CRISTO É TUDO O QUE IMPORTA NA VIDA

Exposições em Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

Paulo testemunha aos irmãos de Filipos o benefício missional de sua prisão e sofrimento, bem como o desejo de seu coração em relação a estar com Cristo e servir a Igreja. Para ele Cristo é tudo o que importa na vida.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O que mais importa em sua vida?
Esta é uma pergunta importante! Muitas pessoas olham para o time de futebol, por exemplo, como aquilo que importa mais importa na vida. Como consequência, por um time de futebol, ficam estressadas e ansiosos, brigam e quebram relacionamentos, fazem apostas e perdem dinheiro, organizam a vida e a rotina, para não perderem os jogos, e serem frequentes na igreja chamada “estádio de futebol”.
Para outros, pode ser a política, e, por ela, ficam ansioso e estressados, nutrem desejos e sonhos, também brigam e quebram relacionamentos. Para a maioria das pessoas, e muitas vezes concordamos com isto, o que mais importa na vida é família. Geralmente, esta é a resposta imediata a esta pergunta. Como consequência, sofremos pela família, investimos na família, temos sonhos de melhoras para a nossa família…
É estranho, portanto, que sejamos rápidos em dizer: o que mais importa é a família, e lentos em dizer: Jesus!
E é claro que há outros momentos em que diríamos que Jesus é o que maos importa na vida, porém muitas vezes não nos relacionamos com Jesus como nos relacionamos com o time de futebol, a família, o dinheiro ou o trabalho.
E, assim, Paulo vai nos ensinar hoje, a partir do seu próprio testemunho, o que significa dizer: “Cristo é tudo o que importa na vida”

NARRATIVA

Na semana retrasada iniciamos as exposições em Filipenses observando as palavra de gratidão e alegria que Paulo tinha para com a igreja. O relacionamento entre eles era especial, a ponto do apóstolo dizer: os trago no coração. Para ele, a igreja em Filipos era inesquecível, e vimos como ela tinha este toque especial - aprendemos quatro evidências de uma igreja inesquecível.
Hoje, o texto nos leva ao testemunho de Paulo à igreja em relação à sua condição de preso, em Roma. Ele mostra como Cristo tem sido glorificado em suas algemas... Como ele tem submetido sua condição à fé de que: Cristo é tudo o que importa na vida.
Seguindo o exemplo de Paulo, podemos dizer que “Quando Cristo é tudo o que importa na vida (1) sofremos em Cristo, (2) desejamos a Glória de Cristo e (3) vivemos para Cristo”.

