro, e ele estava ocupado com a sua obra sobre a roda.
Como o vaso que o oleiro fazia do barro se estragou nas suas mãos, então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe pareceu.
Então veio a mim a palavra do Senhor:
Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?, declara o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
A bíblia tem muitas figuras e metáforas, de personagens ou de tipos que representam Deus, representam Jesus, para ajudar o nosso entendimento, um deles é o oleiro.
AO ABORDAR A RESTAURAÇÃO COMO UM PROCESSO DE SER MOLDADO PELA MÃO DE DEUS, VALE DESTACAR QUE ESSA TRANSFORMAÇÃO OCORRE QUANDO SUBMETEMOS À VONTADE DO SENHOR E PERMITIMOS QUE ELE NOS RESTAURE, RENOVE E NOS MOLDE SEGUNDO SEUS PROPÓSITOS. O OLEIRO NÃO DESISTE DO VASO DANIFICADO, DEUS NÃO DESISTE DE NÓS. SUA PACIÊNCIA, AMOR E HABILIDADE EM RESTAURAR O QUE FOI QUEBRADO OU DEFORMADO SÃO EVIDÊNCIAS DO SEU CUIDADO CONSTANTE POR NÓS.
QUERO NESTA NOITE ENCORAJAR VOCÊ A ENCONTRAR ESPERANÇA NA PROMESSA DA RESTAURAÇÃO DIVINA E A CONFIAR AS ÁREAS DANIFICADAS DE SUA VIDA EM TESTEMUNHOS PODEROSOS DE SUA GRAÇA RESTAURADORA.
Então quando eu leio esse texto a primeira grande verdade que eu aprendo é que Deus é artesão. Com Deus não existe descarte. Nós descartamos pessoas, nós descartamos objetos, nós descartamos coisas que não são mais úteis, porém no reino de Deus por mais que nós seres humanos não conseguimos atingir os outros com a mesma intensidade, amor e graça que Deus tem, Deus permanece o mesmo. Para Deus não existem descartes. Para ele não existem pessoas que ele não possa transformar, ou que não seja alcançado. Não existem improváveis que não se tornem relevantes diante do Senhor e no reino de Deus.
A prova disso é quando Jesus ressuscitou, a primeira pessoa para qual Jesus aparece, ou que ele fala, foi Maria Madalena. Maria Madalena é a mesma mulher que Jesus teve que expulsar dela 7 demônios. Maria Madalena teve uma vida antes de encontrar-se com Jesus, era uma vida meio duvidosa. A primeira pessoa que recebeu a incumbência de se tornar uma missionária ao levar a mensagem da ressurreição, foi Maria Madalena.
Eu pensava enquanto preparava essa mensagem, porque que Jesus não apareceu para Pedro (ele é o pregador), não seria ele o melhor para levar a mensagem? Até porque Pedro na sua primeira mensagem 3 mil almas se converteram (eu acho que seria interessante Jesus aparecer primeiro para Pedro e mandar ele levar a mensagem da ressurreição) não foi para ele.
Pensei também que Jesus poderia ter aparecido para João, porque João é o apóstolo do amor, aquele que Jesus deita no peito dele. (eu acredito que se Jesus entrega a revelação e a mensagem para João, João teria entregue ela com muito amor, com muita dedicação, até porque ele era um apóstolo íntimo de Jesus), inclusive ele que teve a revelação do apocalipse.
Humanamente falando, imagina comigo se você tem a mensagem mais importante do planeta (você não vai entregar essa mensagem para qualquer pessoa). Jesus entrega ela para uma mulher (a mais improvável). Ninguém faria isso a não ser Jesus. Existem inúmeras razões para Jesus ter entregue a primeira mensagem ou ele ter aparecido primeiro para Maria Madalena.
Primeiro porque tinha que ser uma mulher (ela não ia guardar isso). Mas, não é esse o fato. A ressurreição de Jesus é a pior ou melhor notícia do mundo? A MELHOR. Agora, a pior notícia do mundo foi a queda de Adão e Eva.
