Aprendendo a valorizar as coisas pequenas

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 35 views
Notes
Transcript
Pegue a Palavra de Deus e encontre Mateus, capítulo 17, uma passagem familiar das Escrituras, versículo 20. Introdução
Uma fé que move montanhas. Três vezes nos Evangelhos Jesus fala desse tipo de fé. Talvez o lugar mais famoso seja em Mateus 17:20:
Os discípulos estavam se perguntando
Matthew 17:19 (NVI): “Por que não conseguimos expulsá-lo?” e foram até Jesus; e queriam saber de Jesus por que não tinham poder contra um espírito demoníaco. E o versículo 20 diz,
Matthew 17:20 (NVI)
Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
fé do tamanho de um grão de mostarda
Agora, uma semente de mostarda é muito pequena, muito pequena. Uma montanha, é claro, é muito grande.
O que Jesus está dizendo?
Creio que Jesus está dizendo que a menor quantidade de fé é maior do que a maior quantidade de dificuldade.
Agora, o que quero que façamos hoje é aprender a valorizar as coisas pequenas.
A Bíblia dá grande ênfase às coisas pequenas.
Não despreze algo por ser pequeno, pois as coisas pequenas têm consequências muito grandes.
Quando você pega um átomo, que é a menor partícula visível existente na natureza, e o divide e o separa, ocorre a fissão nuclear. E a menor das partículas pode causar a maiores das explosões.
E Jesus disse que a fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas. (Mateus 17:20)
Portanto, há três coisas que quero relembrar vocês hoje sobre coisas pequenas.

I. Pequenas coisas compõem um ministério frutífero

Número um: As pequenas coisas compõem um ministério frutífero. Se você deseja ser frutífero para o Senhor, seja fiel nas pequenas coisas.
Eu estava pensando sobre as pequenas coisas na Bíblia que Deus usou. Por exemplo, Deus usou a vara de Moisés. E você pode ler sobre isso em Êxodo, capítulo 4.
E você pode ler sobre isso no capítulo 4 de Êxodo. Deus usou Moisés e sua vara para tirar os filhos de Israel da escravidão. Moisés estava esquecido no deserto e havia sido despojado. Alguém disse que Moisés passou os primeiros quarenta anos de sua vida aprendendo a ser alguém, os quarenta anos seguintes aprendendo a ser ninguém e os últimos quarenta anos aprendendo o que Deus poderia fazer com alguém que tivesse aprendido as duas primeiras lições.
Então, lá estava ele, um zé-ninguém no deserto, apenas com uma vara na mão. E Deus disse: "Moisés, o que é isso em sua mão?" E ele disse: "Uma vara". "Jogue-a no chão, Moisés." E ele o fez. A vara se transformou em uma serpente. E então, Ele disse: "Agora, pegue-a, Moisés". E Moisés pegou. A propósito, ele disse: "Pegue-o pela cauda".…" E então, a serpente se tornou uma vara novamente, mas dali em diante não era mais a vara de Moisés; era a vara de Deus que abriu o Mar Vermelho.
Agora, eu poderia lhe fazer uma pergunta: O que você tem em suas mãos? Você diz: "Não é muito". Bem, o pouco se torna muito se Deus estiver nele.
Deus usou Davi, um menino adolescente para enfrentar Golias.
(Descrever o que aconteceu…
- 1 Samuel 17:50 “Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou.”
Agora, se Deus usou Moisés com uma vara, Deus pode usar você.
Se Deus usou Davi com um estilingue, Deus pode usar você.
Li no Novo Testamento que Jesus pegou o lanche de um menino - cinco pães e dois peixes - e Jesus alimentou cinco mil homens, mais as mulheres e as crianças com o almoço de um menino.
Se Deus usou o almoço daquele menino, Deus pode usar o que você tem.
Li na Bíblia - Atos 9:35 - sobre uma mulher chamada Dorcas. E, evidentemente, Dorcas não tinha habilidades extraordinárias, mas uma coisa ela sabia fazer: ela era costureira. Ela havia feito casacos, vestidos e outras peças de roupas para as pessoas, e havia se costurado no coração e na vida de muitos do povo de Deus, que choraram por ela quando ela foi para o céu. Atos capítulo 9 - você pode ler a história. Se Deus usou Dorcas, uma costureira, Deus pode usar você.
