Expectativa X Realidade

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Gênesis 29.9-20
Casamento HOMEM X MULHER
Expectativa X Realidade
No texto que lemos diz que Jacó trabalhou sete anos para casar-se com Raquel, por quem estava apaixonado, mas é enganado por Labão, que lhe dá sua outra filha, Lia, em casamento. Após mais sete anos de trabalho, Jacó finalmente se casa com Raquel.
Esse relato nos mostra a realidade da expectativa no casamento. Jacó tinha uma forte expectativa de se casar com Raquel e acabou sendo surpreendido pela troca e tendo que lidar com uma situação diferente da esperada. No entanto, mesmo diante dessa realidade inesperada, Jacó perseverou e continuou buscando o relacionamento com Raquel.
Essa passagem nos leva a refletir sobre como lidamos com as expectativas e realidades no casamento. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos, e muitas vezes somos surpreendidos por situações inesperadas. A jornada do casamento pode envolver desafios, surpresas e ajustes que exigem paciência, compreensão e perseverança.
Assim como Jacó persistiu em seu desejo de se casar com Raquel, mesmo diante das dificuldades, podemos aprender a enfrentar as realidades do casamento com determinação e amor mútuo, buscando superar as adversidades e fortalecer o relacionamento.
Toda mulher quando casa ela pensa no que? A mulher pensa no romantismo, ela sempre esta pensando que vai ser muito amada, muito beijada, paparicada (sim ou não?).
Mais a mulher tem essa expectativa de romantismo, ela cria na mente dela (segurança, proteção, provisão, respeito. Ela constrói na sua mente, ela constrói na sua memória afetiva algo que ela não vê na sua família, nos seus pais, mais ela tem a sua expectativa.
Os homens também têm. Qual a expectativa de todo homem quando ele casa? (vocês falam, ou eu falo?). Fazer sexo todo dia. É por isso que ele procura entregar para ela, romantismo, segurança, proteção, provisão. (ele não quer nada disso) o foco dele é outra coisa. Você quer saber se eu marido está afim de sexo (põe o dedo no nariz dele, se ele estiver respirando, ok, ele está a fim). Ele só não vai estar no dia que morrer.
Todos nós temos as nossas expectativas, os nossos sonhos, mais com o passar do tempo o que a gente vê? REALIDADE! Boleto, conta de água, de luz, supermercado, Farmacia e por aí vai
Porque a realidade é tão dura, ou porque a realidade é tão difícil? Porque nós viemos de culturas familiares diferentes. Regras na casa diferente, criação de filho diferente, a maneira de lidar com o dinheiro diferente. Uns viveram escassez, outros viveram generosidade e a gente traz tudo isso para dentro do relacionamento. Igreja, parece que não, mais até igreja, se formos de igrejas diferentes, tudo isso traz um certo transtorno para dentro do relacionamento. Famílias com perfis diferentes (como uma família dispersiva). Tem a família dispersiva e tem a agregada. Qual é a dispersiva? É aquela que quer ver parentes só se for em casamentos, velórios, essas coisas (não vem na minha casa, fica quieto na sua mesmo). Geralmente o dispersivo procura casar com alguém que seja agregáveis. Sabe o que ele pensa? A minha família é tão distante. (Eu gostei da família dele, olha, todo mundo junto. Vai comprar um carro, vai 15 pessoas para ajudar a olhar o carro). Ai casa, mais o dispersivo, ele odeia gente, ele odeia aglomeração, não quer saber de parente. Ai casa (depois de três dias casado com uma pessoa que é de família agregável), três dias de lua mel ele vê uma Van parando na frente da sua casa “com kit de churrasco e tudo”). VAI DAR ERRADO!
