ALEGRES NA ESPERANÇA (Lc 6:20-23) (2)
Moto da UMP • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO: Quem aqui já comprou algo pela internet? E como é a espera? Quando é uma coisa que você está esperando há tempos? E qual é a sensação quando você lê “Já saiu para entrega ao destinatário”? E quando seu pedido chega? A gente tem a tendência a ficar ansioso com essas coisas e muito alegre, muito feliz quando recebemos.
INTRODUÇÃO: Quem aqui já comprou algo pela internet? E como é a espera? Quando é uma coisa que você está esperando há tempos? E qual é a sensação quando você lê “Já saiu para entrega ao destinatário”? E quando seu pedido chega? A gente tem a tendência a ficar ansioso com essas coisas e muito alegre, muito feliz quando recebemos.
E, falando em alegria, tem várias situações que podemos listar aqui sobre aquilo que nos deixa felizes:
Férias do trabalho ou dos estudos;
Feriado prolongado;
O salário que cai na conta;
Formatura da faculdade ou começo de novo emprego;
Uma vitória do time do coração ou ainda mais: um título;
Quando chega a sexta-feira;
Quando você chega no destino depois de uma longa viagem.
Temos a tendência de nos alegrarmos com conquistas, sucessos na vida ou simplesmente quando acabam os momentos que nos trazem dor ou cansaço.
E se eu falar que o que mais importa em nos alegrarmos não está necessariamente relacionado às coisas boas que são materiais?
Neste texto que lemos, Jesus fala sobre uma verdadeira alegria e felicidade que prevalecem ainda que as situações sejam as mais difíceis que podemos enfrentar. Parece loucura, mas a vida com Deus é assim mesmo.
Irmãos, o tema que eu gostaria de falar a vocês hoje é sobre a ALEGRIA QUE LEVA À ESPERANÇA. Jesus ensinou Seus discípulos sobre como viver contente com aquilo que ainda não chegou até nós, esperando por algo que se tem certeza que um dia acontecerá conosco.
1. ESPERANÇA PELA RIQUEZA ESPIRITUAL (v. 20)
1. ESPERANÇA PELA RIQUEZA ESPIRITUAL (v. 20)
20 Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Explicação: Observe que todas as condições aqui são voltadas aos discípulos. Ele diz “Bem-aventurados vocês”, se dirigindo diretamente a eles. Sabe o que primeiramente é necessário entendermos?
Um discípulo de Jesus que vive essa nova vida despreza as riquezas fúteis que este mundo oferece. É como se eles estivessem sendo colocados como aqueles que são pobres de bens terrenos, visto que são homens que deixaram tudo para seguirem a Jesus.
Aqueles discípulos colocaram cada coisa no seu devido lugar. Deus é Deus, o dinheiro é para necessidades básicas, quando ninguém deveria pensar em ter apenas para esbanjar.
Estes pobres são os que despositam sua total confiança no Deus que tudo provê. Viram qual é a promessa para eles? Jesus diz a eles que o Reino dos céus seria deles. Eles receberiam a verdadeira riqueza. É aqui que Deus é reconhecido como Rei, o dono daqueles corações.
Não é uma promessa somente para o futuro, mas também para o tempo presente deles, pois o Reino de Deus já está operando na vida daqueles homens.
Aplicação: Será que a gente pode ser considerado assim como eles? Pobres das coisas inúteis da vida, mas ricos da preciosidade que encontramos na vida com Jesus. Ter dinheiro é bom ou não é? É bom, o problema é o lugar que ele tem reservado no coração.
Tem a ver com as prioridades, com o que mais importa. Temos a tendência a sonhar demais com tantos planos para o futuro, são planos válidos, mas o erro está quando corremos tanto e não nos sobra tempo para as coisas de Deus, como se colocar Deus em segundo plano fosse apenas por alguns dias, meses ou anos.
A gente está aqui, e tem outros que poderiam estar, mas priorizam os estudos, namorado (a), tem gente que arruma o que fazer como desculpa pra dizer depois que não tem tempo de estar na igreja, não tem tempo nem de orar ou ler a Bíblia, quem dirá estar num sábado à noite num encontro como este.
Jesus disse que os ricos, ao contrário, já estão recebendo o que procuram:
24 Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.
Dobradiça: Estes, além de pobres, terão fome, mas não necessariamente de alimento físico, e sim do alimento espiritual que somente Deus pode dar.