Li na Bíblia que Deus usou uma mulher chamada Maria que tinha um frasco de perfume de alabastro, pegou-a, quebrou-a e ungiu a cabeça e os pés do Senhor Jesus Cristo com aquele frasco de perfume de alabastro. Alguns discípulos criticaram e chamaram isso de desperdício. Mas a fragrância do que Maria fez encheu o mundo por dois mil anos. E Jesus disse:
Matthew 26:13 (NVI): 13 Eu lhes asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória”.
(Matt 26:13; Marcos 14:9) -
Foi uma coisa pequena aos olhos de muitos, mas não pequena aos olhos de Deus.
Um dia, Jesus foi ao templo e ficou observando as oferta serem recolhidas. Eu Não sei o que você dá, mas digo-lhe que Jesus sabe. E, quando entregamos nossos dízimos e nossas ofertas, Jesus a observa até hoje, porque Ele está aqui no Espírito. E Ele observou o que as pessoas estavam dando.
E veio uma viúva, e ela colocou no gazofilácio- no prato de ofertas (o equivalente a menos que um centavo americano).
E Jesus disse que aquela pobre viúva - agora ouça. Havia muitos homens ricos ali, diz a Bíblia, mas aquela viúva deu mais do que todos eles - não mais do que qualquer um deles, mas mais do que todos eles.
Por que isso aconteceu? Bem, em primeiro lugar, ela deu tudo o que tinha. (Jesus viu o sacrifico daquela viúva)
Mas, em segundo lugar, você sabia que milhões e bilhões de dólares foram doados à causa de Cristo por meio do exemplo daquela pobre viúva? Muitos, muitos corações por dois milênios foram movidos a doar porque aquela pequena viúva fez uma pequena coisa.
Mas, novamente, o pouco é muito quando Deus está nele.
Jesus disse: "
Matthew 10:42 “E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.”
Você sabia que, enquanto estamos aqui, nossos voluntários estão lá na sala dos prantos?
Você já pensou nisso? Você sabia que esta igreja tem uma "sala de prantos"? As crianças estão lá, chorando. Elas estão ali. E lá, nas Escrituras, diz: "Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados". (1 Coríntios 15:51)
Aqueles bebês estão ali, naquele lugar, e temos voluntarios trocando fraldas e dando copo de água fria aos pequeninos porque são seus discípulos.
Você sabia que toda vez que um voluntario do berçário dá um copo de água fria a um bebê, isso é registrado no céu?
Você sabia que Jesus tem anjos que observavam as pequenas coisas?
Ouça, Jesus nunca foi presidente de uma faculdade. Jesus nunca foi um governador. Ele nunca foi um “rei” ( na terra). Ele nunca comandou um exército. Jesus segurou criancinhas em suas mãos. Jesus falou sobre flores. Jesus falou sobre sementes. Ele falou sobre uma moeda perdida. Falou sobre um filho que havia fugido da casa de seu pai. Ele disse: "Conheço o número exato de fios de cabelo de sua cabeça". (Mateus 10:30; Lucas 12:7)
Jesus estava interessado em coisas pequenas. Ele transformou o mundo.
E todos nós precisamos lembrar de quão pequenos começamos.
Todos nós começamos quando um pequeno espermatozoide se uniu a um óvulo.
E, na verdade, você foi um vencedor desde o momento em que foi concebido, porque havia muitos espermatozoides tentando ser o primeiro, e você foi o primeiro, portanto, foi um vencedor. Você é um vencedor desde a sua concepção.
Mas você era tão pequeno. E, a propósito, quando o óvulo e o espermatozoide se juntam, isso é uma vida! Uma criança. Alguém disse: "Ah, isso não é uma criança, assim como um parafuso e uma porca não são um Ford em uma fábrica da Ford". Ah, não, amigo. Tudo o que você acrescenta, depois que o óvulo é fertilizado, é a nutrição. Isso é tudo. Nada mais é acrescentado. Você começou tão pequeno e, querido, olhe para você agora.
Ninguém nasce um grande homem; nascemos apenas bebês.
Mas, quando Deus quer fazer algo, Ele pega um bebê. Deus queria libertar os filhos de Israel do Egito. Ele enviou Moisés, apenas um bebê. E ele era uma criança.
Quando Deus quis libertar a humanidade, Ele não enviou um exército. Ele enviou Seu Filho, um pequeno bebê nascido de uma virgem.
Não é de admirar que o profeta Zacarias tenha feito esta pergunta em Zacarias, capítulo 4 e versículo 10:
"Quem desprezou o dia das coisas pequenas?" (Zacarias 4:10)
Não despreze o dia das coisas pequenas.
