Acomunnhão com Deus e a caminhada no deserto.

Primeira   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

A comunhão com Deus e a caminhada no deserto.

Notes
Transcript
Ler o Texto
Números 11.1–3 “O povo se queixou de sua sorte aos ouvidos do Senhor. Quando o Senhor ouviu as reclamações, sua ira se acendeu, e fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu algumas extremidades do arraial. Então o povo clamou a Moisés. Este orou ao Senhor, e o fogo se apagou. Por isso aquele lugar foi chamado de Taberá, porque o fogo do Senhor se havia acendido entre eles.”
Faça uma oração
Preposição.
Quando Deus tira o povo do Egito, ele tem 3 propósitos para o povo que permanece até aos dias de hoje.
O primeiro proposito é, Exodos 19:6 “e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel.”
O segundo proposito de Deus para o povo, era a provação. Deuteronomio 8:2 “Lembrem-se de todo o caminho pelo qual o Senhor, seu Deus, os guiou no deserto durante estes quarenta anos, para humilhar vocês, para pôr vocês à prova, para saber o que estava no coração de vocês, se guardariam ou não os seus mandamentos.”
O terceiro proposito de Deus para o povo esta em Êxodo 29.45–46 “E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, o Deus deles.” Veja, Deus esta dizendo que vai habitar no meio do povo, isso para que o povo saiba que foi ele que os tirou da terra do Egito, Deus habitava no jardim, o homem peca, e Deus expulsa o homem da sua presença, agora Deus quer habitar no meio do povo novamente.
Então concluímos este primeiro momento reconhecendo o proposito de Deus para seu povo, eles deveriam ser um reino de sacerdotes, uma nação santa, e eles seriam provados por Deus, por que Deus queria saber se eles guardariam os mandamentos de Deus ou não, e era da vontade de Deus habitar no meio do povo.
introdução
Quando nós vamos analisar um livro da bíblia nós precisamos encontrar a ideia central do livro. As coisas narradas no livro de Números estão em paralelo com as coisas que estão acontecendo no livro de Êxodo, exceto a saída do povo do Egito, mas da saída do Egito até a caminhada no deserto, os livros são paralelos, duas coisas estão acontecendo com o povo ao mesmo tempo. Em Êxodo, Deus libertou o povo da escravidão, e Deus esta organizando as coisas relacionadas ao culto e a adoração.
Em Números, Deus esta organizando Israel como nação, como povo escolhido do Senhor, Deus esta organizando o exercito, e as famílias de Israel de acordo com suas bandeiras, e a tribo de Levi para trabalhar no tabernáculo. Tudo isso esta acontecendo simultaneamente, Deus esta organizando o povo, antes do povo entrar na terra prometida.
O contexto de Numeros 11.1-3 é
Números 10.11–13 que diz “No segundo ano, no segundo mês, aos vinte dias do mês, a nuvem se ergueu de sobre o tabernáculo da congregação. Os filhos de Israel puseram-se em marcha, partindo do deserto do Sinai{…} Assim, pela primeira vez, se puseram em marcha, segundo o mandado do Senhor, por Moisés.” {20/02/02 da saída do povo do Egito}
O texto de Números que acabamos de ler, fala sobre uma data especifica onde pela primeira vez o povo marchou, no dia 20/02/02 da saída do povo do Egito, o povo de Israel marcha pela primeira vez indo em direção a terra prometida. mas antes da caminhada no deserto, Deus começa a tratar, Deus se revela, Deus prova o povo, Deus habita no meio do povo.
Depois que o povo atravessou o mar, eles caminharam 3 dias Êxodo 15.22 indo em direção ao monte Sinai. E chegaram em um lugar conhecido como Mara, as águas desta região eram amargas, e por causa disso o povo murmurou contra Noises por que as águas eram amargas.
Logo em seguida, o povo sai da região de Mara, e se acampa no deserto de sim, entre elim e sinai, e neste momento da historia que o povo murmurou contra Noises e contra Arão, por que o povo não queri estar no deserto, e por que tinham fome. A data qui é dia 15/02 da saída do povo do Egito.
No dia 01/03 da saída do povo do Egito, Israel chega ao monte Sinai.
E agora que eles estão ao pé do monte sinai, Deus chama Noises ao monte sinai e diz para ele, verso 10 de Exodo 19. SANTIFICA O POVO. Podemos ver com clareza que a primeira coisa que Deus fez quando o povo saiu do Egito foi santifica-lo. E depois que o povo foi santificado, Deus se revela ao povo no monte sinai em raios, fogo, fumaça e trovão, e som de buzina, que ia aumentando cada vez mais.
Logo em seguida, Deus faz aliança com o povo, Êxodo 24
Deus da a lei ao povo de Israel. Êxodo 19
Deus realmente esta cumprindo sua promessa, Deus faz uma promessa para abraão de fazer dos seus descendente uma grande nação, a promessa é cumprida, o povo se multiplica no Egito, para que uma nação possa existir, é preciso o povo, lei para o povo, e terra do povo. Nós já temos o povo, ao redor do monte sinai, a lei e agora só falta a terra.