Sobreviver juntos debaixo do mesmo teto é tão desafiador, porque as nossas diferenças são tão gritantes, e não são só diferenças de famílias, nós temos diferenças de temperamentos. Imagina comigo que são perfis diferentes, é por isso que a bíblia diz em Gálatas que nós precisamos “clamar para que o Espírito Santo gera em nós o fruto”. E uma das características do fruto do Espírito Santo é a temperança. Sabe o que é temperança? Vem de tempero, é o tempero do temperamento (se não a gente se mata). Porque 90%¨de nós nunca pensou em divorcio, agora em assassinato? Várias vezes kkk
Aí nós descobrimos recentemente que além de termos temperamentos diferentes, famílias diferentes, nós temos também linguagem do amor diferente. Já leu sobre isso e já fez o teste? TEMPO DE QUALIDADE, SERVIÇO, PALAVRA DE AFIRMAÇÃO, TOQUE FÍSICO E PRESENTE. Tem gente que só se sente amado se ganhar presente. Tem gente que você tem que falar. O meu é toque físico, o da minha mulher acho que são todos kkk.. menos o toque físico. Eu vou falar algo aqui que nunca aconteceu na sua casa (se o seu cônjuge não é de toque físico, é mais ou menos como a minha esposa). Eu estou lá cheirando, abraçando, apertando, e tal. O que ela fala? CHEGA! Na minha cabeça fica assim “como chega?”. O cérebro da mulher tem uma programação totalmente diferente, porque pastor? Para dar certo. Nossas diferenças não nos tornam inimigos, elas nos completam. eu não sei se você sabe, mais o cérebro tem dois hemisférios, (perguntaram Joãozinho na escola, em quantas partes se dividem os cérebro?). Ele respondeu: Depende da porrada kkk
O cérebro tem dois hemisférios. Você sabia que tem um corpo caloso cheio de conexões entre uma parte e a outra da mulher? Então ela se conecta mais fácil, ela tem mais palavras, mais argumentos. (você nunca vai vencer uma mulher no argumento), ela é diferente. É por isso que ela fala longas frases. Homem é curto e grosso. A mulher passa o dia inteiro no salão se arrumando (depilando, fazendo sobrancelha, dando um trato no cabelo), quando ela chega em casa pergunta: O que você achou? Ele responde: Bom! - O homem é direto. Mulher usa muitas palavras.
Vamos ainda falar de diferenças, da ciência. VISÃO!
Nós estudamos na escola, quais os cromossomos que a gente tem? X e Y. O homem é? XY, a mulher é? XX. Você sabia que a retina, a parte de trás do globo ocular, a parte que enxerga cores, é governado pelo cromossomo X? Quem tem dois X? Quem vê mais cores? É uma questão de biologia, é científico. Uma mulher consegue falar o que é bege, cáqui, marrom, nude. O Homem? me recuso a falar kkk
A audição é diferente, a mulher, ela ouve com facilidade os sons agudos. (o choro de uma criança, ela não aguenta um goteira, sons agudos). O homem desde lá de trás por causa das feras, dos animais, dos trovões, do perigo, então ele ouve o som grave. Eu não ser se você já viu que (quando passa uma moto 600cc), as mulheres continuam conversando (os homens, olham na hora e fala, que que isso).
Tato. Nosso tato é diferente, a pele da mulher é mil vezes mais fina. Algumas vão sentir mais frio. Se a pele da mulher é fina, ela vai ter mais zonas erógenas, (pastor o que é erógenas? É um remédio kkk). "São as partes sensíveis ao toque".
O paladar da mulher é diferente. A mulher sente mais o gosto do doce. É por isso que tem mais mulher chocólatra. O homem é mais salgado, é mais amargo.
O olfato. O nosso olfato é diferente. O da mulher é muito mais sensível. Porque é ela que define o que vai comer, quando comer. É por isso que uma mulher quando abre a geladeira ela diz (tem alguma coisa estragada). O homem abre uma geladeira, pega o que está estragado, cozinha o que está estragado e come o que está estragado.

CASAMENTO É UMA CONSTRUÇÃO.

Se casamento é uma construção, o divorcio também é. A gente vai colocando tijola, pedrinhas, vamos construindo nosso muro, nossa separação. (mágoas, rancores, falta de compreensão, falta de diálogo, falta de perdão).
O propósito do casamento é nos forjar, é nos amadurecer, é nos lapidar. (Se você quer ser feliz, não se casa), só case se for para você fazer o outro feliz. Não tem como amadurecer sem doer, não tem como cumprir propósito se não há sofrimento, se não há um preço a ser pago.