Agora, o que estava acontecendo é que eles estavam tentando construir o templo e estavam tendo dificuldades. Estavam sem recursos financeiros, o moral estava baixo, a oposição era grande e parecia que nunca terminariam. E seu início era muito pequeno. Mas Zacarias estava dizendo: "Ouçam, não desanimem porque é pequeno"….
Elias estava um pouco desanimado, e Deus o colocou em um retiro nas montanhas. E Deus lhe deu uma ilustração sobre o que é muito importante - 1 Reis capítulo 19, versículos 11 e 12. E aqui está o que Deus disse a ele:
1 Kings 19:11–12 NVI
O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Muitas vezes, em nossa vida, não ficamos satisfeitos a menos que vejamos um tornado, um terremoto, mas precisamos aprender a ouvir a pequena voz, as coisas que Deus vai usar são as vezes do tamanho de um grão de mostarda.
Se você deseja ser frutífero para o Senhor, não menospreze as pequenas coisas.

II. As pequenas coisas são o teste da nossa fidelidade

A Bíblia diz em Lucas, capítulo 16 e versículo 10:
Luke 16:10 NVI
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.
(Lucas 16:10)
Agora, ouça com atenção. "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito". //
Por quê? Porque tudo o que é grande é feito de coisas pequenas.
Assim, como a noite segue o dia, tão certo quanto estou neste púlpito nesse dia, se sou fiel no que é pequeno, tenho que ser fiel no que é grande, porque tudo que é grande é feito de algo pequeno.
"Pequenas gotas de água e pequenos grãos de areia fazem o poderoso oceano e o deserto de areia." E são as pequenas coisas - é a fidelidade nas pequenas coisas - que realmente importam.
E o que Deus está dizendo nessa passagem do capítulo 16 de Lucas é muito importante.
Jesus está falando sobre dar. Ele está falando sobre dinheiro. E disse: "Se não fordes fiéis no injusto mamom" - é assim que Ele chama o dinheiro - "quem vos entregará nas mãos" - "na vossa confiança" - "as verdadeiras riquezas?" (Lucas 16:11)
Luke 16:11 NVI
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Portanto, as verdadeiras riquezas não são o que você tem no banco, mas o que você tem no coração e no caráter - a influência.
E Deus está dizendo que, se você não for fiel com o dinheiro, Ele não poderá confiar a você as coisas espirituais.
Às vezes, as pessoas pensam que, se formos fiéis nas coisas espirituais, Deus nos confiará o dinheiro.
É exatamente o contrário. Se você tem dinheiro, isso pode ser um teste. Deus pode estar lhe dando um teste.
E, a propósito, Deus não chama o dinheiro de a coisa mais valiosa; Deus chama o dinheiro de coisa pequena. E Ele diz: "Se você não consegue lidar com o dinheiro, não posso lhe confiar as verdadeiras riquezas".
Agora, Deus nos avalia, e pode estar testando você, com dinheiro. Deus nos testa com as pequenas coisas.
É um grande privilégio ser o pastor da IBNU, e não o considero leviano. De fato, tremo quando penso na responsabilidade e sorrio quando penso na alegria de ser o pastor desta igreja. Mas, amigo, não sou digno de ser o pastor desta igreja se não conseguir ser fiel nas pequenas coisas.
Se um homem não for fiel pregando para dez pessoas, ele não será fiel pregando para milhares de pessoas.
Você não precisa ser pago para pregar. Se você for fiel no que é pouco, poderá ser fiel no que é muito.
As coisas que tornam os homens frutíferos são sua capacidade de ser fiel nas pequenas coisas.
E as coisas que marcam a fidelidade dos homens são as pequenas coisas..
( Michelangelo was faithful to details ) a fidelidade nas pequenas coisas é uma marca de um serviço realmente extraordinário.

III. Pequenas coisas são um meio de força

Agora, aqui está a terceira coisa que quero que você veja: as pequenas coisas são um meio de força - frutificação, fidelidade e força.
Veja, Jesus diz que um grão de mostarda pode ir à luta contra uma montanha e removê-la.
Que força poderosa têm as pequenas coisas, especialmente quando as pequenas coisas se juntam.
Pequenas gotas de água formam um oceano. Pequenos flocos de neve formam uma nevasca e podem paralisar uma cidade.