Depois que Deus fez tudo isso, agora ele pede que Moisés suba ao monte, e la no monte Noises passa 40 dias e 40 noites, é neste momento que Deus da o projeto do tabernáculo para Noises, e Deus fala quem ele escolheu para construir o tabernáculo, Aoliabe e Bezaleu, quando Moises desce do monte, o povo havia feito um bezerro de ouro, o povo é punido, Noises sobe novamente ao monte, desce do monte e começa a construção do tabernáculo. Deus vê a necessidade de pessoas capacitadas para a construção do tabernáculo, e chama a Bezaleu e Aoliabe, e Deus enche eles do Espirito do Senhor, e Deus da a eles a capacidade de trabalhar com ouro, madeira, ferro, tecido, Deus da a capacidade de fazer projetos e de ensinar outras pessoas
E então, em Êxodo 40.17 “No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o tabernáculo foi armado.” 01/01/02 da saída do povo do Egito o tabernáculo estava sendo montado, e Êxodo 40. 34 diz “Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.”
Aqui finalizamos o momento em que Deus esta cuidando das coisas relacionadas ao culto e a adoração.
Em Números, Deus começa organizando o exercito, Números 1.2–3 “— Levantem o censo de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias. Da idade de vinte anos para cima, todos os capazes de sair à guerra em Israel, a esses você e Arão devem contar segundo os seus exércitos.”
Depois que Deus organizou o exercito, ele sapara os levitas para o trabalho no tabernáculo. A tribo de Levi é composta por 4 famílias que são, Gerson, Coate e Merare, os levitas, que são os filhos de Arão ordenados para oferecer sacrifício a favor do povo.
Tudo isso esta acontecendo quando o povo chegada ao monte sinai, é ao redor do monte sinai que o povo passa mais de1 ano, é no monte sinai que Deus organiza o povo, e no dia 20/02/02 da saída do povo do Egito, onde pela primeira vês o povo marcha no deserto indo em direção a terra prometida.
Este é o contexto de Números 11
E agora podemos compreender com clareza que o povo esta organizado como nação, e as coisas relacionadas ao culto e a adoração estão prontas, o povo começa a marchar em direção a terra prometida, então vamos analizar o texto de Números 11
O texto diz. “O povo se queixou{murmurou} de sua sorte aos ouvidos do Senhor. Quando o Senhor ouviu as reclamações, sua ira se acendeu, e fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu algumas extremidades do arraial.”
Murmurar significa, reclamar, protestar ou expressar insatisfação de forma negativa. O povo estava reclamando do que? Da sua sorte. O que significa sorte? Significa, a vontade revelada de Deus. logo, o povo estava reclamando, protestando, ou demonstrando insatisfação, em relação a vontade de Deus para o povo! E de acordo com a preposição, qual era um dos propósitos de Deus para o povo? Era a provação, “Lembrem-se de todo o caminho pelo qual o Senhor, seu Deus, os guiou no deserto durante estes quarenta anos, para humilhar vocês, para pôr vocês à prova, para saber o que estava no coração de vocês, se guardariam ou não os seus mandamentos.”
A raiz da murmuração esta em não aceitar a vontade de Deus para nós.
vamos continuar a leitura do verso 1, o texto diz, O povo se queixou{murmurou} de sua sorte aos ouvidos do Senhor. Qual é o segundo proposito de Deus para o povo? Habitar no meio do povo, estar junto com o povo, conviver com o povo, a expressão, murmurou aos ouvidos, infere que o Senhor esta no meio do povo, estava entre o povo. E qual é o resultado da murmuração, sua ira se acendeu, e fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu algumas extremidades do arraial.”
Quando nós vamos acender o queimador ou a boca do fogão, o que nós usamos? Um fosforo ou isqueiro e etc, o que acendeu a ira de Deus contra o povo? A linguá! e olha o que diz em Tiago 3.5–6 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno.”
A ira de Deus se acendeu e Deus esta consumindo as extremidades do arraial, Deus esta consumindo pessoas com fogo, o povo se desespera e corre de encontro com Noises, o povo clama a Noises e Noises clama a Deus e Deus para de derramar a sua ira sobre o povo.
Aplicação final
O povo havia pecado contra Deus, o povo murmurou contra a vontade de Deus, a ira de Deus se derrama sobre o povo, mas a intercessão de Noises salva o povo, nos dias de hoje nós pecamos contra Deus não aceitando a vontade de Deus, e a unica coisa que pode impedir a ira de Deus sobre nós, é a propiciação de Jesus cristo.
No A.T Deus santificou o povo. No N.T nós somos santificados pelo Espirito Santo. No A.T Deus faz aliança com o povo. No N.T Deus faz aliança conosco através do filho. No A.T Deus deu a lei em tabuas de pedras. No N.T Deus gravou a sua palavra em nosso coração. No A.T Deus habitava em um tabernáculo. No N.T Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, Deus habita em nós através do Espirito Santo.
Deus chamou o povo para fazer parte de uma nação santa e de um reino de sacerdote, Deus tirou você do Egito para que você seja santo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more