QUANDO CRISTO É TUDO O QUE IMPORTA NA VIDA…

I. SOFREMOS EM CRISTO - v.12-18

Filipenses 1.12: “Quero ainda, irmãos, que saibam que as coisas que me aconteceram têm até contribuído para o progresso do evangelho...
Conforme Atos 28, Paulo encontra-se preso em Roma, em uma prisão domiciliar, vigiada por soldados romanos, a guarda pretoriana - a guarda oficial do império. Ele não está em um calabouço, mas está preso, sob algemas, sem saber, ao certo, se viverá ou morrerá.
E independente de sua situação, seu foco é Cristo, porque Cristo é tudo o que importa na vida, então ele diz que seu sofrimento, como preso em Cristo, tem contribuído para o progresso do evangelho. E o texto nos mostra isto de três formas:
Seu sofrimento, como preso em Cristo, proveu testemunho do evangelho aos romanos - v.13
de maneira que toda a guarda pretoriana e todos os demais sabem que estou preso em Cristo
A gurda pretoriana, ou seja, a guarda oficial do império;
Os demais membros do império, que sabiam que Paulo estava preso por ter um outro Senhor, chamado Jesus;
O que você faz quando está sofrendo? Quais são suas preocupações? Quais são seus interesses? Paulo usou seu sofrimento para o progresso do evangelho, porque quando Cristo é tudo o que importa na vida sofremos nele… O que você está fazendo com seu sofrimento?
2. Seu sofrimento, como preso em Cristo, proveu estímulo aos crentes para pregarem o evangelho - v.14
E os irmãos, em sua maioria, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar a palavra com mais coragem
Eles estão se portando de modo ousado - com coragem, ou atrevimento;
E estão se portando com coragem - sem medo;
A atitude de Paulo aqueceu o coração da igreja, e a fez enxergar em Paulo um exemplo de alguém que crê que Cristo é tudo o que importa na vida.
Quem nunca se sentiu estimulado por histórias magnificas de missionários que no meio de tanto sofrimento, continuaram pregando o evangelho? Quem nunca se sentiu estímulado em ver uma pessoa sofrendo mas com alegria em Cristo?
3. Seu sofrimento, como preso em Cristo, foi motivo de pregação de Cristo por ambição egoísta - v.15-17
É verdade que alguns proclamam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; aqueles, porém, pregam Cristo por interesse pessoal, não de forma sincera, pensando que assim podem aumentar meu sofrimento na prisão.
v.15 - inveja - raiva ou ressentimento pelo sucesso do outro | atitude do coração;
v.15 - porfia - rivalidade, disputa e contenda | o comportamento externo;
v.17 - discórdia - interesse pessoal, ambição egoísta | o objetivo final deles;
Curiosamente, um grupo de pessoas estava pregando a Cristo, para prejudicar Paulo, e a razão era inveja. Não gostavam de Paulo, e não aceitavam o fato de Paulo ser tão conhecido e bem-sucedido, mesmo em algemas, então o plano era piorar seu sofrimento.
Mas, para Paulo Cristo é tudo o que importa na vida, então ele diz: Mas que importa? Uma vez que, de uma forma ou de outra, Cristo está sendo pregado, seja com fingimento, seja com sinceridade, também com isto me alegro; sim, sempre me alegrarei”.
Se tudo o que importa para Paulo era Cristo, e seu sofrimento estava contribuindo para a causa deste Cristo, então pouco importa o que as pessoas estão fazendo contra ele… ele está dizendo: romanos estão se convertendo, a igreja está pregando o evangelho dentro deste centro político diabólico… aqui, onde todos adoram César como Senhor, como o Ungido de Deus, como o filho dos deuses, o evangelho do Reino, que tem por Rei Jesus, o verdadeiro Senhor, o Ungido, o filho de Deus, cresce e se espalha até na própria casa de César… Entandam…
Ele não está dizendo que não está sofrendo… que não sente dores profundas na alma… que não tem tristezas por estar preso...
Ele está dizendo que há algo muito mais importante que ele mesmo: Cristo! Tendo esta convicção, ele pode sofrer em Cristo!

Aplicação

Quando Cristo é tudo o que importa na vida sofremos em Cristo! Sofra em Cristo! Sofra em comunhão com Cristo! Submeta seu sofrimento à causa de Cristo, para que haja progresso no evangelho a partir de suas dores… para que você experimente a grande alegria de ser usado por Jesus em seu momento de maior fraqueza… para que você experimente a doçura da graça divina por meio de um vaso frágil como você...
Se você não entender que Cristo é tudo o que importa, você nunca sofrerá em Cristo!
Erro! Sofrimento para muitos crentes = sinal de maldição, sinal de abandono divino, sinal de rejeição, sinal de perda de salvação, sinal de condenação;
Ex.: Sofrimento = batata quente… é o diabo…
Sofrimento para Paulo = porta aberta para pregar o evangelho, o local onde podemos glorificar mais a Cristo | Ele está sofrendo, em algemas, mas está alegre, pelo progresso do evangelho, a partir de suas algemas!
Quando teremos esta convicção? Quando nosso coração se importará mais com Cristo do que consigo mesmo? Quando iremos olhar mais para Cristo, do que para a nossa própria situação? Quando iremos parar de olhar para Cristo como alguém que dispacha benção? Quando nosso entenderemos que ele é grande Senhor, e você é o servo! Ele é o salvador, e a ele você tudo!
Isto é desafiador demais! O que fazemos quando o carro da problema no meio de uma viagem? O que dizemos quando temos que ser hospitalizados? O que pensamos quando estamos passando por sofrimentos sem fim?
Nick Vujicic - nasceu com uma doença rara, não tendo os braços e a maior parte das pernas. Ele diz que orou aos 8 anos para ser curado, mas hoje agradece a Deus, por ele nunca ter ouvido esta oração, porque ele sabe que na condição em que ele está o evangelho torna-se mais vívido e Cristo mais belo, porque ele é visto como suficiente, independente de sua situação! Ele não sobe ao púlpito para dizer: olhem para mim eu fui curado! Ele sobre para dizer: eu fui salvo, e isto basta!
Irmãos, é sobre isto! O evangelho é sobre Cristo se tornar tudo em nossa vida, a ponto de nossos piores sofrimentos, não terem mais a ver conosco, mas com Cristo! Entregue seu sofrimento à causa de Cristo!