O desprezo as pequenas coisas pode levar ao desastre.
Veja bem, as pequenas coisas têm força para o bem ou para o mal.
Agora, pense naqueles que foram fiéis nas pequenas coisas e Deus lhes deu força para vencer grandes coisas.
Por exemplo, mencionei Davi.
Antes de Davi se tornar o maior rei de Israel, ele era um pastor e era fiel ao seu rebanho como um menino pastor.
E, como Davi era fiel como pastor, Deus lhe deu uma nação inteira para pastorear.
E então, como pastor, certa vez ele matou um leão e um urso - não foi pouca coisa, mas foi pouca coisa comparada a Golias.
E, antes de Davi enfrentar Golias, Davi já havia enfrentado um leão e um urso.
Agora, amigos, não sei que tipo de batalha ou que tipo de Golias virá contra mim ou contra vocês, mas quero estar preparado.
E a maneira de estar preparado é ser fiel nas pequenas coisas.
Penso em Timóteo. Timóteo, que era o discípulo de Paulo, e Paulo era seu mentor - Timóteo foi fiel no serviço a Paulo. E, mais tarde, ele tomou o lugar de Paulo - fiel nas pequenas coisas.
Penso na Bíblia sobre Eliseu, que derramou água sobre as mãos de Elias. Sabe o que isso significa? Ele era seu camareiro. Ele simplesmente ficou ali com uma bacia e derramou água enquanto Elias lavava as mãos. E Eliseu tornou-se o sucessor de Elias e foi usado poderosamente com uma porção dupla do Espírito de Deus.
Quero dizer a vocês, que já conheci homens grandes demais para serem usados por Deus.
Mas Nunca conheci um homem pequeno demais para ser usado por Deus.
Deus usa coisas pequenas.
E, se você for grande aos seus próprios olhos, duvido muito que Deus possa usá-lo.
Agora, quero dizer o seguinte sobre as coisas pequenas:
Quando digo: "Não desprezeis o dia das coisas pequenas" e quando digo que Deus pode usar a fé tão pequena quanto um grão de mostarda,
Deus não está dizendo que devemos fazer coisas pequenas quando podemos fazer coisas grandes.
É um pecado negligenciar as coisas pequenas.
É pecado fazer apenas coisas pequenas quando poderíamos fazer coisas grandes e deveríamos estar fazendo coisas maiores e melhores.
Em breve, a Igreja Batista NU celebrará seu trigessimo aniversário. O ano que vem é o nosso 30th Aniversary.
A IBNU começou com um punhado de pessoas na casa de um irmãos, em Silver Spring, MD.
Mas, graças a Deus, elas começaram pequeno. Mas eles tinham uma visão, e esta igreja sempre teve uma visão de fazer grandes coisas.
E penso na igreja primitiva. Ela começou como uma pequena entidade.
Fiz uma pequena pesquisa no livro de Atos. Por exemplo, ela começou com os doze. Jesus escolheu doze e, é claro, um deles era hipócrita.
E então, em Atos, capítulo 1 e versículo 15, ficamos sabendo que aqueles doze haviam se tornado 120. (Atos 1:15) Esse é um crescimento muito bom.
Mas então, em Atos, capítulo 2, versículo 41, ficamos sabendo que, somados aos doze, que eram 120, três mil almas vieram a conhecer o Senhor Jesus Cristo. (Atos 2:41)
E assim, isso equivale a 3.120 almas. E, irmãos, no capítulo 2 de Atos, versículo 47, diz que mais pessoas estavam sendo acrescentadas à igreja diariamente. (Atos 2:47)
Eles não esperavam até o domingo para crescer.
E então, em Atos, capítulo 4 e versículo 4, lemos que cinco mil homens, mais mulheres e crianças, famílias - isso seria vinte mil se você adicionar as mulheres e crianças, digamos, uma esposa e dois filhos
- então isso faz com que a igreja primitiva, em apenas alguns meses, tenha vinte e cinco mil membros. (Atos 4:4)
E então, em Atos capítulo 5, a Bíblia diz que eles encheram Jerusalém. (Atos 5:28)
Depois, em Atos capítulo 6, versículo 7, a Bíblia diz que o número de discípulos se multiplicou. (Atos 6:7)
A igreja está crescendo exponencialmente.
Um estudioso da Bíblia disse que a igreja chegou a um número de membros superior a 250.000 em seis meses.
