Deus transforma nossa vida

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto

Acts 9:1–18 ARA
Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.

Introdução

Argumentos

Saulo se orgulha de sua fidelidade à Lei

Saulo é um jovem fariseu, educado aos pés de Gamaliel, um respeitado e influente membro do Sinédrio.
O mesmo Gamaliel que diz aos seus colegas de concílio que se o movimento da igreja cristã vem de Deus, irá perseverar, caso diminua a força e desapareça, como muitos outros, é porque não vem de Deus.
Saulo é um homem fiel ao que acredita, como depois contará em sua carta à igreja em Filipos:
Philippians 3:4–6 ARA
Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
Como todo fariseu, zeloso da Lei, odeia Jesus, seus discípulos e tudo o que eles representam. Para Saulo, o movimento de Jesus de Nazaré corrompe a Lei e blasfema as Escrituras, quando diz que Jesus é filho de Deus.
Para ele, Deus não é uma pessoa que possa ter um filho. Deus jamais se tornaria em um homem, jamais se deixaria ser preso e morto na cruz! No madeiro!
Testemunhou e apoiou o apedrejamento de Estevão. Acompanhou a perseguição se se seguiu. Acha que tem que fazer mais.
O Deus que ele adora segundo a Lei exige que o movimento cristão seja sufocado. Em Damasco a tal igreja começa a crescer, à semelhança de uma comunidade que vivia no deserto e esperava a vinda de um messias. É para lá que ele acha que tem que ir.
Por isso, consegue cartas do Sumo Sacerdote autorizando que ele prenda e condene os discípulos que ele encontrar por lá.
E vai. Seis dias de viagem. Tempo suficiente para sua devoção a Deus, de acordo com os seus costumes.
Crê que age em benefício da glória de Deus. O Deus que aprendeu a adorar. O Deus que criou para si.

Vivemos satisfeitos com o Deus que criamos

Muitos de nós somos criados na igreja e aprendemos inúmeros conceitos que rotulamos de cristãos.
Não pode isso, Deve ser feito aquilo. Fica assim, não fala assim.
Crescemos acreditando que somos bons e que tudo está bem e que Deus se agrada de nós, pois tentamos fazer tudo certinho.
Mas não é suficiente. Muitos de nós vivemos a vida como se Deus fosse um assessório a qual recorremos em momentos de dificuldade.
Ou como uma entidade assustadora que temos que agradar o tempo todo, senão o fogo vai descer do céu e consumir nossa vida!
E vamos vivendo mais ou menos como achamos que a vida deve ser vivida.
Deus se torna um ídolo para nós, na medida em que o agradamos para sermos abençoados ou para não sermos castigados.
E acabamos tomando a forma do mundo, fazendo o que todos fazem, pois é assim mesmo. Afinal, a vida é pra ser vivida!
E com isso, buscamos agradar ao deus que nós criamos, seja ele trabalho, dinheiro, conforto, sexo, e no final de tudo, nós mesmos.

Deus intervém na vida de Saulo

Apesar de viajar com companheiros, não é costume conversar durante o caminho. Saulo é um judeu devoto e passa a recitar as orações prescritas na Lei.
Espiritualmente incumbido de uma função tão importante quanto a de perseguir blasfemadores, como preparação sua devoção deve incluir também a meditação no texto de Ezequiel 1, um texto cheio de misticismo que descreve a visão que o profeta tem da glória de Deus.
Ezekiel 1:13–14 ARA
O aspecto dos seres viventes era como carvão em brasa, à semelhança de tochas; o fogo corria resplendente por entre os seres, e dele saíam relâmpagos, os seres viventes ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos.
E no meio daquela meditação, sua contemplação da glória de Deus vai se transformando em um clarão. O sol fica mais claro, um rosto vai se formando diante dele.
Ele agora contempla a glória de Deus, mas não apenas em sua meditação. Ele vê a glória de Deus. O rosto que aparece diante dele é da pessoa que ele odeia. Do mestre dos discípulos a quem ele deve perseguir.
Ele cai, como Ezequiel, muito antes dele também se prostrou:
Ezekiel 1:28 ARA
Como o aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do Senhor; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava.
A glória de Deus que aparece diante dele é Jesus! O mesmo Jesus que ele quer sufocar e calar!
Podemos comparar à visão que Estevão teve pouco antes de ser apedrejado:
Acts 7:55–56 ARA
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
Ele entende que tudo o que estudou toda a vida se torna verdade na pessoa de Jesus.
O tempo todo, buscou um Deus da forma errada, no caminho errado, que pensava ser o certo!
Entende que não precisa mais sacrificar animais para se purificar, pois Jesus cumpriu o sacrifício definitivo. Ele pode ficar livre do poder que o pecado sempre exerceu sobre ele, obrigando-o aos rituais de purificação da Lei.
Basta reconhecer que Jesus que aparece diante dele é o seu Senhor.
E ele o faz! Jesus o manda entrar na cidade! O caminho que ele trilhava antes pode não ter mudado, mas a direção é outra!
Ele que vinha para perseguir, agora vem para pregar e ser perseguido!
Ele que achava que era fiel e zeloso, descobre-se um pecador dos piores.
1 Timothy 1:15 ARA
Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Ele que achava que conhecia um Deus através da obediência à Lei, descobre um Deus que o alcança por sua graça e misericórdia.
Ephesians 2:8 ARA
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Deus transforma Saulo de perseguidor a perseguido. De judeu fariseu a pregador aos gentios. De Saulo a Paulo, o apóstolo da graça!
Porque pela graça de Deus o caminho de Saulo é transformado de um caminho de perdição, ódio, orgulho e preconceito, em um caminho de graça, misericórdia, humildade e amor!
O caminho de Deus!

Deus nos leva para o caminho certo

Da mesma forma que Jesus apareceu para Paulo, transformando a vida dele, ele pode transformar a nossa.
Essa transformação não é simplesmente uma reorientação. Saulo levantou do chão cego para a vida que levava e cego de verdade.
Jejuou por 3 dias. Jejum no costume judaico acontece quando há luto ou dor. Em seu jejum, Saulo morria e nascia Paulo.
Paulo é Saulo nascido de novo, ressuscitado com Jesus para viver para a glória de Deus!
O nome que se dá a isso é o que Jesus apregoava em seu ministério: arrendei-vos pois o Reino de Deus está próximo.
Arrependimento é mudança de comportamento, de ideia, de vida!
É vida nova com Deus!
Galatians 2:20 ARA
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
É viver para Cristo! Servir a Jesus passa a ser o objetivo da sua vida, o prazer na vida passa a ser viver para Jesus!
Não mais pranto, não mais tristeza, não mais dor! Nem morte, nem sofrimento, pois você vive para aquele que venceu a morte, o sofrimento e a dor!
E se torna nova criatura, lavada pelo sangue de Jesus na cruz.

Conclusão

Jesus transformou Saulo que achava que não precisava dessa transformação até entender que ele era um dos principais pecadores no seu tempo.
Jesus que transformar você. Ele quer que você se sente com Ele à mesa para desfrutar da comunhão verdadeira com Ele e com aqueles que têm a mesma fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more