A pior notícia do mundo veio por meio de uma mulher chamada Eva, uma mulher perfeita, num jardim perfeito, no casamento perfeito. Ai Deus para resgatar a mulher, a honra da mulher, e para dizer que ele não é um Deus de descarte, mais um Deus de restauração, ele escolhe a mulher imperfeita, no lugar imperfeito, num sepulcro, para dar a melhor notícia da história: "ELE NÃO ESTÁ MAIS AQUI NESTA TERRA, PORQUE ELE JÁ RESSUSCITOU".
O texto que lemos diz que o vaso quebrou na mão do? Oleiro.
O texto que lemos diz que o vaso quebrou na mão do? Oleiro.
Ele podia jogar fora? Sim ou não? Claro que podia. Imagina comigo, a casa do oleiro é uma casa que fica fora das muralhas da cidade, era uma casa muito quente porque o forno não pode ficar fora, tem que ficar na parte de dentro da casa, não pode ter janela muito grande porque se não impede o crescimento e assar do vaso. E o que tem dentro dessa casa? O lugar onde o homem trabalha, e o barro. Pensa num lugar sujo, muito sujo. Então Deus se compara com um trabalhador simples, restaurando, e a bíblia diz assim que o vaso quebrou na mão do oleiro (a casa dele é cheio de barro), se é cheio de barro, então era só pegar outro barro. “Entenda uma coisa: Deus não trabalha com descarte.
Um dos símbolos na bíblia que mais nos representa, é o vaso. A Bíblia diz também que nós somos, ovelha (Jesus diz: Eu sou o bom pastor, eu dou a vida pelas minhas ovelhas). Jesus disse para Pedro: Pedro cuide das minhas ovelhas. Então a bíblia nos chama de ovelha, a bíblia nos chama de outras coisas. Porque Deus usa essas metáforas? Para facilitar o nosso entendimento.
Mais para mim em particular o que mais parece conosco é o vaso (sem heresias). Porque o vaso é só água e terra e misturado vira barro. Cientificamente nosso corpo é composto por parte da terra (oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo). E mais de 70% do corpo humano é composto por água. Nós somos tão barro, tão pó, que Deus olhou para Adão e disse: “Tu és pó e ao pó voltará".
O texto que eu li de Jeremias 18, não é sobre a igreja, esse texto fala sobre Israel, porém é um texto que tem lições práticas para a Igreja.
Israel se afastou de Deus, e sempre que Israel afastava e começava a adorar outros deuses, Deus ia atrás de Israel. Lembra do texto no Novo Testamento que diz que: “Não foi nós que escolhemos a Deus, que ele nos escolheu”. É aquela coisa que Deus não desiste.
Se você ler os profetas, você vai ver graça pura. Uma das maneiras que Deus encontrava de trazer o povo de volta era unindo eles. Talvez com a ausência da chuva, com a fome, era o jeito que Deus tinha na época de trazer a nação de volta. Só que Israel fez tantas coisas (sabe quando o povo vai abandonando, vai deixando Deus, se envolvendo em práticas de idolatria). Então esse povo foi deixando até que Deus enviou um tal de Nabucodonosor. (Se você já estudou história, tem os jardins suspensos da Babilônia. Era o império mais imponente que tinha na época). Eles eram ricos, apesar de muita corrupção, tinham muito poder político e eles eram muito cruéis. Então no ano 605, Nabucodonosor entra em Israel e aí ele destrói o templo, ele destrói as muralhas. Ele leva nessa época, Daniel, Misael, Ananias, Azarias, lembra deles? Sadraque, Mesaque, Abede, Nego. Leva Ezequiel. Eles são levados para a Babilônia. Então Daniel com seus amigos foram para o palácio, a bíblia diz que Ezequiel foi morar no meio dos escravos.