Agora, Deus quer que cresçamos. Ouça João 15, versículo 2: Jesus disse: "Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a poda" - "para que dê mais fruto". (João 15:2)
Deus está interessado no crescimento.
Ouça, Jesus disse: "Eu os chamei e os ordenei para que vocês fossem e dessem frutos". (João 15:16) E, se você quiser glorificar a Deus - João capítulo 15 e versículo 8: "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; assim sereis meus discípulos" (João 15:8) - “deis muito fruto.”
Agora, se você é um desses que está na igreja e não está preocupado em colher os frutos, em ver almas salvas, sabe, você esta precisando de uma boa dose de salvação ou de um avivamento!
Agora, não vamos desprezar as coisas pequenas.
Alguém fez uma estatística - eu não fiz a aritmética; presumo que seja verdade - que se começássemos com um cristão,(no seu PG) e esse cristão ganhasse uma pessoa por ano e ensinasse seu discípulo a fazer o mesmo, e esse ensinaria seus discípulos a fazer o mesmo, em trinta anos, haveria vinte e cinco milhões de nascidos de novo, começando com apenas um cristão.
Jesus quer que você produza muitos frutos.
Alguém certa vez disse: "Qualquer um pode contar as sementes de uma maçã. Somente Deus pode contar as maçãs em uma semente".
Quando ensinamos o princípio da multiplicação, precisamos pensar pequeno.
Mas é uma vergonha estarmos fazendo coisas pequenas quando poderíamos estar fazendo coisas grandes.
O Dr. Lee - pregou um sermão chamado "Chasing Fleas" -”Perseguindo Pulgas “ No texto de 1 Samuel, capítulo 24 e versículo 14. Diz: 1 Samuel 24:14 ““Contra quem saiu o rei de Israel? A quem está perseguindo? A um cão morto! A uma pulga!”
Davi estava falando com Saul e disse: "Saul, por que você está se preocupando com uma coisa tão pequena e insignificante? Por que está perseguindo pulgas? Há coisas melhores para fazer". E o Dr. Lee disse: "Um rei que tinha uma coroa, um cetro e um trono; um rei que tinha um exército sob seu comando, fazendo o quê? Perseguindo uma pulga. Desperdiçando grandes energias em trivialidades baratas. Desprezando grandes oportunidades. Desonrando a si mesmo com insignificância barata. Um rei disparando um canhão contra pardais, atacando formigueiros com espadas desembainhadas, pescando peixinhos com um anzol". E então, o Dr. Lee advertiu que não devemos nos tornar escravos de pequenas ansiedades, pequenas ideias e pequenas ambições.
- Alguns anos atrás algumas baleias ficaram encalhadas nas praias de San Diego. As pessoas tentaram libertar essas baleias, mas elas haviam encalhado na praia. Não conseguiram tirá-las da praia, e as baleias morreram na praia. E o que as baleias fizeram que as colocou nessa dificuldade - elas estavam perseguindo manjubinhas. Perseguindo peixinhos, elas encalharam. E a manchete do artigo que eu li dizia o seguinte: "Gigantes morrem enquanto perseguem peixinhos". Deus não permita que esta maravilhosa igreja pereça por perseguir peixinhos!
Que Deus poderoso nós servimos! E eu os desafio, eu os admoesto a serem fiéis nas pequenas coisas, mas nunca desperdicem o tempo correndo atrás de peixes pequenos, coisas que não importam.
Há um mundo perdido lá fora. Deus nos deu muito, e oro a Deus para que aprendamos a apreciar as pequenas coisas e, assim, façamos grandes coisas.
Não minimize as coisas pequenas.
O que é desprezado entre os homens é altamente estimado por Deus.
Conclusão
E quero dizer também que o lugar mais alto não é necessariamente o maior, e os maiores ministros nem sempre estão nos maiores púlpitos. Alguns dos maiores pregadores de Deus estão em igrejas pequenas, sobrecarregados de trabalho, não remunerados, subestimados. Mas Deus sabe o nome deles. E quero dizer também que tudo o que você fizer, seja uma pequena oferta, como a da viúva, ou um copo d'água, se o fizer em nome de Jesus, nenhuma oferta será pequena se for dada em obediência e amor. E, se você tiver fé como um grão de mostarda, plante essa fé.
E estou lhe dizendo que, na vontade de Deus, nesse grão de mostarda há milhares - sim, milhões - de sementes de mostarda. E, novamente, a menor quantidade de fé é maior do que a maior quantidade de dificuldade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more