2. ESPERANÇA PELA SATISFAÇÃO ESPIRITUAL (v. 21a)
2. ESPERANÇA PELA SATISFAÇÃO ESPIRITUAL (v. 21a)
Lucas 6.21a (ARA)
21 Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Ilustração: Você tá com fome, o que dá vontade de comer? Quiabo? Jiló? Ou aquele hamburguer artesanal com bacon, uma pizza de quatro queijos?
Explicação: Todo ser humano possui um vazio no coração que somente Deus preenche. Então, quando Jesus diz que os discípulos são bem-aventurados por terem fome, é que eles receberão a própria vida de Jesus em seus corações, que se encaixa exatamente no lugar vazio.
Eles são homens que, reconhecendo sua condição de pecadores, viriam a constantemente buscar arrependimento e perdão do Senhor. É uma fome pelas bênçãos espirituais.
Aplicação: Se você em um determinado dia chega a, na inconstância da vida, desanimar e enfraquecer, a fome espiritual, a fome por Jesus estará no seu coração e você não conseguirá descansar enquanto esta fome não for saciada.
Creio que o período da faculdade é um dos que mais pode nos fazer cair nessa inconstância. Seja pelo tempo que fica escasso, pelas horas de estudo e preparação pra prova, pelo cansaço e desejo de ficar em casa, pelos amigos que querem influenciar nosso pensamento ou zombar da nossa fé.
E vou além, há cursos que procuram levar os estudantes a questionarem e abandonarem sua fé, pois ouvem tantas coisas e sua crença fica balançada. Como reagimos diante de tudo isso?
Por isso eu digo a todos vocês: este nosso trabalho aqui é muito importante! Um conselho que dou a todos: precisamos investir sempre em nossos encontros, na nossa comunhão, no tempo sendo igreja, quanto mais nos fortalecemos e ajudamos uns aos outros, menos as influências externas terão poder sobre nós.
A fome por Deus somente é saciada nos momentos em que buscamos o alimento espiritual! Não tem meio termo. Eu falei sobre o que dá vontade de comer quando estamos com fome, mas viver de pizza e hamburguer todos os dias vai fazer mal. O alimento que dá sustança é feijão com arroz, batata, salada e uma carne, enfim, nem sempre é o que desejamos comer.
Busque o alimento espiritual que realmente te fará uma pessoa saudável e que está próxima de Jesus. Não seja como os que Jesus declara no v. 25a:
Lucas 6.25a (ARA)
25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome.
Dobradiça: Se somos pobres, temos o Reino de Deus, se temos fome, somos saciados, e o que mais Jesus nos diz?
3. ESPERANÇA PELA FELICIDADE ESPIRITUAL (v. 21b)
3. ESPERANÇA PELA FELICIDADE ESPIRITUAL (v. 21b)
Lucas 6.21 (ARA)
21 Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
Explicação: Infelizmente, por causa do pecado, sabemos que esta vida é mais dor e sofrimento que nos fazem chorar. O tempo para o riso é bem menor. E eu não falo sobre contar piadas, falo sobre momentos de sorriso, pois enfrentamos a doença, o luto, as guerras e muitas outras tragédias, algumas causadas por meios naturais e outras pelo próprio homem.
E precisamos observar algo a mais: Jesus relaciona o choro ao lamento por causa do pecado, desta constante luta que travamos todos os dias contra nossa natureza de pecado, quando temos de confessar a Deus quando erramos e ficamos tristes por termos falhado.
A promessa de Jesus é que há perdão para aquele que sofre e chora: é a alegria da vida eterna. Sabe o que está escrito em Apocalipse 21:4 sobre a vida eterna?
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Aplicação: Jesus promete pra mim e pra você que o lamento e o choro desta vida são passageiros, não durarão para sempre. Quando estivermos cansados depois de um dia de trabalho reclamando de alguma situação que ocorreu que tirou nossa paz, devemos lembrar que os problemas da vida também são passageiros.
Quando perdermos um ente querido, sigamos firmes na certeza de que o luto é passageiro e perseverantes na esperança de que encontraremos esta pessoa na eternidade.
Quando formos assaltados ou tivermos alguma outra grande perda material, saibamos que os bens espirituais a gente nunca irá perder.
É uma questão de saber como reagir aos problemas e aos imprevistos da vida. As dificuldades não podem moldar nosso caráter. Somente Jesus é quem pode transformar nossa vida para vivermos em constância e firmeza.