E o Jeremias que eu acabei de ler? Ele ficou em Jerusalém. Sabe quem ficou em Jerusalém? Gente ferida pela guerra, machucados, velhos, quebrados. Porque a Bíblia diz, está escrito no livro de Daniel 3 que; Os jovens mais bonitos, mais inteligentes e mais saudáveis foram levados para a Babilônia. O resto ficou em Jerusalém. E quem ficou lá para profetizar para eles? Jeremias. Por isso que Deus usa Jeremias para falar de restauração. Porque Jeremias olha para o templo, ele está destruído. Olha para a muralha, ela está destruída, olha para o povo, o povo está ferido (eles não iriam levar os feridos da guerra, deixou todo mundo. Gente que se machucou na guerra, perdeu a perna, gente que foi esfaqueada, gente que perdeu pedaço do corpo). Ele olhava para a nação, e não tinha saída, não tinha jeito. Tanto é que Jeremias escreveu lamentações, porque a situação era a pior que você consegue imaginar, que Nabucodonosor deixou a nação, deixou Israel.
Foi aí que Deus entrou em cena e disse: “Jeremias, está todo mundo dizendo que não tem jeito.
VAMOS AO TEXTO?
VAMOS AO TEXTO?
Aí o primeiro verso diz assim: “Palavra do Senhor que veio a Jeremias”
Não foi Jeremias que foi falar com o Senhor. A decisão veio do Senhor.
É como se Jeremias estivesse sentado, triste, pensando: Acabou. Ai o povo também dizendo: Acabou, não tem jeito, está tudo destruído, estamos no fundo do poço. Aí a palavra do Senhor VEIO. (PORQUE QUANDO EU E VOCÊ IMAGINAMOS QUE VAMOS COLOCAR UM PONTO FINAL, VEM O AUTOR DA VIDA, APAGA O PONTO, COLOCA UM VÍRGULA, E COMEÇA A ESCREVER TUDO DE NOVO).
Imagina a cena, Jeremias olhando, só gente quebrada, a cidade (colocaram fogo nela), só tem resto, só caco. Aí Deus decide falar, e o que ele decide falar é: Avisa o meu povo que eu sou o oleiro, e eles são barro, foram quebrados, mais eu não vou desistir, eu vou começar tudo de novo. Sabe como é o nome disso: GRAÇA!
Graça é quando olha para algo que eu e você já descartamos, ai ele vem fazendo uma reciclagem. O texto diz a “Palavra do Senhor que veio a Jeremias: Olha que coisa linda. Deus decidiu falar.
Aí o verso dois diz assim:
Aí o verso dois diz assim:
“Levanta-se”
Sabe o que Deus está dizendo? A nação está prostrada, o povo está no chão, alguém precisa LEVANTAR.
Deus hoje está falando com alguém que talvez na (sua empresa, na sua família, na sua escola), em algum lugar as coisas se prostraram (aí você vai sentar no chão e chorar também?).
Deus olha para Jeremias e diz: Se acabou, se todo mundo prostrou, se todo mundo desistiu, se ao olhar está tudo quebrado. Ei Jeremias, você, pega o restinho de força que você, vai lá no fundo e pega aquela última gotinha de energia. Olha Jeremias, levanta.
Irmãos eu sei bem o que é isso: Eu já abracei precisando de abraço. Eu já orei precisando de oração. (Aí a gente lembra da musiquinha: Mais na verdade é que eu não sou tão forte quanto eu pensava).
Sabe, às vezes Deus cobra de nós um: Levanta-se, quando na verdade a gente quer se prostrar, porque tudo em nossa volta está prostrado. Porque a economia prostrou-se, porque a política prostrou-se, porque o governo, porque a lei, porque o comércio, aí você olha tudo em sua volta e diz: ACABOU! Porém quando Deus tem relação com você e ele te conhece, aí ele fala: “Ei você aí! LEVANTA-SE!”.
Percebe uma coisa no texto: Deus não pergunta a Jeremias se ele quer, não pergunta se ele está a fim. Ele dá uma ordem: Levanta-se. Essa é a ordem para mim e você nesta noite. Levanta-se.
Aí o texto continua.
Aí o texto continua.
Levanta-se e desce" Isso significa MOVER-SE. E descer nem sempre significa ser rebaixado, muito menos voltar atrás. Porque às vezes descer faz parte do propósito. Sair de cena (sair de Jerusalém), não vá ao templo, foge da estrutura religiosa, vai para um lugar completamente improvável, sujo, onde tem um homem lá com um vaso. Vai para lá, eu estou te dando um destino, o destino é: Casa do Oleiro. O que Deus está dizendo? Vai ao lugar dos quebrados, pois lá te mostrarei o que farei com a minha nação.