Raquel é filha de Labão, Labão é irmão de Rebeca. Labão é irmão da mãe de Jacó. Ele é tio de Jacó. Entende que ele atravessou um deserto sem destino, sem orientação, ele chegou no lugar certo, no destino certo, encontrou a pessoa certa, e quando ele olha para Raquel, ela não era bonita, a Bíblia diz que ela era linda, incrível, maravilhosa. Um cara para trabalha 7 anos por uma mulher (ela tinha que ser sensacional).
Quando Jacó chega ele está todo cansado, lá no deserto da Palestina. Quando ele vê Raquel, vindo (a miss deserto). Ela se apaixona. A bíblia diz que ele abraçou, beijou, e chorou. E aí ele fez o que todo homem faz (diz a bíblia que elas as mulheres se reuniam todas para tirar a tampa do poço), o Jacó fez? Tirou a tampa sozinho (todo homem para conquistar faz isso), depois que casa é só pela misericórdia.
Diz a Bíblia que Jacó foi conhecer Labão (dizem que foi por isso que Jacó ficou lá 20 anos). Porque pastor? Qual é o nome do sogro de Jacó? Labão! É por isso (La-Bão). Essa é pior que a piada do Pavê né? kkk
Quando ele encontrou Labão a bíblia diz que beijou, abraçou e chorou. Porque? Porque Jacó estava vendo o milagre (os Hebreus só se casavam entre si. Por causa da herança, por causa da promessa de Abraão, por causa da posteridade, por causa do legado, por causa da cultura). Aí ele fala para Labão: eu quero casar com Raquel.
A bíblia diz que Labão disse: Vamos marcar agora. Quer casar com ela? Quero! Cadê a sua agenda? Anote aí, daqui a 7 anos. Agora Labão vai amassar Jacó (7 anos). Eu fico imaginando ele trabalhando e observando Raquel (7 anos).
Chegou o dia do casamento. O casamento dos hebreus são 7 dias de muita festa, vinho bebida, aquela alegria toda. No último dia o casal vai para tenda da mãe (só que em vez de colocar na tenda a filha Raquel, Labão coloca a filha mais velha Lia).
Jacó estava chateado, porque Jacó era analfabeto, ele amava Raquel e não Lia. (não sei que é pior, a piada ou você não entender ela) kkk
Pastor, mas como é que ele não viu que era Lia? Pensa comigo: 7 anos trabalhando, 7 dias bebendo, na tenda, no escuro (Lia foi atropelada, nem ela entendeu o que estava acontecendo). O dia amanheceu, e não era Raquel, era? Lia. Diz que Lia tinha os olhos tenros, na verdade era como se fosse um relógio marcando 15 pras 3 (ela era vesga), (dizem por ai que Lia era tão vesga que um dia ela chorou, as lágrimas escorreram na nuca). Jacó olhou para Lia e disse: Seu pai me enganou. Seu pai não podia ter feito isso comigo, e Lia quando eu estiver falando com você, olha para mim. (eu estou olhando). Parei irmãos.
Jacó saiu de lá e foi em Labão (você me traiu, eu trabalhei 7 anos por Raquel e você me enganou). Aí Labão disse: Olha, espera passar os 7 dias da purificação, eu vou te dar Raquel, mais você vai ter que trabalhar mais 7 anos.
O nome Raquel significa: Ovelha mansa.
O nome Lia significa: Vaca brava.
Raquel é linda.
Lia (é meiga) kkk Feia mesmo.
A Bíblia diz uma frase que tem muito haver com os nossos casamentos: No outro dia.
Depois de 7 anos, no outro dia, não era Raquel, era Lia.
Para Jacó foi no outro dia, para nós foi em algum dia que os nossos olhos se abriram e que nós percebemos que a realidade era muito diferente do sonho.
Eu comparo Raquel como sonho e espectativa de todos nós. (o belo, o cheiroso, o atraente, aquilo que a gente se esforça para ter), aquela obsessão constante de encontrar algo para no satisfazer, que nos retribua, que seja prazeroso, que seja cheiroso, que seja amoroso, que seja lindo, que não me dê trabalho, vivendo toda a expectativa no meu casamento de algo que eu sempre tive vontade de viver. MAIS DE REPENTE, NO OUTRO DIA ( a gente viu que casamento não é um conto de fadas).