Jesus ainda traz mais um alerta aos Seus ouvintes:
25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.
Quem ri agora se fartando de tudo o que o mundo dá é quem vive no hedonismo, quem se farta e não observa a própria condição do seu coração. Pode parecer loucura o que vou dizer, mas neste mundo é melhor chorar do que rir.
Dobradiça: Como pobres, famintos e sendo aqueles que choram, recebemos do Senhor a vida verdadeira. Ainda há uma última esperança para nos alegrarmos:
4. ESPERANÇA PELO GALARDÃO (v. 22-23)
4. ESPERANÇA PELO GALARDÃO (v. 22-23)
22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. 23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.
Explicação: O galardão é a recompensa da vida em plena comunhão com o Senhor servindo a Ele. Jesus ensina Seus discípulos que não é qualquer sofrimento que resultará em galardão, mas sim quando o sofrimento é por causa de Cristo. É uma recompensa correspondente ao sacrifício do cristão.
É importante deixar claro que isso não se refere à salvação, que é pela graça e não por obras. O galardão é uma bênção destinada aos que sofrem por confessarem a Jesus como Senhor de suas vidas. É para aqueles que não se envergonham de professar publicamente que são cristãos e de que servem ao Senhor Deus.
Guia Cristão de Leitura da Bíblia Galardão, Recompensa
Recompensa pelos serviços oferecidos. A Bíblia enfatiza que, apesar de a salvação ser um dom de Deus, todos os crentes serão recompensados com as bênçãos do céu.
Eu entendo o que ouvi uma vez do Pastor Ramonn de Guarapuava… este galardão não seria necessariamente que a gente vai ter uma casa melhor que o outro no céu, que nosso terreno vai ser maior, não sabemos como serão nossas moradas.
Esta recompensa seria uma alegria tão grande por poder servir a Jesus durante a vida na terra, uma alegria sem orgulho nem soberba.
Aplicação: Nos dias do politicamente correto, está chegando o momento em que falar de Jesus se tornará uma ofensa. Neste mundo, a Bíblia está sendo considerada como algo que é politicamente incorreto. Para alguns, o pecado, o arrependimento, o inferno são coisas que devem ser retiradas.
Ninguém deveria ser confrontado pois se sente ofendido. Estaríamos errados ao dizermos que Deus fez homem e mulher, apenas dois sexos. Estaríamos errados em sermos contra o aborto, contra a retirada dos termos “pai” e “mãe” de nossas identidades e de homenagens.
Estaríamos errados ao dizermos que Jesus Cristo é o único Caminho para Deus, pois isso seria preconceito contra as outras religiões. Dentre muitas outras coisas que o progressismo defende.
E nós, o que faremos diante disso? Vamos ficar quietos e nos rebaixar, vamos deixar que eles ensinem tudo isso pras nossas crianças? Não, nós devemos nos posicionar! Sim, já estamos sendo perseguidos, mas não podemos nos calar!
Se o mundo rejeitou a Jesus, quem somos nós pra esperarmos que seja tudo bem? Ele mesmo disse em João 15:18-19:
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
Vale muito mais ser aceito e honrado por Deus ao renunciar uma vida fácil aqui nesta terra do que ser louvado por homens, conhecido nacional e internacionalmente por defender o indefensável. Os valores foram invertidos, mas se o nosso valor se encontra em Deus, devemos nos lembrar que a Verdade da Palavra de Deus é inegociável.
Não podemos ser iguais aos que Jesus disse na continuação do texto:
26 Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Isto tudo é o que Jesus disse sobre ser alegre na esperança. Jesus morreu por você também para que viva firme nesta esperança.
É desconsiderar os valores de uma vida fútil e desprezível neste mundo e se considerar pobre, assim receberemos as riquezas dos céus.
Nossa fome espiritiual deve ser um constante desejo de que Deus faça morada em nós e que Sua justiça prevaleça acima de tudo.
Ainda que venhamos a lamentar e chorar, devemos nos lembrar da promessa de que com Ele um dia apenas sorriremos.
Ainda que soframos aqui e sejamos perseguidos, a nossa recompensa já está preparada por Ele.
Se alegre, ainda que não veja, ainda que tudo esteja difícil, espere por Jesus alegremente infinitamente mais do que espera a chegada de uma compra pelos Correios. Jesus está voltando. Que eu e você estejamos preparados. Jesus nos abençoe.