UMA DAS MAIORES EXPERIÊNCIA QUE PODEMOS TER, É QUANDO NÓS OUVIMOS E OBEDECEMOS A VOZ DE DEUS. Porque ficar confortavelmente sentado, acomodado, sem ouvir o desafio proposto por Deus, não nos tira do cenário do caos para o cenário extraordinário.
O texto continua.
O texto continua.
Levanta-se e desce à oficina (casa) do oleiro. Sabe o que vai acontecer neste lugar? O vaso que estava quase pronto o que aconteceu com ele? QUEBROU!
Entenda: Todo o processo de Deus na sua vida, nunca vai ser em público, sempre vai ser no privado. Ele pode até depois que o vaso está pronto, te expor, deixar para todo mundo vê, mais o seu estado de lapidação sempre será no secreto.
O que amo nesse texto é o que o vaso quebra, mais não quebra no mercado, não quebra na rua, ele quebra dentro de casa, com a porta fechada, e quando as pessoas vão ver (já foi restaurado). "É por isso que você diz: Na minha pior fase todo mundo sumiu". (olha só que benção).
O verso 3 diz assim:
O verso 3 diz assim:
"Desci à oficina do oleiro"
Deus disse: desce, e o que ele fez? Desceu!
O texto diz que, o oleiro iria começar a fazer a obra sobre a roda. É isso que está escrito no texto? Não! O texto diz que o oleiro já estava ocupado com a sua obra sobre a roda".
Se Jeremias não vem o oleiro já estava? Fazendo.
VOCÊ SÓ VAI ENTENDER O PROCESSO DE DEUS, SE VOCÊ FOR PARA O LUGAR QUE ELE DETERMINOU. Deus não depende de você para fazer, ele já está fazendo. O texto bíblico diz que já estava fazendo. Deus não precisa de Jeremias para fazer, Jeremias só está lá para ver o que Deus já está fazendo. TEM COISA QUE DEUS JÁ COMEÇOU NA SUA VIDA, A TEMPO. Você só não percebeu ou não viu, porque não está no lugar que ele determinou. E se tem uma coisa que a gente sabe fazer é fugir.
ENTENDA: OBEDIÊNCIA PAVIMENTA O CAMINHO DO MILAGRE. É como se fosse uma ponte entre a promessa e o cumprimento dela. Você obedece princípios e Deus cumpre as promessas. E às vezes obediência é fazer o que você não quer com excelência. DEUS DISSE A ABRAÃO: MATA ISAQUE. Ele ficou calado e foi. A bíblia diz que Abraão, afiou o cutelo, ele preparou o jumento, chamou os servos, ele cortou a lenha, ele levou Isaque, ele amarrou Isaque (ninguém quer matar o próprio filho. Ele não quer; mais está no propósito).
DEUS JÁ ESTAVA FAZENDO, DEUS JÁ ESTAVA TRABALHANDO, DEUS JÁ ESTAVA FORMANDO (quando o criador pega no barro, é porque algo novo vai acontecer).
A bíblia diz que o barro estava nas rodas. (Deus está sempre em movimento).
Olha o que diz o verso 4.
Olha o que diz o verso 4.
"Como o vaso que o oleiro fazia do barro se estragou nas suas mãos, então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe apareceu".
"Como o vaso" - isso significa que já estava quase pronto. O nome já é vaso (está quase pronto).
O texto diz que esse vaso estragou (quebrou). Quem quebrou ele? Foi o oleiro? Ou foi o vaso que se quebrou? "Como o vaso que o oleiro fazia do barro se estragou nas suas mãos". Então não foi o oleiro. NÓS É QUE SOMOS QUEBRÁVEIS. Nós somos quebráveis. A gente quebra financeiramente, a gente quebra emocionalmente, a gente se quebra no casamento, a gente se quebra na família (porque somos pó, somos barro). Então de vez em quando nós vamos quebrar. Não foi o oleiro que quebrou "estragou" o vaso, o vaso quebrou-se "estragou", na mão do oleiro.