II. DESEJAMOS A GLÓRIA DE CRISTO - v.19-20

Filipenses 1.19–20 “Porque estou certo de que, pela súplica de vocês e com a ajuda do Espírito de Jesus Cristo, isso resultará em minha salvação. Minha ardente expectativa e esperança é que em nada serei envergonhado, mas que, com toda a ousadia, como sempre, também agora, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.”
Neste momento, Paulo diz que está dizendo que está consciente de que será salvo ou justificado, ao invés de “liberto”, pois o restante do texto mostra que ele não tem certeza de que será liberto, e, por isso, esta não é a melhor tradução.
A única certeza que ele tem é que Cristo será glorificado nele, seja ele sendo liberto, seja ele sendo condenado à morte. E ele sabe que Cristo será glorificado nele, por três razões:
1. Oração - pela súplica da igreja
A igreja está orando por Paulo. Ela se importa com o apóstolo. Quando um membro da igreja está sofrendo, não importa quem seja, a igreja deve se colocar em oração. Ela deve interceder ao Senhor e suplicar a Deus por aquele que sofre.
2. Dom do Espírito - com o suprimento do Espírito de Jesus Cristo;
O texto não se refere a uma ajuda do Espírito, como consolo ou fortalecimento, mas ao próprio dom do Espírito. Ou seja, Paulo, em seu sofrimento, está sendo enchido pelo Espírito Santo, para que com toda ousadia ele defenda o evangelho.
3. Seu desejo que Cristo seja glorificado nele - ardente expectativa e esperança
Paulo tem, dentro do seu coração, um grande desejo que é falar de Cristo perante o tribunal, compartilhar sua testemunho e a glória do nome de Jesus, e, assim, independentemente do resultado final, seja a vida ou a morte, Cristo será glorificado nele.
Em outras palavras, se ele for salvo da morte, o evangelho será tido como verdadeiro, porque creram, se ele for condenado à morte, o evangelho continua sendo verdadeiro, porque o que importa é Cristo! Então, ele quer ser liberto? Sim! Mas, o que ele mais quer é Cristo, é glorificar a Cristo!

Aplicação

Quando Cristo é tudo o que importa na vida desejamos a glória de Cristo!
Deseje a glória de Cristo! Que Jesus seja glorificado em sua vida! Que ele seja o alvo do seu coração, que ele importe mais do que aquilo que você possa ganhar ou aquilo que você possa perder!
Todos nós somos cheios de desejos incontroláveis sobre coisas que queremos comprar, investimentos que queremos fazer, coisas que precisamos ter… sonhos que queremos alcançar… objetivos a serem realizados na vida...
Todos nós somos domados pelo medo acerca de coisas que não queremos perder… saúde, beleza, relacionamentos, status, acesso a certos lugares… o respeito de certas pessoas!
Mas, tudo o que importa na vida é Cristo, então deveríamos ter como desejo principal de nossos corações, a glória de Cristo, em nossa vida…
Que ele seja glorificado em meu horário de dormir, para que eu tenha melhor comunhão com ele no amanhecer…
Que ele seja glorificado no modo como uso meu dinheiro, para que eu tenha como cooperar mais com a causa do evangelho…
Que ele seja glorificado nas perdas que tenho que assumir, para que eu desfrute de paz em meu lar…
Talvez você esteja vivendo dominado pelo desejo de glória própria, e, por isso, está tão desesperado com sua condição, está tão desesperado com seus investimentos, tão despesperado com seu sofrimento… está preocupado demais com o que pode perder, ou deixar de ganhar… E aqui está um homem dizendo: que Cristo seja engrandecido em minha vida ou morte!
Por que não temos esta convicção?
Por que continuamos vivendo se a vida tivesse a ver conosco, e com o que Cristo pode nos dar para termos mais conforto?
Por que continuamos vivendo como se Cristo fosse apenas alguém útil para obtermos o que é mais importante para nós? Será que Cristo não é tudo o que importa em nossas vidas?
Será que tudo o que importa em nossa vida é algo que queremos que Cristo no dê, e não o próprio Cristo?
Saiba, portanto, que o desejo do seu coração, sempre dirá o que mais importa na sua vida!
Saiba, também, que este desejo irá dominar seu comportamento, dirigir suas convicções, dominará suas orações e frutificará em inquietações e ansiedades?