Foi no dia em que os elogios pararam. (porque infelizmente em alguns casamentos, aqueles elogios pararam, aqueles aspectos da conquista foram se perdendo, ou sufocados pela rotina, ou pelas críticas), e quando as crística começam elas vão minando a paixão, o amor, vai ruindo o relacionamento. Se tem uma coisa que o casamento é capaz de fazer, é arrancar de nós as máscaras, tirar de nós as vaidades, e fazer com que conheçamos um ao outro nos defeitos de maneira muito profunda. Nós nos tornamos vulneráveis um ao outro, nos defeitos, nas debilidades, nas fraquezas, nas insanidade, nos problemas, nos traumas. A gente começa a ofender o outro, a gente começa a declarar para o outro quem a gente é de verdade e em algum momento a reputação para de existir e você vai conviver com o caráter.
Entenda uma coisa: Amor é serviço. E vai chegar em algum momento do nosso casamento que a Lia vai aparecer. Porque por mais que tenhamos construído em torno de um sonho e de um projeto, não se dá para ter Raquel o tempo todo, a toda hora, todo dia, todo momento. Aliás, o que gera primeiro é Lia, é a realidade que vai produzir, é a realidade que vai me amadurecer, é a realidade que vai forjar o meu caráter. Então eu não posso comparar olhando as redes sociais, a minha essência com a aparência das pessoas. Porque nas redes sociais só tem Raquel (Ninguém mostra Lia).
Aí vem o envelhecimento.
As Crises.
Dinheiro.
Filhos.
Enfermidade.
Problemas.
E com isso o casamento tem se tornado algo descartável, algo rasgável. Mas entenda, casamento não se rasga, não é descartável.
O casamento precisa ser levado a sério. Você só precisa compreender que a realidade é diferente da expectativa.
Quando Jocar vai ao Labão e diz: Você me enganou. Você me passou para trás. Nosso combinado foi por Raquel, e não Lia. Eu queria só o sonho, e você me entrega uma outra realidade. Sabe o que Labão diz? Antes de casar você tinha que ter estudado primeiro quais são as Leis do casamento. Você sabia Jacó que nas Leis do casamento aqui, primeiro se casa a mais velha?
Labão fala, você quer Raquel? Então trabalhe por mais 7 anos
Sabe porque muitos pensam em desistir? Porque só vê Lia, só vê a parte feia, só vê as coisas difíceis. Parou de trabalhar, não consegue viver nem mais um pouquinho do sonho e da expectativa que tinha.
Essa história nos ensina que para termos o que desejamos precisamos (trabalhar, lutar). Trabalhe pelo seu casamento, lute para sua família, não desista de ter Raquel.
Se eu quero Raquel, se eu quero realizar aquilo que a minha alma anseia, eu não posso desistir.
O que você está precisando trabalhar no seu relacionamento?
É a comunicação? Lute por ela.
É o amor que se esvairou? Lute por ele.
É a falta de compreensão?
É confiança?
É tempo de qualidade com sua família?
É as finanças?
Talvez em alguma dessas áreas, ou até mesmo em outras que não foram citadas, vocês estão só vendo Lia. Mais está na hora de perceber que você tem que trabalhar por Raquel, não pode desistir, não pode parar, não pode jogar a toalha.

CONCLUSÃO

Concluo, levando você a entender que a expectativa no casamento nem sempre corresponde à realidade. Assim como Jacó teve que lidar com a surpresa de se casar com Lia em vez de Raquel, muitos casais enfrentam desafios e situações inesperadas ao longo da jornada matrimonial.
No entanto, a perseverança de Jacó em buscar o relacionamento com Raquel, mesmo diante da adversidade, nos ensina sobre a importância de enfrentar as realidades do casamento com paciência, compreensão e determinação. O casamento é uma jornada de descobertas, ajustes e aprendizados mútuos, onde as expectativas iniciais podem se confrontar com a realidade cotidiana.
Portanto, é essencial que os casais estejam abertos a dialogar, a se adaptar e a apoiar um ao outro diante das surpresas e desafios que surgem ao longo do caminho. Ao reconhecer que as expectativas podem se confrontar com a realidade, os cônjuges podem fortalecer seu relacionamento por meio do amor, da compreensão e do compromisso mútuo, construindo juntos uma vida a dois baseada na verdade e na perseverança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more