MAIS ENTENDA UMA COISA: "É MELHOR ESTÁ QUEBRADO NA MÃO DO OLEIRO, DO QUE ENTEIRO NA MÃO DE SATANÁS". Porque na mão dele não tem descarte, tem RESTAURAÇÃO.
O vaso já tinha forma, estava quase pronto, algo aconteceu de errado no processo (só que isso não significa que é o fim).
Talvez nesta noite eu esteja falando para pessoas que já passaram pelo processo de divorcio. (tem gente que depois que divorcia, ele não quer casar mais, ele não quer se envolver mais, ele acha que acabou. Porque ele teve uma dor emocional, sentimental, na família, aí ele fica na lama, remoendo, re-cossando e diz: Não tem jeito mais porque eu me quebrei.
Quantas pessoas que se quebram financeiramente, na família, no casamento, no ministério. O segredo é onde você quebra; pois até um pedaço de barro nas mãos do oleiro, pode virar vaso de honra.
NÃO EXISTE O TAMANHO DE UMA QUEBRA, OU O TAMANHO DE UM PROCESSO QUE VOCÊ VIVEU, QUE DIMINUI A INTENSIDADE DO DESEJO DE DEUS EM RESTAURAR VOCÊ.
O texto diz que como o vaso que ele fazia estragou-se (quebrou-se), "então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe apareceu". FOI DO MESMO BARRO. O vaso é outro, mais o barro é o mesmo. (É POR ISSO QUE ÀS VEZES A PESSOAS NÃO TE CONHECEM MAIS), porque você se tornou uma nova criatura. Eles lembram de você quando você era outro vaso, ou quando você estava quebrado. Mais depois que você quebrou, Deus nunca mais faz do mesmo jeito (o barro é o mesmo, a essência é a mesma, mais o vaso é muito melhor). "então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe apareceu".
Verso 5 "Então veio a mim a palavra do Senhor".
Verso 5 "Então veio a mim a palavra do Senhor".
Verso 6 "Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?, declara o Senhor. Como o vaso na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Verso 6 "Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?, declara o Senhor. Como o vaso na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
NADA VAI IMPEDIR O AGIR DE DEUS NA MINHA E NA SUA VIDA.
A maior promessa de RESTAURAÇÃO, para nós foi feita na CRUZ. A maior declaração de AMOR para a humanidade, não foi feita com flores, foi feita com SANGUE DERRAMADO.
A possibilidade de termos uma vida nova, de termos uma vida completa, está no sacrifício de Jesus. É O AUGE DA MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS POR NÓS.
Se Israel fez o que fez, se Israel abandonou e fez tudo que era contrário à vontade do Senhor, e ele ainda decidiu amar, se entregar e querer Israel. Até que quando ele enviou Jesus a Bíblia diz que "ele veio para os que eram seus e os seus não o receberam". Mais a Bíblia diz que "todos os que quiseram, e o receberam, ele deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus".
SE ISRAEL É VASO, VOCÊ É FILHO > Você tem noção do tratamento que Deus quer dar a você? Ele te corrige, ele te sustenta, ele te provê, ele te dá destino. NADA DIMINUI O AMOR DESSE PAI PELA SUA VIDA.
Não tem casamento que ele não restaure.
Não tem finanças que ele não restaure.
Não tem nada que ele não faça.
Não tem nada que ele não possa realizar.
EU PREFIRO ESTAR QUEBRADO, MAS NAS MÃOS DO OLEIRO ETERNO. Porque ele vai pegar a mesma essência e fazer novo.
CONCLUSÃO.
Eu quero ser um vaso novo - ELE NÃO DESISTE.
Deus esta falando com aqui hoje sobre: RECOMEÇAR. Permitir ser restaurado por ele. Permitir que ele molde conforme do desejo do coração dele.
Mas, pastor, vai doer? VAI!
Jó diz assim: "É Deus quem faz a ferida, e é Deus quem cura a ferida".
Hebreus diz que ele é pai. E como pai "ele corrige, e ele ama".
DEUS PREFERE TE FERIR DO QUE TE PERDER. E se ele tiver um propósito na sua vida, quando tudo tiver um caos, ele vai dizer: PSIU, LEVANTA!
EU QUERI SER UM VASO NOVO.