III. VIVEMOS PARA CRISTO - v.21-26

Filipenses 1.21–26: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho frutífero. Assim, não sei o que devo escolher. Estou cercado pelos dois lados, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vocês, para que progridam e tenham alegria na fé. Desse modo, vocês terão mais motivo para se gloriarem em Cristo Jesus por minha causa, pela minha presença, de novo, no meio de vocês.”
Paulo acabou de dizer que o desejo do seu coração é glorificar a Cristo, seja pela vida ou morte, e, agora, diz em detalhes porque acredita que Cristo é tudo o que importa na vida. Ele diz duas coisas:
1. “Viver Cristo” - Sua vida se resume a Jesus. Ele vive pela fé no filho de Deus que lhe amou, e entregou sua vida por ele. É porque Jesus dá sentido à sua vida, que ele não se importa mais consigo, mas com a causa de Cristo e o benefício da igreja de Cristo. Estando vivo, ele:
Pode exercer um trabalho frutífero;
Ele diz: “por causa de vocês”, a igreja, para que também progridam e tenham alegria na fé, como ele estava tendo, mesmo preso, para glorifiquem a Cristo.
Quem vive para Cristo, vive não para si mesmo, mas pela causa de Cristo - glorificar a Cristo edificando a Igreja.
2. “Morrer lucro” - Sua morte se resume em Jesus. Cristo tornou-se para Paulo o bem mais preocioso, a maior das delícias, a pessoa mais importante, a ponto de dizer: “partir e estar com Cristo, é incomparavelmente melhor”.
Ele não vê sua morte como uma fuga, mas como um ganho. Como um investimento certo. Não como uma perda, mas como um achado. Não como um mero “descansou”, mas como quem iria poder ter tudo o que sempre desejou e esperou na vida - Cristo.
Mas, no meio desta dúvida, Paulo tinha uma convicção: não tem a ver comigo, tem a ver com Cristo, e Cristo será mais glorificado no meu serviço à igreja, portanto o melhor, por agora, é continuar vivo.

Aplicação

Quando Cristo é tudo o que importa na vida vivemos para Cristo!
Cristo é tudo o que importa para você? Viva para Cristo!
Que sua agenda seja de Cristo! Que sua rotina seja para Cristo! Que seu calendário seja servo de Cristo! Que seus sonhos sejam para Cristo!
Se você tiver que perder, perca, para ter a Cristo! Se tiver de abrir mão de algo, abra mão para receber a Cristo!
Marcos 8.34-37 (NTLH):
34 Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:
— Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 35 Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. 36 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? 37 Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.
Quando Cristo é tudo o que importa na vida vivemos para Cristo! Mas, o que significa viver para Cristo?
Significa preocupar-se em ter um trabalho frutífifero para Cristo - poderei ainda fazer algum trabalho frutífiero;
Muitos querem viver, fogem da morte, mas não querem viver para Cristo! Não querem que suas vidas sejam dirigidas por Cristo, não querem a agenda de Cristo, não querem ser servos de Cristo!
Não são poucos, e até crentes, que querem viver para realizar seus próprios sonhos, serem servos de suas ambições egoístas, e não de Cristo!
Você foi chamado para dar frutos! Para frutificar, para servir na seara do Senhor e colher vidas, pescar almas!
Significa ter comunhão com a igreja - ficarei e permanecerei com vocês;
Inúmeras pessoas acham que podem viver para Cristo sem viver no corpo de Cristo, mas a preocupação de Paulo é com a igreja. É impossível viver para Cristo fora da igreja.
Você não pode viver para Cristo segundo os seus próprios termos, ou segundo o seu próprio Cristo! Este Cristo no seu coração é um ídolo! Você precisa viver para o Cristo revelado nas escrituras! Viva para ele!
Significa buscar a edificação da igreja - para que progridam e tenham alegria na fé… para se gloriarem em Cristo Jesus…
Quem vive para Cristo ama a igreja. Quem vive para Cristo se preocupa com a igreja. Quem vive para Cristo quer o progresso na fé dos membros da igreja. Quer o crescimento e a mudança na vida dos irmãos. Quer que eles tenham alegria na fé…
Viver para Cristo é submeter sua vida à causa de Cristo!

CONCLUSÃO

Meu querido! Cristo é tudo o que importa na vida!
Se você estiver sofrendo, Cristo é tudo o que importa na vida!
Se seus desejos não estão orientados para Cristo, lembre-se Cristo é tudo o que importa na vida!
Se você está tentando salvar a sua vida, Cristo é tudo o que importa - quem perder a sua vida, a encontrará…
Agora, talvez, você esteja olhando para o lugar errado! Talvez sua fé esteja muito frágil, porque ainda não focou completamente em Cristo, e eu lhe convido a olhar para Cristo!
Ele é valioso! Ele é o tesouro do coração! Ele é tudo o que importa, porque ele é o verdadeiro salvador!
Você só entenderá como Cristo é tudo o que importa na vida, a ponto de sofrer por ele, desejar sua glória e viver por ele, quando entender:
Gálatas 2.19–20 “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more